Engana-se aquele que quando pensa em um albergue (ou hostel, em inglês) tem em mente quartos apertados cheios de beliches, invariáveis pão com manteiga no café da manhã e ambientes bagunçados. Estes estabelecimentos infelizmente ainda existem, mas fe-liz-men-te, são minoria.
A maioria dos hostels oferece estrutura e serviços honestos, ou, coerentes, como você queira chamar, e é cada vez mais crescente a preocupação deles com a melhoria do que oferecem.
É crescente também o surgimento dos Design Hostels. Nestes albergues o cuidado com a estrutura, serviços e atendimento vem junto com a valorização dos espaços por meio do design (em forma e funcionalidade) e decoração, com muita cor, elementos gráficos, arte e toda a ‘aura’ de integração típicas dos hostels.
Além de opção de hospedagem (não necessariamente barata) o espaço destes hostels também é utilizado para atrair quem não vai dormir por ali. Alguns tem espaços para exposições de arte, bares sofisticados e são verdadeiras ‘baladas’ locais.
Conheça 10 Design Hostels brasileiros
Fdesign hostel – Salvador – BA – localizado no bairro do Rio Vermelho, um dos destaques do FDesign é uma pequena sala de cinema. No terraço panorâmico acontece da balada à admiração do pôr do sol, é o espaço chamado Urubu Club. Um dos sócios do hostel é o ator Luiz Fernando Guimarães (não que isso seja importante para o viajante – é só um ‘momento fofoca’ para os curiosos de plantão).
Leblon Spot – Rio de Janeiro – RJ – primeiro Design Hostel da cidade. O prédio de 3 andares fica no ‘epicentro’ da vida noturna do Leblon, próximo a bares badalados e do Teatro Leblon. Conta também com um lounge bar.
Z.Bra Hostel – Rio de Janeiro – RJ – também no bairro do Leblon, o Z.Bra conta com decoração vintage e design arrojado. Nos quartos coletivos as beliches ‘cápsulas’ (equipadas com colchões confortáveis, luz interna e carregadores de celular) chamam a atenção. A área comum conta com um bar onde os mais animadinhos podem até arriscar uma performance no pole dance.
Oztel – Rio de Janeiro – RJ – com design contemporâneo, clean, divertido, original e funcional, o Oztel foi instalado no bairro de Botafogo, também zona sul da capital fluminense.
O bar aberto (não só para hóspedes) de segunda à sábado a partir das 19h é um dos destaques do hostel.
Contemporâneo Hostel – Rio de Janeiro – RJ – projetado pelo artista plástico e arquiteto Alessandro Sartore, os espaços do Contemporâneo tem móveis e objetos adaptados que são verdadeiras instalações artísticas.
Destaque para a ‘Galeria Wall’ espaço dedicado a interferências visuais que podem ser realizadas por hóspedes ou visitantes e também, para a agenda musical do hostel, uma parceria com a gravadora Biscoito Fino. Fica no bairro de Botafogo.
CityLights Hostel – São Paulo – SP – localizado na Vila Madalena, o hostel propõe aliar a essência dos albergues aos serviços e equipamentos de hotel, juntando a isso alto design misturando o clássico e o contemporâneo.
Paradiso Hostel – São Paulo – SP – destaque para a decoração dada à casa dos anos 50. Fica próximo a estação Paraíso do Metrô.
Guest 607 – São Paulo – SP – intitula-se um ‘hotel boutique’, mas oferece também quartos coletivos e foi fundado por uma chef de cozinha com ampla experiência em hostels ao redor do mundo, Cássia Saldanha.
Conta também com o restaurante de cozinha brasileira, Restô 607. Destaque para o café da manhã (picnic style).
We Hostel – São Paulo – SP – instalado em um casarão do início do século passado, o We foi decorado com móveis garimpados em diversos pontos da cidade, misturando o vintage às interferências contemporâneas. Fica em uma esquina tranquila da Vila Mariana, próximo a estação Ana Rosa do Metrô, pertinho do Parque do Ibirapuera e da boêmia rua Joaquim Távora, cheia de bons bares e restaurantes.
Porto Alegre Hostel Boutique – Porto Alegre – RS – instalado em um casarão histórico localizado em um dos bairros nobres da capital gaúcha, o hostel é o primeiro do gênero na região sul.
Os endereços, preços, mais fotos e detalhes de cada hostel podem ser encontrados nos sites dos mesmos. (Clique sobre o nome de cada um para acessá-los).
Confira mais fotos dos hostels:
[justified_image_grid preset=3 link_title_field=title img_alt_field=caption title_field=title caption_field=caption lightbox=prettyphoto]
Se você quer saber mais sobre os hostels, talvez se interesse por ler as matérias publicas aqui.
Já fiquei 2 vezes no Contemporâneo Rio de Janeiro em Botafogo. A localização é maravilhosa e o hostel é bem confortável. Vale a pena ficar num lugar onde você se sente em casa.
Fui um dos primeiros a ficar no Porto Alegre Hostel. Oficialmente, nem havia inaugurado. O Hostel é muito, muito bom. Quartos modernos, banheiros mais confortáveis que os de casa. Só local em que está é um contraponto.
Já fiquei nesse CityLights ele é ótimo. Muito aconchegante
Ótimo post! O mercado mochileiro brasileiro está cada vez mais diversificado e qualificado. Fico cada vez mais confiante que seremos uma 'potência backpacker' 🙂
Obrigada Douglas! Verdade.
É a iniciativa privada tem trabalhado; agora só falta não ter mais assaltos em trilhas, estupros em vans…
Outra coisa boa que aconteceu é que ninguém (ou quase ninguém) mais associa 'albergue/hostel – hospedagem' com 'albergue assistencial'. É um avanço!!!! rsrs
é isso