A decisão de fazer seu primeiro mochilão pelo mundo pode mudar sua vida. Mochilar é muito mais do que visitar pontos turísticos e fará você experimentar uma postura antagônica ao estilo de vida do dia a dia. Vai irá entender que mochilar não é sobre se achar melhor que os outros. Mochilar não é sobre competir. Mochilar é sobre partir e sugar todo o tutano da vida. Por isso, irá aprender ao longo dos quilômetros percorridos, algumas das coisas que estão listadas abaixo.
1. Falar com estranhos
Esqueça tudo o que foi dito quando criança e fale com estranhos. Fale com a pessoa que distribui folhetos na rua, converse com a pessoa interessante que você conheceu no hostel e fale também com o atendente da estação de ônibus que vai ajudá-lo a chegar onde você precisa ir.
Ao fazer isso, você irá se abrir a outras formas de vida e irá conhecer as histórias destas pessoas. Irá aprender a iniciar casualmente uma conversa com alguém que você nunca viu na vida e depois de um tempo, você vai descobrir que isso é uma arte.
2. Frases básicas da língua local
Vai aprender o básico do idioma local sem precisar usar o Google Translator ou coisa do tipo! E isso fará toda a diferença! Aprender a dizer “olá”, “adeus”, “onde é o banheiro mais próximo”… Aprender um pouco sobre o nome das refeições. Isso tornará sua vida logisticamente mais fácil e esse gesto será entendido como respeito aos moradores locais. Não há nada mais feio do que um turista que demostra não ter reservado o minimo tempo para, pelo menos, tentar aprender algumas poucas expressões da língua local.
3. O mundo é muito menor do que você pensa que é
Ou seja, as pessoas são mais parecidas do que você imagina. Você irá encontrar pontos em comum em todas as pessoas dos lugares que passar. Irá perceber que apesar de viver com costumes e rotinas diferentes, todos estamos neste planeta louco, vivendo nossas vidas debaixo do mesmo sol.
4. Que é preciso muito pouco pra viver
Na estrada você irá perceber que cada item extra desnecessário que você colocou na mochila, só tornará sua vida e sua viagem mais pesada. Perceberá que menos é mais. Que é possível viver bem e feliz com o básico, e que mesmo que em algumas situações, você se dê ao luxo de se presentear com o supérfluo, essa será uma atitude exceção e não de regra. Você perceberá que as pessoas e as lembranças que reuniu durante a jornada, são mais importantes que o resto.
5. Você é mais independente e engenhoso do que imaginava.
Se estiver viajando sozinho ou não, pode ter certeza que algo irá dar errado. Os perrengues fazem parte da viagem e seja lá qual for a questão, você vai aprender a lidar com isso, e você vai fazê-lo com paciência e confiança. Vai provar a si mesmo que você pode superar qualquer obstáculo, mesmo que seja em países onde você não fale fluentemente a língua!
6. As pessoas estão sempre dispostas a ajudá-lo
Você vai perceber que a humanidade tem salvação. Não importa em que cidade você vá, você encontrará sempre alguém disposto a ajudar um viajante perdido.
Eles irão te ajudar a decifrar a língua local, apontar a direção certa e muitas vezes, poderão até te acolher. Use sua intuição ao aceitar ajuda de alguém, mas não se afaste de ajuda quando precisar.
7. Você vai aprender a fugir do rebanho
O caminho batido é batido por uma razão… Quero dizer, você não pode ignorar a Torre Eiffel em sua primeira viagem a Paris. No entanto, muitas vezes vai descobrir que o melhor está longe do cartão postal.
Sair com os locais, respirar o ar fresco em uma trilha ou tropeçar em pequenas jóias escondidas no meio da cidade. Nem tudo está nos guias, nem tudo está na internet! Há muito o que se descobrir por aí!
8. Vai ouvir o seu corpo
Passar dias explorando novas paisagens é o que você quer , mas não se esqueça de descansar. Ouça o que seu corpo está lhe dizendo; Se você se sentir energizado, explore mais, se você se sentir cansado, tire um dia de folga pra ler um livro, ir ao cinema, ou escrever em seu diário.
Além disso, ouça o seu corpo quando ele precisa de nutrientes. Pense nos alimentos como combustível; Quanto melhor for o combustível, mais longe poderá trilhar. Não se esqueça de beber muita água.
9. Estar sozinho sem estar sozinho
Viajar sozinho é uma experiência extraordinária. Você passará dias cercado por novos amigos e dias em que não irá falar com ninguém. Vai aprender a valorizar os momentos e usá-los para refletir sobre as experiências que teve.
10. Saber quão privilegiado você realmente é
Nesse mundo nem todos podem ou conseguem viajar por lazer. Você vai conhecer o mundo e irá conhecer pessoas de todas as esferas e classes sociais. Gente que nunca iria encontrar ou conviver em sua própria cidade. Vai aprender muito! Nunca esqueça de quão privilegiado você é!
A foto (da home) que traz até este é de Simon English/Unsplash.
Tenho um sonho de por mochila nas costa deus na direção e viajar por aí , conhecer lugares novos,gente nova
Gosto de viajar sozinha nas férias, visitando lugares inéditos, conhecer pessoas bacanas, andar pra onde quero sem precisar entrar em acordos. Sinto muita liberdade e me sinto poderosa, destemida. É muito prazeroso.
Fiz uma viajem sozinha e conheci e conversei com pessoas estranhas e foi uma boa experiencia, nos dias de hoje ainda encontramos muitas pessoas como nós mesmas: educadas e prontas pra compartilhar boas conversas.
Boa ideia de mochileiros maduros aprovo. Eduardo
No topico 8 lembrei do meu mochilao na South Africa, foi surreal mesmo estando sozinho. Recomendo para tds a Africa para mochilar…abs. O Blog ta dahora
Gostei da ideia
Bem interessante essa história da mochila cada dia é uma novidade é uma surpresa, temos que ter coragem para seguir
E adorei as dicas e algumas até já comproveia mochila não sozinha no Uruguai.
Gostaria de conhecer grupos ou comunidades de mochileiros ‘maduros’, de meia idade ou mais, para trocar idéias e/ou até combinar umas viagens do tipo. Sabe me indicar alguma no Brasil?
Entre em contato comigo. Facebook: Luis Viajante. Podemos trocar ideias e até combinarmos viagens de carro juntos.
Gostei de sua ideia de “mochileiros maduros”. Se vc souber, avise ok.
Oi Luís
De onde você é? Moro em salvador e adoro viagens de natureza e caminhadas mas também gosto de conhecer lugares, de cultura e arte. Meu mail maria.ivania.santos@gmail.c
Oi Sílvia sou Ivania, moro em Salvador gostos de viajar e fazer trilhas. Fiz o cadastro no
Mochileiros para viajar com outras pessoas mas não tive retorno. Meu mail maria.ivania.santos@gmail.com. Entre em contato. Abraço