Sri Lanka ( “ilha resplandecente” em sânscrito), antigo Ceilão, é uma ilha do Oceano Índico. Está separado da Índia pelo Golfo de Bengala e pelo estreito de Palk. A ilha que tem cerca de 65 000 km² e fica a 880 km ao norte da linha do Equador, vivenciou uma guerra civil que durou 26 anos (entre anos de 1983 e 2009) e possui uma população estimada em pouco mais de 21 milhões de pessoas. O país tem em comum com o Brasil o fato de que os primeiros europeus a visitarem o seu território também foram os portugueses que chegaram à ilha em 1505 e as praias que também são lindas como as daqui.
Confira o que fazer no Sri Lanka:
1 – Visitar a Cidade Antiga de Sigiriya
Antiga capital do Sri Lanka, a cidade de Sigiriya foi construída durante o reinado do Rei Kassyapa (477-495 a.C.) sobre um rochedo de granito com de 370 metros de altura e hoje é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. A fortaleza foi originariamente construída na forma de um leão agachado, com a sua entrada sendo feita pela boca do leão. As patas gigantes foram o que restou da figura do leão e seu perfil ainda se impõe em toda a estrutura, com pedras enormes esculpidas e pintadas.
2 – Aproveitar as praias
As praias do Sri Lanka são tão belas quanto as brasileiras, entre elas destacam-se as praias de Unawatuna, Passikudah, Nilaweli & Uppuvel, Hikkaduwa, Bentota, Mirissa, Weligama, Tangalle, Arugam Bay e Polhena
3 – Visitar o orfanato de elefantes de Pinnawala
O Pinnawala Elephant Orphanage é um orfanato, creche e centro de reprodução em cativeiro de elefantes asiáticos selvagens localizado na aldeia de Pinnawala. Pinnawala tem o maior rebanho de elefantes em cativeiro no mundo. Até 2011 eram 88 elefantes, incluindo 37 machos e 51 fêmeas.
4 – Visitar o Templo Dourado de Dambulla
É um templo budista construído sobre um complexo com mais de 80 cavernas cuja as principais atrações estão distribuídas por cinco grutas, que possuem estátuas e pinturas relacionadas com a vida de Sidartha Gautama, o Buda. O local que também é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1991, possui um total de 153 estátuas de Buda, três estátuas de reis do Sri Lanka e quatro estátuas de deuses e deusas, incluindo Vishnu e Ganesha.
5 – Subir até o Pico de Adão
O Pico de Adão (Sri Pada em cingalês) é uma montanha de 2243m de altitude reverenciada como local sagrado pelo hinduísmo, budismo e islamismo. Os peregrinos hindus sobem a montanha seguindo uma variedade de rotas de milhares de degraus. A viagem dura várias horas. No topo há uma rocha com forma similar a de um enorme pé (de quase dois metros). A lenda muçulmana afirma que é a pegada de Adão pelo fato do Ceilão ser o melhor lugar na Terra depois do Jardim do Éden. Outras lendas dizem que a pegada é de Buda, Shiva e São Tomé.
6 – Visitar o Yala National Park
O Yala National Park é o mais visitado e o segundo maior parque nacional no Sri Lanka. O parque é conhecido por sua variedade de animais selvagens entre eles o o Crocodilo, o Elefante-do-Ceilão e o Leopardo-do-ceilão.
7 – Comer um prato de Arroz & Curry
O Arroz e curry é o prato mais popular do Sri Lanka. O prato geralmente é servido com uma grande tigela de arroz cozido ou frito e acompanha vegetais ao curry como feijão verde, jaca ou alho-poró; um pedaço de carne, na maioria das vezes frango ou peixe; Dhal, um prato de lentilhas picantes e Papadums, uma bolacha crocante fina feita a partir de farinha de arroz.
8 – Visitar as ruínas de Anuradhapura
Anuradhapura é uma das antigas capitais do Sri Lanka, famosa pelas suas bem-preservadas ruínas da civilização lanká. Foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2006. Fundada no século IV a.C., foi a capital do reino de Anuradhapura até o princípio do século XI. Durante este período permaneceu um dos mais estáveis e duradouros centros do poder político e da vida urbana na Ásia Meridional. A antiga cidade, considerada sagrada para o mundo budista, é atualmente rodeada de mosteiros cobrindo uma área de mais de 40 km².
9 – Observar Baleias e Golfinhos
Os locais ideais para a observação de baleias são nas regiões de Dondra Head (acesso a partir de Galle, Hikkaduwa e Mirissa) e Trincomalee. E para ver golfinhos em abundancia o melhor ponto fica em Kalpitiya. Você também pode acompanhar os melhores pontos no site da Marinha do Sri Lanka aqui.
10 – Visitar a Cidade Antiga de Polonnaruva
Pollonaruva é uma antiga cidade rodeada por um lago artificial, composta por palácios, pontes, salas de reuniões, banhos reais, mosteiros e diversos templos entre os quais se destacam os de Lankatilaka e Tivanka, com magníficas decorações e numerosas estátuas de Buda. Os monumentos mais famosos de Polonnaruva são a estátua do Buda deitado de Galvihara e gigantescas estátuas de Buda em diversas posições talhadas na rocha. O local foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1982.
Qual a melhor época para viajar ao Sri lanka?
Entre novembro e abril é a melhor época para visitar o sudoeste e o interior do país. Já para quem pretende visitar a costa leste a época mais seca fica entre os meses de maio e setembro.
estarei indo em outubro 2019, e terei 5 dias
quero fazer mais templos e 1 dia de praia somente, o que recomenda??
voo chegando e saindo de colombo
o que acha??