Membros de Honra edmilson vieira Postado Março 19, 2006 Membros de Honra Postado Março 19, 2006 Tô Te Esperando Na Janela (Do Restaurante) Edmilson Vieira Esta é uma oportunidade para falar sobre vidros que se envolvem com seres humanos. Assunto inovador para uma crônica, e ao mesmo tempo frágil, mas fique na calma que é apenas pra quebrar a rotina. Peregrinava pelas streets de Buenos Aires, morto de saudades do nosso idioma português (que aliás é belo), e não sentia falta do mar de lama de Brasília. Vigilante na trajetória, lancei olhar para os restaurantes e confeitarias da capital do tango, onde a classe média argentina freqüenta pra se isolar do mundo. A descoberta da devassa: um volume de janelas, com seus vidros pintados com letras douradas que as pedras das manifestações políticas consideram neutras e não chegam a passar por perto. A legislação das ruas feita pelos argentinos deixa intactos restaurantes e confeitarias nacionais. Receita simples, as pedras transformam em pó, as vidraças dos bancos estrangeiros e da McDonald's, rede de lanchonetes desembarcada nos países para representar a "Globalização" do Tio Sam. É necessário dizer que o sujeito recortou o vidro para as janelas com o diamante, e ao mesmo tempo riscou a história do país. Na frente daqueles cristais, passou o corpo de Evita. As lágrimas refletiram a dor da multidão vitrificada; os poucos soldados sobreviventes da Guerra das Malvinas marcharam de volta pra casa sujando os vitrôs com sangue e lamento. O ano de 1976 foi recebido com um golpe militar. Quem estava do lado de dentro das janelas não pode ver as botas e a escuridão permaneceu por um período de dez anos. Se os vidros fossem feitos de resina plástica, talvez não trincassem quando os tanques invadiram as ruas. A sociedade descobriu que nos bastidores, vinte e cinco mil vidros desapareceram das janelas, cada pessoa que sumia, sim, na outra manhã, faltava mais uma lâmina transparente. Na fase de denúncia, causou espanto quando a imprensa internacional começou a divulgar que os argentinos estavam sendo triturados nos porões clandestinos. Tem alguns lugares acumulados para uma próxima viagem a Buenos Aires. O prazo para conhecê-los ainda não acabou e vou a pé se for preciso. Um desses cantos é o Café Tortoni. Olhando da calçada, dá pra ver na fachada a data de 1893, obra do arquiteto Christopherson. Aplausos para a memória dele. Mas só fui saber da existência do Tortoni, através de um amigo quando voltei ao Brasil, que história mais bizarra! O que será que acontece com o cérebro da gente? Parece que só aceita incluir o que ele quer. A produção de neurônios enxerga coisas interessantes, mas esse café, necessário para o estômago e ao olhar, passou desapercebido. Deveria ser o cansaço da peregrinação. Ele se tornou insensível e não viu o entra e sai de cantores de tango. Nem os inspetores da ONU vasculhariam tanto aquela cidade quanto eu e mesmo assim, nada de perceber o Tortoni. Cadastrar suas janelas agora vai virar um contrato por computador entre nós dois. Quem for primeiro, avisa ao outro através de e-mail ok? O meu é preserveanatureza@ig.com.br posso garantir sigilo absoluto! Uma dica: reivindique visita ao velho Tortoni numa quinta-feira à tarde: Nesse dia dá pra notar através do vitral, o coletivo de Mães da Praça de Mayo caminhando para o ato público ali perto. É fácil identificá-las, estão sempre com lenço branco na cabeça bordados com o nome dos filhos desaparecidos. A atitude é para a humanidade tirar o lenço dos olhos e montar parceria na luta por justiça. Vamos fazer um tour por Buenos Aires, aumentar o contingente daqueles que admiram a arte; dividir com as vitrines, a história do povo na rua e se surpreender com tanto brilho dos "espelhos cristalinos, que ao meio-dia refletem a luz do sol". Edmilson Vieira é artista plástico e cronista. Citar
Membros Mihaelo Postado Março 19, 2006 Autor Membros Postado Março 19, 2006 Edmilson: muito encantadora esta tua crônica poético-histórica das janelas de Buenos Aires. Eu sempre que viajo, procuro conhecer os aspectos históricos e culturais do lugar visitado. Citar
Membros Mihaelo Postado Março 19, 2006 Autor Membros Postado Março 19, 2006 Ah, eu já estive no Café Tortoni e é muito encantador mesmo. Citar
Membros de Honra edmilson vieira Postado Março 19, 2006 Membros de Honra Postado Março 19, 2006 Olá Miguel, vi que vc é viajante tb. As fotos que vi do Tortoni são bonitas e espero que a crise que atinge a Argentina não o destrua. Que bom que vc conhece o café. Veja alguns outros relatos meus nesses endereços abaixo. Abraço Edmilson Vieira http://www.mochileiros.com/topic.asp?TOPIC_ID=14479 O Último Tango - Buenos Aires http://www.mochileiros.com/topic.asp?TOPIC_ID=14374 DINAMARCA E ALEMANHA http://www.mochileiros.com/topic.asp?TOPIC_ID=14481 psiuuu.... ALEMANHA http://www.mochileiros.com/topic.asp?TOPIC_ID=14483 acidente de bicicleta - SUÍÇA http://www.mochileiros.com/topic.asp?TOPIC_ID=14602 pelas ruas do Recife - RELATO http://www.mochileiros.com/topic.asp?TOPIC_ID=14505 Citar
Membros de Honra Mike Weiss Postado Março 20, 2006 Membros de Honra Postado Março 20, 2006 Edmilson... são memoráveis tuas poucas e importantes contribuições aqui no forum. Viajei nessa crônica. Saudades do Tortoni. Abração! Citar
Membros mrodrygues Postado Março 20, 2006 Membros Postado Março 20, 2006 Ah, ir a Buenos Aires e não visitar o Tortoni é como ir ao Rio e não ir à Confeitaria Colombo! Ícones são ícones, não sobrevivem tanto tempo à toa... Estive lá uma vez e fiquei encantada... Vou para lá daqui a uns quinze dias, e há muitos lugares de BsAs que não vi e quero ver, e há alguns que não tenho vontade de ir de novo, mas o Tortoni com certeza vai merecer um repeteco! Citar
Membros de Honra Adriano Klein Postado Março 20, 2006 Membros de Honra Postado Março 20, 2006 Como sempre, e muito bom ler tuas crônicas! abraço! Citar
Visitante Postado Março 20, 2006 Postado Março 20, 2006 (editado) ;;;;;;;;;;; Editado Junho 27, 2006 por Visitante Citar
Membros de Honra Jonas.Schwertner Postado Março 20, 2006 Membros de Honra Postado Março 20, 2006 Muito boa suas Cronicas. Vc ja pensou em escrever um guia de viagens? Acho que seria interesante. [] Citar
Membros de Honra edmilson vieira Postado Março 22, 2006 Membros de Honra Postado Março 22, 2006 Obrigado Miguel, então vamos agora inventar o verbo "tortoniar", vc já tortoniou, falta eu e muita gente tortoniar. abraço Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.