Ir para conteúdo

Travessia Santo Amaro x Atins - Lençóis Maranhenses

Thais Ito

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Caros,

alguém já fez essa trilha, passando pela Queimada dos Britos? Como fazer, quanto tempo leva, quanto custa e quais as dicas para não passar aperto?

Bjs

Thais

• Respostas 64
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros
Postado

Eu nao fiz essa travessia.

Mas fiz uma caminhada no deserto - de Atins a Barra Grande (oasis vizinho da Queimada dos Britos).

Foram 23km de ida. Outros 23km de volta.... E foi maravilhoso.

Minhas dicas pra uma caminhada lá:

- No caminho, se passar por uma duna grande, SUBA! O visual vai valer. E é o gde barato da caminhada. Eu fiz o voo de teco-teco em Barreirinhas e gostei mais das subidas da caminhada...

- Providenciar uma rede ultra-super-muito LEVE.

- Ir (e voltar) de biquini com canga amarrada de forma a cobrir (e proteger do sol) as pernas completamente.

- Lenço ou algo do genero protegendo os braços.

- sandalia havaiana (nos pés) e nada mais

- levar somente uma blusa leve de manga comprida, uma calça de tactel leve (eu nao usei..), um lençol leve, calcinha leve e mais nada (leve!).

- shampoo só se for em potinho pra usar 1 vez só. Deixe pra cuidar das medechas qdo voltar.

- ou seja... minimo de peso.

- assim que chegar no oasis, arme a rede de dormir bem rapidinho e suba em uma duna pra ver o por do sol. Um dos mais lindos que já vi. Dourado laranja na frente. Degradê lilás na lateral. E estrelas ao fundo, na sequencia. lindo...

- na caminhada de volta rola uma cachoeira linda e imperdivel na beira da praia... tem foto no meu site http://margotprevot.multiply.com

Nao sei se é sempre assim, mas tinham uns pescadores acampados no Oasis e negociamos uns peixeis com eles. Foi maneirissimo. E nem vou falar qual foi a "moeda" negociada..... rsrsrsrs...

E eu procurei em Barreirinhas uma forma forma de fazer essa caminhada no deserto e nenhuma agencia fazia ou tinha noticia. Só consegui fazer pq conheci 1 casal, em Atins, que tb queria fazer essa caminhada. E tinhamos o super guia Bazuca a nossa disposicao. Ele nasceu nesse oasis que fomos - Baixa Grande.

Eu afirmo e assino em baixo - A caminhada nos lençois é a melhor forma de conhecer esse deserto lindo. É uma experiencia....

Vejam qual é a epoca que tem as lagoas. Eu fui em maio.... tava bom.

Beijo!

• 8 meses depois...
  • Membros
Postado (editado)

Caros, fiz metade da travessia e foi uma das melhores experiências da minha vida.

Demorei para postar aqui as dicas, mas cá estou. Aproveitei o embalo de ajudar um companheiro aqui do site, o Diego Pinto, que está indo para lá neste mês e reuni dicas e contatos. Repasso aqui o que escrevi para ele:

Oi, Diego, espero que vc realmente faça a viagem pq foi uma das experiências mais legais que já tive! Andei 35 dias no nordeste, do Maranhao a Alagoas (gastando apenas o necessário - R$1500) e afirmo: essa caminhada foi a melhor parte para mim. Estar no meio das dunas é como se sentir dentro do próprio infinito. E vc vai pegar a melhor época: as lagoas estao cheias!

Não conheci Alcantara, mas me disseram que vale a pena. Barreirinhas tb não explorei mto nao, preferi o passeio alternativo, que descrevo a seguir. Como vc se diz esportista, não terá problema nenhum em aguentar. Faz calor, sim, mas venta mto tb. E os pés não afundam em toda parte, o que facilita a caminhada. Vou te passar minha trajetória, preços, contatos e dicas.

Guia

Orlandinho (José Orlando da Cruz Souza). Recomendo-o pq não nos deixou na mão em nenhum momento, conhecia todo mundo em todas as cidades que fomos e nos guiou pelas dunas. (98)3369-1149/3369-1143. Ligue antes pq cada hora ele está em um lugar. Detalhe: ele é tão nativo que atravessou os lençois descalço. A diária dele é R$50. Peça que ele o acompanhe de Sto Amaro até Canto do Atins.

Dicas para a travessia

- roupas leves. Uma muda de roupa é o suficiente, leve umas duas cuecas e uma sunga. (usei um vestido e dois biquinis no total)

- levar água e algo para comer nas caminhadas (barra de cereal, castanha, coisas nao pereciveis)

- protetor solar

- chinelo (tenis nao recomendo pq a areia entra)

- mini-shampoo, q tb serve de sabonete

- dinheiro e documento

- pode levar a camera, perigoso não é , mas corre o risco de entrar areia, como aconteceu com minha camera analogica. MAS LEVA!

- levar CANGA (cara, a canga é tudo: toalha, travesseiro, roupa, guardanapo, limpador, tapa-vento, chapeu...)

- bloco de notas, caso curta escrever

Infos

São Luis - Sto Amaro

- Sto Amaro é a alternativa para quem não gosta de muvucas turísticas, o que é o caso de Barreirinhas. Comecei por lá pq dizem que a Lagoa da Gaivota (Sto Amaro) é muito mais bonita que as de Barreirinhas, e além disso, não gosto de mta gente nos passeios que faço, tb prefiro a natureza como ela é.

- Onibus R$25 (inclui onibus até Povoado do Sangue e um toyota de lá até Sto Amaro)

- Hospedagem - Pousada do Pontual (cerca de R$15 a diária, com café). Se quiser, há residencias que acomodam pessoas, mas nao costuma ser tao mais barato

- Almoço na propria pousada (cerca de R$13, bem servido)

- Passeio até Lagoa da Gaivota - tem que fretar um toyota, que custa em torno de R$70. Procure pessoas para rachar o passeio. Eu paguei R$8 pq fui com um grupo

- Ah, Sto Amaro foi palco do filme Casa de Areia

- Compre aqui comidinhas e água para levar na travessia (pra vc ter uma ideia, levei 5L de água para mim, uma amiga e o guia. Tomamos tudo nos 30km). E levamos castanha d caju tb, foi legal.

- Despache seu mochilao aqui e pegue-o de volta em Barreirinhas. Foi sugestao do Orlandinho e super deu certo, pq nao tivemos que carregar o mochilao nas dunas. Só não lembro qto paguei, mas foi na unica (acho q é a unica) cia de bus que tem lá e vai pra Barreirinhas.

Sto Amaro - Betânia

- Betânia é um povoado sem asfalto, mas com energia já ha uns dois anos. E mais que isso: gente simples, simpática, batalhadora e mto mais humana que qq outra gente que conheci.

- Transporte - R$100 até Betania (alugar um toyota)

- Hospedagem: casa da D. Chaga e do Seu Chico (98) 9127-2753, geralmente cobram o que vc puder pagar. Paguei R$20, com café e jantar. Pode dormir em redes deles ou armar sua propria barraca

- Ah, aproveite a família de Seu Chico e principalmente ele, que tem altos causos para contar e é uma ótima cia para conhecer as lindas lagoas que existem no "quintal"dele

- Não perca o por- do-sol e uma volta pelo povoado

Betania - Queimada dos Britos

- consegui uma carona com um grupo de jipeiros para fazer esse trajeto. Você pode tentar a mesma sorte ou já começar a pé. Eu gostaria de voltar para lençois e fazer a pé.

- Hospedagem: Casa da D. Rosa. pode dormir em redes ou acampar.

- Não tem energia elétrica

- Eles oferecem jantar e café

- Contribua com o que puder de dinheiro, eles não tem um preço fixo

Queimada dos Britos - Canto do Atins

- nada melhor que finalizar essa caminhada numa praia eterna e solitária. É lindo e a recompensa vem da experiência, da superação, dos momentos internos e da visão das aves na praia.

- Vale um almoço na pousada da D. Luzia, cujos camarões são famosos. E com razão. O prato custa R$15 ou R$20, acho. Pode se hospedar lá, mas eu não dormi e nem peguei o preço. Tel D. Luzia - (98) 9132-3187

Canto do Atins - Atins

- transporte: peguei carona, mas acho que custa uns R$10

- Hospedagem: Pousada da D. Rita (R$15, com café)

Atins - Barreirinhas

- transporte: toyota de madrugada (às 4h) é a opção barata, utilizada pelos próprios habitantes. Demora umas 2h e custa R$10

- hospedagem: não saberia te dizer, pq acabei ficando na casa da prima do guia...e foi free.

- assim que acordei, fiu embora pq não tava no clima do furdúncio. Barreirinhas é uma cidade relativamente grande...e depois de conhecer os povoados de Lençois tava mesmo a fim de buscar outros lugares semelhantes.

Bom, espero que ajude, são preços de nov/2008 mas dá pra ter uma base. Ressalto novamente que espero msm que vc faça essa trilha, só de lembrar fico emocionada. Uma pena a dinastia Sarney acabar com o Maranhão pq esse estado tem mto que ainda quero conhecer e reviver. As estradas são pessimas, as condicoes do povo tb. Mas fica aí a dica; ouça bastante, documente e reserve momentos pra si nas dunas.

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Prezados Thais e Diego,

Acabei de chegar do Maranhão. Depois da visão total que tive dos Lençóis numa manhã ensolarada no vôo da Gol Salvador/Recife/Fortaleza/São Luis, fiz a travessia a pé carregando uma mochila pesando inicialmente 17 kg.

Iniciei a caminhada juntamente com 03 amigas e o guia numa segunda-feira (29/06) em Atins, e terminei no sábado (06/07) em Santo Amaro, passando pelo Canto da Luzia, Ponta do Mangue (Lagoa do Mario), Cachoeira do Guajirú, Baixa Grande, Queimada dos Britos, Queimada dos Paulos, Rio Negro e Travosa. Dormíamos em barracas nas margens das lagoas no meio das dunas. O único problema eram os vôos rasantes das gaivotas tentando nos afugentar.

Foi a experiência mais fascinante que tive, superando inclusive o trekking na Trilha Inka (04 dias) e na Chapada Diamantina(08 dias). O cara que nos guiou também é nativo lá de Atins e em setembro/2000 acompanhou o reporter Lu Gomes na primeira reportagem da revista Viagem e Turismo sobre os Lençóis. O nome dele é Tealbes (98-9143-8247) e hoje ele está radicado em Barreirinhas.

Faço minhas as palavras da Thais quanto aos encantos dos Lençóis e providências a serem tomadas. Só sugiro que o Diego também faça a travessia de leste para oeste como nós fizemos, pois no sentido contrário o vento bate forte, transportando muita areia e movimentando as dunas, o que dificulta a caminhada. Além do mais, no final da caminhada em Santo Amaro, você pode pegar um barco, subir até Humberto de Campos e de lá até Morros pra explorar os encantos dos rios Una e Munim em Una dos Moraes, Axixá e Icatu.

Ah, também não precisa levar água pois após o dilúvio que se abateu sobre o Maranhão em março/abril, as lagoas estão todas cheias, com água cristalina.

Um grande abraço, e boa caminhada.

Carlos Pinto

• Membros de Honra
Postado

...

-Começo deste mês fiz uma mega trip pelos Lençois. Sai de atins, rumo sudeste, descendo até Lagoa Azul, depois segui noroeste, margeando Queimada dos Britos e Baixa grande, em seguida sudoeste, em direção a Lagoa Gaivota e finalmente Santo Amaro. Esta foi uma trilha maior ( 90 km, cinco dias de caminhada), verdade, tem com fazer saindo direto de Atins e passando pelos ''oasis'' e terminando em santo Amaro. O incoveniente de fazer o sentido inverso é só o vento mesmo, pois caminharás no sentido dele, mas isso não atrapalhará muito. ( nesta rota, sai em torno de 55 - 65 km)

Vamos a algumas dicas.

Dá para fazer o trajeto sem guias, contudo, com o uso de GPS, pois sem o mesmo é muito dificil se guiar apenas pelo sol, ou bússola, recomendado apenas, e somente apenas, para quem tiver bom senso de orientação e treino, pois se perder lá é muito fácil devido a ausência de pontos de referência no relevo. Ademais, os desvios de rotas serão constantes, devido algumas lagoas serem profundas e não dando apra atravessá-las.

Caso náo tenham GPS, recomendo contratar serviço de algum guia. as principais agências locais de turismo sempre disponibilizam alguém para isso. Contudo, estes não cobram barato, variando entre 150 a 300 reais a travessia! (dependendo da época do ano e tal...)

Vão protegidos do sol, pois em poucos momentos terão abrigo contra este. Usem Muito, MUUIITTOO protetor Solar. Usei camisa manga longa, branca, de dry feat, anti UV, luva, boné legionário e balaclava ( parecia um beduino, hehe, sou muito branco e procurei sempre me proteger do sol... ::hãã2:: )

Se forem nos meses de agosto a dezembro, as lagoas estarão com nível mínimo de água, muitas estarão secas até. Tal período venta muito, a areia estará seca e portanto voa com o vento facilmente, ou seja, esperem ''pequenas tempestades de areia'' . A ''surra de areia'' dado pelo vento chega a incomodar se estiverem com a pele do corpo muito exposta.

Os meses de janeiro a maio chove muito, e no Maranhão, especificamente nos Lençois, há uma elevada incidência de raios, eu passei um susto, vendo um raio caindo a uns 100 metros da barraca. Lindo, mas aterraador. O ideal é de junho e julho. contudo, como o tempo anda louco, peguei fortes chuvas agora em Julho.

Vale a pena passar pelas comunidades de Baixa Grande e Queimada de Britos, o povo local é bastante acolhedor...

Mais dicas podem entrar em contato comigo. Em breve estarei postando um relato desta minha última travessia.

se precisarem dos waypoints para GPS, podem solicitar que envio.

• Membros de Honra
Postado

Salve ram,beleza de viagem meu velho,tinha programado uma viagem agora em julho pra jeri mas,como a patroa não conseguiu as férias dela e certamente não iria gostar da minha ida sozinho pra fortaleza (ela ainda não conhece por lá),tô liberado pra ir nos lencois quando quiser,tive uma experiência boa com bussola no quartel e acredito que não será dificil pra mim fazer sozinho esse percurso. aguardo detalhes do relato da viagem.

Abração. ::otemo::

• 3 meses depois...
  • Membros de Honra
Postado

...

-Olá Peregrino

Dá uma olhadinha nestes tópicos, tem muita coisa a respeito.

caso tenhas alguma dúvida ainda, pergunte-me, já fiz a travessia algumas vezes...(sem guia)

[linkbox]http://www.mochileiros.com/travessia-santo-amaro-x-atins-t29807.html

lencois-maranhenses-a-pe-t22253.html?hilit=Len%C3%A7%C3%B3is#p277589[/linkbox]

IMPORTANTE Só recomendo esta travessia sem guia, apenas e somente apenas, se tiveres boas noções de orientação, (orientação solar, bússola e contagem de passos), ou ainda, com o uso de gps (que é o ideal, pois a ausência de cartas topográficas da região, pontos terrestres de referência, além das dunas mudarem de posição, dificulta a navegação terrestre apenas por bússola.)

Caso não saibas técnicas de orientação e navegação terrestre, ou ainda, navegação por GPS, é aconselhável fazer apenas com guia( costumam cobrar 150 a 250 reais a travessia.)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...