Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Nota do Editor:

[info]Tópico para troca de informações sobre Barracas da marca Vango.[/info]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110224154116.jpg 500 167.5 Vango Outdoor]Vango é uma empresa escocesa, fundada em 1967 e especializada em equipamentos esportivos como mochilas, barracas, sacos de dormir, entre outros. Destaca-se no mercado por desenvolver produtos confiáveis e aprovados por líderes de expedições em condições extremas. Dá aos clientes o conforto e a segurança para que possam desfrutar melhor, suas aventuras ao ar livre, sem quaisquer preocupações, além de oferecer um serviço de pós-venda e assistência for-life.

Site:

http://www.vango.co.uk/[/picturethis]

Onde Comprar:

No próprio site da marca e em lojas virtuais especializadas em equipamentos de camping e aventura.

Início do Tópico:

Boas pessoal,

Tou pesquisando dos mais diversos modelos de barracas (não tenho muita pressa). Achei dessas Vango, e encontrei pouca coisa sobre (mais precisamente este modelo http://www.jackson-sports.com/Models.aspx?ModelID=7939 ).

Aqui no Mochileiros só achei sobre suas mochilas.

Alguém aí já teve alguma experiencia com barracas desta marca? O que acham, na questão "confiabilidade"?

• Membros
Postado

Bom, vou dizer porque me interessei por esta marca:

O que mais tenho sentido falta nas barracas 2/3 pessoas é um avence maiorzinho, principalmente tipo varanda. Acho que pra maioria pode parecer muito estranho querer isto numa barraca pequena. Afinal, quando ousada pra trekking, a barraca deve ser o mais leve possível. Mas aí os modelos que temos são '8 ou 80': ou minimalistas, com avences de 40, 60cm, pouco usaveis pra cozinhar na chuva, por exemplo, ja que nas barracas 2p esses 60cm (por ex.) de avence são no solo. O sobreteto sobe numa diagonal que deixa o avence, na altura do peito e cabeça, minúsculo; ou então barracas com avances uteus, mas dai são pra 5, 6 ou mais pessoas 9e ainda assim só tenho visto da Nautika, Fit, etc).

Claro que um avance de varanda bem estruturado, como nesta barraca da Vango ( http://www.vango.co.uk/tents/omega-250.html ) significa muito mais peso pra carregar, Deixando uma barraca de uns 2,5kg com 4,5kg (chute meu). Mas eu fico me perguntando, por que será que não fazem uma coisa meio termo? Um avance cujo teto não 'desça' em angulo tão pequeno, ou pelo menos, no teto da barraca, alças por fora pra prendermos nela um lado dum tarp e na outra ponta se improvisar bastões. Sei lá, algo mais hibrido não me parece muito complicado de fazer.

Com o que se tem por aqui, o que resta é ter uma barraca, como uma Nepal por exemplo, e levar junto um 'toldo', tarp etc e estruturas, bastões, cordas etc.

Acho que uma Nepal, no estilo dessa Omega 250, ficaria com uns 3kg, o que seria excelente. Muito mais espaço pra tralhas e passar os dias de chuva, num peso muito bom pro tamanho.

PS: me interpretem exigindo muita exatidão de conhecimentos de fisica e materiais, estou apenas refletindo sobre nossas ferramentas ::hãã2::

• Membros de Honra
Postado

Xiru,

Percebi que postou dois modelos distintos da marca. Ambos são bons, porém diferentes, principalmente no quesito estrutural.

É muito importante, a depender do uso da barraca, observar como ela é construída. Não somente analisar os materiais empregados, mas também a arquitetura que existe por trás da fabricação.

Repare que a Spirit 200+ tem as varetas em formato 'abóbada' ou seja, a curvatura das mesmas é reduzida com a intenção de reduzir o estress no arco quando se tem uma carga estática grande (neve, por exemplo) e aumentar a estabilidade da barraca em ventos fortes. Essa qualidade já não é visível na Omega 250.

Para ter uma ideia do que falo, veja no desenho abaixo, o comportamento de uma vareta normal e de uma com curvatura reduzida. Lembro que isso vale apenas para barracas túneis, já que a construção de barracas geodésicas é totalmente diferente.

20110225084642.jpg

No quesito impermeabilidade, a Vango utiliza na construção do sobreteto da Spirit 200+, nylon ripstop 6.6, atualmente o mais leve e mais resistente que o mercado oferece, com incríveis 5000mm de coluna d'água! Isso significa que, você pode ter 50cm de água sobre a barraca, situação impossível aqui no Brasil! Lembro de uma frase do amigo Peter Tofte: "você quer uma tenda, não um submarino".

As costuras devem ter uma atenção especial em relação ao material, pois sofrem muito com a tensão na hora da montagem e se mal feitas, poderão abrir causando infiltração de água. Problema este, que pode ser facilmente resolvido com uma leve camada de silicone, específico para cada tecido.

Abraço

Edy

• Membros
Postado

Oi Edver, obrigado pela explicação!

Sobre tenda/submarino, realmente nem precisa tanto (5000mm!!). Ao pesquisar sobre essas Vango não estou buscando algo Top ou mega-resistente. Ando pesquisando os mais diversos modelos leves (não necessariamente ultra-leves), inclusive um que tu me mostrou em MP. Daí, navegando, chegai nestas aí que me chamaram atenção pela boa relação pesoXespaço. Me pareceram modelos bastante singulares.

Mas... pesquisando uns reviews, li algumas reclamações sobre condensação. E num video (

) deu pra entender o porquê, e é algo que torna a barraca (Spirit 200) ruim pro (meu) uso aqui no Brasil: sua parte interna possui quase nada de área telada. ::dãã2::ãã2::'>
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...