Ir para conteúdo

Chile (Santiago, Pucon, Puerto Varas/Montt) e Argentina (Bariloche e Mendoza)

Posts Recomendados

• Membros

Olá amigos,

para contribuir com este fórum, que tanto ajudou no planejamento de minha última viagem, posto aqui informações referentes à mesma.

Eu e minha namorada estivemos, dentre os dias 10 e 26 de janeiro de 2011, no Chile e Argentina. Foi uma viagem maravilhosa, ela é gastrônoma/enóloga e eu geógrafo/músico, portanto, podemos dizer que foi uma odisséia alimentar, musical e paisagística!

Fomos pra lá de avião (TAM) e alugamos um carro por 16 dias no aeroporto de Santiago (pela Transbetel, sugestão aqui do fórum, saiu 1150 usd, incluindo permissão para ir para Argentina, dois triângulos, seguros, IVA/TAG, etc), entregamos no mesmo local. Reservamos todos os hoteis antes de viajar. Correu tudo bem!

Nossa rota resumida: Floripa - Santiago - Chillan - Pucón - Puerto Varas/Montt - Bariloche - Mendoza - Santiago - Floripa.

*Floripa/Santiago/Chillan

Saímos de Florianópolis/SC no dia 10/1 bem cedo e embarcamos pra Santiago, com conexão em Guarulhos/SP, chegamos no Chile por volta do meio dia. Pegamos o carro na chegada e caímos na estrada - o carro era um Corsa 1.6 2009 completo e bem guerreiro, resistiu bravamente mais de 4.000 km em 16 dias! Apelidei ele de "Puche". Enfim, com ajuda do nosso GPS chegamos em Chillan ao anoitecer do dia 10/1 (400 km ao sul). Nessa viagem rolou o "batizado": um pneu furado na Ruta 5 (caiu um cabo com fivelas de um caminhão e sobrou pro pneu do nosso carro), mas nada de 15 minutos de esforço não resolvessem! Seguimos empolgados e curtindo a ótima estrada (um tapete) e a bela paisagem chilena! Chillan é muito conhecida pelas suas termas e pistas de sky. Como era verão, só serviu de cidade-dormitório pra nós, mal a conhecemos além da Feira Artesanal e Mercado Central/Público - nosso destino era Pucon! Jantamos perto do hotel (onde experimentei o bifé de chorizo e conheci a deliciosa cerveja "Kuntzmann - Torobayo", foi paixão a primeira vista e muito consumo pelo resto da viagem!) e ficamos no Hotel Libertador Bernardo O'Higgins (60 usd, casal).

*Pucon

No dia seguinte (dia 11), bem cedo, fomos para Pucon (mais uns 400 km ao sul), nesse trajeto pela Ruta 5 fomos parados pelos "Carabineros", a polícia de lá. Eu estava "empolgado" com a estrada e o guarda Belo, escondido atrás da moita, me viu e mandou eu parar (sobretudo porque a placa do carro era do próprio Chile) - uma explicação rápida e fajuta ("perdón señor, nosotros somos brasilenos y yo no sabia el limite de velocidad") e ele muito educadamente me instruiu a respeito do limite de 120/125 km/h e me deixou seguir sem multa - mas valeu o puxão de orelha, eu não precisava estar andando a 140! A Ruta 5 é uma maravilha pra dirigir, um tapete e muitas retas, difícil é segurar o velocímetro, de fato!

Pucon é linda e parecida com Bariloche, super turística, vários bares, restaurantes, paisagens, etc! Lá ficamos na Hosteria Kernayel (65 usd, casal). Aproveitamos os restaurantes, bares, um bocado de pisco sour, palta, etc. Subimos o vulcão Villarica (ainda com neve no cume), conhecemos a queda d'água "Ojos de Caburgua" e as "Termas de Los Pozones". Ficamos lá do dia 11 ao dia 14, foi suficiente pra curtir o astral da cidade! Na saída para Puerto Varas (uns 350 km ao sul), conhecemos de passagem a cidade de Villarica e sua feirinha artesanal - mas nada demais nessa cidade.

*Puerto Varas

Em Puerto Varas (dia 14) o clima já estava mais frio, estava chovendo também. Ficamos no Gran Hotel Germania (70 usd, casal). Eu esperava mais da cidade, como choveu direto não pudemos subir o vulcão Osorno - só fizemos passeios de carro! Cidade tipicamente alemã, construções mais antigas contrastando com algumas mais novas. Conhecemos um museu na beiramar e seu curador, assim como a Igrejinha tradicional, o Cerro Philippi e os Saltos de Petrohue (queda d'água) - apreciamos a gastronomia em vários restaurantes e em um Irish Pub. Em um dos dias esticamos até Puerto Montt, mas achei a cidade uma lástima! Mal ficamos lá e batemos em retirada. Também perdi uns trocados no Cassino de P. Varas! Dois dias por lá teriam sido suficientes ao invés dos 3 que planejei. Dia 17 caímos na estrada rumo à Bariloche! Subimos até Osorno e fomos pelo Paso Cardenal Antonio Samore (CH 215 para os íntimos e que vira RN 231 na Argentina). Esse caminho é lindo demais e ele cruza parte da "Ruta dos Siete Lagos", também corta o Parque Nacional Puyehue (Chile) e o Parque Nacional Nahuel Huapi (Arg).

*Bariloche

Tudo tranquilo na Alfândega e no meio da tarde do dia 17, cruzando lindíssimas paisagens, chegamos em Bariloche. Ficamos no Hotel Crans-Montana (70 usd + taxas, casal), o melhor hotel da viagem. Por lá conhecemos o centro, alguns restaurantes, muita carne, chocolates, vinhos e cervejas (torobayo)! No dia seguinte o tempo fechou, só choveu e ventou! Abortamos a idéia de subir o Cerro Campanário, Cerro Otto, etc. Fizemos o Circuito Chico de carro mesmo! Gostaríamos de ter ficado mais um dia por lá, sobretudo sem chuva, mas não rolou - dia 19 cedinho partimos para Mendoza! Seriam 1.200 km pela frente num só dia, sem parar.

*Mendoza

A viagem de Bariloche à Mendoza foi exaustiva, porém, incrível! Adorei dirigir pelos pampas argentinos e curtir a paisagem semi-árida daquela região. Fomos por Neuquen, só paramos para abastecer e almoçar. Tive muitas dúvidas em relação à este trajeto, não consegui muitas informações previamente e não soube de muita gente que o fez por aqui. A maior dificuldade foi encontrar postos de combustível entre Neuquen e Mendoza, mas deu tudo certo! Chegamos em Mendoza a noite e fomos direto pro Hotel Niventus. Ficamos por lá do dia 19 ao 22/1. Achei Mendoza super organizada, completamente arborizada e planejada (puderam fazer isso pois a cidade antiga ficou pra trás - ao sul - com toda pobreza e com outro nome). Conhecemos a Peatonal, as praças, restaurantes, os bares (na Aristides Villanueva), o museu, o Parque San Martin. Também fomos à duas vinícolas (Don Arturo, onde compramos uns vinhos de guarda e a vinícola Baudron), uma fábrica de azeite de oliva e outra de licores (e de absinto!). Dia 22, pegamos o "Puche" e partimos para cruzar a Cordilheira dos Andes. Não preciso comentar que este trajeto é absolutamente incrível (ainda mais pra um geógrafo). Tudo certo na alfândega, voltamos pro Chile e chegamos em Santiago por volta das 16hs do dia 22/1.

*Santiago

Enfim, fechamos o retângulo cartográfico que foi esta viagem! Ficamos 4 dias em Santiago no Hotel Montecarlo e demos uma esticada até Vina del Mar e Valparaiso: não esperava muita coisa e, de fato, não gostamos das duas cidades! Me lembraram a relação de Balneário Camboriú (turismo) e Itajaí (porto) em Santa Catarina, molhamos os pés no pacífico e voltamos no mesmo dia pra Santiago. Na capital conhecemos todo o centro antigo/cívico/histórico e o 'novo'. Incluem-se aí: Palacio La Moneda, Biblioteca, Catedral, Igreja de São Francisco, Prédio dos Correios, Museu de Bellas Artes, Museu de Arte Contemporânea, Museu Pré-Colombino, Cerro Santa Lucia, Cerro San Cristobal, La Chascona, Mercado Central (o nojento/incrível 'piure'), Estação Central, etc... Comemos no Giratório, no Mercado (a Centolla), conhecemos o Pátio Bella Vista e seus bares/restaurantes. Passeamos pela Providencia e o shopping Arauco, avenida Suecia, Paris/Londres, etc. Adoramos a cidade! Em quatro dias já estava dirigindo por lá como um nativo (nem tanto)! Dia 26 nos despedimos do Chile e voltamos para Floripa! Vale lembrar que a vista da Cordilheira dos Andes no sobrevoo é muito linda!

*Alguns pontos relevantes:

- Levamos um GPS aqui do Brasil, comprei os mapas do Chile e da Argentina antes. No Chile foi tudo bem, já na argentina o GPS ficou meio doido com esse mapa, tive que seguir o instinto e um guia de mão que levamos, por várias vezes.

- Em relação aos hotéis, a maioria tinha estacionamento, calefação (no sul), ar condicionado (Mendoza e Santiago), café da manhã, etc. Buscamos algum conforto. O único que não recomendo para esse tipo de viagem (casal, privacidade, conforto) é o Kernayel de Pucon (atendimento e banheiro péssimos). Os outros até passam!

- Pagamos tudo com cartão de crédito e cash (fiz saques direto da minha conta no BB/débito na RedBanc/Chile e no Banco de La Nacion/Arg).

- Para a viagem de carro, li em vários sites que na Argentina exigem aquela lenda da mortalha, dois estepes, dois triângulos, cambão rigido, etc. Não fui parado lá, mas perguntei numas oficinas e lojas de autopeças pelo cambão e ninguém tem, inclusive, dizem que não é obrigatório, nem o conheciam. Só levei o que a locadora me forneceu, dois triângulos, a permissão internacional e luzes acesas o tempo todo! O resto era padrão como aqui no Brasil (macaco, um estepe, etc). Fiz minha CNH internacional no Detran/SC por uns R$ 50,00 antes de viajar, só pra garantir, pois a nossa CNH padrão já serve acompanhada do RG ou Passaporte.

No mais, recomendamos esta viagem para todo tipo de mochileiro!

Adoramos o povo, a gastronomia, os vinhos (e a Torobayo), as paisagens e os encantos de todos os locais por onde passamos.

Qualquer dúvida é só perguntar!

Abraços

Leo

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Colaboradores

Muito bom o relato, parabéns pela viagem :)

Na aduana é tranquilo passar com carro alugado? Você poderia explicar o procedimento pra passar na aduana de carro? Quero ir pro Chile, mas não sei se vou de carro ou alugo um lá. Já que o deslocamento até lá é grande e leva no minimo 2-3 dias.

No aguardo de fotos tb hehe

abraço

Link para o comentário

• Membros

Opa, ainda não preparei um álbum com as fotos, mas aí vão algumas!

Vulcão Villarica (Pucon)

20110225141409.jpg

Los Pozones (Pucon)

20110225142038.jpg

Ojos de Caburgua (Pucon)

20110225142128.jpg

Saltos de Petrohue (P. Varas)

20110225142305.jpg

Divisa Chile/Arg (Paso Cardenal Samore)

20110225142420.jpg

Centro Cívico (Bariloche)

20110225142543.jpg

Vinícola Baudron (Mendoza)

20110225142912.jpg

Cruzando a Cordilheira dos Andes (Mendoza/Santiago)

20110225143011.jpg

Palácio La Moneda (Santiago)

20110225141507.jpg

Cerro Santa Lucia (Santiago)

20110225141558.jpg

"Piure" - Mercado Central (Santiago)

20110225143411.jpg

*Pra quem já viu o programa Bizarre Foods (Travel And Living) do Andrew Zimmern, ele esteve nesse mercado do Chile e teve coragem de comer isso (cru)!

Abs!!

Leo

Link para o comentário

• Membros
Muito bom o relato, parabéns pela viagem :)

Na aduana é tranquilo passar com carro alugado? Você poderia explicar o procedimento pra passar na aduana de carro? Quero ir pro Chile, mas não sei se vou de carro ou alugo um lá. Já que o deslocamento até lá é grande e leva no minimo 2-3 dias.

No aguardo de fotos tb hehe

abraço

Oi hlirajunior,

foi super tranquilo cruzar as fronteiras (P. Varas/Bariloche e Mendoza/Santiago)!

Como eu fui do Chile pra Argentina precisei 'comprar' (da locadora) a permissão p/ rodar na Argentina - isto fica retido na Aduana quando você ingressa na Argentina (você troca pelo Visa que permanece com você até voltar pro Chile). A permissão nada mais é do que um documento onde o dono do carro (locadora) autoriza você a circular por lá, com autenticações em cartório, etc - tem que pedir isso com antecedência pra locadora e custa meio caro, o preço varia pra cada locadora. O seguro do carro era pra toda América Latina então não tive problemas com isso, mas precisei apresentá-lo em todas as aduanas, peça cópias pra locadora. Então, basicamente, se você for com um carro alugado do Chile p/ Argentina, só precisa de: CNH, Passaporte, Permissão p/ Argentina, Seguro do carro (Chile/Argentina, pelo menos), dois triângulos, encosto de cabeça em todos os bancos do carro (frente e trás) e luzes acesas o tempo todo!

Sobre ir de carro (brasileiro) pra lá, não sei como funciona exatamente!

Abs

Leo

Link para o comentário

• Membros
Oi Leo, tudo bem?

Estou em duvida se viajo para Bariloche ou Chile para ver neve... como vc já viajou para os dois lugares gostaria de saber qual vc indica?

Obrigada,

Danusa

Oi Danusa,

tudo bem e você?

Se sua viagem pretendida for durante o inverno destas regiões, você verá neve tanto em Bariloche quanto no Chile (principalmente, de Santiago pra baixo na região da Cordilheira).

A temporada de esqui (muita neve) tem seu ponto alto durante o mês de agosto e dentre tantas opções para ver neve no Chile, você poderá conhecer Farellones, Valle Nevado (próximas à Santiago), mais ao sul tem a estação de Chillan e, ainda mais ao sul, as belas paisagens da região dos lagos com vários vulcões e muita neve (com destaque pra Pucon, cidade turística que me lembra Bariloche, e o vulcão Villarica coberto de neve). Uma boa opção é rodar o Chile de carro, de Santiago até a região de Puerto Varas - para apreciar neve, gastronomia, vinhos e os encantos da região!

Já em Bariloche, você também terá neve, lindas paisagens, pistas de esqui, cerros, boa gastronomia, muitos brasileiros ("brasiloche") e diversão - em uma única cidade, vai rodar menos - seria uma opção pra uma trip mais econômica, talvez.

Sugiro que você explore o mapa dessas regiões e tente traçar um roteiro que lhe interesse mais. Sendo no inverno, sobretudo em agosto, não terás problemas em encontrar neve nestas regiões!

Boa viagem!

Leo

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros

Ola , que viagem perfeita hein amigo! parabens!!!!!

estamos indo em julho pra mesma regiao que vc foi, mas sairemos de foz do iguaçu e vamos de carro desde aqui, nao tenho ideia de como é a transição na aduana chilena, para carro particular, o nosso nao esta alienado. e ja estou aproveitando para deixar nosso roteiro, quem sabe alguem que vai pra la na mesma epoca le o seu como eu e se interessa em descer junto com mais carro brasileiro! segue:

somos um casal com uma filha , vamos fazer o seguinte roteiro: Ja estamos vendo hotel em Mendoza para dia 10-07-11,

http://www.the-mod.com/

estamos tbm procurando mais pessoas com carro para compania na estrada!

rooteiro2011-1.jpg

1º TRECHO = FOZ \ ROSARIO - ARG. 1320KM via Ruta 12 desviando Corrientes, Trecho Somente estrada.

ROSÁRIO - ARG- (pernoite)

2º TRECHO = Rosário \ Mendoza - ARG. 864 km via Ruta 9, 158 , 8 e 7 ( Villa Maria e Villa Mercedes)

C- MENDOZA- ARG- 2 dias para conhecer a região, city tour ,visitar vinícolas ,plantações uva saída d manha

3º TRECHO = MENDOZA\ SANTIAGO – CHI 361 km via Ruta 7.

D- SANTIAGO- CHI- 3 dias e 2 noites conhecer a cidade E ARREDORES, ir na maior estação de esqui da am do sul http://www.welcomechile.com/vallenevado/index_p.html....

4º TRECHO = SANTIAGO\ VINA DEL MAR- CHI e VALPARAISO 138 KM via Ruta 68 + 13 KM ate Valparaiso.

E- VINA DEL MAR- CHI – 1 dia - conhecer a praia e arredores

F-VALPARAISO- CHI - 1 dia – conhecer a praia e arredores

5º TRECHO = VALPARAISO \ VALDIVIA- CHI 930 KM via Ruta 5 pista dupla( Chillan, Los Angeles ,Valdivia)

G- VALDIVIA-CHI- conhecer a cidade pernoite aqui ou em osorno.

6º TRECHO= VALDIVIA\ OSORNO 140 KM via Ruta 5 pista dupla

H- OSORNO-CHI ( pernoite ) entrada na argentina via passo semadore.

7º TRECHO = OSORNO CHI\ VILLA LA ANGOSTURA ARG. 415km via Ruta 234 por San Martin de Los Andes

I – Villa La Angostura Patagônia – ARG- 2 a 3 dias, esquiar no cerro bayo.

8º TRECHO = VILLA LA ANGOSTURA \ NEUQUEN 475 KM, via Ruta 40 e 237

J – Neuquén ARG- (pernoite)

9º TRECHO= NEUQUEN BAHIA BLANCA- BUENOS AIRES

536 KM via Ruta 22 + 636 KM via Ruta 3 B.As

Bahia Blanca passagem, cidade litorânea argentina

K- Buenos Aires –ARG 3 dias city tour , compras

10º TRECHO= BUENOS AIRES \FOZ DO IGUAÇU 1.290 KM via Ruta 14

Programação pode sofrer alteração.

KILOMETRAGEM TOTAL PREVISTA= 7.118 KM

Obs: Buenos Aires pode sair do roteiro, pretendemos ir de onibus em maio fazer um "bati-volta".

. Estamos pensando em 19 a 23 dias podendo sofrer alteraçoes por motivo de mau tempo nas estradas etc... sem problemas, pois estaremos passeando com a familia!

aguardamos contato ""HASTA LUEGO ""

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...