Membros AndréRota Postado Novembro 18, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 18, 2011 Olá amigos! Percebi que temos vários apaixonados por lâminas, facas, canivetes, etc por aqui! auheuaheuahe Depois de uma pesquisa no fórum (nada muito detalhado), fiz uma lista de possíveis compras de facas para carregar comigo! O uso das mesmas será baseado desde cortar alimentos até construir um abrigo simples! Segue abaixo os modelos: - Mora Bushcraft Triflex - Mora Bushcraft 2010 - Gerber Bear Grylls Ultimate Survival knife - Gerber Prodigy Survival Fight Tatical Knife Alguém poderia dar umas sugestões de qual é mais apropriada para o meu propósito!? Abraço André, você deve pensar da seguinte forma: A Mora tem fio Scandi, o que permite entalhar madeira com facilidade, inclusive entalhar curvas com muita facilidade, a Mora Classic devivo à empunhadura ovalada permite entalhar madeira por muito tempo sem fadiga. è uma faca para Camp Whittling e Bushcraft. Já as outras facas que você citou são facas de sobrêvivência, e a Bear Grylls pelo que li é uma Pseudo faca de sobrevivência. As Mora são facas de sobrevivência também, pois são robustas o suficiente para cortar madeira e rachar lenha numa boa.Sem falar que são especialmente competentes na hora de construir ferramentas em madeira úteis no acampamento,como tremp pra fogueira, garfos, colheres, estacas de barraca, etc... As mora são ótimas para cozinha.A Classic tem um vão entre a guarda e a lâmina que permite a entrada de sujeira, então evito usara com comida. Mas as de cabo plástico são muito higiênicas, principalmente as inox. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros AndréRota Postado Novembro 18, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 18, 2011 olha, eu sou mais agressivo na conservação das facas... uma das coisas que fiz e que funcionou bem demais da conta (até hoje, hehehe...) foi atacar as lâminas com ácidos mais fortes, como HCl comercial ou reagentes metalográficos (nital, um verde que esqueci o nome, etc). a preservação não é feita com vaselina, é feita com cêra de carnaúba, e a faca é aquecida no vapor(82oC derrete). não dá gosto, cheiro, não fica melequenta e não precisa reaplicar a cada vez que se usa (pra falar a verdade, jamais repeti a aplicação em qualquer faca minha... fica aí uma dica humilde, hehehe (difícil competir com o cabral e o véi du mato :: Samuel, muito legal sua dica!! vou experimentar cera de carnaúba. Só não concordo com uma coisa: A conservação não é feita com vaselina ou cera de carnaúba. Ela é feita com o que você tiver disponível no momento que precisar, vale WD40, vaselina, cera de carnaúba, e até azeite de oliva se for o único óleo disponível, o importante é o resultado, proteger a faca quando ela precisar de proteção. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros AndréRota Postado Novembro 18, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 18, 2011 óia, a minha MORA bushcraft 2010 chegou... bem a tempo de botar ela na cinta e seguir pra roça (chegou na 3a e parti na 4a feira). a minha não veio muito afiada não, mas bastou um passadinha de leve numa pedrinha fininha que eu tenho pra ficar MUITO afiada... sem muita técnica, fica rapando cabelo. gostei bastante da retenção de fio (fica rapando cabelo por dias), das dimensões, da empunhadura... enfim, a MORA BC 2010 é simplesmente a melhor utilitária que já usei na vida!!! por falar em usar, abusei bastante dela: até pra capturar uma jararaquinha eu a usei, hehehe... tirei uma foto legal delas (faca e cobra) que postarei depois. o único senão fica por conta da afiação: a lâmina menos espessa na metade anterior torna a manutenção do angulo na afiação à mão livre um pouco mais difícil do que na metade posterior (e do que nas outras moras com lâmina de espessura constante, suponho). a opinião final é que a mora é DEFINITIVAMENTE a faca do mochileiro, do aventureiro, do pescador, do mateiro, do policial... barata, leve e excelente! sinceramente, jamais imaginei que uma faca de menos de 30 moneys seria tão fantástica... Samuel, faço coro com você: A Mora é DEFINITIVAMENTE a faca do mochileiro, do aventureiro, do pescador, do mateiro, do policial... barata, leve e excelente! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros diegofii Postado Novembro 26, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 26, 2011 Pessoal, boa noite, Lá vai uma pergunta da ilha de CRETA: o mané aqui não tem cartão internacional, por isso, alguém conhece outro lugar, além do mercado livre, onde posso encontrar uma faca mora, preferencialmente uma mora classic? Té mais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Novembro 27, 2011 Autor Membros Compartilhar Postado Novembro 27, 2011 Diego, tenho três soluções para você: 1) obter um cartão internacional - tudo que o seu gerente do banco quer é te empurrar um cartão internacional, e se chorar um pouco vai ficar pela mesma anuidade. 2)outra forma, a paypal, que é a forma de pagamento dessas compras internacionais no ebay, agora tem filial no brasil, http://www.paypal.com.br/br , acho que não precisa mais de um cartão internacional, basta um visa ou mastercard. 3) um amigo que for comprar uma, compra mais uma e te repassa .... pode ser, que sabe, talvez que ano que vem compre uma Mora inox, aí posso comprar 2 e te passo a outra, apesar que a classic laminada é bem chique... inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 27, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 27, 2011 Diego, O VdM já disse tudo! Eu sei que a escolha do modelo é algo bem pessoal, mas vou lhe dar um depoimento em primeira mão, mas leve em consideração que é de alguém que declaradamente não é fã de aço carbono. Eu tenho uma Mora stainless e uma em aço carbono ( classic ). Pois bem, ambas cortam que é uma beleza, mas a classic, basta que eu corte umas cebolas e uns tomates e se eu não lavá-la com menos de 15 minutos, mesmo ela tendo uma pátina induzida já formada, após sua limpeza e secagem perceptivelmente o fio já apresenta uma degradação ( ao cortar papel de bula ele se comporta como uma nano-serrilha e não mais como uma navalha ). Mesmo eu que retoco meus fios após usos moderados acho um verdadeiro "pé-no-sa*o" ter que fazê-lo em uma lâmina com dureza de 58/59 HRC após cortar somente 3 cebolas e 3 tomates! Não que seja difícil, pelo contrário, pois basta 2 passadas de cada lado do fio nas hastes cerâmicas e a mágica está feita. O problema todo é que acho isso um absurdo! E veja que uma Mora laminada não será diferente, já que justamente a parte que irá se degradar com este uso extremamente banal é justamente o fio em aço carbono exposto. Agora, se você só for usá-la à campo e em ambientes basicamente secos e tendo o cuidado de limpar a lâmina após cortar um simples feixe de capim, então não terá problemas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros diegofii Postado Novembro 27, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 27, 2011 Valeu galera, Minha necessidade é mais visual do que funcional. Tenho noção que o aço carbono dá um trabalho fora de série. Meu Canivete Zebu não me deixa esquecer Fora o zebu, tenho duas tramontinas de cozinha identicas em tamanho e formato, exceto pelo aço, uma em inox e outra em carbono. Nem preciso dizer qual eu uso mais, né?!?!??! Perdi uma oportunidade incrível este mês: a feira escandinava, sempre quis conhecer, mas quando fiquei sabendo, foi no dia em que acabou. Claro que não garanto que haveria algo do tipo, tão pouco acredito que se houvesse, o preço fosse realmente justo, mas há vinte anos quero visitar, e agora tenho que esperar o ano que vem. Voltando a Nora, gostei das idéias do VDM, vou dar uma caçada na net e depois te falo, mestre. Até mais amigos.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Phacsantos Postado Dezembro 24, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 24, 2011 Pessoal, bom dia! Uma dúvida..não aguentei e comprei uma Mora Classica no Ebay. Na oakcutlery! Isso tem 2 dias. Devo continuar aguardando a Invoice pra fazer o pagto ou o que? Como funciona com voces? Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 25, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 25, 2011 Santos, Desculpe a demora em responder, mas com a correria de ontem, só hoje que deu para entrar no fórum... Mande um e-mail para eles solicitando que por favor enviem a "invoice", de modo que você possa efetuar o pagamento do total do produto. Assim que receber, libere o pagamento via Paypal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Phacsantos Postado Dezembro 26, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 26, 2011 Bom dia pessoal! Cabral Antes de ver sua mensagem, recebi uma mensagem do ebay informando que deveria fazer o pagto (nao era a invoice) e fiz.....isso no dia 24 a noite! Quanto tempo demora pro vendedor responder que enviou? Poxa..gostei de alguns itens do cara...só gostaria que ele fosse mais "prestimoso" tambem! Enfim..valeu pela ajuda Obs: a patroa adorou a Mora classic! Inté Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.