Membros Véio du Mato Postado Dezembro 16, 2010 Membros Compartilhar Postado Dezembro 16, 2010 (editado) [info]Tópico criado para discussão de assuntos sobre facas da marca MORA. http://www.moraofsweden.se/[/info] Chegou a minha Mora Bushcraft triflex, eu nunca vi uma faca tão afiada!!! parece uma gilette, é fora do normal. o spyderco e a izula são afiadas, mas a mora os humilhou agora eu entendo o porque que uma faca simples sem ser fulltang é uma das preferidas bushcraft. inté.... Editado Março 16, 2011 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Andre Miranda Postado Dezembro 16, 2010 Membros Compartilhar Postado Dezembro 16, 2010 Então é isso, também tinha esta curiosidade, porque cá pra nós, o visual delas parece de faca de cozinha, hehehe Aliás, devido à fama havia prometido dar uma dessas pra namorada cozinhar. Agora que lembrei tenho que arrematar uma no e-bay. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Dezembro 16, 2010 Autor Membros Compartilhar Postado Dezembro 16, 2010 Se vai usar na cozinha, compre uma de inox, a lâmina de aço carbono escurece em contato com alguns vegetais. O aço sandvik 12c27 sueco é muito bem conceituado. E melhor é uma faca de menos de U$20.00 !!!!! Nem uma faca tramontina é tão barata. Inté..... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 16, 2010 Membros Compartilhar Postado Dezembro 16, 2010 Véio du Mato, Mais uma vez, parabéns!!! :'> :'> :'> E concordo 110% com você :'> ; o aço Sandvik é excelente em resiliência e inox o suficiente para não ter que manter a lâmina oleada. Tenho 2 canivetes Buck Vantage Avid ( na verdade um eu dei para meu irmão ) em um aço quase igual, o 13C26 e dentre todos os aços que tenho, é o que fica com o melhor fio, "igual quinem navalha"! Com relação a sua Mora não ser full tang, não significa que ela não aguente o tranco, muito pelo contrário! Se eu não estiver enganado ela half tang, o que necessariamente não quer dizer que o espigão não vá até a extremidade da empunhadura, apenas pode ser que ele não preencha totalmente a largura por exemplo da empunhadura ( já que o aço não fica aparente ). O 12C27 é até mais "inox" que o meu 13C26 e também tem o grão bem fino, quase igual ao 13C26, o que também lhe confere alta resistência à impactos, e como é em uma lâmina fixa, seu tratmento térmico deve estar na casa dos 57/58 HRC, o que com este aço deve significar que você dobra a lâmina ao invés de quebrá-la e torna sua afiação à campo algo bem fácil. Vou tirar uma foto com uma câmera pebinha , de um dispositivo que fiz para afiação de campo, que é levinho, compacto, prático e pode ser usado até por quem nunca afiou nada na vida , mas dá um fio de trabalho excelente e em um ou dois minutos! :'> Junto dele vou postar a foto do meu novo Buck Vantage Pro em S30V. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Dezembro 16, 2010 Autor Membros Compartilhar Postado Dezembro 16, 2010 Cabral, A mora é half tang mesmo, mas eu nunca vi em nenhum forum estrangeiro ninguém reclamando que o cabo quebrou, muito pelo contrário http://www.bladeforums.com/forums/showthread.php?s=b33fbd141f76592eff2e1510f35c7e1a&t=786903&page=2. estou bem impressionado com ela e o aço triflex me parece que é um aço carbono que sofre uma tempera diferencial, onde a dureza do gume fica com 60hc e a espinha fica com 58. Outro detalhe é a afiação sueca, que deixa o angulo do fio bem agudo. veja o detalhe da faca em corte inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 16, 2010 Membros Compartilhar Postado Dezembro 16, 2010 Véio du mato, Tem certeza que sua Mora é têmpera diferencial e não laminação? A Frost costuma usar laminação. Se você molhar um papel toalha em vinagre de maçã e enrolar na lâmina por uns 20 minutos, o innercore mais duro ( se existir ), ficará escurecido, ficando evidente tanto no fio quanto na espinha. Não se preocupe, pois esta "pátina" sai com um polimento com couro e óxido de cromo. A única coisa que não me agrada nesta Mora é o scandi grind, mas isto é uma coisa puramente pessoal, já que sou mais o tipo hollow e FFG. Mas de qualquer forma, taí uma lâmina que acho dificil de se quebrar no mato, ainda mais com estes 2,5mmm de espessura! :'> Não deixe nenhum "mané" correr o dedo na lâmina para ver se está afiada ou você terá a impagável visão do quadro "ué, cortou meu dedo!" Grande faca de trabalho! :'> Ah, e excelente a foto que conseguiu do corte transversal, bastante ilustrativo e elucidativo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Março 19, 2011 Membros Compartilhar Postado Março 19, 2011 Pessoal, como o Véio du Mato e acho que eu ajudando um pouco, conseguimos demonstrar a maravilha que são as Moras, vou postar aqui duas imagens que ajudarão os amigos a decidirem melhor quais Moras comprar. A primeira imagem já foi postada pelo mestre VdM, mas eu vou reposta-la com uma pequena correção... A segunda é um RX... A minha classic vou tentar fotografa-la este fim de semana, para mostrar as modificações e a pátina induzida com ácido sulfúrico e papel toalha que ficou 10 ( meio marmorada ou pintas de leopardo ). Assim que a 2010 chegar posto também. Corte nas Moras para mostrar o espigão ou tang RX para mostrar o espigão ou tang Foto da Mora 2010 acima e da 2000 abaixo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Março 20, 2011 Autor Membros Compartilhar Postado Março 20, 2011 Amigos, A Mora lançou um novo instrumento de desejo, a Bushcraft Survival http://www.moraofsweden.se/index.php?cid=511&id=&ssel=405&lng=2 Faca, com afiador e firesteel integrados. inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Março 21, 2011 Membros Compartilhar Postado Março 21, 2011 Véio, Eu já estava com a Force na mira para aquisição no e-bay... agora, novo alvo identificado e mira travada: Mora Bushcraft Survival! Se achar algum bom negócio no e-bay de um seller reputado e que seja worldwild e com mais de um ítem deste à venda, poste o link aqui para podermos incluir esta belezura no ajuntamento! Valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Março 22, 2011 Membros Compartilhar Postado Março 22, 2011 Com todo o entusiasmo de uma nova compra em vista, fui fazer uma pesquisa, e eis o que encontrei: - primeiro, não está sendo comercializada nem na europa ainda - a faca em sí, é a Bushcraft Force, que é muito boa Aqui começa o problema... vejam o que encontrei em um fórum especializado nos EUA: uma opinião de alguém na suécia que recebeu a faca para testes pre-release e a conclusão, bom, vou colar as palavras originais para que não paire nenhuma dúvida: "Me and my classmates was given 10knifes to test and we tested them at a 5day survival course. Before we went out to the woods one broke his clip that keeps the belt holder to the sheath, after 1 day one lost his knife due to the security clip, i think that 2-3 lost their security clip at that course and the rest is soon to follow. Some lost some of the plastic things that holds the firesteel in place. The sharpener is a coarse one so it not suited to sharpening the knife unless you have made a nick in the blade." E para não parecer "migué", o caboclo postou as fotos... Vale lembrar um detalhe importante, que as críticas são só em relação à bainha e apetrechos... a faca como não poderia deixar de ser foi considerada excelente!!! Imagens da presilha/clip quebrados: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.