Membros cabraljr Postado Junho 6, 2011 Membros Postado Junho 6, 2011 Como eu já havia comentado antes, fiz algumas pequenas modificações nas facas Guepardo Amazon e Police para que ficassem mais adequadas às minhas necessidades. A Amazon apenas removi a pintura camuflada que prejudicava o deslizamento da lâmina no meio cortado. Já a Police teve sua guarda praticamente toda removida, o que aumentou em 200% sua extensão útil de fio no preparo de alimentos em tábua, já que com a guarda, apenas o terço inicial da ponta da lâmina podia ser usado antes que fosse limitado pela guarda que tocava a tábua. O jimping nas costas já havia sido feito. Ou seja, ela teve uma grande melhora no aspecto de preparo de alimentos e praticamente não perdeu nada de suas funções para bushcraft! Citar
Membros cabraljr Postado Junho 15, 2011 Membros Postado Junho 15, 2011 Olá Fernando, Realmente o design dela agrada. :'> Seja bem vindo aos fóruns sobre facas e canivetes! Fique à vontade para compartilhar conosco as impressões sobre as lâminas que você possui, pois isso com certeza servirá de guia e orientação para muitos amigos e frequentadores esporádicos do fórum! Citar
Membros Véio du Mato Postado Junho 15, 2011 Autor Membros Postado Junho 15, 2011 Dr. Cabral, Já estou para lhe perguntar faz tempo, Você é patrocinado pela JON? sempre que fotografa uma faca, a título de estimar a proporção da faca coloca a mesma régua da Jon. Se não é deveria ser.... Inté... Citar
Membros cabraljr Postado Junho 15, 2011 Membros Postado Junho 15, 2011 Hehehehehe Mestre VdM, não tem patrocinío não. É só que eu tenho umas duas reguinhas destas que vieram em um material promocional. Como são super-flexivéis e dão um bom contraste, são usadas. Citar
Membros marcelowillian Postado Julho 7, 2011 Membros Postado Julho 7, 2011 pessoal,por favor... falar que a guepardo police é full tang,só pq a espiga dela atravessa o cabo é um erro!!!! full tang significa que a espiga toma todo o formato do cabo,e geralmente,o cabo é em talas,com a espiga aparecendo... pelo raio x,o cabo da police é hidden tang/rat tang! ele não termina no meio do cabo,mas a espiga é fina,é envolvida pelo cabo em sua totalidade! esta é a diferença entre um cabo full tang e um hiden tang! um cabo full,na maioria esmagadora das vezes,tem a espiga no formato do cabo e a mostra a hidden tang,tem a espiga envolta pelo cabo,oculta! Citar
Membros cabraljr Postado Julho 8, 2011 Membros Postado Julho 8, 2011 Marcelo, Bem vindo ao papo mais afiado da web brasileira! Você está certo! :'> Mas nós não estamos errados! Sabia que mais cedo ou mais tarde isso iria gerar controvérsia semântica... Ultimamente ( décadas ), com os níveis de especialização que todas as áreas parecem adentrar, as coisas foram ganhando subdivisões e e níveis cada vez maiores de especialização e filigranas; originalmente, o termo full tang designava apenas o espigão que ia "all way through", ou seja, que atravessava toda a empunhadura! Vejamos se o acréscimo de um pequeno detalhamento altera a fundamentação e/ou entendimento da questão; melhor ainda: se a desqualifica como fundamentação. * Full EXPOSED tang = full tang *ENCAPSULATED/CONTOURED tang = full tang * HIDDEN tang/RAT tang = full tang ( all way through ) *HIDDEN/PUSH/SCREWED tang = half tang * STUB tang = half tang Como pode ver, mesmo com detalhamento podemos ter uma sobreposição de campos ( hidden ) gerando dúvidas. Eu posso dizer que tenho um lindo pet de estimação; todos entenderão o significado disso, entretanto não saberão se é um gato, um pássaro, um réptil, um cachorro, etc. Mas posso dizer que é do reino animalia, do filo chordata, subfilo vertebrata, classe mammalia, ordem carnivora, familia canidae, gênero canis, espécie canis familiaris. Ficou claro que é um cão... mas um pinscher ou um rottweiler? ãã2::'> Nem sempre explicar muito faz com que as coisas fiquem mais claras ou mais inteligíveis... Citar
Membros EduardoJS-MA Postado Agosto 10, 2011 Membros Postado Agosto 10, 2011 Saudções ! Esse é meu primeiro post , eu tenho 19 anos e sou meio que afcionado por facas. Eu estava procurando pela faca Guepardo Amazon quando ví que ela é 440C , diferente da Police que é 440B certo? Queria perguntar ao cabraljr , o que ele achou da faca em relação a dureza e se a que ele testou já era 440C ou são as novas que estão vindo em 440C? 440C já tem pelo menos 0.95 de carbono, e na minha leiga visão quanto mais carbono mais duro, e pra mim melhor Estou muito animado em ver uma faca no Brasil de produção não artesanal com um aço dessa qualidade e por preço tão barato , se der vou comprar logo duas , pois o frete pra minha região custa quase o preço de uma Abraços :'> Citar
Membros cabraljr Postado Agosto 10, 2011 Membros Postado Agosto 10, 2011 Olá Eduardo, seja bem vindo! :'> Pelo visto então poderemos contar com você em muitas participações mais por aqui! :'> Onde você viu que a Amazon é em aço 440C? Existe uma "regra" não escrita que diz mais ou menos o seguinte: se um fabricante ou vendedor anuncia uma peça de cutelaria apenas como aço 440, é quase 100% de certeza que o mesmo NÃO seja o 440C, já que se fosse o fabricante/vendedor deixaria isto bem claro como parte do marketing, devido ao 440C ser reconhecido pelo público leigo como um aço premium! Se elas agora estão vindo em 440C eu não saberia dizer... mas acho que não, já que no site oficial da Guepardo ela é citada apenas como aço 440. Quanto a um aço com maior conteúdo de C ser mais "duro" é muito relativo, pois tudo depende do tratamento térmico. E há casos por exemplo como o do CPM-S60V que tem cerca de 2,15% de C o que é uma enormidade e no entanto a dureza HRC máxima a que costuma ser encontrado é de 56, já que acima disto se torna muito friável e susceptível a dentes e fraturas. O próprio 440C costuma ser trabalhado ao redor de 57/58 HRC exatamente pela questão da friabilidade, ou seja, acima disso começa a apresentar muitos dentes por fratura e a lâmina em sí começa a correr riscos de integridade ( lâminas mais compridas em que se exerça carga lateral ou torção ). A Amazon com certeza é um pouco mais robusta que a Police, mas tem exatamente a mesma dureza HRC que ela ( meu teste empírico batendo quina de espinha contra quina de espinha )! Sua retenção de fio não é muito grande, mas a facilidade de reafiação à campo ( até em uma pedra de rio ) é a compensação disso. Na minha por exemplo, fiz um desbaste básico de 15 graus de cada lado e um micro-fio de 25 graus de cada lado; com isto ela tem aguentado bastante pancada mantendo razoavelmente o fio. Mas vale lembrar que normalmente para facas deste tamanho e geometria de lâmina eu faço um desbaste de 10 graus de cada lado e um fio de 20 graus de cada lado. Na pequena Kershaw Field Knife 1082 OR fiz um desbaste de 10 e coloquei um fio de 15 graus de cada lado e está muitíssimo bem... Citar
Membros EduardoJS-MA Postado Agosto 11, 2011 Membros Postado Agosto 11, 2011 Muito obrigado pelas informações cabraljr Eu não esperava um texto tão grande e detalhado :'> Mas agora eu tenho que me desculpar , pois o produto que eu ví foi: Faca Amazon Guepardo Camuflada CB0300 em Aço 440 c / Cabo Emborrachado e 1 Bainha Nãe era aço 440c , era aço 440 c/ bainha ãã2::'> eu não li a segunda linha... ãã2::'> tava bom demais pra ser verdade Desculpe pelo tempo perdido Abraços Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.