Membros cabraljr Postado Maio 5, 2011 Membros Postado Maio 5, 2011 Review da faca Guepardo Amazon Ao observar as imagens da Amazon e da Police em diversos sites, há a impressão e porque não dizer certeza, de que se trata da mesma faca, com a única diferença residindo em suas cores, sendo a Police negra e a Amazon uma padronagem camuflada ( muito bonita por sinal ). A lâmina tem exatos 11,4cm de comprimento e o cabo em sua porção mais longa, 11,4cm incluindo a guarda. Comprimento total 22,8cm. Até aqui, tudo igual. Apesar de sutis, as diferenças existem! Não sei se é apenas no exemplar que tenho em mãos, mas elas são até certo ponto significativas, como na espessura da lâmina por exemplo! Sua guarda também é em aço, e apesar de também apresentar um certo movimento para cima e para baixo, este é menor que na Police. Movimento de lateralidade não existe nenhum. A empunhadura é de um tipo de borracha como na Police só que com uma bela padronagem camuflada, e é também perceptível que é mais rígida que a da Police. Como em sua quase gêmea também faz muita falta um passante para lanyard/fiel. Radiografei a empunhadura, e ela realmente se mostrou mais “justa” em relação ao tang que a Police, mas com o mesmo tipo de tang, só que cerca de 0,6mm mais espesso. A faca é full tang, com sua porção final terminando em uma rosca à qual se prende o pomo de aço, que serve para quebrar castanhas, cabeças de peixe e até côco; e talvez pregar pequenos pregos. Em média o espigão tem cerca de 1cm de largura, afilando um pouco na rosca; logo após a guarda ele é largo com 1,5cm e um orifício de 3,5 de diâmetro, que deve servir para um parafuso ou pino de fixação de outro tipo de tala de empunhadura. A lâmina é hollow grind, com este pegando cerca de 3/5 da largura da mesma. A espinha tem cerca de 3,8mm de espessura ( contra os 3,2mm da Police ) em praticamente toda sua extensão, com exceção do 1cm final na ponta, devido ao hollow gring. Ou seja, sua ponta é mais robusta que a da Police. O aço é o 440B, mas o mais correto é designá-lo pelo seu nome chinês, já que é fabricada lá, que é o 8Cr17Mo, cuja composição é 0,75-0,95 de C; 16 a 18 de Cr; 0,75 Mo; 1 de Si; 1 de Mn; 0,3 de S e 0,4 de P. No meu teste empírico de espinha contra espinha, ela se mostrou com uma dureza um pouco superior à da Police, já que sua indentação foi menor. Sua afiação é muito fácil e o fio fica muito bom. Exatamente como a Police. .O revestimento negro da lâmina é em pintura epóxica muito resistente. Mas aqui há um porém: apesar de conferir à faca um visual muito atrativo e belo, e que com certeza a mimetizaria muito bem em qualquer ambiente de mato, dadas as caracteristicas creio que próprias desta pintura, ela apresenta um grande coeficiente de atrito superficial ao se realizar cortes, e apesar da faca estar muito afiada, há a sensação de “arrasto” durante o corte; a faca não desliza através do material a ser cortado como acontece com a Police, cujo revestimento negro parece ser teflon, e por isso não aderente. Outro fator que tem que ser levado em conta é a queda acidental da faca em uma ravina, por exemplo; sua localização ficaria muito dificultada pela sua excelente padronagem camuflada. A bainha é em tecido também em padronagem camuflada, muito bonita, mas carece no mínimo de um insert em kydex para melhor proteger a faca. Sua presilha de tira com botão de pressão seria muito mais eficiente se fosse transversal, passando por sobre a guarda. Para emprego em bushcraft, camping e trekking, etc, se mostra um pouco mais robusta que a própria Police, que já é adequada. Peso da faca é de 179g e a bainha pesa outros 41g, exatamente como na Police! Mas como pode ser, se a sua lâmina tem cerca de 0,6mm a mais de espessura? Isso também me intrigou, até que medi sua guarda e seu pomo. A guarda é pouco mais de 1mm menos espessa e o pomo é cerca de 1mm mais curto e 1mm mais estreito, sendo a espessura a mesma. Muitos acharão uma heresia o que fiz, mas para mim o corte de uma faca vem antes de tudo, e por mais bela que seja sua padronagem camuflada, removi toda ela e poli a lâmina que agora desliza no que quer que seja cortado, mostrando a total capacidade desta faca em fazer aquilo a que foi destinada: cortar e cortar bem! Citar
Membros diegofii Postado Maio 8, 2011 Membros Postado Maio 8, 2011 Culpa de quem? Culpa do Cabral..... ontem adquiri a faca AMAZON... show de bola mesmo, mas a faca, pq a bainha, afs, não vou nem comentar, pq o cabral já o fez. Eles poderiam vender sem a bainha e diminuir o custo, daí investiríamos em uma bainha melhor, até de confecção própria... a minha quase que a faca não entra, abotoar a trava dela é impossível.... mas a faca vale a pena. meu nome é Diego, faz 1 dia que não compro nada referente a cutelaria.... abraço galera Citar
Membros cabraljr Postado Maio 9, 2011 Membros Postado Maio 9, 2011 Culpado!!! Diego, fico feliz que também compartilhe da mesma opinião que eu! Também me surpreendi positivamente com a Amazon, pois é mais robusta que a Police. Uma dica: se quiser manter o visual camuflado da lâmina, basta dar um polimento com pedra pomes fina e uma escova/disco de tecido ( jeans ) no motor. Ela fica mais "lisa" e não dá tanto arrasto. O camuflado não fica tão destacado, mas melhora o "deslizamento" do corte. Eu como acho que o corte é função primordial, raspei, lixei e poli a lâmina. Agora sim ela faz o serviço como deve ser feito. Acho que nós dois vamos ter que voltar para o "rehab"... Citar
Membros diegofii Postado Maio 20, 2011 Membros Postado Maio 20, 2011 Noite pessoal, Em contato com a Guepardo eles me informaram que em agosto vem novidade em facas. Vamos esperar pra ver o que rola. Até Citar
Membros cabraljr Postado Maio 21, 2011 Membros Postado Maio 21, 2011 Poh Diego! Agora tenho que ficar contando os dias para ver quais são as novidades... Bem que você poderia ter dado esta notícia "lá em final de julho"! Vamos ficar no aguardo... ãã2::'> ãã2::'> Citar
Membros diegofii Postado Maio 23, 2011 Membros Postado Maio 23, 2011 Cabral, pergunta: Você chegou a fazer algum post no youtube sobre estas facas ou só aqui mesmo? Dá um toque aqui pra gente poder ver o resultado. até mais. Citar
Membros cabraljr Postado Maio 24, 2011 Membros Postado Maio 24, 2011 Diego, Dentro da minha "saudável" paranóia em questões de internet, Youtube é fora de questão! Aqui é sempre o primeiro lugar que posto; por sugestão da Guepardo os coloquei também no Scribd. Espero que até o fim de semana eu já possa postar as fotos do Muquinha's Sharpmaker" Citar
Membros diegofii Postado Maio 24, 2011 Membros Postado Maio 24, 2011 Cabral, Acabei de ver os seus posts do Scribd.... agora eu estou com um problema semelhante ao seu: esperar até agosto pelas novidades deles.... Até mais Citar
Membros diegofii Postado Maio 25, 2011 Membros Postado Maio 25, 2011 Eu de novo galera, Pra quem curte bushcraft, sobrevivência, ou só ve vídeos pra ver as facas, olhem uma das aquisições do Giuliano Toniolo: http://www.youtube.com/user/giutoniolo#p/a/u/0/e7E5lC0ys3M Até mais galera! Citar
Membros diegofii Postado Maio 27, 2011 Membros Postado Maio 27, 2011 Pessoal, boa noite, dêem uma olhada nesse link... http://www.youtube.com/user/giutoniolo#p/a/u/2/CUzvqfKAVBw os comentários sempre se repetem.... Faca boa... bainha nem tanto..... Até mais Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.