Membros Andre Miranda Postado Outubro 14, 2010 Membros Compartilhar Postado Outubro 14, 2010 (editado) [info]Tópico criado para discussão de assuntos sobre facas da marca VOSS. http://vosscutelaria.blogspot.com/[/info] Meu amigo e cuteleiro João Voss acaba de me mandar uma criação sua de presente, para que eu faça testes de campo e avalie as qualidades e defeitos dela, com direito a fotos e um artigo completo para seu site. Fiquei muito feliz com a oferta e com a confiança na minha avaliação. Segundo o rastreio pelo site dos Correios já está na agência aqui perto, deve ser entregue hoje ou amanhã. A descrição: "Faca utilitária forjada em aço carbono (SAE 5160); full tang, pinos em inox, cabo em madeira de lei; passador de cordelete em inox; têmpera seletiva, executada em parafina e revelada com percloreto; acabamento fosfatizado; pino mosaico decorativo central no cabo. Bainha em couro natural feita à mão e cordelete em paracord 550 padrão "desert camo". Comprimento total: 180 mm Comprimento da lâmina: 75 mm Largura máxima da lâmina: 25 mm Espessura máxima da lâmina: 3 mm" Algumas fotos, tiradas pelo próprio cuteleiro: Estou ansioso para testar o desempenho dela nas tarefas menores. Editado Março 16, 2011 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 14, 2010 Membros Compartilhar Postado Outubro 14, 2010 Caro André, Belíssima peça para bushcraft!!! :'> O cuteleiro saberia informar a dureza HRC no terço do fio e no terço da espinha? Teria o valor estimado da peça? O cuteleiro trabalha só com aços carbono ou há opção em aços stainless como o Sandvik 13C26 ( diz-se que é o 52100 em versão stainless )? Há opção de empunhaduras sintéticas tipo G10? Assim que chegar, poderia passar as especificações ( espessura e comprimento de lâmina, comprimento total, peso, etc )? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 14, 2010 Membros Compartilhar Postado Outubro 14, 2010 Andre, desculpe-me o vacilo! Gostei tanto das imagens que passei por cima do texto! Já ví as especificações, e infelizmente terei que retirar o que disse sobre ser uma boa peça para bushcraft, já que só 3mm de espessura não a qualificam para o trabalho... Na verdade acho que eu mesmo vou me contradizer com relação à frase acima , já que o 5160 se tiver o correto tratamento térmico é um aço de altíssima resiliência, o que o torna praticamente "inquebrável" em tarefas mais arduas, mesmo tendo só 3mm de espessura. Mas se eu dependesse unica e exclusivamente de apenas uma lâmina para bushcraft, preferiria que ela tivesse pelo menos 5mm em seu ponto mais espesso, principalmente sendo uma FFG ( full flat ground ). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Andre Miranda Postado Outubro 14, 2010 Autor Membros Compartilhar Postado Outubro 14, 2010 A faca chegou aqui hoje, e as primeiras impressões são ótimas. Tamanho bom, bem afiada, cabo confortável, e aquela simetria e acabamentos só vistos em facas custom. Aposto que desempenha bem as tarefas de mato para a qual foi criada, mas para as maiores eu tenho a minha bowie também custom, que é tema de uma postagem específica do meu blog, e tb está entre as páginas deste tópico aqui. Esta sim é pau pra toda obra, ou melhor aço! Se tivesse que ter apenas uma para levar, seria a maior, mas como na verdade não existe esta restrição de agora em diante irão as duas e ainda meu Victorinox Camper. Quantos aos aços, não saberia te dizer com quais trabalha, mas vale um contato com ele! O site: http://vosscutelaria.blogspot.com/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 15, 2010 Membros Compartilhar Postado Outubro 15, 2010 "Brigadão" Andre!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra LeoRJ Postado Outubro 31, 2010 Membros de Honra Compartilhar Postado Outubro 31, 2010 Fala Miranda !! Bela faca !!! Tem o nosso colega Camacho, que faz belas facas também: http://www.camachoknives.com/index.htm O cara manda muito bem e trabalha com aço damasco, que é o mais bonito que já ví. Abraço aos amigos, Leo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Andre Miranda Postado Novembro 1, 2010 Autor Membros Compartilhar Postado Novembro 1, 2010 Pois é Leo, o Camacho é um amigo e quase vizinho, ele atualmente mora na rua do meu pai, no Rio Comprido. Eu tenho uma pequena utilitária dele, que em breve terá mais uso na cozinha que no mato, porque se mostrou muito boa pra isso, hehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros samuel_gouvea Postado Agosto 16, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 16, 2011 miranda, de tanto ver essa faca pra lá e pra cá, no seu blog e em outros locais, me decidi a fazer uma pra mim, hehehe... será em 5160 com têmpera diferencial, e empunhadura de micarta caseira (jeans) só não sei quando sai do papel, hahahaha!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Cacius Postado Agosto 16, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Agosto 16, 2011 empunhadura de micarta caseira Falta de madeira, ô sem vergonha? Quero ver esta aí sair do papel, hein? :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros samuel_gouvea Postado Agosto 17, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 17, 2011 pior que num é falta de madeira... ganhei umas talas de guajuvira de um certo elemento daqui, mas elas já têm outro destino - mais nobre tô até pensando em fotografar todo o processo e postar aqui e em mais uns 2 outros fóruns, no mínimo (putz... tem o de arco e flecha, o de pesca, o de cutelaria, o "nosso"... ) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.