Membros gilbertoandre Postado Setembro 27, 2012 Membros Compartilhar Postado Setembro 27, 2012 Opa, valeu colega, é que não tinha o numero porque como disse veio sem a caixa, vou me informar agora e depois posto os dados aqui, Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Setembro 27, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Setembro 27, 2012 Gilberto, Em primeiro lugar, seja bem vindo. As dicas do Diegos são boas; se puder, siga-as. Quanto às dúvidas e perguntas faça todas que desejar! Sempre haverá um amigo por aqui para respondê-lo. Lembre-se que todos começamos sabendo absolutamente nada sobre tudo! Teremos o maior prazer em tentar esclarecer todas suas dúvidas e questionamentos quando isto estiver à nosso alcance. Com relação à numeração que você citou, "1045, 5160, etc" é a designação dos tipos de aço segundo um sistema normatizado SAE/AISI. Não cabe aqui explicar o que estes números significam, mas os 2 primeiros indicam os elementos de liga presentes ( ou não ) e os dois ou três últimos indicam os teores percentuais de C ( carbono ) na composição dos mesmos. Ou seja, o 1045, o 5160 e 52100 têm respectivamente 0,45%, 0,60% e 1% de C em suas composições. A série 10** significa que são aços carbono simples, ou seja, basicamente uma liga de ferro com C. A dureza de um aço não é representada então por estes números que designam os tipos de aço. Na prática, você pode ter um aço ( lâmina ) 1045 por exemplo com dureza variando desde cerca de 25 RC - Rockwell C - ( em estado recozido para facilitar o trabalho de desbaste ) até cerca de 59/60 RC após a têmpera. Só que nesta dureza máxima obtida após a têmpera ele fica muito friável ( quebradiço ), sendo então revenido para uma dureza em torno de 55/56 RC para ser usado como uma faca por exemplo. Não se preocupe com a quantidade de informação, aos poucos você vai se familiarizando com a "coisa e o trem fica mais simples" ( em bom mineirês, uai!!! ) Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros gilbertoandre Postado Setembro 27, 2012 Membros Compartilhar Postado Setembro 27, 2012 É por isso que amo os forums ^^ Perguntei sobre o chrome molybdenum e ganhei uma ala de aço 0800, Ja me deu mais um caminho para melhorar minha pesquisa sobre a faca, eu vi neste tópico mesmo um membro falando que possuia uma e acho que ele ate comentou sobre o aço, O problema é reler mais de 100 paginas deste tópico para encontrar kkkkk por sinal comprei a faca depois de ler o comentario dele, que ela era vendida no Brasil mas depois ela só era vendida para Europa e japão parece. E que ela tinha um bom aço e preço bem legal, Muito Obrigado pelas boas vindas Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Setembro 27, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Setembro 27, 2012 Gilberto, Hehehehehehehehehehe Então eu escrevi, escrevi e nem toquei na sua questão! Na verdade esta expressão "cromo molibdênio" só indica que este aço tem estes dois elementos de liga e mais nada ( mais nada no sentido de não significar nada mais que isso ). É muito vaga e genérica! Inúmeros aços tem estes dois elementos de liga em suas composições e nos mais variados percentuais. O Cr por exemplo, confere a propriedade "inoxidável" ao aço, desde que esteja presente em SOLUÇÃO na matriz do aço em percentual superior a 11 ou 12%. Isso às vezes engana um pouco as pessoas, pois o aço D-2 por exemplo, que tem percentual de Cr variando de 11 a 12% não é "inoxidável" porque a totalidade deste Cr não está dissolvido na matriz do aço ( quando ele lhe confere a "inoxibilidade" ), mas uma parte deste Cr se liga a uma parte do C para formar carbonetos de cromo. Já o Mo é um elemento que refina e diminui o tamanho do grão do aço quando em percentuais pequenos. Se você já reparou em uma peça de aço fraturada verá que o interior do aço é granulado. Quanto menor o tamanho dos grãos, melhores as caracteristicas como robustez e resiliência do aço. Em altas concentrações o Mo torna o aço resistente á altas temperaturas. O aço M42 por exemplo, é um HSS ( high speed steel ), ou seja, é chamado de "aço rápido ao molibdênio" e tem entre 9 e 10% deste elemento em sua composição ( entre outros ) e é empregado em ítens como serras para cortar outros aços ( e que sofre bastante aquecimento sem se "destemperar" ), brocas, etc. No caso de sua faca ele deve ser só residual, apenas para ajudar no refinamentos dos grãos do aço. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros gilbertoandre Postado Setembro 27, 2012 Membros Compartilhar Postado Setembro 27, 2012 Depois dessa informação editei até meu avatar, Ja to ficano cracke nesse negócio de aço olha ai, ja to botano a mão na massa Obrigado novamente, pela ajuda. Ja abusando da sua boa vontade, Quero um faca BOA para a d'maria aqui em casa, ela vive brigando porque as benditas facas dela não corta nem agua, ja tenho pedra de dupla face, uma de grid 1k Chaira e tudo que para "Uso Domestico" Precisaria, acho eu ^^ Gosto de ficar Horasss amolando as faquinhas dela, mas está se tornando um trabalho frustrante porque as benditas não segura o corte, ja comprei Tramontina e Musdial aquelas de cabo branco . mas também acredito ser facas "Normais" Fui para o pensamento apelativo e por um fio de cabelo não comprei uma Aitor para ela kkkkkkkkkkkk juro, so não comprei porque imaginei a cena dela na beirada do fogão com uma AITOR BOTEIRO na mão kkkkkkkkkkkk Teria que armar a barraca na sala e acender uma fogueira na hora do jantar ^^ Uma coisa já é FATO vou comprar uma Combate da zakharov, a doida me acompanha nos acampamentos e quando viu a faca já falou na hora, quero uma dessas para minha cozinha e fim de papo http://www.zakharov.com.br/combate.html Mas como pode ver no site ela está esgotada e as da linha domestica, propria para cozinha ela falou que não quer, por 2 motivos, 1 lamina mais fina e 2 a combate serviria tanto para casa quanto para acampamentos, so retirar a cordinha e fica na cozinha na boa ja que tem cabo em madeira ainda passa batido. Então... Até a zakharov estar a venda novamente estou querendo alguma coisa entre (Tramontina e Mundial) e "Aitor e zakharov" Tem alguma sugestão ai colega?? Apesar de que andei olhando a linha de churrasco da zakharov que me agradou muito Abraços e muiiito obrigado pela ajuda Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Setembro 27, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Setembro 27, 2012 Gilberto, Entendo que o seu gosto e da patroa são parecidos, e não se contraria a patroa, todos sabem desta regra! Entretanto as facas que você citou não são facas para cozinha. Podem até ser usadas para tal, mas terão desempenho muito aquém do aceitável. De maneira geral, uma boa faca de cozinha não deve ter mais que 3mm de espessura na espinha ( a não ser uma grande cheff com mais 4 ou 5cm de largura, pois assim, com um desbaste FFG ( full flat ground ) poderá chegar a ter ângulo de 3 graus de cada lado!!! As Aitors para uso outdoor, até onde eu sei tem durezas na casa dos 55 RC,muito semelhante às facas de cozinha “comuns”. Quanto às Zakha, quando eram feitas pelo patriarca eram em aço VC-131 ( D-6 ) e com durezas na casa dos 60/61 RC, mas hoje em dia são em aço 440C ( as “melhores” ) e sua dureza não deve ultrapassar os 58 RC, o que já é bom! Mas sua geometria não as ajuda na cozinha... Há facas japonesas com durezas variando de 58 RC até 66 RC. Uma dureza de 60/61 em uma faca de cozinha, para os meus usos é ideal! Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Phacsantos Postado Setembro 27, 2012 Membros Compartilhar Postado Setembro 27, 2012 Gilberto..tomei a liberdade de responder pra você em outro tópico "facas... qual comprar?" Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Jiv@s Postado Janeiro 14, 2013 Membros Compartilhar Postado Janeiro 14, 2013 (editado) Uploaded with ImageShack.us Feliz 2013 a todos! Sou apaixonado pelo aço desde que me entendo por gente (facas, canivetes, armas de fogo, relógios e carros - tudo tem aço!!!). Tenho aprendido muito com os colegas, em especial o Trauco, VdM e o Cabral Jr, mas só agora resolvi me registrar no mochileiros. Pena que foi por um motivo chato chamado Tramontina Sport mod 2530/07 - e olha que ainda possuo meu 1º canivete tramontina que ganhei quando tinha 14 anos. Comprei na Falconarmas e recebi hoje 14/01/13. Está no site como lançamento(podem conferir), mas a sra Juliana Pereira, Atendente de Vendas da Tramontina Recife S.A me informou que não sabe que modelo é esse e que as ref. atuais são compostas de 5 digitos/3 digitos. É igual a 3ª faca postada pelo Leandro-Blah na 1ª pagina aqui do tópico. Peço licença para repetir sua foto pois não consegui postar a minha. Provavelmente já saiu de linha. Tá certo que foi barata (32,00 à vista + frete), mas precisava ter uma folga tão grande no cabo? Vai ficar só na cozinha mesmo. Agradeço a todos que avisaram o quanto a Tramontina está ruim - mas o teimoso aqui arriscou Enfim não comprem Tramontina, nem de promoção! Abraço a todos. Editado Janeiro 25, 2013 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 15, 2013 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 15, 2013 Tinha um usuário chamado (E), que sumiu do fórum, que recomendava corretamente quais facas da tramontina vale a pena comprar, nenhuma delas era estilo tarzan, rambo, daniel bone, indiana jones, team six, sas, etc e saiam menos de 30 reais, além delas tem o facão e a machete que é bastante usada no corte da cana de açúcar e que tem preços "honestos". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Leandro-Blah Postado Janeiro 19, 2013 Membros Compartilhar Postado Janeiro 19, 2013 Jiv@s, se a sua é igual essa minha e veio com uma folga entre o cabo e a guarda, fazendo ela balançar e fazer um barulhinho, bem vindo ao grupo, vc é mais um com o mesmo problema cronico dessa faca. Não esquenta, acho que nenhuma dessas saiu boa de fabrica...kkkkkkkkkkkkk... essa minha eu comprei quando foi lançada, a muuuitos anos, e sempre esteve assim com esse problema. Eu resolvi pegando uma linha muito resistente, preta, e enrolando ela no vão entre o cabo e a guarda, pra preencher, e dei um nó e o embuti. Resolveu o problema da trepidação. Tramontinas que aguentam um pouco mais o tranco, sem essas folgas, normalmente são todas da linha Amazonas deles. Enfim, não da pra exigir muito de algo nacional e barato, Brasil né gente....rsssssss Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.