Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação

Posts Recomendados

• Membros

Gasparello,

Perfeitas suas colocações. A título de "apimentação" sugiro que você troque o papel que está usando para testar a potencial diferença nos fios; ao invés de usar o A4 de impressora, use papel bem fino do tipo de guias como o DEF ou mesmo bulas de remédio ( as que tiverem papel bem fino ), pois este meio de teste ressalta com mais intensidade as imperfeições do fio que normalmente são mascaradas pelo papel A4 que é enormemente mais espesso e "rígido".

Quanto ao trabalho do Verhoeven acho que você encontrará uma versão em português no site do FCA, na seção de downloads.

Caso prefira, pode procurar pelo original: "Experiments on Knife Sharpening". É bastante fácil de encontrar na net!

Após ler o trabalho e fazer seus testes com papel bem mais fino, retomamos nosso exclente bate-papo!

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros

Opa, deixe-me esclarecer algo pois até eu fiquei com a impressão de que eu estaria impondo condições para dar seguimento à esta instrutiva conversa: quando eu disse após você ler o trabalho, é porque nele há imagens de microscopia que demonstram com clareza as diferenças no fio.

Abraço

Link para o comentário

• Membros
Opa, deixe-me esclarecer algo pois até eu fiquei com a impressão de que eu estaria impondo condições para dar seguimento à esta instrutiva conversa: quando eu disse após você ler o trabalho, é porque nele há imagens de microscopia que demonstram com clareza as diferenças no fio.

Abraço

Não me pareceu imposição, ::quilpish:: não se preocupe, e obrigado por indicar o caminho das pedras. Vou procurar o trabalho no FCA.

Agora fiquei com preguiça de refazer os testes, mas quando ler o material que você comentou, é provável que a vontade apareça de novo, aí te aviso! ::hãã2::

Abraço

Gasparello

Link para o comentário

• Membros
hehehehehe

Este é o efeito do friozinho que esta fazendo ( ao menos por aqui )!

Ah, dentro de minutos vou postar um review com fotos e com um teste comparativo de retenção de fio do canivete Tomahawk da CIMO no bushcraftbr; se não estiver fazendo nada... hehehehehe

Abraço

Não tenho acesso a este fórum, infelizmente.

Abraço

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros

Amigos...

Achei numa loja de cacarecos uma pedra dupla face, composta de Óxido de Alumínio, xingling marca Black Bull. Não tem gramatura descrita .

Barato demais, comprei.

Esse trem é bão? Funciona?

ps: Nunca afiei nada que preste...mas to me sentindo responsável pelo bem estar das minhas meninas. Então...estou montando um kit pro aprendizado.

Aliás...Qual seria uma tralha básica pra começar a brincar?

Grande abraço.

Link para o comentário

• Membros

Gribel,

Não tem dificuldade não. Faça um guia de ângulos como este da página http://www.mochileiros.com/canivetes-facas-afiacao-t52752-375.html. Se não quiser fazer de metal por causa das soldas, faça usando 2 placas de madeira ou plástico e junte as duas com uma dobradiça parafusada! Está pronto o seu angulador! Pode usar um simples toquinho para apoiar a plaa de cima no ângulo desejado.

Afiação manual é simples treino. Com o tempo, todos conseguem afiações perfeitas.

Os anguladores ajudam bastante!

Abraço

Link para o comentário

• Membros

Boca de Veludo,

Chaira estriada até afia, mas é um fio que já nasce meio fragilizado e dura pouco.

Chaira lisa só reassenta o fio rolado.

Chairas cerâmicas e diamantadas afiam bem ( dependendo da grana ), mas exigem maior controle e técnica.

Estes afiadores em "X" ceâmicosou diamantados são muito bons para realinhar os fios e retocá-los quando apresentam mínimo desgaste.

Fios realmente danificados ou cegos demandariam uma eternidade nestes artefatos para ficaem satisfatórios.

Abraço

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...