Membros cabraljr Postado Novembro 15, 2012 Membros Compartilhar Postado Novembro 15, 2012 Gasparello, Perfeitas suas colocações. A título de "apimentação" sugiro que você troque o papel que está usando para testar a potencial diferença nos fios; ao invés de usar o A4 de impressora, use papel bem fino do tipo de guias como o DEF ou mesmo bulas de remédio ( as que tiverem papel bem fino ), pois este meio de teste ressalta com mais intensidade as imperfeições do fio que normalmente são mascaradas pelo papel A4 que é enormemente mais espesso e "rígido". Quanto ao trabalho do Verhoeven acho que você encontrará uma versão em português no site do FCA, na seção de downloads. Caso prefira, pode procurar pelo original: "Experiments on Knife Sharpening". É bastante fácil de encontrar na net! Após ler o trabalho e fazer seus testes com papel bem mais fino, retomamos nosso exclente bate-papo! Um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 15, 2012 Membros Compartilhar Postado Novembro 15, 2012 Opa, deixe-me esclarecer algo pois até eu fiquei com a impressão de que eu estaria impondo condições para dar seguimento à esta instrutiva conversa: quando eu disse após você ler o trabalho, é porque nele há imagens de microscopia que demonstram com clareza as diferenças no fio. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros gasparello Postado Novembro 16, 2012 Membros Compartilhar Postado Novembro 16, 2012 Opa, deixe-me esclarecer algo pois até eu fiquei com a impressão de que eu estaria impondo condições para dar seguimento à esta instrutiva conversa: quando eu disse após você ler o trabalho, é porque nele há imagens de microscopia que demonstram com clareza as diferenças no fio. Abraço Não me pareceu imposição, não se preocupe, e obrigado por indicar o caminho das pedras. Vou procurar o trabalho no FCA. Agora fiquei com preguiça de refazer os testes, mas quando ler o material que você comentou, é provável que a vontade apareça de novo, aí te aviso! Abraço Gasparello Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 16, 2012 Membros Compartilhar Postado Novembro 16, 2012 hehehehehe Este é o efeito do friozinho que esta fazendo ( ao menos por aqui )! Ah, dentro de minutos vou postar um review com fotos e com um teste comparativo de retenção de fio do canivete Tomahawk da CIMO no bushcraftbr; se não estiver fazendo nada... hehehehehe Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros gasparello Postado Novembro 16, 2012 Membros Compartilhar Postado Novembro 16, 2012 hehehehehe Este é o efeito do friozinho que esta fazendo ( ao menos por aqui )! Ah, dentro de minutos vou postar um review com fotos e com um teste comparativo de retenção de fio do canivete Tomahawk da CIMO no bushcraftbr; se não estiver fazendo nada... hehehehehe Abraço Não tenho acesso a este fórum, infelizmente. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Gribel Postado Dezembro 18, 2012 Membros Compartilhar Postado Dezembro 18, 2012 Amigos... Achei numa loja de cacarecos uma pedra dupla face, composta de Óxido de Alumínio, xingling marca Black Bull. Não tem gramatura descrita . Barato demais, comprei. Esse trem é bão? Funciona? ps: Nunca afiei nada que preste...mas to me sentindo responsável pelo bem estar das minhas meninas. Então...estou montando um kit pro aprendizado. Aliás...Qual seria uma tralha básica pra começar a brincar? Grande abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Gribel Postado Dezembro 18, 2012 Membros Compartilhar Postado Dezembro 18, 2012 Fodi 2 lâminas...hehehehe Cara . Estou com um problema seríssimo! Já acendí uma vela pra São Cabral dos AÇOitados. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Boca de veludo Postado Dezembro 18, 2012 Membros Compartilhar Postado Dezembro 18, 2012 hehe, eu prefiro usar uma chaira, ou um afiador mesmo, tipo aqueles da gerber, porque já tem ângulo definido, nunca usei uma pedra pra afiar, deve ser difícil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 18, 2012 Membros Compartilhar Postado Dezembro 18, 2012 Gribel, Não tem dificuldade não. Faça um guia de ângulos como este da página http://www.mochileiros.com/canivetes-facas-afiacao-t52752-375.html. Se não quiser fazer de metal por causa das soldas, faça usando 2 placas de madeira ou plástico e junte as duas com uma dobradiça parafusada! Está pronto o seu angulador! Pode usar um simples toquinho para apoiar a plaa de cima no ângulo desejado. Afiação manual é simples treino. Com o tempo, todos conseguem afiações perfeitas. Os anguladores ajudam bastante! Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 18, 2012 Membros Compartilhar Postado Dezembro 18, 2012 Boca de Veludo, Chaira estriada até afia, mas é um fio que já nasce meio fragilizado e dura pouco. Chaira lisa só reassenta o fio rolado. Chairas cerâmicas e diamantadas afiam bem ( dependendo da grana ), mas exigem maior controle e técnica. Estes afiadores em "X" ceâmicosou diamantados são muito bons para realinhar os fios e retocá-los quando apresentam mínimo desgaste. Fios realmente danificados ou cegos demandariam uma eternidade nestes artefatos para ficaem satisfatórios. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.