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Canivetes & Facas: Afiação


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Grande Cabral.

 

São João é época boa, festas juninas, licor de genipapo, milho cozido, amendoim e as crianças soltando fogos na calçada.

Pena que a seca aqui na Bahia vai apagar um pouco esta festa, o interior está muito sofrido.

 

Ja usei ambas as pedras, a diamantada mais grossa é terrível, chega a "rasgar" o metal da lâmina, já a outra de 600, é mais suave e dá um acabamento bom.

Quanto à outra de pedras 400 e 1000, só dá o trabalho de ficar molhando, mas funcionam muitíssimo bem, o aço fica paracendo um espelho.

A Tramontina se esmerou na fabricação. Um amigo meu comprou a chaira diamantada e está encantado também.

 

Só falta eu achar o ângulo e me acostumar com o trabalho.

 

Abç.

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  • 2 meses depois...
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Saudações a todos ! ::otemo::

 

Passei um tempo longe, infelizmente, e não pude participar ativamente do forum :( .

 

 

Então, esta semana eu estava tentando afiar uma faca de cozinha para minha mãe, dessas inox baratinhas de aço bem mole.

Eu queria saber dos amigos se há alguma dica a ser seguida na hora de afiar uma lamina mole e delgada como estas "inox" de cozinha. Em relação a força, eu devo colocar mais ou menos força do que quando se afia uma faca de aço mais duro ?

 

Essas facas com aço mais mole são meio chatas para afiar ::grr:: . ::carai::

 

Mudando de assunto, esta terça eu assisti ao primeiro episódio do Desafio em Dose Dupla Brasil, foi no pantanal , eu achei bem interessante, fiquei de olho nas facas, um deles usou uma faca grande que lembrava um facão, o outro usou uma que lembrava uma Ka-bar militar e uma pequena skinner ful integrated tang, sem revestimento no cabo e do tamanho de uma neck knife, ele usou essa para preparar um jacaré para comer ::ahhhh:: .

 

Aprendi muita coisa, não vou perder um episódio ::otemo::

 

Abraços.

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Eduardo,

 

Idealmente nem em aço duro e nem em aço mole se aplica maiores pressões ao se afiar. Isso seria contra-producente, pois as pedras abrasivas tipo carborundum, óxido de alumínio, pedras d'água japonesas, sintéticas, etc ( e claro, as lixas também ) são "desenhadas" para sofrerem ruptura das partículas abrasivas superficiais que desgastam suas arestas cortantes, expondo sempre partículas novas com arestas bem vivas que em última análise é desgatam o aço.

 

Aplicar maiores forças ao se afiar pode até apresentar algum ganho no tempo gasto na afiação, mas desgastará muito mais rapidamente as pedras e/ou lixas pois arrancará as partículas superficiais ainda aptas a promoverem o eficiente desgaste do aço. Além deste problema, serão causados riscos e sulcos no aço mais profundos o que demandará mais tempo em grana mais fina para suavisar, também implicando em mais desgaste de aço sem "necessidade".

 

Uma forma de agilizar a afiação, mas que nem sempre é possível de se fazer, é colocando um filete de água corrente sobre a pedra em uso. Isto evita que a lama formada de partículas de metal e abrasivo fique "entupindo" os poros da pedra, aumentando a eficiencia do abrasivo.

 

Uma dica que talvez valha a pena você testar no seu uso, já que aqui em casa alguns testes que fiz parecem apontar nesta direção, é finalizar lâminas de aços mais moles ( as nossas facas "comuns" de cozinha, Tramontinas, Mundiais, etc ) em granas de no máximo 400. O lado fino das carborundum dupla-face funcionaria bem, pois tem cerca de 280 a 320 de grana.

 

A minha teoria é que como são aços de pouca resitência à abrasão e com durezas no máximo de 55 RC, deixar o fio mais parecido com uma mini-serrilha, com mini-dentes até bem agressivos, propiciaria que estes dentes ao se desgastarem formem outros dentes até menores e que garantirão o corte por mais tempo. Fios mais polidos sofrem desgaste mais ou menos homogêneo tendendo simplesmente a aumentar a espessura da borda extrema do fio, arredondando-o.

 

Veja que não estou afirmando que isto seja válido na prática pasra todos e nem mesmo que a explicação seja a da minha hipótese, mas apenas o que observei na minha prática. Mas acho que não custa tentar e verificar o resultado.

 

Espero ter respondido suas dúvidas. Se tiver ficado alguma, ou se suscitei novas dúvidas, é só dar um toque.

 

Abraço

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Grande Mestre Cabral

 

Eu estou quase fazendo meu strop, e queria perguntar qual cola devo usar para colar o couro na madeira ::mmm: , e como eres mestre na afiação queria saber qual tipo de cola me recomendas :mrgreen: .

 

A propósito eu andei fazendo umas tentativas sobre o micro-fio, dei umas duas ou três passadas em cada lado da faca no lado fino da carborundum usando um ângulo mais aberto. O micro-fio ao olho nu é muito difícil de ser notado, apenas olhando na luz se vê uma linha que reflete em um ângulo mais obtuso, pelo que você disse ele ocupa 1/10 do comprimento do desbaste, então é normal ter um pouquinho de dificuldade para visualizar o micro fio mesmo ?

A diferença no teste de corte do papel foi imperceptível para mim , deu a impressão de continuar cortando tão bem quanto antes. Gostei muito da técnica e até agora as faquinhas estão mantendo o fio como nunca antes.

 

Valeu ! ::otemo::

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Eduardo,

 

hehehehehehe, "kibom" que suas facas estam cortando bem e que o fio esteja durando mais na sua percepção, pois esta é uma das vantagens da técnica do micro-fio.

 

Com relação à cola, tanto para bases de madeira e/ou plástico eu uso a cola de contato, vulgo cola de sapateiro. Aplico uma camada no couro e outra onde ele deverá ser colado, aguardo uns minutos até a presa se iniciar e então junto as duas superfícies e aplico uma pressão, que pode ser dada por anteparos de madeira ou outro material em uma morsa, ou simplesmente colocando um anteparo sobre o conjunto que deverá estar em uma superfície plana e colocando um peso em cima; até garrafa(s) pet com água está valendo.

 

O bom desta cola é que mesmo depois de seca ela ainda apresenta boa resiliência.

 

Tome os cuidados de praxe: mexer um pouco a cola para homogeinizar efazê-lo em local aberto e ventilado por causa dos vapores exalados.

 

O micro-fio é mesmo difícil de se ver, pois como você bem colocou, ele pode variar de apenas 1 décimo de mm até pouco menos disto, dependendo do desbaste de alívio queé dado.

 

Um desbaste de 10 graus de cada lado se aplicado ao mesmo um micro-fio de 15 graus de cada lado ( dcl ) este terá cerca de 1/5 a 1/4 da largura do desbaste. Se o micro-fio for 20 graus dcl terá 1/10 mais ou menos ( a espessura da lâmina no ombro do desgaste de alívio também influencia nesta relação ). Nestes casos realmente ele é de difícil visualização à olho nu, sendo mais perceptível como você disse com a variação do ângulo de incidência de luz.

 

Muito obrigado pela gentileza do comentário, mas o título de Mestre por aqui já tem dono e com todo o direito e justeza vai para o nosso grande amigo Véio du Mato!!!

 

Grande abraço

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  • 2 meses depois...
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Mais uma vez vou fazer uma postagem aqui a pedido de amigos, em especial do EDDY ( entre outros ) que não consegiu acesso em outro fórum...

 

Apresento aos amigos o meu mais novo gadget de afiação: o angulador variável!

 

2a0kpd0.jpg

 

Muito mais simples e muito mais eficientes que os anteriores! Também muito mais simples de ser clonado pelos amigos!

 

2zz2arr.jpg

 

São apenas duas barras chatas de 4mm soldadas com dois gonzos. 2 parafusos para travar as pedras e um pedaço de barra quadrada para servir de batente.

 

f0vwaq.jpg

 

Usei um cantoneirinha à qual fixei 2 imãs de neodímio e é ela que propicia a elevação desejada!

 

35bwp4m.jpg

 

As marcações são dos principais ângulos que uso: 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35 e 40 graus, mas pode ser escolhido qualquer ângulo neste intervalo.

 

5bnqe8.jpg

 

Muito mais leve e versátil!

 

E obviamente que já foi mais do que devidamente testada e aprovada!

 

 

2zqu64m.jpg

 

Para se fazes as marcações dos principais ângulos desejados há duas formas: recorrer ao teorema de Pitágoras ou pode-se simplesmente com um transferidor de ângulos traçar em uma folha de papel A4 "deitada" ( paisagem ) os ângulos desejados ( trace vários e comece a fazer o setup no maior ângulo, assim pode-se simplesmente e cortando e eliminando as marcações já usadas e usando os outros triângulos retângulos no setup ).

 

9gwnmh.jpg

 

Os triângulos não precisam ter exatamente as mesmas medidas das barras, pois pode-se simplesmente ir "casando" a hipotenusa com o nível superior da barra inclinada ( alinhamento ). Lembrando que a base dos triângulos ( cateto oposto ) deve estar apoiada na face superior da barra de apoio e não na superfície na qual ela estiver ( mesa, bancada, etc ).

 

2uqnfva.jpg

 

Lembrando aos amigos que este dispositivo é "fixado" com imãs de neodímio de HD à uma placa de aço retangular com maior largura que tenho para completa estabilidade durante a afiação. Isto pode ser claramente visto nos meus vídeos sobre afiação.

 

mb02u8.jpg

 

Uma questão que alguns amigos levantaram é se em ângulos maiores não se correria o risco de empenamento da barra superior ou forçamento excessivo dos gonzos. Como afiação deve ser feita sem pressão elevada o empenamento ao menos nestas chapas de 4mm e neste tamanho não parece ocorrer. Já o forçamento dos gonzos é uma realidade pelo efeito de alavanca exercido sobre os mesmos. Isso pode ser contornado usando-se um toquinho de madeira, ou um recorte de pedra ou qualquer outro material que possa ser posicionado na porção anterior, entre as duas chapas, servindo de calço/apoio.

 

Sempre lembrando que pode ser perfeitamente confeccionado em madeira e utilizada uma dobradiça para unir as duas "pranchas". A eficácia é a mesma! Vai depender de quem desejar construir algo semelhante ter maior facilidade na lida com aço ou madeira e/ou dispor dos materiais e meios necessários.

 

É isso!

 

Abraço

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Amigo Helio

Uma vez mais gentilmente me atende. Este seu dispositivo.. é muito levinho mesmo e claro versatil. Tambem tomei conhecimento deste espaço e ja me escrevi( aqui sou Z.EK- OU SEJA A VERSAO EDDY) . Por outro lado eu construi uma plataforma, mais leve que a anterior que havia construido. Mas a tua é realmente versatil. Abçs

e uma vez mais Obrigado.

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