Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação

Posts Recomendados

• Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros de Honra

Fio "navalha" tem maior demanda em culinária, onde as lâminas costumam ser delgadas (2-2.5mm na espinha) e ter fio plano ("flat ground"). Nesses casos, o problema da perda de habilidade de corte ou necessidade de mais pressão por aumento do ângulo da cunha em corte clivado, é bem minimizado, em compensação a faca é consumida ao longo dos anos a cada afiação.

Essa perda é mais notável em lâminas espessas onde a afiação exige uma reforma geral que aproxima, gradualmente o fio da espinha. Mas nessas aí, o fio fino e corte delicado costuma ser exceção e a clivagem a golpe a regra. Pra restaurar o original, seria necessário uma passada numa máquina de usinagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

Já que era para se fazer um vídeo, resolvi também desmistificar um mito que é recorrente que afirma que aços como D-2 em durezas na casa dos 60 RC necessitam obrigatoriamente de placas diamantadas ou lixadeiras de cinta

O correto seria "necessitam obrigatoriamente de placas diamantadas, lixadeiras de cinta, ou paciência" ::hãã2::

A minha pedra carborundum (p.ex.) é dura mas não tem aspesereza para desbastar os dentes do D-2 tão rapidamente como a chapa diamantada, por isso eu fiz o comentário a respeito dessa qualidade da chapa diamantada chinesa "Schrade".

Foi mais para avaliar a chapa do que o D-2. ::hãã2::

Para quem tem paciência ou curte afiação, com certeza não precisa de nada especial para D-2, qualquer pedra com quartzo deve funcionar.

Eu, pessoalmente, prefiro usar a Schrade nele ::otemo::

Link para o comentário

• Membros

Trauco,

A citação absolutamente não foi dirigida à você que em mais de uma oportunidade já deixou claro que pensa como eu que isso é coisa de "gringo".

Por favor pare de encarar o que escrevo como tentativas de depreciá-lo de alguma forma. Já estou deixando de postar muita coisa por aqui para não ficar neste clima.

E claro que no caso da placa diamantada um dos melhores testes que você poderia fazer seria mesmo com o D-2, já que dos aços que temos à nossa disposição de forma mais acessível é o que mais exigiria dela.

Link para o comentário

• Membros de Honra

O comentário veio após o meu post sobre chapa e diamantada e afiação de D-2 o que pode ser visto como uma réplica dentro do post.

Na verdade, o meu feedback sobre a Schrade foi voltado para alguns outros posts onde se argumentava que as pedras de carborundum do mercado brasilieiro demoravam para afiar lâminas desse aço, o que não ocorre com a Schrade que remove até as escaras de corrosão (embora, posteriormente, o local volte a manchar )

Link para o comentário

• Membros

Trauco,

Lhe asseguro que só postei aqui este post por solicitação de amigos que não vem ao caso mencionar. Se procurar o mesmo título verá que o mesmo "artigo" foi postado dia 8 em um fórum e dia 9 no scribd e foi escrito por solicitação de foristas de outros fóruns após um post meu sob tralha de afiação que sequer postei aqui.

Eu nem iria fazer a postagem aqui...

Eu realmente vi seu post e só não fiz comentário sobre sua aquisição justamente para não gerar nenhum tipo de má interpretação. Veja que eu mesmo tenho duas plaquinhas diamantadas, e acho que com você mesmo em postagens anteriores já comentei que ao menos as minhas tem a mesma eficiência que minha pedra carborundum lado coarse para desbastar as minhas lâminas em D-2.

Se houvesse a mais remota intenção de mesmo indiretamente fazer uma correlação ao seu post eu teria feito a postagem bem antes. E se puxar pela memória verá que você mesmo em outros tempos já havia me alertado que a questão dos meus comentários a cerca deste "mito" de que só placas diamantadas seriam víáveis para afiar estes aços mais duros e resistentes à abrasão era coisa de "gringo preguiçoso" ( ou algo que o valha ).

Se quiser, é só checar o que estou lhe afirmando.

Essas leituras que você faz do que eu posto é que cada vez mais me fazem diminuir as postagens aqui.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Sem stress, eu só expliquei a coincidência e as suas consequências. Da minha parte, eu só quis informar que a Schrade chinesa funciona bem com aços extra-duros. Mas ela também funciona bem com aços inox "manteiga", que costumam entupir as carborundum brasileiras da Saint-Gobain, sem reter resíduos.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  • Membros

Já que meu DC4 se perdeu pela receita ou pelo meu condominio, eu adiquiri duas pedras de afiar da Tramontina que circulavam pelo mercado livre.

Uma é diamantada e outra é tipo pedra mesmo.

Agora estou aparelhado para tentar (eu disse: tentar!) afiar as lâminas de uma forma mais eficiente.

Falta fazer o estropo, um dia destes quem sabe heheheheh

Abraços.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...