Membros cabraljr Postado Maio 20, 2012 Membros Compartilhar Postado Maio 20, 2012 Marcosmm, Hehehehehe, isso é mandatório pois seria uma tentativa ainda que mínima de retribuir o muito que aprendi aqui. Obrigado. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Maio 21, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 21, 2012 Fio "navalha" tem maior demanda em culinária, onde as lâminas costumam ser delgadas (2-2.5mm na espinha) e ter fio plano ("flat ground"). Nesses casos, o problema da perda de habilidade de corte ou necessidade de mais pressão por aumento do ângulo da cunha em corte clivado, é bem minimizado, em compensação a faca é consumida ao longo dos anos a cada afiação. Essa perda é mais notável em lâminas espessas onde a afiação exige uma reforma geral que aproxima, gradualmente o fio da espinha. Mas nessas aí, o fio fino e corte delicado costuma ser exceção e a clivagem a golpe a regra. Pra restaurar o original, seria necessário uma passada numa máquina de usinagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Maio 21, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 21, 2012 Já que era para se fazer um vídeo, resolvi também desmistificar um mito que é recorrente que afirma que aços como D-2 em durezas na casa dos 60 RC necessitam obrigatoriamente de placas diamantadas ou lixadeiras de cinta O correto seria "necessitam obrigatoriamente de placas diamantadas, lixadeiras de cinta, ou paciência" A minha pedra carborundum (p.ex.) é dura mas não tem aspesereza para desbastar os dentes do D-2 tão rapidamente como a chapa diamantada, por isso eu fiz o comentário a respeito dessa qualidade da chapa diamantada chinesa "Schrade". Foi mais para avaliar a chapa do que o D-2. Para quem tem paciência ou curte afiação, com certeza não precisa de nada especial para D-2, qualquer pedra com quartzo deve funcionar. Eu, pessoalmente, prefiro usar a Schrade nele Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Maio 21, 2012 Membros Compartilhar Postado Maio 21, 2012 Trauco, A citação absolutamente não foi dirigida à você que em mais de uma oportunidade já deixou claro que pensa como eu que isso é coisa de "gringo". Por favor pare de encarar o que escrevo como tentativas de depreciá-lo de alguma forma. Já estou deixando de postar muita coisa por aqui para não ficar neste clima. E claro que no caso da placa diamantada um dos melhores testes que você poderia fazer seria mesmo com o D-2, já que dos aços que temos à nossa disposição de forma mais acessível é o que mais exigiria dela. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Maio 21, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 21, 2012 O comentário veio após o meu post sobre chapa e diamantada e afiação de D-2 o que pode ser visto como uma réplica dentro do post. Na verdade, o meu feedback sobre a Schrade foi voltado para alguns outros posts onde se argumentava que as pedras de carborundum do mercado brasilieiro demoravam para afiar lâminas desse aço, o que não ocorre com a Schrade que remove até as escaras de corrosão (embora, posteriormente, o local volte a manchar ) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Maio 21, 2012 Membros Compartilhar Postado Maio 21, 2012 Trauco, Lhe asseguro que só postei aqui este post por solicitação de amigos que não vem ao caso mencionar. Se procurar o mesmo título verá que o mesmo "artigo" foi postado dia 8 em um fórum e dia 9 no scribd e foi escrito por solicitação de foristas de outros fóruns após um post meu sob tralha de afiação que sequer postei aqui. Eu nem iria fazer a postagem aqui... Eu realmente vi seu post e só não fiz comentário sobre sua aquisição justamente para não gerar nenhum tipo de má interpretação. Veja que eu mesmo tenho duas plaquinhas diamantadas, e acho que com você mesmo em postagens anteriores já comentei que ao menos as minhas tem a mesma eficiência que minha pedra carborundum lado coarse para desbastar as minhas lâminas em D-2. Se houvesse a mais remota intenção de mesmo indiretamente fazer uma correlação ao seu post eu teria feito a postagem bem antes. E se puxar pela memória verá que você mesmo em outros tempos já havia me alertado que a questão dos meus comentários a cerca deste "mito" de que só placas diamantadas seriam víáveis para afiar estes aços mais duros e resistentes à abrasão era coisa de "gringo preguiçoso" ( ou algo que o valha ). Se quiser, é só checar o que estou lhe afirmando. Essas leituras que você faz do que eu posto é que cada vez mais me fazem diminuir as postagens aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Maio 22, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 22, 2012 Sem stress, eu só expliquei a coincidência e as suas consequências. Da minha parte, eu só quis informar que a Schrade chinesa funciona bem com aços extra-duros. Mas ela também funciona bem com aços inox "manteiga", que costumam entupir as carborundum brasileiras da Saint-Gobain, sem reter resíduos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Maio 22, 2012 Membros Compartilhar Postado Maio 22, 2012 Trauco, Beleza! Nos entendemos! :'> Sem stress! Pode estar certo que foi apenas coincidência mesmo! Quanto mais informações e avaliações postarmos aqui, mais estaremos contribuindo com todos e conosco mesmo! Parabéns pela aquisição! :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Guimarães1502428695 Postado Junho 13, 2012 Membros Compartilhar Postado Junho 13, 2012 Já que meu DC4 se perdeu pela receita ou pelo meu condominio, eu adiquiri duas pedras de afiar da Tramontina que circulavam pelo mercado livre. Uma é diamantada e outra é tipo pedra mesmo. Agora estou aparelhado para tentar (eu disse: tentar!) afiar as lâminas de uma forma mais eficiente. Falta fazer o estropo, um dia destes quem sabe heheheheh Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Junho 13, 2012 Membros Compartilhar Postado Junho 13, 2012 Diz ai meu rei!!! Achei que tu ia ficar na moleza até depois do são joão! Hehehehehe Deu o ar da graça, sumido! Depois que já tiver mais rodagem com a diamantada da tramontina nos passe suas impressões! Um abração! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.