Membros yoda Postado Março 3, 2012 Membros Compartilhar Postado Março 3, 2012 O mesmo, com uso da chaira... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Março 3, 2012 Membros Compartilhar Postado Março 3, 2012 Yoda, Apesar destas chairas estriadas parecerem estar dominando o mercado, praticamente a totalidade daqueles que realmente gostam de fios tipo navalha e que afiam suas próprias lâminas e os mais renomados "afiadores de facas" não recomendam as mesmas, porque principalmente quando novas e em aços mais moles, literalmente retiram "micro-tiras" do fio, enfraquecendo-o e tornando-o irregular. Afora este detalhe, o vídeo é legal! :'> E a questão de não puxar o fio da faca contra o operador, é apenas uma questão de segurança. Nestes mais de 30 anos que afio lâminas, nunca ocorreu um único incidente, por menor que fosse, durante o uso da chaira/fuzil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Eduardo Ramos Postado Março 7, 2012 Membros Compartilhar Postado Março 7, 2012 Cabral, oque voce acha? http://www.cutelariafiveladeouro.com.br/prod,IDLoja,12619,Y,9511271422381,IDProduto,2141916,afiadores-pedra-arkansas-para-afiar-tri-stone-ac21 É uma boa? Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Março 7, 2012 Membros Compartilhar Postado Março 7, 2012 Eduardo, Vou lhe dar uma opinião calcada no meu gosto pessoal: não gosto de pedras que usam óleo! Por que? Pela lambança que fazem, só por isso. Agora, vou fazer outras argumentações: o conjunto é pequeno, apenas 15cm de comprimento. O conjunto é muito caro! As pedras tipo Arkansas, com exceção da translúcida se desgastam muito rapidamente. Por este valor ai, você compra umas 2 ou 3 carborundum dupla-face e uma japonesa King ou Suehiro de grana 1.200 que são verdadeiros tijolos, medindo cerca de 20,5x 6,5 x 3,5 e que vai durar praticamente a vida toda e vai dar um nível de acabamento excelente nos fios!. Como no caso do kit só se menciona grana grossa, fina e super fina, sem detalhar, eu ficaria com a carborundum e a japonesa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Eduardo Ramos Postado Março 7, 2012 Membros Compartilhar Postado Março 7, 2012 Hmmm ainda bem que voce me avisou! hehehehe Vou dar uma olhada na King e na Suehiro 1200! Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Guimarães1502428695 Postado Março 20, 2012 Membros Compartilhar Postado Março 20, 2012 Turma, boa noite. Chegou a pasta de polir verde, marca Jacaré. Não diz nada se é óxido de cromo ou não, diz apenas "pasta para polir e lustrar metais cromados aço inox e platina - verde cromo". Como o Cabral havia falado desta marca e foi a única que achei, então comprei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Março 21, 2012 Membros Compartilhar Postado Março 21, 2012 Guimarães, A pasta jacaré verde é sim óxido de cromo. Se já tiver o couro é só "carrega-lo" com ela e stropar as lâminas ( teste o antes e o depois para ver a diferença - o D-2 é o que dá menos diferença - ). Se não tiver o couro ainda, pode usar um papelão e testar. O importante é que a diferença nos fios será mensurável! Mais cuidado com os dedos daqui para frente! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Guimarães1502428695 Postado Março 21, 2012 Membros Compartilhar Postado Março 21, 2012 Guimarães, A pasta jacaré verde é sim óxido de cromo. Se já tiver o couro é só "carrega-lo" com ela e stropar as lâminas ( teste o antes e o depois para ver a diferença - o D-2 é o que dá menos diferença - ). Se não tiver o couro ainda, pode usar um papelão e testar. O importante é que a diferença nos fios será mensurável! Mais cuidado com os dedos daqui para frente! Uiiiiii.... já senti o dedo!!!!! Cabral, eu tenho sola (couro). Qual o lado que uso, o liso ou o crespo? Qual o comprimento ideal? Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Março 21, 2012 Membros Compartilhar Postado Março 21, 2012 Guimarães, Ai já é mais uma questão de gosto individual. Os dois que mais uso, um tem 17 x 7cm com uma sobra do plástico de apoio de 4 x 1,5cm nas extremidades; as laterais não tem sobras. Este é o levinho, para retoque à qualquer hora. E tem o maior, de caibro, com uns 30 x 8 cm. Este funciona para as facas grandes de cozinha e churrasco. Mas o menor, com jeito, também daria! O lado do couro é o da raspa ( crespo ). Mas o meus strops na contra-face ( o outro lado do suporte ) tem o couro com a face lisa para cima ( puro preciosismo e exagero ), ou seja, são dupla-face. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Março 21, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 21, 2012 Guimarães: se puder, deixe o fio da D-2 polido como um espelho, isso vai aumentar a resistência dele à corrosão salina e evitar que ele se desmanche produzindo não-tão-micro-assim-fio que o pessoal detesta nas Mora Classic de aço carbono. Eu achei que era só mancha, mas olhando de novo as duas fotos que eu postei, é erosão forte mesmo, com perda de material (confira as fotos em tamanho real). Eu atribuo essa fragilização à máquina/instrumento usado para afiar a lâmina, acho que ninguèm lembra mas eu falei que a minha faca tinha chegado com o fio cego perto do cabo e bom na ponta, mas que esta estava levemente azulada por aquecimento produzido pela abrasão. Acho que esse fio foi feito sem resfriar e criou esse stress que faz a lâmina desmanchar como biscoito Duchen no copo de Toddy. Polindo , ao menos você reduz a superfície e remove as estrias que ajudam a corrosão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.