Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação

Posts Recomendados

• Membros

Bom dia, Gilmar!

Pode confiar, apenas esta pedra mais o strop já é suficiente para raspar cabelo sem irritar (ou como o Cabral gosta de colocar: o partir em dois ::otemo:: ). Claro que outras pedras de grãos mais fino vão dando melhor acabamento até chegar no couro. Sem dúvida, para quem gosta de suas lâminas sempre bem dispostas, não será nenhum problema acrescentar algumas etapas ao processo de afiação. Com o tempo vai somente usar as que acha essenciais para chegar onde precisa.

Se me permite, aconselharia você chegar a deixar sua lâmina tinindo apenas com as que já tem (compre quantas quiser), quando chegar a um excelente (não bom) resultado as demais granulações serão muito mais úteis. Acontece que, com a parte mais áspera desta sua pedra é que se refaz o fio, não adianta ir para o lado fino sem que tenha removido uma quantidade significante (para este propósito) de material. Imagina se já partir para as mais menores ainda? E o strop? Este último, se sua lâmina já não estiver bem afiada de nada adiantará.

Descrevemos bastante o processo de afiação nas postagens neste tópico, de uma boa lida com atenção, experimenta mais um pouco e não deixe de perguntar se ainda tiver dúvidas e/ou comentar os avanços.

Grande abraço!

Bom dia (E),

Vou tentar novamente hoje na carborundum refazer o fio da minha faca de cozinha (Mundial)... E dar acabemento no lado Fino e strop para testar.

Afinal é uma boa lamina e barata (R$ 25,00).

Abraços,

Gilmar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Bom dia (E),

Vou tentar novamente hoje na carborundum refazer o fio da minha faca de cozinha (Mundial)... E dar acabemento no lado Fino e strop para testar.

Afinal é uma boa lamina e barata (R$ 25,00).

Abraços,

Gilmar

Gilmar, meu caro! Isso mesmo, não desista! Tente deixar o punho firme mexendo apenas o braço, se concentra no ângulo para que não mude ao longo do movimento e coloque certa pressão na pedra mais áspera. Diminua a pressão conforme diminui a granulação e para o strop aplique novamente pressão; só que neste último caso, lembre-se de passar a lâmina invertida, como se tivesse passando manteiga no pão. Só passe para a pedra mais fina quando, com a grossa, já sentir um bom fio (vai checando as rebarbas, de um lado para o outro e diminuindo quando passar para uma vez de cada lado). Não tenha pressa para não se machucar: melhor fazer bem feito o fio do que um teatro para os outros. Tudo que resumi aqui está bem detalhado no tópico, vai ser fácil e a experiência vem com a prática.

Até!

Link para o comentário

• Membros

Bom dia Sr's,

Primeiramente venho agradecer a todos que me ajudaram nesta empreitada... Lendo um pouco mais no tópico achei as informações sobre desbaste de alivio (10º à 12º) e depois sobre o fio final (17º à 20º).

Consegui faze-los utilizando a dicas das moedas de dez centavos.

Resumindo, apenas com a Carborundum + Strep + Óxido de cromo, consegui rapar o pelo do braço e picotar literalmente o papel ::otemo:: .

Minha próxima aquisição será uma pedra King ou Suehiro 1200. Acho que com isso já me dou por satisfeito para brincar com as laminas ::hahaha:: .

Abração a todos que me ajudaram nesta empreitada.

Gilmar

Link para o comentário

• Membros

Gilmar,

Parabéns pelo alcançado! ::otemo:: O mérito é todo seu, pelo esforço e com certeza dedicação ao "projeto afiação".

Lembre-se que sua afiação irá melhorar mais ainda com a prática. Esta técnica de desbaste de alívio e fio verdadeiro nada mais é que um processo de afiação que permite maior longevidade ao fio e facilidade nos retoques.

A técnica em si da afiação, você já dominou! ::cool:::'> Agora vai ser um tal de parentes e amigos pedirem para você afiar as "ceguinhas" deles... :D só para depois reclamarem com você que um ou outro cortou os dedos! :mrgreen:

Seu investimento na sintética japonesa ( Suehiro ou King 1200 ) dará um excelente retorno! Primeiro que você vai ver que estas pedras são uns "tijolos"; segundo, elas desgastam-se muito pouco, pois sua utilização básica é como "polidoras"; terceiro, são excelentes para retoques no fio, pois fazem isto de forma rápida e já o deixando praticamente polido.

Uma dica de utilização: deixe-a de molho por no mínimo 5 min antes de começar a afiação. Mantenha ao lado a vasilha que usou para deixá-la de molho junto com uma buchinha de espuma ou um pedaço de espuma e frequentemente passe esta buchinha na pedra com um pouco de água para limpar a pouca "lama" que se forma e manter a pedra sempre úmida. Nunca ponha a pedra para secar no sol!

E por último, claro, continue por aqui agora ajudando outros amigos quando estes entrarem com dúvidas sobre afiação e dando outras contribuições, ou só descontraindo como fazemos na maioria das vezes! ::cool:::'>

Link para o comentário

• Membros

Hehehehehe

Há algum tempo eu tinha postado que este professor seria o ídolo aqui do fórum! ::cool:::'> :D

Mas vamos colocar os pingos nos "is": fios de 15, 20, 25 e até 30 graus de cada lado, quando bem feitos rapam cabelos dos braços e pernas sem o menor problema.

Agora, fazer barba sem irritar a pele, somente fios abaixo de 7 graus de cada lado e bem polidos. Como já disse, estes fios agudíssimos podem ser colocados em qualquer aço, o problema é que dependendo do aço até uma folha de papel A4 irá "acabar" com eles.

Não se iludam, a machadinha e a pá das imagens não tem fios ( inclusos ) maiores que 15 graus, sendo que na verdade acredito que sejam até um pouco mais agudos que isso...

Afiação é técnica e arte! A técnica todos podem aprender com relativa facilidade. A arte está justamente em sutís mudanças e adaptações na técnica para adequa-la às diferentes geometrias de lâminas e fios, diferentes aços tanto em composição quanto em dureza e as variadas aplicações. Esta última portanto depende de bom-senso e conhecimento aliados a muita, mas muita prática!

Link para o comentário

• Membros

Hehe! Não lembro como cheguei nestas imagens, mas faz tempo.

Pois é, Cabral, tem muito show por aí, a graça deste tipo de apresentação está na descontração. Agora, se cara diz que faz convencendo outros por truques baratos é uma questão de tempo para alguém colocar as coisas a limpo. Nesta questão de afiação mesmo, quanto já escutei de quem faz uma cabeleira com poucos fios na cabeça de um sujeito apenas repartindo-os. Principalmente pela internet onde 'avatars' vomitam incansavelmente informações recortadas daqui e dali.

Saber sobre tipos de aço, dureza, tratamento, afiação, granulação, ângulo, equipamento, etc., na minha humilde opinião, não serve de muito para atestar nada. Quem garante que o que disseram para você é exatamente o que adquiriu? Por exemplo, se um aço é X e se ele tem a dureza Y passando pelo tratamento Z. Claro que percebemos a diferença de um para o outro quando se distanciam um tanto. Nos baseamos no que lemos por aí sobre o que tem certa fama, por colocarem a prova com certo equipamentos de medição, agora nos demais casos, quem garante?

Fazer a barba com estes ângulos maiores que 7 graus eu não vejo problema, nem toda pele ficará irritada. O ideal, como um certo padrão para vários tipos de peles será mais baixo, mas nada impede de conseguir assim. Gosto de quebras as regras, principalmente quando alguém diz que não é possível. As vezes não dá mesmo ou talvez me falte habilidade para desafiar o dito; sempre imagino que alguém que não consegue, adquiri certa moral e dita limites gerais pelos seus próprios.

Não sei se fui claro, mas não me deixo muito levar pelos outros. Como incentivo pode ser, a favor ou contra, mas numa como 'ponto' nenhum.

Abraço!

Link para o comentário

• Membros

Bom galera, depois do meu sucesso no primeiro passo afiando as facas de cozinha e a Amazon (que até refiz o desbaste e deu tudo certo após, acredito eu, ter estragado nas primeiras tentativas a 1 mes atrás hehe) agora vamos pular pro Machete hehe

Bom, o Gator Jr. dizem que é Aço Carbono, e é porque deu umas enferrujadas depois de ser usado intensamente na Serra do Mar Paranaense, a questão é ele tá com 2 saliencias laterais de aço no fio como se tivessem dobrado pro lado e criado um dente, 1 grande a uma pequena, óbvio que lá no meio do mato eu nem liguei e continuei abrindo picada e arrancando troncos com ele sem nenhum problema mas agora pretendo arruma-las porém eu não sei como hehe E claro depois queria saber uma coisa, não sei o grau de desbaste dele e não sei a mínima idéia de como descobrir eu já consegui afiar ele uma vez e deu tudo certo mas eu fiz na loca agora queria saber como fazer com o angulo certo só para afiá-lo no lado fino da pedra enquanto estou sem o Strop que daqui 1 semana ou mais vou providen$iar ::mmm:

Abraços!

Link para o comentário

• Membros

Eduardo,

Esta porção rolada que você citou pode ser endireitada usando uma chaira lisa; se este aço está comprometido ( fatigado ) é outra questão...

Eu meteria a lima e eliminaria esta porção ( igualando em todo o fio, é claro ).

Você não gostou das moedas, tudo bem; agora não sei se tem um método mais prático para se trabalhar com um mesmo ângulo ao longo de toda a afiação, ainda mais em uma lâmina longa. Só dei a dica das moedas porque medi nos meus ânguladores e 1 correspondia mais ou menos a 10 graus e 2 a mais ou menos 20 graus.

No meu kukri machete CS dei um desbaste de alívio de 10 graus e um fio de 20 para alto desempenho em casa e na roça. Se fosse para o mato manteria os 10 graus de alívio ou se fosse fazer o desbaste pela primeira vez talvez colocasse 15 graus para uma robustes "à prova de tudo"; quanto ao fio verdadeiro cravaria 25 graus de cada lado.

Afiar à mão livre, para quem está começando, sem muito treino, sem memória muscular, manter o mesmo ângulo ( ainda mais se for um ângulo mais obtuso ), não vou dizer que é impossível, mas nunca vi um iniciante conseguir, ainda mais em uma lâmina grande.

Sua outra opção é usar o mouse pad ou uma borracha tipo manta mais macia e as lixas d'água e fazer um fio convexo. Fica robusto "pakcet" mas perde habilidade de corte para mato leve e médio.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...