Membros Véio du Mato Postado Janeiro 18, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 18, 2012 Eu tenho um pequeno kit de campo, que dá conta do recado no mato. é o DC4 mais um afiador de carbeto de tungstênio que faz o papel de lima para tirar dentes ou estragos maiores (emergências) a dentro da capa de couro vai a pedra dupla face, uma haste de cerâmica muito fina ( acho que #4000 "chute") e por fim uma tira de couro com óxido de cromo. não ocupa lugar na mochila, tem uns 10cm, e resolve a maioria dos problemas. inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros gilmar_on Postado Janeiro 18, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 18, 2012 Boa noite Galera, Após pesquisar na muito Net, ver os videos de afiação do MAC e ler muito aqui neste tópico extenso, me restaram algumas dúvidas. Vamos ver se o pessoal consegue me ajudar. Equipamentos que tenho 1º) Pedra tipo canoa (Já descobri que deve ser usado somente para ferramentas). 2º) Pedra carborundum (120 / 320). 3º) strop com óxido de cromo (pasta jacaré, dica valiosa do Cabral... Pois pasta de polir a base de óxido de cromo nas casas de abrasivos aqui em Curitiba o pessoal nem sabe do que se trata). Equipamentos à adquirir A maior dúvida é se a sequencia de granulometria que vou formar seria a correta (320 (carborundum que já tenho),650 e 1200), pois a pedras são caras e gostaria de comprar as certas. 1º) Suehiro 650 2º) Suehiro 1200 Achei interessante conseguir chegar o fio da faca a ponto de tirar os pelos do braço, porém acho que com a granulometria 320, 650 e 1200 + strop eu já consigo isso. Grato à todos. Gilmar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Janeiro 18, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 18, 2012 Gilmar, Uma alternativa barata a essas pedras japonesas são as lixas d'água finas de 400, 600, 800 e 1200. você encontra em casa especializadas em pintura automotiva. basta colar com cascola num taco de madeira e pronto. solução de pão duro que dá resultado. inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Janeiro 18, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 18, 2012 Gilmar, Seja bem vindo! Pode esquecer a 650 e ficar só com a 1200! Poupa dindim e trabalho! Minha 800 foi deportada para o consultório e não faz a menor falta! Passo direto da carborundum fina para a 1200! Suehiro ou King 1200, a que você achar mais barata ( preste atenção ao tamanho do "tijolo" ). Com isto mais o strop com óxido de cromo, com um pouco de prática você irá não só rapar, mas tirar lascas no fio de cabelo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ( E ) Postado Janeiro 18, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 18, 2012 Boa noite Galera, Após pesquisar na muito Net, ver os videos de afiação do MAC e ler muito aqui neste tópico extenso, me restaram algumas dúvidas. Vamos ver se o pessoal consegue me ajudar. Equipamentos que tenho 1º) Pedra tipo canoa (Já descobri que deve ser usado somente para ferramentas). 2º) Pedra carborundum (120 / 320). 3º) strop com óxido de cromo (pasta jacaré, dica valiosa do Cabral... Pois pasta de polir a base de óxido de cromo nas casas de abrasivos aqui em Curitiba o pessoal nem sabe do que se trata). Equipamentos à adquirir A maior dúvida é se a sequencia de granulometria que vou formar seria a correta (320 (carborundum que já tenho),650 e 1200), pois a pedras são caras e gostaria de comprar as certas. 1º) Suehiro 650 2º) Suehiro 1200 Achei interessante conseguir chegar o fio da faca a ponto de tirar os pelos do braço, porém acho que com a granulometria 320, 650 e 1200 + strop eu já consigo isso. Grato à todos. Gilmar Gilmar, com o que você tem já dá para te deixar depilado! Use o lado mais áspero da pedra carborundum para remover mais aço somente se precisar fazer ou refazer o fio; a mais fina para dar melhor acabamento aos 'danos' da mais áspera ou retocar o gume; e o strop para finalizar o processo de polimento tirando as imperfeições deixadas pela pedra ou aquele retoque fino de sempre. Verá que ficará sem pelo no braço rapidinho. A pasta Jacaré Verde Cromo é a pasta de óxido de cromo. Jacaré é a marca dela. :'> Procura estas pastas em fornituras (boa dica do Koioz aqui no tópico), achará outras marcas além desta. :'> Alguma informação sobre algumas pastas: http://www.davinciferramentas.com/polimento.htm Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Janeiro 18, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 18, 2012 Verdade! inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Eduardo Ramos Postado Janeiro 19, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 19, 2012 Gilmar aonde voce comprou a pasta de óxido de cromo Jacaré aqui em Curitiba? To procurando também e não acho de jeito nenhum.. VdM que bom que voce me iluminou com esse kit a ultima vez que fui pro mato levei a Carbodurum kkkkkkkkkkkk Foi um caos aquele tijolo na mochila.. Talvez depois que minha Big Rock e a Mora chegarem eu compre esse kit, to precisado! hehe Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ( E ) Postado Janeiro 19, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 19, 2012 É, pedi o DC4 no final de dezembro. Ainda não chegou, aquelas coisas de correio+pedido internacional. Como não deu um mês ainda está tudo dentro do prazo da galera. Link compartilhado aqui no tópico: http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=150370293293 Eduardo, esse vendedor é muito profissional e educado, as respostas são imediatas e claras, o envio foi antes mesmo de pensar no prazo e se precisar, poderá pagar um tanto a mais para ter código de rastreamento (o que não fiz ). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros gilmar_on Postado Janeiro 19, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 19, 2012 Bom dia Sr's, Primeiramente obrigado pela grande receptividade do pessoal do fórum, e a grande ajuda que tive do pessoal por aqui. Seguem as respostas. ------------------------------------------------------------------------------------------- Gilmar,Uma alternativa barata a essas pedras japonesas são as lixas d'água finas de 400, 600, 800 e 1200. você encontra em casa especializadas em pintura automotiva. basta colar com cascola num taco de madeira e pronto. solução de pão duro que dá resultado. inté... Bom dia Véio du Mato, tudo certo? Viu já tentei brincar com lixas (600 e 1200), até deram algum resultado melhor... Porém fiz elas em U no taco e não usei cola e sim percevejo nas laterais. Porém ao afiar a faca ela fica tirando lasquinhas da quina da lixa. Se colar e deixar sem quina, fica bom? Abraços, Gilmar ------------------------------------------------------------------------------------------- Gilmar, Seja bem vindo! Pode esquecer a 650 e ficar só com a 1200! Poupa dindim e trabalho! Minha 800 foi deportada para o consultório e não faz a menor falta! Passo direto da carborundum fina para a 1200! Suehiro ou King 1200, a que você achar mais barata ( preste atenção ao tamanho do "tijolo" ). Com isto mais o strop com óxido de cromo, com um pouco de prática você irá não só rapar, mas tirar lascas no fio de cabelo! Bom dia Cabral, tudo certo? A idéia de abandonar a 650 e ir direto para 1200 é financeiramente bem atraente. Porém não tenho que trabalhar muito mais a lamina na 1200? Não fica mais sofrido o polimento do fio? E Obrigadão pela sugestão da marca King. Abraços, Gilmar ------------------------------------------------------------------------------------------- Gilmar, com o que você tem já dá para te deixar depilado! Use o lado mais áspero da pedra carborundum para remover mais aço somente se precisar fazer ou refazer o fio; a mais fina para dar melhor acabamento aos 'danos' da mais áspera ou retocar o gume; e o strop para finalizar o processo de polimento tirando as imperfeições deixadas pela pedra ou aquele retoque fino de sempre. Verá que ficará sem pelo no braço rapidinho. A pasta Jacaré Verde Cromo é a pasta de óxido de cromo. Jacaré é a marca dela. :'> Procura estas pastas em fornituras (boa dica do Koioz aqui no tópico), achará outras marcas além desta. :'> Alguma informação sobre algumas pastas: http://www.davinciferramentas.com/polimento.htm Abraço! Bom dia ( E ), tudo certo? Pode ser que ainda não estou afiando as laminas corretamente, porém só com a Carborundum e Óxido de cromo mais irita a pele do que raspa os pelos . Mas no papel o teste ficou bom. Somente frizei a questão da "Pasta Jacaré", pois foi por esse nome que consegui achar. Revirei o google e as casas de Abrasivos em Curitiba e por Pasta/Massa a base de óxido de cromo não achei. De qualquer forma vale lembrar que "Pasta Jacaré" e a marca. Abraços, Gilmar ------------------------------------------------------------------------------------------- Gilmar aonde voce comprou a pasta de óxido de cromo Jacaré aqui em Curitiba? To procurando também e não acho de jeito nenhum.. VdM que bom que voce me iluminou com esse kit a ultima vez que fui pro mato levei a Carbodurum kkkkkkkkkkkk Foi um caos aquele tijolo na mochila.. Talvez depois que minha Big Rock e a Mora chegarem eu compre esse kit, to precisado! hehe Abraços! Bom dia Eduardo, Tudo certo? Achei a pasta jacaré neste endereço abaixo, existe loja física se quiser passar lá pegar (poupar o frete) é tranquilo. Só ligar no televendas e pegar o endereço certinho. Link: Fornitura Bulka Televendas: (41)3324-0351 Local: Praça Zacarias Abraços, Gilmar ------------------------------------------------------------------------------------------- E novamente obrigadão a todos pela receptividade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ( E ) Postado Janeiro 19, 2012 Membros Compartilhar Postado Janeiro 19, 2012 Bom dia Sr's, Primeiramente obrigado pela grande receptividade do pessoal do fórum, e a grande ajuda que tive do pessoal por aqui. Seguem as respostas. ------------------------------------------------------------------------------------------- Bom dia ( E ), tudo certo? Pode ser que ainda não estou afiando as laminas corretamente, porém só com a Carborundum e Óxido de cromo mais irita a pele do que raspa os pelos . Mas no papel o teste ficou bom. Somente frizei a questão da "Pasta Jacaré", pois foi por esse nome que consegui achar. Revirei o google e as casas de Abrasivos em Curitiba e por Pasta/Massa a base de óxido de cromo não achei. De qualquer forma vale lembrar que "Pasta Jacaré" e a marca. Abraços, Gilmar ------------------------------------------------------------------------------------------- E novamente obrigadão a todos pela receptividade. Bom dia, Gilmar! Pode confiar, apenas esta pedra mais o strop já é suficiente para raspar cabelo sem irritar (ou como o Cabral gosta de colocar: o partir em dois ). Claro que outras pedras de grãos mais fino vão dando melhor acabamento até chegar no couro. Sem dúvida, para quem gosta de suas lâminas sempre bem dispostas, não será nenhum problema acrescentar algumas etapas ao processo de afiação. Com o tempo vai somente usar as que acha essenciais para chegar onde precisa. Se me permite, aconselharia você chegar a deixar sua lâmina tinindo apenas com as que já tem (compre quantas quiser), quando chegar a um excelente (não bom) resultado as demais granulações serão muito mais úteis. Acontece que, com a parte mais áspera desta sua pedra é que se refaz o fio, não adianta ir para o lado fino sem que tenha removido uma quantidade significante (para este propósito) de material. Imagina se já partir para as mais menores ainda? E o strop? Este último, se sua lâmina já não estiver bem afiada de nada adiantará. Descrevemos bastante o processo de afiação nas postagens neste tópico, de uma boa lida com atenção, experimenta mais um pouco e não deixe de perguntar se ainda tiver dúvidas e/ou comentar os avanços. Grande abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.