Membros de Honra trauco Postado Dezembro 20, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Dezembro 20, 2011 (E): Algumas opções de envio do correio americano não tem rastreamento, o código só serve para confirmar o recebimento, extravio ou devolução. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Phacsantos Postado Dezembro 21, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 21, 2011 Bom dia! Dúvida: qual o equipamento básico para afiação de facas e canivetes? Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 21, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 21, 2011 Santos, Na verdade, se descontarmos as famosas quinas de pias e mesas em granito e meio fio de calçadas , uma pedra carborundum dupla-face que deve custar ai na faixa dos 15 reais dá conta do serviço! :'> Se você quiser melhorar o fio sem investir em outra(s) pedra(s), basta comprar uma tira de couro de de uns 20x10cm e uns 4mm de espessura e colar em um caibro de madeira ou em uma placa de plástico rígido ( tábua de cozinha quebrada ) e recortá-la rente ao couro. Ai é só comprar uma barrinha de óxido de cromo e passar neste couro e está pronto seu strop. É bem perceptível o incremento no fio, mesmo ele tendo saído do "fino" de uma pedra carborundum. :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 21, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 21, 2011 Opa! Opa! Opa! Me esqueci de um ítem importante e que muita gente tem em casa e quem não tem basta ir ao supermercado e comprar o mais adequado: um prato, ou caneca ou tigela, etc de porcelana! Escolha uma mais usada e que tenha a borda inferior ( a que se apoia na mesa ) mais larga um pouco. Pratos antigos de porcelana barata ( aqueles grossos e pesados ) ou as xícaras de tomar chá ou melhor ainda as de sopa ( são maiores ). Estes utensílios servem para polir o fio depois do lado fino da carborundum e são excelentes para fazer a manutenção do fio!!! Como pude me esquecer de algo tão corriqueiro e eficiente? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ( E ) Postado Dezembro 21, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 21, 2011 A Ana Maria lembrou por você, Cabral: http://www.youtube.com/watch?v=OM8D7Z5jAIY Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ( E ) Postado Dezembro 21, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 21, 2011 Outra coisa, vale por 63 reais +frete (claro) a pedra + o suporte em alumínio para mesa? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 21, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 21, 2011 E, Hehehehehehehehe Agora o povo vai achar que eu fico vendo o programa da Braga no consultório de manhã! Eu ví o vídeo agora e quase aquilo mesmo... só alguma correçõezinhas técnicas: onde ela fala "aqui onde não tem porcelana..." na verdade ela quer dizer onde não tem o "glaseamento" da porcelana, que é aquela camada superficial vítrea ( brilhante ), já que toda a peça é de porcelana! Outra coisa é o movimento, que no vídeo ela tanto faz de encontro ao fio como "saindo" do fio. O melhor resultado é tentando "fatiar" a porcelana. :'> Com relação à este gadget para suporte e trava da pedra, acho que não vale esta grana toda não! E falo com conhecimento de causa porque em 2008 ganhei um do meu primo e sinceramente não gostei. Se você aperta muito a pedra "sobe" ; caso contrário ela "samba". O plástico é muito flexível... Para manter a pedra no lugar, uma tira de borracha entre o tampo da mesa e a pedra faz uma maravilha. Se não tiver, cole um mouse pad destes mais novos que são finos em outro mouse pad igual ( colar a face lisa dele com a face lisa do outro ). Assim você ficará com uma parte emborrachada em contato com a mesa e outra com a pedra. Dá uma boa estabilidade! :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Phacsantos Postado Dezembro 21, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 21, 2011 Valeu Cabral, na verdade essa eu já conhecia, minha mãe tem uma beeem antiga, do tamanho de um tijolo, literalmente...conhecida como "pedra de Minas"..mas comprarei uma dessas menores...serve para as facas da cozinha tambem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 21, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 21, 2011 Santos, Não entendi. Para que vai comprar uma pedra menor? Só se for de grana mais fina, e bem mais fina para valer a pena! Por que não usar a pedra grande para afiar tudo? Só um detalhe importante, principalmente para quem está iniciando na afiação: vez por outra tem que levar a pedra para a calçada ou colocar uma lixa para metais de grana 100 ou 80 sobre uma cerâmica de piso que seja lisa ( superfície uniformente plana ) e aplainar a pedra de afiar, que tende com o tempo de uso formar uma concavidade ( canoa ). Para quem está começando a afiar, esta concavidade é receita certa para resultados muito inconsistentes e fios desiguais! E mesmo para quem já tem bastante experiência em afiação ( a menos que seja um "veínho" japonês - nenhuma correlação com nosso "veínho" mateiro, o Mestre VdM ) é um pé-no-sac* trabalhar com uma pedra assim! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ( E ) Postado Dezembro 21, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 21, 2011 É, Cabral, ainda bem que você é da 'geração youtube' (=P~) para escapar deste rótulo. Nem levei em consideração a técnica usada pela Braga, lembrei que um dia caí neste vídeo e achei que você que tivesse sido o internauta que deu a dica para a ela. rs! Zueira! O suporte me pareceu interessante apenas pelo tamanho e peso para eu transportar na viagem (não é pro no mato, ein!), mas pensando bem de como você colocou é melhor eu continuar com as soluções 'gambiarras' de sempre. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.