Membros cabraljr Postado Dezembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 20, 2011 Eduardo, Aqui estão meus anguladores de apoiar as pedras: http://www.mochileiros.com/canivetes-facas-afiacao-t52752.html E pedra de carborundum só para deixar o fio rapando cabelo é osso... agora se voc~e depois passar em um strop de couro com óxido de cromo como tem no mesmo endereço acima, ai sim rapa! Olha aí os triângulos com 20 graus de angulação: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Eduardo Ramos Postado Dezembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 20, 2011 Bom, vou comprar uma chaira de ceramica e couro.. minha pedra é exatamente essa Cabral, vou tentar refinar a afiação por enquanto com esses itens e talvez la pra frente comprar uma pedra melhor.. amanha vou tentar fazer esse triangulo de 20 graus... só nao sei onde providenciar o oxido de cromo, alguma sugestao? O facao eu ja desbastei o aço um pouco, mal, mas desbastei.. sendo assim a chaira funciona agora pra ajeitar ofio? Ou a chaira só funciona se o fio tiver bem feito? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 20, 2011 Eduardo, Infelizmente a chaira cerâmica só funciona se o fio já tiver praticamente rapando cabelo, porque a quantidade de metal que ela remove é tão pequena que se o fio estiver só "meio ruizinho" você levará uma eternidade para colocar um microfio com esta chaira! Eu já postei aqui neste fórum o telefone da Polil aqui em minha cidade. É local mais barato que encontrei as barrinhas de óxido de cromo. Eles remetem via correios ( PAC ). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Eduardo Ramos Postado Dezembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 20, 2011 hehehe beleza, bom saber.. pois é vai ficar pra depois essa aquisição porque vou ficar 1 semana no mato na semana que vem.. E cabral, voce acha que é possivel dar um fio razoavel ou bom com essa pedra no facao? A amzon ficou razoavel, vai quebrar um bom galho por enquanto, vou tentar melhorar o fio amanha.. só to preocupado com o facao e minha namorada que nao me aguenta mais falar sobre aço heheheh Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 20, 2011 Eduardo, hehehehehehehe Aprenda com os Mestres daqui: quando tiver oportunidade compre uma Mora stainless e diga que é para a namorada usar... não diga que é para ela usar na "cozinha", mas para frutas, etc... Com relação ao facão dá para ficar com um fio muito bom só com a pedra carborundum; facão não precisa de fio espelhado! Vai dar tranquilamente para você deixá-lo tão afiado quanto qualquer outro facão que você já tenha visto! :'> Rapaz, mas ir para mato logo depois do natal e antes do ano novo??? Uns aqui vão dizer: felizardo!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Eduardo Ramos Postado Dezembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 20, 2011 Pois é Cabral, a namorada do meu pai é uma privilegiada, o pai dela tinha uma casa lá no Parque do Marumbi e passou pra ela, dai ficaremos 1 semana subindo tudo que der e passar o ano novo provavelmente em alguma janela de algum dos morros.. vai ser um camping com barraca de madeira kkkkkkkk E cabral, existe alguma pedra no mercado nacional que seja melhor, pra dar um fio mais preciso pra facas pequenas? Vi um video de uns caras falando que pra facao e machado tudo bem a carbodurum mas pra facas menores que necessitam um fio diferente a carbodurum sò "come" o aço verdade? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 20, 2011 Eduardo, Na verdade, realmente o carborundum é muito eficiente para remover aço quando se necessita refazer todo o fio devido a deformidades. À esta altura, você já deve saber o que é fio secundário e primário ou desbaste de alívio e fio primário. Nestes casos a manutenção se dá apenas com pedras de grana bem mais fina ou com hastes cerâmicas. Mas com técnica, é possível sim dar um fio que rapa cabelo só com a carborundum dupla face, só que dá muito mais trabalho. Ao estar com seu fio pronto, ou seja, após usar o lado fino da pedra, agora você não mais removerá aquela laminha que fica e apenas passará a gotejar água para que ela não seque. Vai passar a lâmina sem pressão alguma, apenas o peso da própria lâmina, agora não mais para afiar, mas para polir o fio. Óbvio que não ficará com um polimento como se passado em granas mais finas e depois stropado em óxido de cromo, mas rapara cabelo! Não dá para fazer a barba, mas os "cabilim" do braço e da perna sofrem de "queda precoce"! Como sugestão de uma única pedra para você comprar para refinar e polir os fios, seria uma japonesa sintética tipo waterstone, uma Suheriro ou uma King de grana 1200. É bem eficiente para remover pequenas quantidades de metal e dá um polimento muito bom, que é claro melhora bem mais com o óxido de cromo. Você achará dela combo, mas não compre um combo de 1200 com outra grana inferior, pois não vale a pena. Ou a 1200 "pura" ( é mais barato ) ou um combo tipo 1200/3000 ou 1200/4000 ( são mais caras ). Aqui neste fórum tem uns endereços de alguns vendedores destas pedras no mercado nacional ( comprar lá fora é furada por causa do frete! ). Não tem como escapar, se você quer um fio realmente de navalha a lâmina tem que ser terminada no strop com óxido de cromo. Todo mundo que gosta de afiação, mais cedo ou mais tarde acaba comprando! E o grande detalhe: mesmo saido direto apenas do lado fino de uma carborundum dupla-face, ao se passar a lâmina no strop de couro com óxido de cromo nota-se uma diferença grande na capacidade de corte do fio! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ( E ) Postado Dezembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 20, 2011 Poderiam, os que compraram a 'Fallkniven DC4 Whetstone' pelo link do eBay postado aqui, me informarem quantos dias demorou para chegarem? E se mandaram algum código de rastreamento? Preciso ver qual endereço colocar para recebê-la. Valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 20, 2011 E, A minha levou cerca de 40 ou 45 dias... não me lembro de número de rastreamento, pois mesmo que houvesse como sempre compro pelo "mail mais barato " o rastreamento é só um número que informa que o produto foi aceito... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ( E ) Postado Dezembro 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 20, 2011 O rastreamento existe mesmo no tipos de entregas mais simples aqui no Brasil, é só entrar com o código no site dos correios que verá aonde a encomenda está. Já fiz compras assim vindo de fora, mas não lembro se acompanhei o pedido. Seria importante pelo lugar que estou morando. Bom, vamos ver os outros que pediram e saber obtenho alguma resposta sobre isto também! Valeu, Cabral, sempre prestativo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.