Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação

Posts Recomendados

• Membros

Cabral, obrigado. Já me esclareceu muita coisa sim. Mas agora vou fazer a parte prática. O que eu queria justamente é não ter que comprar tantas coisas e depois descobrir que não servem para mim. Por isso tantas perguntas. ::dãã2::ãã2::'>

Vou reler o fórum sobre afiação mais detalhadamente e vou esperar a DC4 chegar. Enquanto isso vou começar a afiar com a pedra de carbodurum mesmo dessas baratinhas. Vou começar a parte prática para valer.

Quanto a Chaira folding da DMT vou pegar uma Coarse/Fine e testar com ela na horizontal, foi o que mais ficou lógico para mim, porque ela é plana e larga então ela deve ser um pouco melhor para manter o ângulo do que uma chaira normal que é redonda.

Quanto ao strop com óxido eu realmente me convenci. Quanto a afiação a dúvida maior é: Um fio mais polido, garante um corte tipo navalha, mais suave, sem rasgos. Correto? Mas um fio mais polido vai durar mais tempo que um fio não polido?

Não digo o corte navalha, pois ele vai se desfazer rapidamente, mas a capacidade média de corte, vai durar mais tempo com um fio polido sem microfaturas?

Por essas dúvidas que levantei a questão da placa extra extra fine.

Relendo as primeiras páginas do tópico sobre afiação, percebi algo que tinha lido e entendido errado. Eu pensava que diamantes policristalinos eram melhores. Mas é justamente o contrário... Monocristalinos são melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros

Salamander,

É isso mesmo, os policristalinos se rompem e acabam por perder a capacidade abrasiva por deterioração e arrancamento. Os monocristalinos se mantêm hígidos e cortam por mais tempo. Lembre-se do principal segredo ao se usar "pedras diamantadas": nunca colocar pressão! É só passar um paninho na "pedra" para remover o pó ( eu uso espuma densidade 45 ) e sem apertar ir passando a lâmina. Exercer pressão irá arrancar os diamantes da matriz de níquel.

Tem um post meu aqui que é fio polido vs fio coarse, pode ser de alguma valia. :wink:

Link para o comentário

• Membros

Pessoal, uma coisa que não gosto é falar ou no caso escrever algo "desdizendo" alguém, ainda mais se este alguém atua em um ramo profissional que não domino mas apenas usufruo de seus frutos ( cutelaria ).

Atentem bem para a afirmação que irei fazer, que de forma alguma significa que o que a pessoa diz ou escreve é besteira, mas que neste caso muito específico é uma monstruosidade duma bobagem do tamanho do Everest! ::ahhhh::

Vou colocar o link do local original em que se deu uma dada discussão ( fórum especializado ) e "quotar" exatamente as palavras escritas ( os grifos são de minha autoria ):

http://www.knifeseek.com/forum/showthread.php?s=db7341b5d20097e488eefb6738d93529&t=54518&page=2

"Prezado,

Quando afirmo que as facas eram em VC-131 o faço porque um amigo visitanto a Brasimet, empresa que presta serviços de têmpera, viu caixas e mais caixas de lâminas com um papel escrito:" Zakharov, VC-131, deixar com 61HC". E na época ( final da década de 90 se não me falha a memória ) comentou o fato comigo pois existia a lenda que o aço era uma receita de família e a têmpera era algo místico.

Como eu tinha uma ou duas Zakharovs ( quem não as teve? ) resolvi fazer um simples teste de flexibilidade e arremessei a faca contra o piso de madeira para enfincá-la no assoalho, a ponta quebrou como se fosse de vidro, fui então à lixadeira e fiz nova ponta.

Se a sua faca ainda não quebrou apesar de fazer o que diz ter feito com ela então certamente você deu sorte de ter pego uma peça cuja dureza ficou mais baixa mesmo porque você diz que afia sua zakharov na pedra de afiar e isto é simplesmente impossível de ser feito nas peças que conheço, à menos que a pedra seja diamantada. Tenho uma aqui em casa com muitos pits de ferrugem mas mais pelo relaxo de não cuidar direito dela e não pelo aço que até que suporta bem a oxidação comparado com os verdadeiros inox e desafio quem consiga afiá-la usando uma pedra combinada destas Carborundum ou Norton. Só afia na lixadeira ou em DMTs.

Será que algum dia um dos familiares irá nos presentear com um livro sobre a vida deste polêmico cuteleiro? "

Outra: " Um deles levou à selaria do Lúcio, que é grande apreciador de facas e afia muito bem, uma Skinner Zakharov e pediu para o Lúcio afiá-la pois queria levá-la à pescaria. O Lúcio ficou uns dois dias pelejando com a faca e não conseguiu chegar no ponto adequado de afiação devido a alta dureza da lâmina. Tentou com pedras de afiar de várias marcas e apelou para as limas K&F sem sucesso."

O autor em questão é o Cabete, conhecido e renomado cuteleiro nacional.

A minha simples questão é: como então eu, um simples apaixonado por lâminas afio minhas lâminas em aço D-2 com dureza de 60/61 HRC na pedra dupla-face de carborundum da Saint Gobain ( encontrável em qualquer mercado pelo Brasil à fora )?

E quando digo afiar estou me referindo não só ao micro-fio primário, mas em REFAZER todo o fio da lâmina em um desbaste de 10 graus de ângulo de cada lado! :shock:

Ah, mas o D-2 tem menos carbono que o D-6... então como fiz isso com meu ZDP-189 que tem dureza de 64/65 HRC? ::essa::

598d9f3f58b2f_D-2vsD-6vsZDP-189.jpg.f4a4c23a58f8deb4220aaa8120d89e23.jpg

Link para o comentário

• Membros

Cabral, meu manim,

Eu sou de longe o mais inexperiente, chucro e leigo neste assunto, mas to aprendendo com o tempo e técnicas.

Anteriormente fora discutido que os métodos do Toniolo e do Mac forçou em alguns pontos. Discutimos sobre o assunto um pouco, mas tenho usado tais técnicas nas minhas pedras e conseguido alto grau de satisfação.

Também fora discutido aqui inúmeras técnicas/táticas para uma boa afiação. Cada um tem a sua.

AGORA O MEU PONTO DE VISTA SOBRE ESTE ASSUNTO CITADO:

Ninguém, tampouco nenhuma empresa teria a IDIOTA idéia de fabricar uma faca inafiável. Independente de dureza, ou técnica, ela será feita para que o usuário final a afie, porque SE EU TIVER QUE MANDAR ALGUÉM AFIAR, OU TIVER QUE MANDAR PRA UMA EMPRESA COM EQUIPAMENTOS PESADOS AFIAR, EU VOU JOGAR ESSA B*$+4 NO FUNDO DA GAVETA. Eu acho que esse cara só quis engrandecer um trabalho ou desmerecer outro. Na pior das hipóteses, esse caboclo é preguiçoso e achava que só duas passadas na pedra seriam o suficiente. Como não conseguiu um resultado igual ao da faca da cozinha dele, falou besteira.

Até mais

PS: comecei a confecção da bainha pra a Fish modelo Bushcraft. Segunda-feira posto a foto dela pronta.

Link para o comentário

• Membros

Cabral, manim,

Tem profissionais, e tem PROFISSIONAIS. É mais fácil desmerecer o trabalho de uns para mostrar que o seu é superior.

O que ele mostrou é que não sabe afiar faca e que deve ser um péssimo profissional pois diz: "Tenho uma aqui em casa com muitos pits de ferrugem mas mais pelo relaxo de não cuidar direito dela e não pelo aço que até que suporta bem a oxidação comparado com os verdadeiros inox".

Não precisamos dizer mais nada, além de FIQUE LONGE DAS FACAS DESSE CARA.

Té mais....

Link para o comentário

• Membros

Diego,

Só para não haver mal-entendidos, naquela discussão toda no citado fórum, o tal do Alex escreveu muita bobagem! Até ai nem um problema, já que TODOS os cuteleiros experientes desceram o cacete nele!

O que me leva a outra questão ainda mais preocupante do que as afirmações absolutamente estapafúrdias do Cabete em relação à afiação de lâminas em aço D-6 em dureza 61 HRC: NENHUM, mas absolutamente nenhum dos outros cuteleiros questionou isto! ::ahhhh::

Ou há um "pacto" entre eles de um não apontar as bobagens que o outro eventualmente fale; ou são todos uns "borra-botas" ( me desculpem a espressão ); ou são todos afiadores incompetentes; ou há uma conspiração da classe para conscientemente desinformar a massa de usuários ou para que não exijam facas com aços em maiores durezas ou que caso as tenham as remetam para estes CUTELEIROS para que com suas "poderosas" lixadeiras-de-cinta e/ou "pedras diamantadas" afiem tais facas! ::carai::::vapapu::::grr::::putz::

Link para o comentário

• Membros

Quanta bobagem.....

Esse cara deve representar alguma marca de afiador de diamante. Eu tenho uma faca da Arkhip, que é parente da zakharov e produz facas idênticas, sempre afiei ela num carborundum e usava uma cheira da mundial que ela nunca arranhou. QUALQUER AÇO, até o aço rápido usado em brocas que tem 67 HRC vão ser afiados com uma pedra simples de carborundum.

se perder o tempo e ler todas as páginas do fórum, vai ver que a briga foi feia. e pior no próprio site da zakharov ele ensina a fiar suas facas em pedra.

Tô véio para participar de brigas.

por essas e outras, que não ponho o meu rico dinheirinho na cutelaria nacional (muito cara e repleta de curiosos, existem exceções) continuo de olho nas escandinavas.

inté...

Link para o comentário

• Membros

Pessoal, qual o melhor jeito de aficar o facão Gerber Gator Jr.?

Sei que tem muita gente que não gosta desse facão, mas tirei ele da caixa hoje, veio sem fio, e consegui abrir caminho numa mata leve, trepadeiras e plantas e mais plantas.. Claro que aquelas árvores com diametro de moedas de 1 real eu não consegui arrancar do caminho porque não tem fio, mas a serra de trás fez o serviço e muito bem.. Oque acontece é que to em dúvida se mando afiar em algum lugar, ou se afio eu mesmo.. e se for eu mesmo qual o melhor jeito? Pedra ou a Chaira? E as serrilhas? Elas parecem bem potentes, preciso afiá-las também?

Valeu

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...