Membros cabraljr Postado Janeiro 23, 2011 Membros Postado Janeiro 23, 2011 Couro para stroping e apoio para lixa para se fazer fio convexo O couro para stroping nada mais é que uma tira de couro de boi ( dizem que o de anta é imbatível para isso ), colado em uma superfície mais rígida e saturado de óxido de cromo ( aquele bastão verde, que alguns chamam de pasta jacaré ) para efetuar um polimento final no fio. O tamanho de particula do óxido de cromo é de 0,5 mícron! O outro artefato nada mais é que uma borracha macia, do tipo usado em vedação ( ou mesmo os antigos mouse pads ) colados em uma "régua", de forma que a parte superior fique convexa, como se fosse a letra "U" de ponta-cabeça; sobre ela se coloca a lixa que será usada e pode fixá-la com uma borrachinha de prender dinheiro, tanto em uma ponta como noutra. No caso do couro, tenho um bem maior colado em um caibrozinho para lâminas maiores, ou mesmo para os canivetes ( fica bem melhor ). ps: estou tentando postar as fotos, mas o Mochileiros não está aceitando de jeito nenhum ... devo ter ultrapassado algum limite... Citar
Membros Véio du Mato Postado Janeiro 24, 2011 Membros Postado Janeiro 24, 2011 Cabral, Bacana os seus artefatos para afiação. para dar o acabamento final eu uso uma pasta para polir metal da tramontina, num assentador de couro. o acabamento fica ótimo. outro dia comprei na casa do pescador um afiador diamantado 700 grind, ele parece uma caneta, com um cilindro diamantado retratil, para campo ele faz um par perfeito com uma chaira. fiquei impressionado com a capacidade abrasiva dele e ao mesmo tempo tão suave. deixa um acabamento ótimo. inté... Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 24, 2011 Membros Postado Janeiro 24, 2011 Nova tentativa de reenviar as fotos: Citar
Membros Véio du Mato Postado Março 10, 2011 Membros Postado Março 10, 2011 cabral, Estive matutando o que me disse no tópico de facas sobre a pasta diamantada, e comprei logo uma pedra diamantada da DMT dupla face, uma grind 1200 (9 microns) e a outra 8000 (3 microns). Agora posso usar o meus strops em paz com as pastas de 1,5 e 0.5 microns . agora vou parar de gastar, tenho facas e afiadores ara umas três gerações !!!! inté... Citar
Colaboradores Filho do inverno Postado Abril 1, 2011 Colaboradores Postado Abril 1, 2011 Caro Filho do inverno, O material costumeiro: pedra de carborundum dupla face! Agora para refinar o fio, ou melhor, para dar-lhe um acabamento mais polido, ou lixas d'água 600, 800, 1.000 e 2.000 coladas à uma chapinha de aço ou um "taco" de madeira ou uma placa de vidro. Há ainda as chairas cerâmicas de granulação mais fina, de 800 para cima, mas são muito difíceis de achar aqui no Brasil. E são ideais para lâminas com a filosofia de fio primário e secundário ( desbaste de alívio ). Ou as famosas pedras japonesas! A king ou a Suehiro são muito boas. Você pode comprar uma das duas em grana 1.200 por exemplo, e usar as lixas de grits inferiores para fazer o gradiente até chegar ao 1.200 da pedra. Há também destas pedras dupla face, um pouco mais caras, mas acho que vale a pena; por exemplo, se você achar uma 1.000 ou 1.200 com outra face em 3.000 ou 4.000 e até mesmo 6.000 ( apesar do gradiente aí ficar meio complicado ), é um grande negócio. Acima de 3.000 o fio fica praticamente espelhado a olho nú. Mas lembre-se que além da carborundum dupla face, as demais sugestões são para o refinamento ou polimento do fio, o que os americanos chamam de honing. A face mais fina da pedra de carborundum irá lhe dar um fio bem agressivo e que cortará tudo que você precisar, inclusive irá "rapar cabelo", mas não dará para fatiar papel fino sem esgarça-lo ou fazer a barba! E por último, o bom e velho couro de boi ( se achar um de anta, dizem que é o ideal... cuidado com o IBAMA ), aqueles couros curtidos na cor marrom, semi-rígido. Escolha um pedaço retangular, de espessura uniforme e cole em um caibro de madeira com a parte mais áspera para cima ( cola de "sapateiro" funciona muito bem, desde que você coloque um outro caibro por cima e algum peso ou em uma morsa e deixe por no mínimo 12 horas secando ). Carregue este couro com óxido de cromo ( a famosa pasta jacaré verde ou aquelas barras verdes, tipo "cêra" poli-max/cromoinox ). Pode faze-lo dupla face também, com a parte mais áspera de um lado e a mais lisa do outro, para quem sabe, ter um polimento maior... Ao passar no couro, sentido contrário ao fio, não se deve exercer muita pressão, pois pode acabar com o fio que você conseguiu, arredondando-o! Onde achar: mercados locais de variedades, casas de ferragens, casas que vendem rebolos para moto-esmerís, artigos para polimentos, etc. Alguns links da internet que valem a pena ser explorados no caso das pedras japonesas sintéticas: http://www.zendai.com.br/2010/cozinha/1cf505/ 5000 http://www.doural.com.br/pedra-de-ceramica-para-afiar-facas-global,product,G00055,.aspx 5000 https://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=7773&Y=6638139651322&IDProduto=2255057 6000 http://www.tenmanya.com.br/index_details.cfm?code=4778 1000/6000 http://www.asiashop.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=7773&Y=4115561555385&IDProduto=2255057 6000 https://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=7773&Y=9002452151738&IDProduto=1845280 1200 http://www.tnh.com.br/detalhes/pedra-de-amolar-1000-suehiro__341 1.000 https://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=7773&Y=3696769875662&IDProduto=1748180 1000 20x5x3,5 https://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=7773&IDProduto=1390471&1ST=1&Y=154944954832 650 https://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=7773&Y=154944954832&Det=True&IDProduto=1748182&q=Pedra+para+Amolar+Facas+-+Grana+%23250+%2F+%231000 250 e 1000 http://www.mercadooriental.com.br/produto-2117-pedra_p_amolar_dupla_face_grana_2401000 Cabral: Gostei da idéia das cerâmicas japonesas, mas não estou encontrando uma de dupla face. De qualquer forma, pelo que entendi, a carborundum dupla face é obrigatória, mas não dá para ficar só nela para evitar "dentes" no fio. Bom, devo começar pela carborundum e, depois, usar a cerâmica japonesa? É isso? Pelo que entendi, o couro com o óxido de cromo é dispensável, mas, se eu conseguir montar mais essa parte do kit, o acabamento melhora. Quero começar só com o carborundum e a cerâmica dupla face, se isso for possível: um caminho mais simples para um principiante. Dá pra ser assim, ou o óxido é obrigatório depois da cerâmica? Claro que começarei com umas facas simples aqui em casa. Mesmo porque a minha Cold Seel chegou hoje, e o fio está ótimo. Por ora, só providenciarei a parafina para proteger o fio conforme as dicas anteriores. Você e o Véio "salvaram a minha Pátria" no quesito faca! Com o quesito frio, estou acostumado, mas, em relação a lâminas, estou aprendendo com vocês. Quanto à Cold Steel, escrevi no post acima. Abraço. Citar
Membros cabraljr Postado Abril 2, 2011 Membros Postado Abril 2, 2011 Filho do Inverno, Você matou a lebre e mostrou o pau! ( vamos deixar as cobras fora disto porque povoam os pesadelos dos mateiros ). Tudo que você falou está correto, eu vou só tentar deixar bem claro os "porquês". A questão da carborundum, realmente é indispensável na primeira vez que você vai retrabalhar o fio, como no meu caso que faço o alívio de 10 ou 15 graus e depois o fio propriamente dito ( primário ) de 15 ou 20 graus. Ela poupa bastante tempo, principamente no caso dos aços mais duros e/ou resistentes à abrasão. Mas uma vez feito isso, dificilmente haverá necessidade de voltar a usar o lado grosso da pedra de carborundum, pois dai em diante a quantidade de metal a ser removido é bem menor, e ninguém vai querer passar bem mais tempo passando a lâmina em pedras mais finas só para diminuir a profundidade dos "riscos" no fio. Mesmo que você só use a de carborundum por enquanto, é possível com um pouco mais de paciência, polir um pouco mais o fio usando o lado mais fino; basta não remover com frequência aquela "laminha" que fica, e passar a lâmina praticamente sem peso, deixando só o peso da faca. Leva mais tempo mas dá bom resultado. E lembrete importante: o lado grosso só é usado no desbaste de alívio, onde muito metal precisa ser removido ou se a lâmina apresentar dentes tão grandes que exijam a retirada de muito metal; após isso obrigatoriamente irá ser passada no lado fino para suavizar os sulcos. No fio primário não se usa o lado grosso! Quando você tiver pedras de grana mais finas, nem mesmo o lado fino será usado, pois como a quantidade de metal a ser removida é muito pequena, pode-se iniciar já com uma pedra 1.000 ou 1.200. O couro com óxido de cromo, no meu ponto de vista é fundamental para um fio mais "suave". O dia que você afiar uma faca e testá-la em um papel e depois passá-la no couro com o CrO e testá-la novamente, verá claramente a diferença. Isso será ainda mais perceptível, quando você evoluir para acabamento em pedras mais finas. Citar
Membros cabraljr Postado Abril 2, 2011 Membros Postado Abril 2, 2011 Vou postar aqui, uma tabela de equivalência de grits de pedras no padrão americano ( também usado para nossas lixas d'água ) e o padrão japonês, assim como o tamanho da partícula em mícrons. Acho que esta tabela será uma mão na roda para muitos dos amigos: Citar
Membros cabraljr Postado Abril 13, 2011 Membros Postado Abril 13, 2011 Como prometido, aqui está o Spyderco Sharpmaker ( SS ) review: Tudo que vocês ouviram falar ou leram acerca do SS, é verdade! Um sistema simples e muito eficiente para RETOCAR o fio de lâminas, das mais variadas geometrias, inclusive recurvas, que literalmente são impossíveis de serem afiadas em pedras de mesa, sem alterar a geometria básica original. O SS é indicado e mostra toda sua eficiência em lâminas onde é aplicado o conceito de backbevel, ou seja, desbaste de alívio ou fio secundário! Pois isso faz com que a quantidade de metal a ser retirada seja a mínima possível. Outro ponto muito positivo é sua compacticidade, do tamanho de uma caixa de óculos e sua extremamente rápida montagem, sem ter que ficar ajustando coisas aqui e ali e sua completa ausência de lambança, pois ele é usado em seco e como suas pedras pelo menos visualmente não apresentam desgaste, principalmente as brancas!! :'> Esposas e mães não irão fazer cara feia ou aborrecê-lo com frases do tipo:” mas vai ocupar todo este espaço?” ou “ ih, lá vai fazer sujeira e molhação para todo lado...”, etc! Só por esse detalhe, acho que já vale absolutamente cada centavo!!! Outro ponto a favor do SS é sua versatilidade em afiar as mais diversas ferramentas de corte. Porém, o que realmente diferencia o SS de outros sistemas, alguns inclusive mais antigos no conceito de afiadores em V, é a qualidade de suas pedras cerâmicas triangulares! São simplesmente fantásticas! :'> :'> Por pura diversão passei meu S30V, Sandvik 13C26, 440C e até o ZFP-189 no lado áspero de uma bucha Scotchbrite zero Km ( e para aqueles menos avisados: sim, ela literalmente cega o corte! ). Depois disso, umas poucas passadas no SS e pronto! O fio de “rapar cabelo” estava de volta! :'> Mas aqui vai um alerta importante: para aqueles que como eu são obcecados por fios mais polidos capazes de tirar fatias em fios de cabelo ( e por serem mais polidos, também durarem mais ), devo informar que as pedras finas ( brancas ), não tornam isto possível! Para se chegar à este nível, é necessário após o SS usar o couro com óxido de cromo! Por isso já encomendei o par de pedras UF ( ultra finas ) para completar o serviço! Para terem um parâmetro de comparação, após passar a lâmina nas pedras finas ( brancas ), o fio fica melhor ( mais polido ) do que quando acabo de passar estas mesmas lâminas em uma pedra Suehiro 1.200, e quase tão bom quanto na minha antiga pedra rosa natural ( que não faço a menor idéia do nome ou grit, e que me foi presenteada há mais de 20 anos atrás quando comprei vários sets de facas da Paz e Pazzini em uma exposição agropecuária em minha cidade ). Agora vamos aos pontos negativos: Primeiro, como já citei, a questão do desbaste de alívio. É absolutamente necessário? Não! Mas se não for usado, pode-se levar bastante tempo para se retocar um fio. Segundo, ele simplesmente não se presta a refazer verdadeiramente um fio muito danificado por dentes maiores ou maiores deformações no fio. Isso porque suas pedras mais “ásperas”, que são as marrons, ainda assim são muito finas para proporcionar um desbaste mais rápido, o que tornará a tarefa demorada e frustrante. Uma saída seria adquirir o par de “pedras triangulares” diamantadas para rápido desbaste, mas são caras! E acho que os usuários ficariam mais bem servidos por pedras de carborundum dupla face que custam uma fração mínima do preço! Terceiro, apesar da qualidade de todos os materiais do SS ser fora de questão, as pedras ficam relativamente soltas quando posicionadas em seus nichos, e se não houver atenção e cuidado após abrir a caixa/base ( que fica bem firme quando fechada, mas ainda assim providenciei um “bracelete” de câmara de ar de bicicleta ), elas podem se soltar e caírem... como são cerâmicas, são inimigas de impactos! Quarto, há falta de um nicho específico na caixa/base para se colocar o par de pedras que não está em uso no momento, ficando as mesmas soltas em cima da plataforma que estiver sendo usada como apoio para o SS, o que somado a talvez algumas lâminas, pode provocar quedas... Quinto e último, mas aí já não é um problema intrínseco do SS, é a dificuldade de se encontrá-lo em terrae brasilis! Concluindo, quem usa com mais freqüência suas lâminas e faz questão que as mesmas estejam sempre com aquele fio de navalha e não querem ou não podem ficar montando e desmontando toda a parafernalha de afiação, que ao menos no meu caso é volumosa e pesada e geralmente faz um pouco de lambança ( no meu caso, pois a regra mais geral é MUITA lambança... ) além de ocupar um espaço considerável até após a afiação, já que as pedras tem que secar um pouco antes de serem guardadas para não formarem belas colônias de fungos. Claro que se o amigo tiver suficiente experiência e memória muscular para usar uma chaira cerâmica de grit 1000 ou acima em um ângulo constante que seja igual ao fio de suas lâminas, seja ele qual for, também atingirá o mesmo objetivo com maior facilidade, praticidade ainda menor tempo! Mas quantos podem fazer isso com constância e segurança? ps: não postei fotos pois acabei este review agora ( 20:30h ) e minha câmera é muito peba! Mas não há dificuldade em se achar imagens e inúmeros vídeos do SS na web! Citar
Membros cabraljr Postado Abril 13, 2011 Membros Postado Abril 13, 2011 Shapmaker para os mais munhecas como eu e o Diegofii: Para alguns outros como eu e o amigo Diegofii, há uma alternativa tão eficiente quanto o SS e até mais simples! Por curiosidade eu encaixei a minha chaira cerâmica no slot do SS e como ela é cônica e pela folga dada pela diferença no diâmetro entre ela e as pedras, o ângulo ficou um pouquinho alterado, mas ela com seus 20cm, funcionou perfeitamente bem!!! :'> Claro que eu tive que dar umas 5 passadas de um lado, depois mudá-la de slot e mais 5 passadas do outro e depois ir alternando... Mas a eficiência foi a MESMA do SS!!! Para se fazer um, basta se utilizar uma base de madeira ( caibro ou pranchinha ) e com um guia ( desenho anexo com ângulo de 20 graus, o que dá 40 graus inclusos ) orientar o ângulo da broca da furadeira. Acredito que um furo de 1,5cm seja mais do que suficiente. O mestre VdM ( Véio Du Mato ) postou um link com umas hastes de cerâmica no ebay ou preferencialmente se alguém souber de um local aqui no Brasil que venda hastes semelhantes ( são muito usadas como isolantes nos mais diversos empregos e com diferentes grits ), ou mesmo chairas cerâmicas de grit pelo menos 1.000 a preços módicos, poderíamos ter nossos $SS!!! Claro que está é uma idéia básica e simples, que pode ser incrementada com a criatividade e habilidade de cada um! Mas que funciona, funciona!!! :'> Citar
Membros Véio du Mato Postado Abril 17, 2011 Membros Postado Abril 17, 2011 Dr. Cabral, Muito bacana esse Sharpmaker :'> :'> :'> , mas pessoalmente acho a chaira de cerâmica mais prática. Não sei.... estou falando de achismo, nunca experimentei um. Vamos ao Palpites!!!! Primeiro, as hastes de cerâmica, no e-bay saem por U$ 2,00, comprei uma e fixei com araldite num cabo para lima e virou uma chaira de cerâmica tão boa quanto a da victorinox que custa uns 100 reais !!! se comprar duas hastes e se fixar num taco de assoalho vira o sharpmaker!!! o taco você consegue de graça, é só chegar numa madeireira e perguntar se tem taco de Ipê (pode ser outra madeira), o vendedor vai te mostrar o taco, aí você pergunta se pode levar um de amostra para mostrar para a sua esposa para ver se ele gosta da cor (afinal é ela quem manda!!!!) pronto! só falta furar em ângulo de 20º e colar as hastes e terá um sharpmaker por U$4,00 ou se preferir pode comprar um genérico no e-bay por U$10,00 http://cgi.ebay.com/Ceramic-Rod-Knife-Sharpener-Crock-Stick-Wood-Base-NEW-/150586202713?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item230fa31a59#ht_1970wt_905 , enquanto o original da spyderco custa U$ 90,00 http://www.spyderco.com/catalog/details.php?product=77 (lógico que a qualidade tem preço!!! seguramente o resultado é superior, mas para os pão-duros de plantão é uma saída econômica). espero ter ajudado. inté... Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.