Membros cabraljr Postado Dezembro 5, 2011 Membros Postado Dezembro 5, 2011 VdM, A embalagem é bem parecida com a minha ( aliás comprei mais duas para o consultório, pois apesar de gastar mais já que é passada nos discos de "jeans" do moto-esmeril dá um polimento literalmente espelhado nas minhas RMFs, corôas e pontes ). Deve ser tão boa quanto as minhas já que é óxido de cromo. E o preço está bom! :'> Comprar esta ou a jacaré a aposta é a mesma. Digo isso porque nunca usei nenhuma das duas. E um detalhe aos amigos do fórum: entrei no site do fabricante da minha "polimax - cromoinox" e na parte de "pastas" de polimento NÃO aparece mais a minha barrinha verde, somente umas brancas, azuis e marrons/vermelhas que não sei se são a mesma coisa! Este foi o motivo de eu comprar mais 2 barrinhas para o consultório. Citar
Membros fenrir Postado Dezembro 5, 2011 Membros Postado Dezembro 5, 2011 Eu estaria interessado, mas como seria? Com o frete incluso não sairá pelo mesmo valor de dois pedidos? Citar
Membros Véio du Mato Postado Dezembro 5, 2011 Membros Postado Dezembro 5, 2011 verdade, não vale a pena, só se morássemos na mesma cidade. pois meia barra vai custar 7 pratas, mas o frete é que é caro, 30 para o interior de minas.... inté... Citar
Membros EduardoJS-MA Postado Dezembro 7, 2011 Membros Postado Dezembro 7, 2011 E aí Pessoal ! Eu não conheço nada de couro, e queria saber qual "tipo" eu devo usar para fazer um strop... Dei uma pesquisada no bladeforums e o que eu entendi é que: quando se aplicar uma pasta, tipo óxido cromo, o tipo de couro não vai importar tanto. Só no couro "puro", os couros feitos com um processo "vegetal"(huehueh ) manteriam algumas características e seriam melhores para serem usados sem pasta,por ultimo, depois de um strop com cromo, para refinar mais ainda o fio No geral, parece que é bom usar um couro duro e fino/pouco espesso(com uma superfícia mais fina/suave) sobre algo sólido, um bloco de madeira por exemplo. Para láminas v, bevel, flat, com o fio "reto" hehehe . e couros mais espessos e moles para fios convexos. Bom mais e aí, eu vou lá no mercado e peço por que tipo de couro? sola? Citar
Membros cabraljr Postado Dezembro 7, 2011 Membros Postado Dezembro 7, 2011 Eduardo, Na verdade couro curtido só com taninos vegetais não apresenta abrasividade praticamente nenhuma; os couros curtidos industrialmente e que passam por uma etapa chamada wet blue ( entra Cr no processo ) é que teriam alguma capacidade de polimento. Você deve comprar aquele couro tipo sola, normalmente em cor marrom alaranjado e basta escolher um pedaço de espessura regular de cerca de 4 a 5mm de espessura. Normalmente se cola o lado liso na base de madeira e se usa o outro lado no strop. Eu tenho os dois, sendo que o que o lado liso fica para cima eu só uso no Sandvik 13C26 para poder fazer "penas de cabelo"! A questão do couro mais espesso e macio ( pode ser usado o chamado couro oleado ) para fios convexos é verdade, mas mesmo com estes fios tem que se ter cuidado com a pressão exercida se não você acaba arredondando o fio. Ah, e o couro mais rígido e fino ( 4 a 5mm ) usado no strop "comum" serve perfeitamente também para fios convexos, bastando fazer uma pequena torção/giro no pulso. Dizem os barbeiros antigos que o melhor couro para strop é o couro de anta. Citar
Membros EduardoJS-MA Postado Dezembro 7, 2011 Membros Postado Dezembro 7, 2011 Valeu cabral , vou procurar esse couro de anta tbm Citar
Membros cabraljr Postado Dezembro 8, 2011 Membros Postado Dezembro 8, 2011 Pessoal, Eu acabei de ligar para a Polil aqui em Governador Valadares-MG ( fone (33) 3221-5294 ) e tive a garantia deles que despacham as barrinhas para polimento "Polimax-Crominox" em óxido de cromo verde. :'> O melhor da brincadeira: o custo da unidade da barrinha: R$ 7,00 O custo do frete irá variar de localidade para localidade, mas é o mesmo custo médio dos PACs e Sedex que se acha na net. O PAC por exemplo deve ficar entre 12 e 18 reáis dependendo do estado e da cidade em questão. O que me deixou um pouco "assustado", me fazendo comprar mais 2 barrinhas ( para o consultório ) desta barrinha de óxido de cromo verde é que no site do fabricante não consta esta barrinha verde, em que pese ele ter uma barrinha branca anunciada como óxido de cromo: http://poli-max.com/produtos/15/34/ clicar nos diversos links no quadro à direita para ver imagens das barrinhas Como alguns amigos têm procurado na web estas barras/massas/pastas para polir constituídas de óxido de cromo e os preços têm variado de 14 a 30 reais e o frete chegando até a 30 reáis, acho que as barras Polimax são uma excelente opção e com a vantagem que esta eu posso atestar o desempenho pessoalmente! Citar
Membros Salamander Postado Dezembro 9, 2011 Membros Postado Dezembro 9, 2011 Cabral, voltando a incomodar com o tópico das chairas canivete e das plaquinhas de afiação da DMT. Eu vi alguns vídeos no you tubo e quanto àquelas chairas algumas pessoas deixam a faca fixa com a mão e movem a chaira no ângulo desejado por todo o fio. Outras mantém a chaira não na vertical igual a açougueiros, mas na horizontal fixa e passam a faca, como se fosse um pedra de amolar. Eu sei que é pessoal e eu vou ter que achar meu melhor jeito, mas qual você considera a maneira mais fácil? E quanto ao que comprar, digamos que o fio da faca não se danificou seriamente, uma chaira da expessura fine resolveria a situação? Estou pensando em comprar uma plaquinha (mini-pedra) coarse porque acho que realmente é mais fácil de refazer o fio na pedra do que na chaira. E uma chaira DMT fine/X-fine. (acredito eu que passando a fine e depois a X-fine, a faca ficaria excelente para retirar couro de animais e peixes e para filetar, ficaria um fio mais navalha, estou certo? resumindo, disso tudo, qual o material da DMT que você me aconselharia a comprar. Já comprei a pedra DC4 pra usar em casa. Estou dando preferência para a chaira pois é difícil achar uma superfície plana ou um apoio legal para uma pedra ou placa de afiação. outra dúvida, meu burra pois são coisas totalmente diferentes, A xx-fine da dmt com seus 3 micron ou lixa 8000 substituiria o óxido no couro? Obrigado. Citar
Membros cabraljr Postado Dezembro 9, 2011 Membros Postado Dezembro 9, 2011 Salamander, hehehehehehehehe As opções são tantas que a gente fica perdidinho! ãã2::'> A posição da chaira é a que melhor se adaptar para você. Eu como aprendi desde novo a forma tradicional, é basicamente como eu usava ( na vertical ou inclinada à frente e puxando a faca em direção ao meu corpo ). Para ângulos de 20 graus é o que ainda uso ( memória muscular ). Para 15 graus ou outros, apoio a ponta da chaira em um pano de forma que ela fique na vertical ( de ponta para baixo ) e passo a lâmina no ângulo desejado de um lado e outro. Mas isso tudo com uma chaira grande... e mesmo assim quase não a uso mais pois tenho meus anguladores de hastes. Para uma pequena chaira diamantada me parece que a chaira na horizontal e passando um lado do fio "do cabo em direção à ponta" e o outro lado "da ponta em direção ao cabo" ( ambos na parte de "cima" da chaira ) me parece oferecer mais controle do ângulo. Mas é como já disse: a forma à qual você se sentir mais confortável e seguro de fazer. Se você já comprou a DC4 sinceramente acho desnecessário a plaquinha DMT. A DC4 fará o mesmo serviço e mais, pois com o lado cerâmico você ainda conseguirá um refinamento muito grande do fio. Quanto à chaira, não pegue nada extremamente fino porque senão irá polir mais que afiar. No mato para retoque não é necessário polir, mas às vezes é necessário um pequeno desbaste para repor o fio perdido. Uma extra-fina só iria demandar um tempo absurdo com pouco resultado prático. Veja que mesmo a DC4 sendo um diamantado coarse, ela não tem esta eficiência toda para remover metal como os gringos fazem parecer... Salamander, nada substitui o óxido de cromo! O VdM vai querer me chamar a atenção e dizer que tem uma pasta diamantada de 0,3mícron ( o óxido de cromo é 0,5mícron) eaté de 0,25mícron e talvez até algo diamantado mais fino... Mas já li um estudo empírico relacionado à navalhas, em que a conclusão à que se chegou é que apesar de existirem compostos ( pastas, sprays, etc ) diamantados com partículas menores que 0,5mícron, o óxido de cromo produzia um resultado final prático ( sensação na pele ao se fazer barba ) superior/melhor à todos! A conclusão à que chegaram é que isto se dava pela homogeneidade e regularidade superficial das particulas de cromo em relação ao diamante, que por ser extremamante duro não "suavisava suas arestas" mesmo no uso, o que no final das contas implicava em uma superfície "com mais riscos" e um fio com nanodentes um pouco maiores que os obtidos com o óxido de cromo. Se não tiver ficado claro insista no tema, pois até eu acho que ficou um pouco truncado. Citar
Membros Salamander Postado Dezembro 10, 2011 Membros Postado Dezembro 10, 2011 Cabral, obrigado. Já me esclareceu muita coisa sim. Mas agora vou fazer a parte prática. O que eu queria justamente é não ter que comprar tantas coisas e depois descobrir que não servem para mim. Por isso tantas perguntas. ãã2::'> Vou reler o fórum sobre afiação mais detalhadamente e vou esperar a DC4 chegar. Enquanto isso vou começar a afiar com a pedra de carbodurum mesmo dessas baratinhas. Vou começar a parte prática para valer. Quanto a Chaira folding da DMT vou pegar uma Coarse/Fine e testar com ela na horizontal, foi o que mais ficou lógico para mim, porque ela é plana e larga então ela deve ser um pouco melhor para manter o ângulo do que uma chaira normal que é redonda. Quanto ao strop com óxido eu realmente me convenci. Quanto a afiação a dúvida maior é: Um fio mais polido, garante um corte tipo navalha, mais suave, sem rasgos. Correto? Mas um fio mais polido vai durar mais tempo que um fio não polido? Não digo o corte navalha, pois ele vai se desfazer rapidamente, mas a capacidade média de corte, vai durar mais tempo com um fio polido sem microfaturas? Por essas dúvidas que levantei a questão da placa extra extra fine. Relendo as primeiras páginas do tópico sobre afiação, percebi algo que tinha lido e entendido errado. Eu pensava que diamantes policristalinos eram melhores. Mas é justamente o contrário... Monocristalinos são melhores. Citar
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