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Canivetes & Facas: Afiação


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VdM,

 

A embalagem é bem parecida com a minha ( aliás comprei mais duas para o consultório, pois apesar de gastar mais já que é passada nos discos de "jeans" do moto-esmeril dá um polimento literalmente espelhado nas minhas RMFs, corôas e pontes ). Deve ser tão boa quanto as minhas já que é óxido de cromo. E o preço está bom! ::cool:::'>

 

Comprar esta ou a jacaré a aposta é a mesma. Digo isso porque nunca usei nenhuma das duas.

 

E um detalhe aos amigos do fórum: entrei no site do fabricante da minha "polimax - cromoinox" e na parte de "pastas" de polimento NÃO aparece mais a minha barrinha verde, somente umas brancas, azuis e marrons/vermelhas que não sei se são a mesma coisa! Este foi o motivo de eu comprar mais 2 barrinhas para o consultório.

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E aí Pessoal ! ::otemo::

 

Eu não conheço nada de couro, e queria saber qual "tipo" eu devo usar para fazer um strop...

 

Dei uma pesquisada no bladeforums e o que eu entendi é que: quando se aplicar uma pasta, tipo óxido cromo, o tipo de couro não vai importar tanto. Só no couro "puro", os couros feitos com um processo "vegetal"(huehueh ::lol4:: ) manteriam algumas características e seriam melhores para serem usados sem pasta,por ultimo, depois de um strop com cromo, para refinar mais ainda o fio ::hahaha::

No geral, parece que é bom usar um couro duro e fino/pouco espesso(com uma superfícia mais fina/suave) sobre algo sólido, um bloco de madeira por exemplo. Para láminas v, bevel, flat, com o fio "reto" hehehe ::lol4:: .

e couros mais espessos e moles para fios convexos.

 

Bom mais e aí, eu vou lá no mercado e peço por que tipo de couro? sola? ::putz::::lol3::

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Eduardo,

 

Na verdade couro curtido só com taninos vegetais não apresenta abrasividade praticamente nenhuma; os couros curtidos industrialmente e que passam por uma etapa chamada wet blue ( entra Cr no processo ) é que teriam alguma capacidade de polimento.

 

Você deve comprar aquele couro tipo sola, normalmente em cor marrom alaranjado e basta escolher um pedaço de espessura regular de cerca de 4 a 5mm de espessura. Normalmente se cola o lado liso na base de madeira e se usa o outro lado no strop. Eu tenho os dois, sendo que o que o lado liso fica para cima eu só uso no Sandvik 13C26 para poder fazer "penas de cabelo"! ::ahhhh:::mrgreen:

 

A questão do couro mais espesso e macio ( pode ser usado o chamado couro oleado ) para fios convexos é verdade, mas mesmo com estes fios tem que se ter cuidado com a pressão exercida se não você acaba arredondando o fio.

 

Ah, e o couro mais rígido e fino ( 4 a 5mm ) usado no strop "comum" serve perfeitamente também para fios convexos, bastando fazer uma pequena torção/giro no pulso.

 

Dizem os barbeiros antigos que o melhor couro para strop é o couro de anta. ::xiu::

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Pessoal,

 

Eu acabei de ligar para a Polil aqui em Governador Valadares-MG ( fone (33) 3221-5294 ) e tive a garantia deles que despacham as barrinhas para polimento "Polimax-Crominox" em óxido de cromo verde. ::cool:::'>

 

O melhor da brincadeira: o custo da unidade da barrinha: R$ 7,00 ::otemo::

 

O custo do frete irá variar de localidade para localidade, mas é o mesmo custo médio dos PACs e Sedex que se acha na net. O PAC por exemplo deve ficar entre 12 e 18 reáis dependendo do estado e da cidade em questão.

 

O que me deixou um pouco "assustado", me fazendo comprar mais 2 barrinhas ( para o consultório ) desta barrinha de óxido de cromo verde é que no site do fabricante não consta esta barrinha verde, em que pese ele ter uma barrinha branca anunciada como óxido de cromo:

 

http://poli-max.com/produtos/15/34/ clicar nos diversos links no quadro à direita para ver imagens das barrinhas

 

Como alguns amigos têm procurado na web estas barras/massas/pastas para polir constituídas de óxido de cromo e os preços têm variado de 14 a 30 reais e o frete chegando até a 30 reáis, acho que as barras Polimax são uma excelente opção e com a vantagem que esta eu posso atestar o desempenho pessoalmente! :wink:

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Cabral, voltando a incomodar com o tópico das chairas canivete e das plaquinhas de afiação da DMT.

 

Eu vi alguns vídeos no you tubo e quanto àquelas chairas algumas pessoas deixam a faca fixa com a mão e movem a chaira no ângulo desejado por todo o fio. Outras mantém a chaira não na vertical igual a açougueiros, mas na horizontal fixa e passam a faca, como se fosse um pedra de amolar. Eu sei que é pessoal e eu vou ter que achar meu melhor jeito, mas qual você considera a maneira mais fácil?

 

E quanto ao que comprar, digamos que o fio da faca não se danificou seriamente, uma chaira da expessura fine resolveria a situação?

 

Estou pensando em comprar uma plaquinha (mini-pedra) coarse porque acho que realmente é mais fácil de refazer o fio na pedra do que na chaira. E uma chaira DMT fine/X-fine. (acredito eu que passando a fine e depois a X-fine, a faca ficaria excelente para retirar couro de animais e peixes e para filetar, ficaria um fio mais navalha, estou certo?

resumindo, disso tudo, qual o material da DMT que você me aconselharia a comprar. Já comprei a pedra DC4 pra usar em casa.

 

Estou dando preferência para a chaira pois é difícil achar uma superfície plana ou um apoio legal para uma pedra ou placa de afiação.

 

outra dúvida, meu burra pois são coisas totalmente diferentes, A xx-fine da dmt com seus 3 micron ou lixa 8000 substituiria o óxido no couro? ::mmm:

 

Obrigado.

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Salamander,

 

hehehehehehehehe

 

As opções são tantas que a gente fica perdidinho! ::dãã2::ãã2::'>

 

A posição da chaira é a que melhor se adaptar para você. Eu como aprendi desde novo a forma tradicional, é basicamente como eu usava ( na vertical ou inclinada à frente e puxando a faca em direção ao meu corpo ). Para ângulos de 20 graus é o que ainda uso ( memória muscular ). Para 15 graus ou outros, apoio a ponta da chaira em um pano de forma que ela fique na vertical ( de ponta para baixo ) e passo a lâmina no ângulo desejado de um lado e outro.

 

Mas isso tudo com uma chaira grande... e mesmo assim quase não a uso mais pois tenho meus anguladores de hastes.

 

Para uma pequena chaira diamantada me parece que a chaira na horizontal e passando um lado do fio "do cabo em direção à ponta" e o outro lado "da ponta em direção ao cabo" ( ambos na parte de "cima" da chaira ) me parece oferecer mais controle do ângulo.

 

Mas é como já disse: a forma à qual você se sentir mais confortável e seguro de fazer.

 

Se você já comprou a DC4 sinceramente acho desnecessário a plaquinha DMT. A DC4 fará o mesmo serviço e mais, pois com o lado cerâmico você ainda conseguirá um refinamento muito grande do fio.

 

Quanto à chaira, não pegue nada extremamente fino porque senão irá polir mais que afiar. No mato para retoque não é necessário polir, mas às vezes é necessário um pequeno desbaste para repor o fio perdido. Uma extra-fina só iria demandar um tempo absurdo com pouco resultado prático.

 

Veja que mesmo a DC4 sendo um diamantado coarse, ela não tem esta eficiência toda para remover metal como os gringos fazem parecer...

 

Salamander, nada substitui o óxido de cromo! O VdM vai querer me chamar a atenção e dizer que tem uma pasta diamantada de 0,3mícron ( o óxido de cromo é 0,5mícron) eaté de 0,25mícron e talvez até algo diamantado mais fino...

 

Mas já li um estudo empírico relacionado à navalhas, em que a conclusão à que se chegou é que apesar de existirem compostos ( pastas, sprays, etc ) diamantados com partículas menores que 0,5mícron, o óxido de cromo produzia um resultado final prático ( sensação na pele ao se fazer barba ) superior/melhor à todos! A conclusão à que chegaram é que isto se dava pela homogeneidade e regularidade superficial das particulas de cromo em relação ao diamante, que por ser extremamante duro não "suavisava suas arestas" mesmo no uso, o que no final das contas implicava em uma superfície "com mais riscos" e um fio com nanodentes um pouco maiores que os obtidos com o óxido de cromo.

 

Se não tiver ficado claro insista no tema, pois até eu acho que ficou um pouco truncado. :oops:::putz::

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Cabral, obrigado. Já me esclareceu muita coisa sim. Mas agora vou fazer a parte prática. O que eu queria justamente é não ter que comprar tantas coisas e depois descobrir que não servem para mim. Por isso tantas perguntas. ::dãã2::ãã2::'>

 

Vou reler o fórum sobre afiação mais detalhadamente e vou esperar a DC4 chegar. Enquanto isso vou começar a afiar com a pedra de carbodurum mesmo dessas baratinhas. Vou começar a parte prática para valer.

 

Quanto a Chaira folding da DMT vou pegar uma Coarse/Fine e testar com ela na horizontal, foi o que mais ficou lógico para mim, porque ela é plana e larga então ela deve ser um pouco melhor para manter o ângulo do que uma chaira normal que é redonda.

 

Quanto ao strop com óxido eu realmente me convenci. Quanto a afiação a dúvida maior é: Um fio mais polido, garante um corte tipo navalha, mais suave, sem rasgos. Correto? Mas um fio mais polido vai durar mais tempo que um fio não polido?

Não digo o corte navalha, pois ele vai se desfazer rapidamente, mas a capacidade média de corte, vai durar mais tempo com um fio polido sem microfaturas?

 

Por essas dúvidas que levantei a questão da placa extra extra fine.

 

Relendo as primeiras páginas do tópico sobre afiação, percebi algo que tinha lido e entendido errado. Eu pensava que diamantes policristalinos eram melhores. Mas é justamente o contrário... Monocristalinos são melhores.

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