Membros cabraljr Postado Novembro 22, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 22, 2011 Hehehehe A experiência e sabedoria do Trauco sempre nos coloca de volta à trilha! É como eu sempre digo: eu pessoalmente não gosto de aço carbono por estrita questão de comodidade, vulgo preguiça! Mas como podem constatar por fotos que já postei, tenho inúmeras facas feitas por mim em aço carbono ( limas, serras, etc ) e que várias delas ( as menores ) são usadas rotineiramente por meu pai que prefere o aço carbono. É também uma questão de gosto pessoal... e neste quesito o aço carbono é imbatível já que deixa um gostinho caracteristico nos alimentos! Trauco, quando se acostumar mais com a dupla-face verá que ela pode fazer maravilhas. E contrariando um pouco um post que escrevi há tempos atrás, uma faca de cozinha destas "porqueiras" ( tipo tramontinas comuns, genéricas, etc ) usada pra cortes tipo slice cuts ( desliza todo o fio pelo que estiver sendo cortado ) como tomates, carnes assadas, etc pode se beneficiar de um fio acabado mais grosseiramente ( lado fino da dupla-face ) para ter um corte absurdamente agressivo. Este fio não durará muito, mas como o aço destas facas é bem mole retocá-lo é simples, rápido e na verdade uma necessidade pois provavelmente irá rolar! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Novembro 22, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 22, 2011 cabraljr Tem uma Tramontina na cozinha que é a vítima predileta da patroa onde eu já faço isso pois não vale a pena dar um fio bom para ver ela usar a coitada pra cortar fio elétrico, abrir lata como se fosse abridor de lata ou entortando a ponta pra "entrar ar" nas tampas de conservas, e o resultado é muito bom com as pedras mais asperas ou, quando é só retocar e não tem dentes e curvas, no coarse da gerberzinha mais uma passada na chaira. Ela não gosta da Mora (ufa) porque é ruim pra fatiar fino, gostou mais daquela santoku, que usa quando a tramontina tá lesada demais. Eu já usei muito a pedra de afiar do meu pai, só que ela não ficou comigo depois que ele morreu, dali em diante só usei tranqueira, essa de agora é um pouquinho mais caprichada embora tenha umas falhas no lado fino visíveis a olho nú e coisas do tipo, por isso acho que é apropriada pra lâminas mais judiadas como as da horta, mato e jardim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros brasileiro2 Postado Novembro 26, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 26, 2011 Bom, eu já li: Complete guide sharpening - Leonard Lee; The Razor Edge Book of Sharpening - John Juranitch; Experiments on Knife Sharpening - John D. Verhoeven, Emeritus Professor, Department of Materials Science and Engineering Iowa State University - Ames, IA; Buck Knives Knife Sharpening Instructions; Além de varios videos e outros sites e foruns especializados no assunto. Eu consigo uma boa afiaçao da seguinte maneira: Quando a faca está bem cega, a ponto de : no momento em que virar o fio de corte voltado para seus olhos voce enchergar pontos de brilhos atraves de um reflexo de uma luz qualquer, entao uso a tradicional pedra dupla face que tem #200 e #240 de grana. Mergulho ela em água por 5min. e dou umas 20, 30 passadas no lado mais grosso #200, depois passo para o lado mais fino #240. Quando começar a dar rebarbas (mas logo que começar, não exagere pois a partir daí é só perda de material) passo para uma lixa comum #400. As mesmas 20/30 passadas. Depois passo para uma lixa #1200, mesmo número de passadas. Daí entao faço o strop mas como nao encontrei no Brasil o composto de oxido de cromo (tablete pronto para raspar no couro) (achei somente o pó) uso uma pasta para polir Inox da tramontina do lado mais fino do couro (couro comum mesmo, encontrado em saparatias, mas nao nas lojas, e sim naquelas casa onde se consertam sapatos). Mais umas 20/30 passadas e a área do corte fica como espelho e realmente só de apontar a faca para um papel ele já corta. Acabei de afiar um chaveiro Spyderco Bug cuja lâmina é muito pequena e esta cortando fio de cabelo ao meio. para se ter uma iéia apenas com o peso do canivete ele já arranca pêlos, enquanto que com uso da lixa 1200 preciso de uma leve pressão pra fazer o mesmo. Com a lixa 1200 ele já corta muito, é que sou perfeccionista Como padrao uso um angulo de +-15 graus. O vídeo foi muito legal é de muita valia para quem está começando como eu pois achava que deveria refazer o corte todo a cade vez que a faca ficasse cega quando na verdade não é. Para levar comigo cortei um pedaço de madeira de 150mm x 20mm x 8mm. Neste, eu fiz 5 furos de +- 15mm e carrego as lixas enrroladas lá. tem um vídeo no youtube feito por maddythegoose: Além deste carrego a pedra já citada de 6" Quanto ao óleo ou agua, nao sei, nunca usei óleo. Uso água para evitar a lambança. Dizem que o óleo suspende as partículas de metal raspados da lamina deixando a superfície da pedra limpa e mais escorregadia, já a agua infiltra e os deposita nos poros da pedra. Eu particularmente prefiro sentir o atrito. Quanto ao movimento para afiar já vi de tudo: Zig-zag, Vai e vem, Circular, Corte a pedra... Acredito que deverás escolher aquele que mais se adpte. Quanto a pressao, é difícil dizer mas acredito que seja algo em torno de 800gr a 1kg nas pedras grossas e 100 a 300 gr de força no finalmete. (já fiz isso em cima de uma balança de precisao e nao me recordo direito quais os valores). De tudo que aprendi o mais importante é manter o angulo e a pressao aplicada na lamina pois assim terá um corte uniforme e homogêneo. Espero ter ajudado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros diegofii Postado Novembro 26, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 26, 2011 Brasileiro2, Seja bem vindo a febre do aço e a mania de afiação Gostei do vídeo, tudo o que aparece por aqui é lucro, meu amigo. Aqui temos o maior material didático sobre tudo, mas o nosso material é mais conhecido pelas patroas como "que merda, já tá vendo faca de novo" . Coisas das quais não adianta explicar, mas quando a faca corta a carne como se fosse manteiga, elas adoram. De vez em quando esqueço de avisar a patroa que afiei a faca, e um dedo sai "taiado". Até mais galera Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 26, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 26, 2011 Bom, como o Diego já fez as honras da casa, estendo as boas vindas ao Brasileiro2. :'> Muito bem, eu já indiquei a loja daqui de Valadares onde a pasta de óxido de cromo pode ser encontrada, mas como parece que o pessoal prefere a "internética", ai vão alguns endereços que vendem a pasta jacaré verde ( óxido de cromo ): http://www.lojadojoalheiro.com.br/vendas/index.php/polimento-acabamento-e-limpeza/pasta-jacare-verde-cromo.html http://www.mundialfornituras.com.br/detalhe.php?cide=259&palavra= http://www.forniturabulka.com.br/produto.php?cod_produto=904569 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros brasileiro2 Postado Novembro 26, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 26, 2011 Brasileiro2, Seja bem vindo a febre do aço e a mania de afiação Gostei do vídeo, tudo o que aparece por aqui é lucro, meu amigo. Aqui temos o maior material didático sobre tudo, mas o nosso material é mais conhecido pelas patroas como "que merda, já tá vendo faca de novo" . Coisas das quais não adianta explicar, mas quando a faca corta a carne como se fosse manteiga, elas adoram. De vez em quando esqueço de avisar a patroa que afiei a faca, e um dedo sai "taiado". Até mais galera O duro é que é assim mesmo. Acabei de levar uma bronca da patroa dizendo: Vc nao precisa de mais facas, vc nao precisa de mais pedras......... Obrigado pelas boas vindas Bom, como o Diego já fez as honras da casa, estendo as boas vindas ao Brasileiro2. Muito bem, eu já indiquei a loja daqui de Valadares onde a pasta de óxido de cromo pode ser encontrada, mas como parece que o pessoal prefere a "internética", ai vão alguns endereços que vendem a pasta jacaré verde ( óxido de cromo ):http://www.lojadojoalheiro.com.br/vendas/index.php/polimento-acabamento-e-limpeza/pasta-jacare-verde-cromo.htmlhttp://www.mundialfornituras.com.br/detalhe.php?cide=259&palavra=http://www.forniturabulka.com.br/produto.php?cod_produto=904569 Valeu Cabral, sobre a loja eu vi o telefone, mas somente agora a tarde, entao vai ter que ficar pra segunda-feira. Quanto as lojas da internet, vou dar uma espiada e realmente pra mim foi um achado. Obrigado pelas boas vindas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Novembro 27, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 27, 2011 Bem vindo ao clube, o pior é que as patroas são todas iguais, reclamam quando veem uma pedra, faca, ferramenta, lanterna ou mesmo quando perdemos a manhã do sábado no centro para voltar com um pedaço de couro para fazer um strop. Estamos as ordens!!!! inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 27, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 27, 2011 A "Poli-max Cromoinox" verde que é vendida aqui em Valadares eu "agarantcho"!!! A "jacaré verde" eu espero que tenha a mesma qualidade, mas nunca usei! Apesar destas barrinhas durarem uma eternidade e mais 100 anos depois disso, acho que segunda-feira vou comprar mais uma e guardar no cofre, porque nem no site da "Poli-Max" eu ví delas... vi uma branca com uma caixinha exatamente igual a minha, mas não sei se é o mesmo óxido de cromo. Como elas custam uma fortuna de cerca de 10 ou 15 reais, acho melhor não arriscar e garantir mais uma... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros brasileiro2 Postado Dezembro 2, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 2, 2011 Chegaram minhas barrinhas, mas ainda nao tive tempo de usa-las, me parece um composto mais fino que a pasta branca da tramontina. acredito que o fio vai ficar mais afiado ainda. Obrigado Cabral, por compartilhar suas informaçoes. Bom, como estou fazendo meus primeiros strops em facas, gostaria de sbaer se voces limpam o couro depois de cada uso, ou deixam acumular 4, 5 vezes pra depois limpa-lo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Dezembro 2, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 2, 2011 Boa pergunta Brasileiro2! Na verdade você pode usá-lo em dezenas de facas e/ou canivetes.Quando notar que está ficando meio acinzentado, reaplique mais do composto. No futuro, quando o couro começar a "embolar", formando umas bolinhas que são um mix de couro, metal e sujeira, você deverá pegar seu pior canivete ou faca, afiá-lo e aí passar no strop como que cortando/raspando a sua camada superficial; claro que a lâmina usada ficará cega. Depois disso basta reaplicar o composto. Aplique até formar uma bela e uniforme camada verde esmeralda. Um truque que ajuda, ao menos no caso da barrinha que tenho, é dar uma ligeira aquecida na ponta dela em um bico de chama ( não usar vela pois vai enegrecer. Mas pode ser tremp de fogão a gás, etc ) pois assim ela adere e se espalha melhor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.