Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação

Posts Recomendados

• Membros

Hehehehe

A experiência e sabedoria do Trauco sempre nos coloca de volta à trilha! ::otemo:::D

É como eu sempre digo: eu pessoalmente não gosto de aço carbono por estrita questão de comodidade, vulgo preguiça! :oops: Mas como podem constatar por fotos que já postei, tenho inúmeras facas feitas por mim em aço carbono ( limas, serras, etc ) e que várias delas ( as menores ) são usadas rotineiramente por meu pai que prefere o aço carbono.

É também uma questão de gosto pessoal... e neste quesito o aço carbono é imbatível já que deixa um gostinho caracteristico nos alimentos! ::lol4:::mrgreen:

Trauco, quando se acostumar mais com a dupla-face verá que ela pode fazer maravilhas. E contrariando um pouco um post que escrevi há tempos atrás, uma faca de cozinha destas "porqueiras" ( tipo tramontinas comuns, genéricas, etc ) usada pra cortes tipo slice cuts ( desliza todo o fio pelo que estiver sendo cortado ) como tomates, carnes assadas, etc pode se beneficiar de um fio acabado mais grosseiramente ( lado fino da dupla-face ) para ter um corte absurdamente agressivo. Este fio não durará muito, mas como o aço destas facas é bem mole retocá-lo é simples, rápido e na verdade uma necessidade pois provavelmente irá rolar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros de Honra

cabraljr

Tem uma Tramontina na cozinha que é a vítima predileta da patroa onde eu já faço isso pois não vale a pena dar um fio bom para ver ela usar a coitada pra cortar fio elétrico, abrir lata como se fosse abridor de lata ou entortando a ponta pra "entrar ar" nas tampas de conservas, e o resultado é muito bom com as pedras mais asperas ou, quando é só retocar e não tem dentes e curvas, no coarse da gerberzinha mais uma passada na chaira. Ela não gosta da Mora (ufa) porque é ruim pra fatiar fino, gostou mais daquela santoku, que usa quando a tramontina tá lesada demais. Eu já usei muito a pedra de afiar do meu pai, só que ela não ficou comigo depois que ele morreu, dali em diante só usei tranqueira, essa de agora é um pouquinho mais caprichada embora tenha umas falhas no lado fino visíveis a olho nú e coisas do tipo, por isso acho que é apropriada pra lâminas mais judiadas como as da horta, mato e jardim.

Link para o comentário

• Membros

Bom, eu já li:

Complete guide sharpening - Leonard Lee;

The Razor Edge Book of Sharpening - John Juranitch;

Experiments on Knife Sharpening - John D. Verhoeven, Emeritus Professor, Department of Materials Science and Engineering Iowa State University - Ames, IA;

Buck Knives Knife Sharpening Instructions;

Além de varios videos e outros sites e foruns especializados no assunto.

Eu consigo uma boa afiaçao da seguinte maneira:

Quando a faca está bem cega, a ponto de : no momento em que virar o fio de corte voltado para seus olhos voce enchergar pontos de brilhos atraves de um reflexo de uma luz qualquer, entao uso a tradicional pedra dupla face que tem #200 e #240 de grana. Mergulho ela em água por 5min. e dou umas 20, 30 passadas no lado mais grosso #200, depois passo para o lado mais fino #240. Quando começar a dar rebarbas (mas logo que começar, não exagere pois a partir daí é só perda de material) passo para uma lixa comum #400. As mesmas 20/30 passadas.

Depois passo para uma lixa #1200, mesmo número de passadas. Daí entao faço o strop mas como nao encontrei no Brasil o composto de oxido de cromo (tablete pronto para raspar no couro) (achei somente o pó) uso uma pasta para polir Inox da tramontina do lado mais fino do couro (couro comum mesmo, encontrado em saparatias, mas nao nas lojas, e sim naquelas casa onde se consertam sapatos). Mais umas 20/30 passadas e a área do corte fica como espelho e realmente só de apontar a faca para um papel ele já corta. ::lol4:: Acabei de afiar um chaveiro Spyderco Bug cuja lâmina é muito pequena e esta cortando fio de cabelo ao meio. ::otemo:: para se ter uma iéia apenas com o peso do canivete ele já arranca pêlos, enquanto que com uso da lixa 1200 preciso de uma leve pressão pra fazer o mesmo. Com a lixa 1200 ele já corta muito, é que sou perfeccionista :D

Como padrao uso um angulo de +-15 graus.

O vídeo foi muito legal é de muita valia para quem está começando como eu pois achava que deveria refazer o corte todo a cade vez que a faca ficasse cega quando na verdade não é.

Para levar comigo cortei um pedaço de madeira de 150mm x 20mm x 8mm. Neste, eu fiz 5 furos de +- 15mm e carrego as lixas enrroladas lá. tem um vídeo no youtube feito por maddythegoose:

Além deste carrego a pedra já citada de 6"

Quanto ao óleo ou agua, nao sei, nunca usei óleo. Uso água para evitar a lambança. Dizem que o óleo suspende as partículas de metal raspados da lamina deixando a superfície da pedra limpa e mais escorregadia, já a agua infiltra e os deposita nos poros da pedra. Eu particularmente prefiro sentir o atrito.

Quanto ao movimento para afiar já vi de tudo:

Zig-zag, Vai e vem, Circular, Corte a pedra... Acredito que deverás escolher aquele que mais se adpte.

Quanto a pressao, é difícil dizer mas acredito que seja algo em torno de 800gr a 1kg nas pedras grossas e 100 a 300 gr de força no finalmete. (já fiz isso em cima de uma balança de precisao e nao me recordo direito quais os valores).

De tudo que aprendi o mais importante é manter o angulo e a pressao aplicada na lamina pois assim terá um corte uniforme e homogêneo.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário

• Membros

Brasileiro2,

Seja bem vindo a febre do aço e a mania de afiação ::otemo::

Gostei do vídeo, tudo o que aparece por aqui é lucro, meu amigo.

Aqui temos o maior material didático sobre tudo, mas o nosso material é mais conhecido pelas patroas como "que merda, já tá vendo faca de novo" ::lol4:: . Coisas das quais não adianta explicar, mas quando a faca corta a carne como se fosse manteiga, elas adoram. De vez em quando esqueço de avisar a patroa que afiei a faca, e um dedo sai "taiado". ::putz::

Até mais galera

Link para o comentário

• Membros

Bom, como o Diego já fez as honras da casa, estendo as boas vindas ao Brasileiro2. ::cool:::'>

Muito bem, eu já indiquei a loja daqui de Valadares onde a pasta de óxido de cromo pode ser encontrada, mas como parece que o pessoal prefere a "internética", ai vão alguns endereços que vendem a pasta jacaré verde ( óxido de cromo ):

http://www.lojadojoalheiro.com.br/vendas/index.php/polimento-acabamento-e-limpeza/pasta-jacare-verde-cromo.html

http://www.mundialfornituras.com.br/detalhe.php?cide=259&palavra=

http://www.forniturabulka.com.br/produto.php?cod_produto=904569

Link para o comentário

• Membros
Brasileiro2,

Seja bem vindo a febre do aço e a mania de afiação ::otemo::

Gostei do vídeo, tudo o que aparece por aqui é lucro, meu amigo.

Aqui temos o maior material didático sobre tudo, mas o nosso material é mais conhecido pelas patroas como "que merda, já tá vendo faca de novo" ::lol4:: . Coisas das quais não adianta explicar, mas quando a faca corta a carne como se fosse manteiga, elas adoram. De vez em quando esqueço de avisar a patroa que afiei a faca, e um dedo sai "taiado". ::putz::

Até mais galera

::lol4:: O duro é que é assim mesmo. Acabei de levar uma bronca da patroa dizendo: Vc nao precisa de mais facas, vc nao precisa de mais pedras.........

Obrigado pelas boas vindas

Bom, como o Diego já fez as honras da casa, estendo as boas vindas ao Brasileiro2. Muito bem, eu já indiquei a loja daqui de Valadares onde a pasta de óxido de cromo pode ser encontrada, mas como parece que o pessoal prefere a "internética", ai vão alguns endereços que vendem a pasta jacaré verde ( óxido de cromo ):http://www.lojadojoalheiro.com.br/vendas/index.php/polimento-acabamento-e-limpeza/pasta-jacare-verde-cromo.htmlhttp://www.mundialfornituras.com.br/detalhe.php?cide=259&palavra=http://www.forniturabulka.com.br/produto.php?cod_produto=904569

Valeu Cabral, sobre a loja eu vi o telefone, mas somente agora a tarde, entao vai ter que ficar pra segunda-feira. Quanto as lojas da internet, vou dar uma espiada e realmente pra mim foi um achado.

Obrigado pelas boas vindas.

Link para o comentário

• Membros

A "Poli-max Cromoinox" verde que é vendida aqui em Valadares eu "agarantcho"!!! ::otemo::

A "jacaré verde" eu espero que tenha a mesma qualidade, mas nunca usei!

Apesar destas barrinhas durarem uma eternidade e mais 100 anos depois disso, acho que segunda-feira vou comprar mais uma e guardar no cofre, porque nem no site da "Poli-Max" eu ví delas... vi uma branca com uma caixinha exatamente igual a minha, mas não sei se é o mesmo óxido de cromo. ::hein:

Como elas custam uma fortuna de cerca de 10 ou 15 reais, acho melhor não arriscar e garantir mais uma... ::putz:::mrgreen:

Link para o comentário

• Membros

Chegaram minhas barrinhas, mas ainda nao tive tempo de usa-las, me parece um composto mais fino que a pasta branca da tramontina. acredito que o fio vai ficar mais afiado ainda.

Obrigado Cabral, por compartilhar suas informaçoes.

Bom, como estou fazendo meus primeiros strops em facas, gostaria de sbaer se voces limpam o couro depois de cada uso, ou deixam acumular 4, 5 vezes pra depois limpa-lo?

Link para o comentário

• Membros

Boa pergunta Brasileiro2! ::otemo::

Na verdade você pode usá-lo em dezenas de facas e/ou canivetes.Quando notar que está ficando meio acinzentado, reaplique mais do composto.

No futuro, quando o couro começar a "embolar", formando umas bolinhas que são um mix de couro, metal e sujeira, você deverá pegar seu pior canivete ou faca, afiá-lo e aí passar no strop como que cortando/raspando a sua camada superficial; claro que a lâmina usada ficará cega. Depois disso basta reaplicar o composto.

Aplique até formar uma bela e uniforme camada verde esmeralda. Um truque que ajuda, ao menos no caso da barrinha que tenho, é dar uma ligeira aquecida na ponta dela em um bico de chama ( não usar vela pois vai enegrecer. Mas pode ser tremp de fogão a gás, etc ) pois assim ela adere e se espalha melhor.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...