Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação

Posts Recomendados

• Membros

Para os amigos Trauco e Fenrir,

Já testei este afiador cerãmico da Gerber e sua eficiência é um milhão de vezes superior ao afiador praticamente idêntico da Rapala!!! ::ahhhh::

Este afiador realmente afia a lâmina!!! Ao se usar o lado "coarse" primeiro, sente-se claramente o metal sendo "lixado"/removido. E o desgaste quando já há um desbaste de alívio é relativamente rápido! ::otemo::

Ao se usar o lado "fine" percebe-se claramente um refinamento do fio.

Tanto uma face como a outra do Gerber permitem que a lâmina entre quase toda ::cool:::'> , ao contrário do Rapala em que uma face apresenta um "gap" maior em relação ao ponto que o fio toca nas hastes. ::bad::

Ou seja, o Gerber é 100% eficaz!!! ::otemo::

Apenas alguns detalhes:

- O ângulo das hastes medido por mim no que eu retirei da embalagem é de exatos 35 graus inclusos, ou seja 17,5 graus em cada haste! ::ahhhh:: Eu me surpreendi com tal ângulo, então usando o "protractor" ( um programa de geometria ) medi sua foto e confirmou-se. Não satisfeito usei meus anguladores de 15 e 20 graus de cada lado e usando a caneta para CD no fio passei na Fallknivem diamantada a lâmina nos angulos de 15 e 20 graus e depois passei no Gerber. A marca ficou exatamente no meio entre o 15 graus e o 20 graus.

- O fio obtido é capaz de rapar cabelos do braço! ::cool:::'>

- Este fio não é tão durável quanto o fio obtido em uma pedra tradicional ou mesmo em hastes cerâmicas cilindricas ou mesmo triangulares como as do Sharpmaker. :?:?: A explicação é simples: enquanto os outros sistemas de afiação proporcional um padrão de "arranhamento" perpendicular ao fio, este Gerber e todos os outros gadjets deste tipo promovem um padrão de "arranhamento" paralelo ao fio. As linhas paralelas de desgaste são claramente visíveis com uma magnificação de 20x. Isto torna o fio mais propenso a rolamento e a fraturas. :o:(

- O fio obtido com os outros métodos de afiação é bem mais agudo, ou seja, é possível alcançar o chamado "fio de navalha" ( claro que dependendo do tipo de aço, ângulo e nível de polimento ). Este "fio de navalha" é impossível de se conseguir com o Gerber ou qualquer outro gadjet que promova o desbaste paralelo ao fio, manual ou elétrico.

Mas vamos deixar bem claro: o fio proporcionado pelo Gerber é muito melhor que o fio que a totalidade das pessoas que não dominam perfeitamente as técnicas de afiação vão conseguir em suas lâminas caso não o utilizem! ::otemo::

E claro, o melhor de tudo: este Gerber pode ser usado até por uma criança ( com a supervisão de um adulto ) que jamais afiou nada na vida para afiar uma lâmina e conseguir um fio de rapar cabelo, dada sua simplicidade de uso e eficácia! ::ahhhh::::otemo::

Não custa lembrar como informação final que a afirmativa acima só é válida para lâminas que não estejam completamente cegas ou que não tenham ângulos de fio superiores a 20 graus de cada lado ( desbaste total e não o micro-fio ) ou se levará muito, mas muito tempo para se conseguir afiá-las pelo simples fato que apesar de muito eficiente, este gadjet remove muito pouco metal de cada vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros

Diego,

Não se preocupe que não vai ouvir notícia da PF batendo na porta dese seu amigo. :P Como já havia dito, comprei estes Gerbers para presentear aos amigos que não sabem afiar suas lâminas ( e me poupar trabalho e material nos churrascos... :roll::mrgreen: ).

Sendo assim, acho que vou dar os Rapalas para aqueles parentes "mais ou menos" apenas para servirem de assentadores de fio, como as chairas de aço lisas ( pois aquelas porcarias não fazem muito mais que isto! ::grr::::putz:: )

Link para o comentário

• Membros

Cabral,

Fiquei assustado com o fato de você deixar de ser MOCHILEIRO e virar SACOLEIRO ::lol3::

Dá uma mão pro seu camarada aqui, adiquiri recentemente um destes:

20111117224809.JPG

Tu já viu esta coisa que mais parece aquelas lixa de pé da mulherada?

Bom, mesmo assim essa semana faço um review disso e passo pra todos. Não sou um expert em afiação, mas com esse "Fio Navalha" consegui bons resultados.

Té mais...

Link para o comentário

• Membros

Estes afiadores são muito práticos, vou comprar uma da rapala pro pessoal aqui de casa ( Sou meio mão de vaca ::tchann:: ) eles afiam com tanta força na pedra que a faca já deve ter perdido quase uma polegada de comprimento, :shock: estranho eu sei, e a pedra tem uma abismo no meio ::lol4:: . Com esse tipo de afiador não têm como errar. E não vão mais precisar daquela pedra de rio que pesa quase dois quilos e remotamente lembra um retângulo ::hein:::lol4:: valeu pelo review cabraljr ::otemo::

Link para o comentário

• Membros de Honra
:D::cool:::'> :D::cool:::'> :D::cool:::'> :D::cool:::'> :D::cool:::'> ::cool:::'> :D::cool:::'> :D::cool:::'>

É com prazer que aviso aos amigos que finalmente chegaram os afiadores Gerber!!! Após acho que 70 e bordoada de dias eles finalmente deram as caras!

Acho que isso ajuda a comprovar que é seguro comprar no ebay de vendedores TOP!!! ::otemo::

Trauco, assim que eu puder avaliar o desempenho destes afiadores, posto aqui. :wink:

Finalmente chegaram, agora sim vamos ter uma avaliação de verdade. ::otemo::

Link para o comentário

• Membros

Cabral,

Esse afiadores da gerber parecem ser bem interessantes!! Você avaliou o fio das laminas com ou sem o strop? E falando em strop, como ja tinha dito não faço ideia de onde comprar o oxido de cromo, seriam em loja de materiais automotivos, oficina, ourivesaria ?? Me dê uma luz!!!! ::sos::::essa:::?

Link para o comentário

• Membros

Fenrir,

O foi foi "avaliado" sem strop, só foi feito o desgaste inicial no lado coarse e depois suavizado no lado fine. Mas foi feito um desbaste de alívio antes ( aliás, o desbaste já existia, eu só ceguei a fio passando na cerâmica da F4 ). Duas lâminas foram testadas: a do canivete chinês genérico e do meu SAK Victorinox Champion.

Olha, aqui em GV eu comprei o óxido de cromo em uma casa especializada em artigos para polimento, etc. Já até postei aqui o telefone da Polil.

Link para o comentário

• Membros

Fala galera, boa noite,

Pra começo de conversa, não sou, de longe, o melhor "afiado de facas" por aqui (Cabral e VdM são os feras). O único jeito de afiar facas, caso você não saiba, seria o animal como eu ir a um amolador (e ferrar com seu precioso item). Após vários vídeos e tutoriais, além é claro do que podemos ler aqui, se você não tiver muita prática e prestar atenção você mais estraga a lâmina do que produz um fio de qualidade. Isso já aconteceu comigo, mas eu vi as explicações do cabral e tudo mudou na vida das minhas facas, principalmente as da cozinha, também chamadas de cobaias.

Certo dia postei aqui que tenho uma pedra de afiar com dois tipos de abrasão, paguei a R$ 4,00 (do tipo que encontramos até no supermercado)

20111118201011.jpg

Testei em minhas cobaias, e posteriormente nas minha facas, consegui bom resultado, mas não raspavam o pelo dos braços, e no teste do papel ainda sentia um micro serrilhado, ainda que mínimo.

Quando fui ao meu fornecedor da útima vez, ele me apresentou o FIO NAVALHA, me explicou que eu deveria usar sim a minha velha pedra de afiar, e por fim usar FN.

Então lá vai: REVIEW AFIADOR DE FACAS FIO NAVALHA

20111118201615.JPG

COMPRIMENTO: 30CM

LARGURA: 3,5 CM

PESO: EM TORNO DE 350g ~ 400g

COMPOSIÇÃO: PS, PEDRA ABRASIVA, RESINA SINTÉTICA, TNT (acredito que o tecido com esse nome, e não o explosivo plástico) ::lol4:: .

BONUS: 3 MANTAS DE POLIMENTO "SEMPRE BRILHO", SENDO UMA GROSSA, UMA MÉDIA E UMA FINA

PREÇO: VARIA ENTRE R$ 15,00 E R$ 40,00 (meu fornecedor no site vende por R$ 35,00, mas na loja física o preço era R$ 20,00 ::essa:: )

A pedra abrasiva, se muito me engano, é um pedaço de mármore, igual ao das pias de cozinha. Do outro lado, uma manta similar a do SEMPRE BRILHO para o acabamento do fio.

Após afiar as facas na pedra (isso inclui as cobaias e a BF), com uma inclinação de 20º, passei as laminas no FIO NAVALHA, com a mesma angulação, porém, conforme explica no verso do produto, com movimentos longitudinais no sentido contrário ao do corte (questão abordada ontem) com muita suavidade, digno do Sr. Miyagi.

RESULTADO: Raspando os pelos do braço, o teste do A4, A4 reciclado e do papel bula foram excelentes, o fio escorregou como faca quente na manteiga.

Em uma de minhas cobaias, que estava cega, usei SOMENTE o FN, e obtive resultado similar aos demais, levei mais tempo, mas consegui.

MANTAS SEMPRE BRILHO

COMP: 12,5cm X 7,5cm

20111118203501.JPG

Após ver o polimento que o Cabral deu na BF dele, resolvi usar o SB.

20111118203745.JPG

Em 15 minutos obtive este resultado, não sei se deu pra perceber bem, claro que não ficou igual a do Cabral, mas com um pouco mais de esforço, pode ficar melhor. Conforme especificação, usei as mantas grossa, média e fina, nesta ordem, dos dois lados.

Bem pessoal, é isso.

Até mais......

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...