Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação

Posts Recomendados

• Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros

Na verdade este "problema" não é para ser resolvido da forma que imaginamos, pois há uma lógica nele. :?

Caso haja um acidente com a parte cerâmica ou com um uso intenso a mesma venha a apresentar algum abaulamento, basta descolar as partes, dar uma lixadinha para eliminar a cola e inverter as faces; com isto se obtêm uma superfície cerâmica plana pronta para o uso. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Cabral,

Gostaria que você me explicasse: é recomendável fazer um micro-fio primário em todas as laminas? mesmo nas facas scandi grind? Quais os caso em que esse procedimento não é recomendado? Pergunto porque em outros tópicos você afirma por um micro-fio primário ate em suas moras.

Link para o comentário

• Membros

Fenrir,

Eu acredito que sim ( com uma exceção ), mas isto é algo de cunho pessoal, portanto outras pessoas podem ter visões diferentes e tão corretas quanto.

A exceção seriam as lâminas com desbaste e por consequência fio convexos, pois este tipo de fio já é naturalmente mais robusto, infelizmente tal robustez também se traduz num dos piores fios em termos de habilidade de corte; isto é algo que algum dia teremos que esclarecer também: toda lâmina com boa habilidade de corte é uma lâmina afiada, mas nem toda lâmina afiada tem boa habilidade de corte! :?

Vou tentar explicar um pouco mais detalhadamente. Vamos tomar o exemplo das Moras por você citadas. Normalmente elas vem com aquele scandi grind que geralmente é de 20 graus inclusos, ou seja, 10 graus de cada lado. Este é um fio excelente, extremamente agudo e que tem uma habilidade de corte muito grande ( o fio apenas ).

Uma das melhores formas de se visualizar isto é fazendo um pequeno experimento. Com uma destas balanças digitais de cozinha ou mesmo estas de banheiro ( digitais ou mecânicas ), você posiciona uma armação em "U" e coloca uma borracha no fundo do "U" e uma cordinha de "seda" nas hastes do "U". Então posiciona a faca bem afiada nesta cordinha e fazendo o push cut, que é cortar sem movimentar a lâmina, apenas fazendo pressão para baixo medir o esforço/força ( KGF marcados pela balança ).

Verá que obteve um número "x". Agora se você fizer um microfio primário neste scandi grind, digamos 20 graus de cada lado, ou seja 40 inclusos ( poderia ser também 15 graus de cada lado ou 30 inclusos ) e repetir o teste, verá que vai obter um número "y" maior, pois terá que fazer um pouco mais de força.

Ora bolas então, por que diabos você iria querer um fio "pior" em desempenho que o que já vem de fábrica nas Moras? A resposta é muito simples: porque apesar de perder um pouco em habilidade de corte, ganha-se e muito em termos de durabilidade e retenção de fio, pelo simples fato de ter muito mais metal suportando o fio propriamente dito.

Nas Moras particularmente eu acho importante fazer o microfio primário porque apesar do fio em sí ter uma grande habilidade de corte, a lâmina como um todo não tem esta mesma habilidade de corte devido ao seu perfil/desbaste, que apresenta uma boa parte desta lâmina com paredes paralelas que promoverão grande atrito no que estiver sendo cortado e com isso você terá que fazer mais força.

598d9f2e21c86_Fioprimarioesecundarioeprogresso.jpg.6e5355c5f586af710f5f080502e16901.jpg

Apesar de parecer que então se estaria somando duas caracteristicas "ruins", na verdade você não chega a perceber a "piora" do fio propriamente dito, porque ele fica mascarado pelo desempenho da lâmina como um todo. Lembrar que este princípio só se aplica se você estiver cortando algo que tenha espessura igual ou maior que a largura da lâmina da Mora, porque se a espessura for menor que o scandi grind propriamente dito, ai sim você conseguirá perceber a diferença.

Traduzindo: no teste da balança com uma cordinha você perceberá a diferença. Se o mesmo teste for feito com uma corda de 1 polegada ( espessura igual ou maior que a largura da lâmina ) o efeito de arrasto/atrito da lâmina na corda mascarará a diferença do fio.

Além de aumentar a robustez do fio, esta técnica ainda tem como vantagem adicional a facilidade no retoque do fio, pois se você imaginar a quantidade de aço que tem que ser removido no micro fio para retorná-lo a um estado de fatiar cabelo e a quantidade de aço que teria que remover de TODO o scandi grind ( deitar a lâmina "flat" com relação ao scandi na pedra ) para voltar a obter aquele fio de navalha.

Como última vantagem adicional está a economia de lâmina/aço, já que a vida útil da lâmina será maior devido ao menor desgaste geral.

Comprove por você mesmo. Use sua Mora em uma tarefa com madeira por exemplo, com o fio original. Depois confira se houve rolamento ou ocorrência de micro-dentes. Faça então um microfio primário de 15 ou 20 graus de cada lado, repita a tarefa de corte e verifique a ocorrência ou não de rolamento e micro-dentes.

Você pode começar com 15 graus e ver como cada aço em cada faca se comporta. O Vg10 dos Spyderco por exemplo tende a formar micro-dentes com 15 graus, o que não ocorre com 20 ( desbaste padrão de alívio de 10 graus de cada lado em ambos os casos ). E assim com diversos aços. O ZDP-189 também da Spyderco suporta tranquilinho 15 graus de cada lado com desbaste de alívio de 10 graus de cada lado sem rolar e sem fraturar ( micro-dentes ).

A decisão final envolve o tipo de lâmina, tipo de aço, tratamento térmico e utilização pretendida. Simples, só um pouquinho complicado! :mrgreen:

Link para o comentário

• Membros

Estive pesquisando onde comprar oxido de cromo pela internet e não é nada fácil ::putz:: ! Encontrei isso no mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-201439725-pasta-basto-verde-para-polimento-de-cobre-lato-e-aco-inox-_JM

Serve?

Qual seria o tipo de loja física provável de se encontrar essa pasta verde?

Link para o comentário

• Membros

Fenrir,

Sem o vendedor mencionar explicitamente o óxido de cromo, eu teria sérias dúvidas...

Infelizmente não tem loja virtual, mas tentem por telefone: Polil - (33) 3221-5294

Essa loja fica aqui em Governador Valadares - MG e quando comprei a minha barrinha estava acho que a R$9,00. O nome da marca é "Cromoinox", mas na caixinha também vem escrito "poli-max". É uma caixinha com 3 lados pretos e um lado verde. Medidas da barra: 27x80mm.

Um amigo comprou há uns 40 dias e acho que estava a R$9,00 ou R$10,00. E eu pessoalmente vi há cerca de uns 20 dias quando fui comprar resina para os anguladores das Fallkniven.

Link para o comentário

• Membros

:D::cool:::'> :D::cool:::'> :D::cool:::'> :D::cool:::'> :D::cool:::'> ::cool:::'> :D::cool:::'> :D::cool:::'>

É com prazer que aviso aos amigos que finalmente chegaram os afiadores Gerber!!! Após acho que 70 e bordoada de dias eles finalmente deram as caras!

Para confirmação posto aqui as imagens dos mesmos; sem nenhuma avaliação porque literalmente acabaram de chegar! ::mmm:

598d9f31640d9_Gerberceramicsharpener01.JPG.98a36ea23fef8897f21ddde2664e8cdb.JPG

598d9f3169b81_Gerberceramicsharpener02.JPG.a89fb8e521d694b51c5e022a8c2b0d75.JPG

598d9f3170097_Gerberceramicsharpener03.JPG.6310798bfbf563d2431ff6cc636af7bd.JPG

Acho que isso ajuda a comprovar que é seguro comprar no ebay de vendedores TOP!!! ::otemo::

Trauco, assim que eu puder avaliar o desempenho destes afiadores, posto aqui. :wink:

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...