Membros Véio du Mato Postado Outubro 14, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 14, 2011 Bacana para facilitar a vida do meu amigo, vou passar o link do ebook free http://www.ebook3000.com/Complete-Guide-to-Sharpening-by-Leonard-Lee_103951.html fiquei curioso, também quero ler esse livro. inté ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 14, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 14, 2011 Hehehehehehehe Nada como a experiência do nosso Véio!!! Sempre arranjando o meio mais prático e eficaz de se fazer as coisas! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros EduardoJS-MA Postado Outubro 15, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 15, 2011 Valeu !! Eu ia baixar mesmo , mas eu estava com vergonha de dizer Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Outubro 15, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 15, 2011 Eduardo, O livro é bacana, mas não é fabuloso. Há alguns anos comprei uma revista magnum que tinha uma reportagem bem legal sobre fiação de facas, na época me foi bem útil. procurei e achei http://www.cutelariavirtual.com/renno/informacoes/afiacao/afiacao.htm é mais ou menos um resumo do livro. o meu conselho é para dar uma lida em tudo que achar, e depois se concentrar na prática. Comece com umas facas velhas de cozinha, afie também as da sua mãe, irmã,vizinho, etc. pratique bastante, pois nestes trabalhos manuais quanto mais treino melhor será . inté ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 15, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 15, 2011 Review Fallkniven DC4 e DC3! DC4 Comprimento: 101mm Largura: 32mm Espessura placa diamantada: 1mm Espessura placa cerâmica: 5mm Peso com bainha: 79g Peso da placa: 66g Grit placa diamantada: 480 – 25 mícrons Grit placa cerâmica: 2000 – 3 mícrons DC3 Comprimento: 79mm Largura: 26mm Espessura placa diamantada: 1mm Espessura placa cerâmica: 5,5mm Peso com bainha: 63g Peso da placa: 52g Grit placa diamantada: 480 – 25 mícrons Grit placa cerâmica: 3000 - 2 mícrons As “pedras” vêm em uma bainha de couro natural, muito bem feita por sinal ( de primeira qualidade mesmo ) , e dentro de uma cartela tipo “envelope” de plástico transparente e flexível, A justaposição da placa diamantada com a placa cerâmica é muito boa, tanto na DC4 quanto na DC3, sem descasamento da placa cerâmica com a diamantada. Há um pequeno furo na placa diamantada mas não há furo na cerâmica, então fica impossível passar um fio ou argola de chaveiro. Isso ocorre porque a Fallkniven nada mais fez que encomendar uma cerâmica nas mesmas medidas das placas diamantadas que ela já comercializava, e como para fazer um furinho no canto da placa cerâmica implicaria em alto custo e risco de fratura, este detalhe foi deixado de lado. Mas quem acha que ambas as placas são a mesma coisa, apenas diferindo nas dimensões, está completamente enganado! Enquanto em ambas a placa diamantada é exatamente igual, a não ser é claro pelas dimensões de comprimento e largura ( a espessura é de 1mm em ambas ), as placas cerâmicas são muito diferentes! Na DC4 a placa cerâmica é cinza e relativamente “mole” quando comparada à cerâmica da DC3. Digo isso porque a passei no lado diamantado da DC3 e até em uma pedra carborundum e ela apresentou um desgaste formando um pó, de forma relativamente fácil; mais fácil no diamante que no carborundum. Esta passada da cerâmica da DC4 na placa de diamante da DC3 e na pedra de carborundum não é porque ela veio com as “famosas estrias semi-circulares” da ferramenta de corte usada nestas pedras, mas porque suspeitei que poderia haver algum mínimo desnível na planura de sua superfície, como realmente havia, muito pequeno mas havia. :'> Já a placa cerâmica da DC3 é cerca de 0,5mm mais espessa que a da DC4, é marrom ao invés de cinza e mais dura que a da DC4. Nela era possível ver claramente as “estrias semi-circulares” da serra-circular diamantada usada em seu corte, e a tarefa de “pareá-la” tanto no carborundum quanto no lado diamantado da DC4 foi bastante penosa e de baixo rendimento comparado a da DC4. Também fiz o teste definitivo, que é o do riscamento; a cerâmica da DC3 risca um pouco mais a cerâmica da DC4 do que o contrário. Outra coisa a se notar é que depois de pareadas ambas as cerâmicas da DC4 e DC3, ao se passar uma lâmina nelas a sensação e até o som eram bem diferentes! A DC4 é bem semelhante a Spyderco Ultra Fina ( 2000 ) :'> e a DC3 bem mais suave/lisa estando mais para um grit 3000 ( suposição minha já que não tenho nenhuma pedra oficialmente grit 3000; tenho uma natural que se parece muito com ela na sensação ao se passar uma lâmina, mas não sei o seu grit, mas com certeza é mais fina que minha Spyderco Ultra Fine - 2000 ). A superfície de ambas, mesmo após o pareamento é diferente. Sob magnificação de 20x a da DC4 parece uma carborundum ultra-hiper-fina, ou seja, apresenta aquela superfície parecendo que foi fundida ( e foi, já que o processo de sinterização envolve pressão e calor a ponto de fusão das partículas ) e uniformemente cheia de pequenos poros. Já a DC3 lembra a superfície destes imãs marrons em formato de anel dos alto-falantes. Com uma certa textura é claro, mas sem os poros visíveis. Aqui talvez o Véio Du Mato possa me dar uma ajuda, pois ele recebeu a pouco tempo atrás a sua Fallkniven DC4; poderia nos dizer a cor da cerâmica da sua DC4? Se ela for cinza isso pode implicar em um padrão. Se for marrom, pode ser uma questão de lotes, já que estas pedras são sinterizadas para a Fallkniven, como as da Spyderco o são para aquela companhia, etc. Mas vamos à outro ponto que vai interessar à todos: eu estava esperando a Fallkniven para poder afiar um lado do meu Queen Country Cousin em D-2 e comparar o desempenho com uma pedra carborundum dupla-face comum, que seria usada para afiar o outro lado do fio. Pois bem, foi feito! E devo dizer que o Country Cousin em D-2 ficou o “capeta” para cortar! Fiz o meu desbaste de alívio padrão de 10 graus de cada lado ( com a Fallkniven e com a carborundum ) e o fio primário de 20 graus de cada lado com as hastes cerâmicas. Este “caipirinha” agora é um dos 2 canivetes de porte diário. Pare de enrolar Cabral e diga logo o que achou! Pois bem, por mais chocante que possa parecer, achei o desempenho da carborundum melhor! Tudo bem que a Fallkniven DC4 tem a metade do comprimento e quase a metade da largura da carborundum, e que talvez, repito, talvez eu tenha usado menos pressão ao usar a Fallkniven ( mas acho sinceramente que foi a mesma ), mas achei mais prático e rápido! E atentem para o fato de que NÃO usei o lado mais coarse da carborundum e sim o lado mais fino, para ter uma padronagem de risco mais fácil de polir com a pedra 1200 com a qual terminei o “polimento” do desbaste de alívio. Isso em nada desmerece a Fallkniven, pois seu desempenho considerado o tamanho e peso, principalmente em campo, é impressionante! É impensável carregar uma carborundum na tralha. Eu devo admitir que tenho algumas carborundum cortadas como pequenos blocos para poder levar à campo e devo reconhecer que apesar de fazerem o serviço, não são eficazes como a DC4, mesmo porque não têm um lado capaz de polir e retocar o fio como o lado cerâmico da Fallkniven, e também porque as que tenho são bem menores que a DC4, já que são cortadas no sentido da largura das carborundum, ficando com 5cm de comprimento por 2cm de largura. Um último detalhe: as placas diamantadas são magnéticas, o que significa que não necessariamente precisam ser diretamente coladas em uma bainha de kydex ou plástico. Pode-se colar 2 imãs chatos de neodímio ( como os de HD ) na bainha e simplesmente aderir a Fallkniven, permitindo assim usar tanto o lado diamantado quanto o cerâmico, pois ela pode ser retirada. :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Outubro 16, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 16, 2011 Cabral, Parabéns pela compra O meu DC4 é exatamente igual. como afiador de campo para mim é imbatível, não compare com pedras de mesa, são utensílios diferentes, é como comparar o alicate do leatherman muti-tool com um alicate convencional. Pegue uma boa faca e coloque um DC4 no bolso que está resolvido. Fica a dica, dá para colocar um pedaço de cinto com pasta de cromo para usar como strop dentro da bainha e pronto!!! fui.... ( se tiver com um facão ou machado, não custa levar uma pequena lima fima ou o afiador da Bellota para tirar eventuais dentes ou concertar uma ponta quebrada). inté.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 29, 2011 Como eu havia dito que faria, aqui estão os suportes para as Fallkniven. Fiz com duas inclinações, 15 e 20 graus como os fios de minhas facas e canivetes. Os suportes tanto podem ser usados com as pedras na horizontal, quanto na vertical. Em ambos os casos há imãs de neodímio que permitem uma "fixação" das bases de forma sólida em latas, capôs de carros, lâminas de serra, facões, fogareiros, etc. Há também 2 ímãs no "berço" onde vão as pedras para sua fixação/estabilização. Servem também para fazer afiação à mão livre, pois permitem uma pega segura ( dedos fora do caminho ) e firme com as pedras. A DC4 têm bases idênticas, apenas de maior tamanho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros EduardoJS-MA Postado Outubro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 29, 2011 Você que fez cabral? que material você usou ? Ficou bom , é a mesma teoria do sharpmaker só que com uma pedra né ? É bom por que dá pra fazer um em casa e aproveitar as pedras, e facilita para quem não têm a prática de amolar ainda(como eu ) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 29, 2011 hehehehehe Sim Eduardo, este é mais um produto das organizações Cabraljara ( agora que a tabajara encerrou as atividades, aproveitei o nicho de mercado ). Foi feito com resina autopolimerizável ( resina + catalisador ). Os moldes foram feitos com réguas de plástico cortadas e coladas e o modelo das Fallkniven foi em gesso comum. E é verdade o que você escreveu; eu que há décadas afio minhas lâminas à mão livre, com estes "anguladores" é muito, mas muito mais fácil e rápido de se obter um fio de navalha. :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros EduardoJS-MA Postado Outubro 30, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 30, 2011 Cabral Muito legal essa marca cabraljara heheheh ,vou fazer um mais modesto, de um bloco de isopor aqui de casa . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.