Colaboradores Ewalker Postado Maio 5, 2010 Colaboradores Postado Maio 5, 2010 (editado) Olá Pessoal, Alguem sabe como fazer a amolação de laminas com serrilha? Editado Fevereiro 22, 2011 por Visitante Citar
Membros de Honra Cacius Postado Maio 5, 2010 Membros de Honra Postado Maio 5, 2010 Serras arredondadas ou dentes retos? Os últimos, uma lima resolve (pq é ferramenta). Os arredondados tem kits pra isso. Dá pra improvisar com uma lima arredondada (mas se um cuteleiro ver, vai te matar). Enrole uma lixa d'água num raio de bicicleta (ou algo com o diâmetro aproximado da serrilha e seja feliz! Citar
Colaboradores Ewalker Postado Maio 5, 2010 Autor Colaboradores Postado Maio 5, 2010 A serrilha é como a opçao B do diagrama abaixo... Existe um kit especifico para realizar a amolação? Citar
Membros de Honra Cacius Postado Maio 6, 2010 Membros de Honra Postado Maio 6, 2010 Acha um canudo que "encaixe" na serrinha, que seja do mesmo diâmetro (ou próximo dele). Enrole uma lixa d'água nº 600, molhe tudo e lixe... Citar
Colaboradores Tiago Korb Postado Maio 7, 2010 Colaboradores Postado Maio 7, 2010 (editado) Dependendo do uso durante uma travessia a faca ou canivete pode perder o fio, então: Como amolar uma faca ou canivete no mato: - Quartzo: Durante o meu curso de Química Industrial tinha uma matéria de Mineralogia Economica e nela aprendi que o quartzo é um cristal que tem dureza maior que a do aço, ou seja, o cristal do quartzo risco o aço e o contrário não ocorre. Então em regiões onde há quartzo você poderá utilizar o quartzo para afiar a lamina da sua faca ou canivete, esfregue num ângulo de 20º. O cristal do quartzo tem diversas cores, o mais fácil de ver e achar é o quartzo branco ou transparente com aspecto vítreo: Você encontra pedrinhas de quartzo mais facilmente em estradas de chão, msiturado ao granito em rochas maiores ou no cascalho de rios. - Arenito: É uma rocha sedimentar, ou seja, ela se depositou ao longo de muito tempo no fundo de um grande lago ou mar. Tem a coloração rosa e é bem facilmente esfarelada, pois se constituí basicamente da união de crsitais de areia. Foto: Para afiar sua faca ou canivete com o arenito basta molhar a rocha e esfregar a lamina num ângulo de 20º. Você encontra mais facilmente essa rocha as margens de rios que escavam a rocha ou em paredões. Lembrando que não são todas as regiões do Brasil que elas ocorrem. Observação: para não errar na amolação vá amolando sua faca ou canivete e teste ele cortando uma folha de um arbusto. :'> Editado Fevereiro 22, 2011 por Visitante Citar
Membros cabraljr Postado Maio 31, 2010 Membros Postado Maio 31, 2010 Caro Ewalker, Na verdade o serrilhado de sua faca é do tipo "spyder" ( lançado originalmente pela Spyderco, um "dente" maior seguido de 2 menores no formato de semi-círculo ou semi-elíptico ). As dicas que já lhe foram passadas funcionam, mas dão um trabalhão, porque normalmente a lixa d'água não "trava" na haste de metal usada e desenrola e se desgasta facilmente dependendo da resistência à abrasão do aço usado em sua lâmina. A melhor forma de dar fio aos dentes grandes ( os pequenos raríssimamente perdem o fio ) é uma coisa extremamente simples e barata e que se você tiver o cuidado de após toda vez que usá-la dar uma escovadinha com uma escovinha de latão e passar uma camadinha de WD40, durará a vida toda! Ah, o que é esta solução? Simples, você acha em casas especializadas em ferramentas ou que vendem moto-serras: uma lima cilindrica para dentes da corrente de moto-serra! Deve custar uns R$10,00! Uma dica extra: se você tiver um pouco de habilidade ( e claro sempre usando EPI ), adquira duas e com motoesmerís e depois lixas d'água, retire as "escamas" de uma delas e a deixe lisa e terá uma das melhores e mais leves chairas que você já viu! Pode ser "encabada" em um simples pedaço de cabo-de-vassoura como qualquer lima KF ( aliás esta marca é uma das melhores ). Pode furar uma moeda de R$1,00 para servir de "gola" protetora para a mão e colada junto ao cabo. E como dica final, compre um pedacinho daquelas mangueirinhas transparentes com boa espessura de parede e que seja a conta do diâmetro desta mini-chaira e jogue WD40 dentro da mesma e ela servirá de bainha para sua chaira. Fica 10! Citei o WD40 por ser fácil de encontrar, mas o melhor óleo para lubrificar mecanismos de canivetes e formar películas protetoras em lâminas de aço carbono e mesmo alguns "inox" é óleo para turbinas de alta rotação ( normalmente você os achará em dentais ( casas que vendem materiais para dentistas ). O da Kavo é ótimo! Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 23, 2011 Membros Postado Janeiro 23, 2011 Chaira cerâmica Comecemos pela grana da mesma; não há identificação por parte do fabricante ( Case ), mas comparando com meu set de lixas, ela fica entre 800 e 1.000. É eficiente na remoção de metal. Entretanto sua eficiência é aumentada e muito quando a lâmina a ser afiada tem um desbaste de alívio. No meu caso, todos os meus canivetes tem um desbaste de alívio de 10 graus de cada lado. Nas facas e facões este desbaste é de 15 e 20 graus respectivamente. O melhor uso da chaira se dá em um ângulo entre 20 e 25 graus por lado, o que faz com que a quantidade de metal a ser removido seja muito pequena. Ela é capaz de eliminar inclusive pequeninos dentes no fio. :'> O fio resultante seria considerado super afiado por cerca de 99% das pessoas ( exceto os malucos como eu ). Ele é capaz de fazer o chamado pushcut, que é quando você apenas encosta um ponto qualquer da lâmina em um papel do tipo utilizado em impressoras matriciais ( somente para servir de parâmetro para os leitores ) e apenas se força a lâmina à frente, sem fazer o movimento de deslizamento da lâmina ao longo do papel. É bom, mas para mim não o suficiente. Após a chaira ainda dou umas passadas da lâmina no couro saturado de óxido de cromo, para um “acabamento final”; algo como 10 passadas de cada lado. O corte fica muito mais suave. :'> :'> Apenas a chaira já é o suficiente para deixar a lâmina “rapando cabelo”; a passada no couro faz com que os pêlos literalmente pulem ao entrarem em contato com a lâmina. É um fio muito bom, mas ainda não é como o que gosto que permite literalmente se “descascar cabelo” e fazer a barba com um certo conforto. Mas ela é muito útil para refazer rapidamente um fio que “morreu”, sem a necessidade de se montar todo o aparato de afiação. Dada a fragilidade do material cerâmico em relação à impactos, torções e alavancas, não é recomendado seu uso à campo, já que as chances de ela não voltar inteira são enormes. Tirando a questão da certa fragilidade ( não é tão frágil como talvez eu tenha feito parecer ) , é uma excelente ferramenta, que polpa um tempo e trabalho enormes e que restaura o fio em questão de segundos, literalmente. :'> Aviso aos amigos que tem aços ditos exóticos, com altos teores de carbonetos, principalmente o de vanádio, como os CPM S60V, S90V e S125V: sua eficácia é assegurada por alguns e questionada por outros, pois o óxido de alumínio de que é feita tem uma dureza de 2.100 a 2440 knoop ( dependendo do modo de sinterização ), enquanto o carboneto de vanádio tem uma dureza de 2.520 knoop. O carboneto de silício de nossas conhecidas pedras carborundum dupla-face fica em 2.480 knoop. Só para constar, o aço CPM-S30V que tem 4% de vanádio, foi MUITO facilmente afiado por minhas pedras carborundum ( desbaste mais “grosso” ) e japonesas sintéticas, ficando com um fio assustador! Muito “suave”, sem a sensação de microserrilhamento como muitos relatam acontecer com o CPM-S30V! Acho que o carboneto de silício de nossas pedras carborundum e sintéticas japonesas dariam conta do recado no caso dos aços mais exóticos... Aqui um alerta: quando usarem as pedras carborundum para o desbaste de alivio, se utilizarem o lado mais “grosso” primeiro, certifiquem-se de usarem o lado “fino” para minimizar os “riscos e sulcos” no fio; depois usem uma pedra 1.000 ou 1.200 para suavisá-los ainda mais, pois são os maiores responsáveis pelas microfraturas no fio primário. Na sequência, vou postar as fotos do meu “sistema de afiação” e de minhas chairas “lixâmicas”. Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 23, 2011 Membros Postado Janeiro 23, 2011 Chaira cerâmica da marca Case e grana entre 800 e 1.000. Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 23, 2011 Membros Postado Janeiro 23, 2011 Chairas "lixâmicas" , que nada mais são que lixas d'água, no caso 400 e 1.000 ( cabos de durepoxi e madeira respectivamente ), inicialmente coladas em uma barra de aço liso com "cola de sapateiro" e depois enroladas e presas tanto na ponta como próximo ao cabo ou com um "durex" ou com uma "borrachinha de dinheiro". À medida que a lixa vai se desgastanto, basta dar uma rasgada no sentido do comprimento da parte desgastada e expor uma lixa novinha em folha. É muito eficiente, entretanto deve ser usada no sentido contrário em que uma chaira normalmente é usada, que é passando o fio na chaira como se quisesse fatiá-la; a chaira cerâmica também deve ser usada como se quisesse fatiá-la. Já estas chairas "lixâmicas" o melhor é usá-las passando a lâmina como se estivesse afastando o fio da chaira, no sentido fio/dorso da lâmina; ao menos assim a lixa dura muito mais! À campo é uma beleza, pois não corre o risco de quebrar como a cerâmica, é eficiente e prática. Citar
Membros cabraljr Postado Janeiro 23, 2011 Membros Postado Janeiro 23, 2011 Sistema de aguladores para afiação. Estes foram feitos por mim, sendo nada mais que chapas de aço de 3mmm soldadas na angulação desejada. Os parafusos são para travarem as pedras no lugar e impedir que fiquem se movendo, quer seja de um lado para o outro ou de cima para baixo. O de menor ângulo é de 10 graus; o intermediário de 14 graus e o maior de 19 graus ( deveriam ser 10, 15 e 20... ). É uma questão de facilidade para se manter constante o ângulo quando se faz afiação à mão livre. Basta se posicionar a lâmina sempre na horizontal, e passá-la na pedra sempre mantendo-a na horizontal. O segredo de uma boa afiação é acima de tudo consistência em se manter sempre o mesmo ângulo! Usado corretamente, dá um fio tão bom e uniforme como sistemas caríssimos como o EDge Pro! Se não tiver máquina de solda pode procurar um serralheiro. A questão de se conseguir os ângulos desejados é pura questão de matemática... Mas fica muito mais fácil, se você usar tranferidor ( acho que o nome é este ) e riscar em um papel A4, usando-se um dos lados do papel como base, o ângulo desejado e fazer moldes dos anguladores a serem produzidos, assim como das "fitas" de aço que serão usadas na sua confecção. Lembrar de levar em consideração a espessura das "fitas" na hora de riscar os moldes das mesmas, pois pode alterar sensilvelmente os ângulos finais se isto não for feito! Alternativamente pode ser feito também em um marceneiro usando-se um bloco de madeira retangular cortado no ângulo desejado. E finalmente para aqueles que queiram ângulos variaveis ( não fixos como estes ), vai aqui um link de um "aparelho" feito por um americano, que parece até mais fácil de fazer que estes meus anguladores: Este é o modelo 1.0, mas já tem o 2.0: http://www.youtube.com/user/ewerstruly#p/c/299E614F6D3C94DD/9/qeWmD5ATBKE Recomendo demais que acessem o usuário que produziu os aparelhos e videos, pois ele tem muito mais vídeos sobre lâminas, afiação e testes de corte que são simplesmente o máximo! :'> :'> :'> :'> :'> Muito instrutivos! Citar
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