Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado (editado)
22 horas atrás, euorogo disse:

Eu entendo, mas o meu problema é que eu registrei saída, então faz sentido a necessidade de registrar entrada, o que não significa que eu esteja certo, mas faz sentido diferente do que voce falou. Quem registra saída pode precisar registrar entrada.

Não, não há necessidade. Você poderia sair pelo aeroporto de Guarulhos com o passaporte e entrar atravessando a rua em Santana do Livramento sem registrar entrada e sem mostrar nenhum documento para ninguém.

Inclusive está prevista esta condição de não carimbar o passaporte no site oficial do governo (bosta) do país:

https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/passaporte/ajuda/duvidas/caderneta/caderneta-carimbo-no-passaporte

Editado por pmichelazzo
  • Membros
Postado
21 horas atrás, casal100 disse:

Amigo, boa questão que vc levantou.

Acho melhor vc entrar em contato com o ministério das relações exteriores, talvez até na receita federal. Digo isso, pois vc pode ser enquadrado como não residente, pois para o sistema brasileiro vc saiu. 

Se tiver mais informação, por favor, relate aqui ok

A questão de residente não é pela saída do país, não tem nada a ver com passaporte.
É necessário preencher um documento de comunicação de saída definitiva do país e enviar a RF para ser considerado residente no exterior.

• Amei! 1
  • Obrigad@! 1
  • Membros
Postado (editado)
Em 04/07/2022 em 17:57, euorogo disse:

obrigado por compartilhar, só não fico mais tranquilo com seu relato por ter sido em 2009, mas agradeço mesmo assim!

Bolívia, 2009 (travessia terrestre) e 2017 (aquática). 
Paraguai, 2009, 2012, 2014 e 2017 (terrestres).
É que eu não vi necessidade em detalhar porque, exceto Bolívia 2017, foi tudo similar. 
No caso do Paraguai, é muita gente transitando na fronteira e poucos agentes públicos brasileiros. A Receita quer saber se vc está sonegando imposto. E a Polícia Federal quer saber se vc está comercializando armas ou drogas. Eu entendo que por isso, várias vezes, mandam os brasileiros passar direto. Porque se forem inspecionar criteriosamente um a um na fronteira terrestre BRASIL x PARAGUAI, cairia a eficiência do serviço. E hoje em dia, os postos devem estar equipados com raio X que desvenda até pensamento.

Eu entendo que os agentes estão ali para pegar contraventores e criminosos. Não estão muito preocupados com o nosso turismo e pequenas muambas. É tipo: "vou ali e já volto, guarda a vaga do estacionamento aí pra mim. Vou rapidinho. Não precisa emitir outro cartão de estacionamento, não." 

Editado por bra_carioca

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...