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  • Colaboradores
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Alguem estava perguntando sobre busao de La Quiaca a Salta, eu vi no site da Flechabus, tem um que sai a tarde, é bem pinga-pinga, mas para em todas as cidades da quebrada de Humahuaca. È interessante pra quem vai ficar em Huma ou Tilcara.

 

quando estive por la a alguns dias atraz, vi q tem varios horarios mesmo, e todos no sistema pinga-pinga, mesmo q te digam o contrario, mas pelo q vi dos bus la, recomendo mais a BALUT doq a flexabus...

 

mas se possivel deem preferencia aos bus q saem antes do almoço pra vc nao perder a vista linda q tem na estrada pq escureçeu!

 

abraços!

  • Membros de Honra
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Trosko

No caminho pra Iruya tem um leito de rio pra passar, mas creio que o ano todo é possivel atravessá-lo pois tem bus regular pra la.

Veja as fotos, mas nao se assuste, eu passei com carro baixo!

  • Membros
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Respondendo com muito atraso as perguntas do trosko:

 

Das cidades que vc listou (1.Abra Pampa, (1.1* até Iruya), 2.Humahuaca, 3.Tilcara, 4.Maimará, 5.Purmamarca, 6.San Salvador de Jujuy) eu não conheci Abra Pampa, Iruya (me arrependi de não ir) e Maimará, que decidi não conhecer e acho que realmente não acrescenta muito (um dos onibus que peguei passava e fazia paradas dentro da cidade). Ainda em relação a Maimará, sua atração principal é a paleta del pintor, que é o mesmo estilo de atração de Purmamarca (cerro de las siete colores).

 

Quanto as outras cidades:

 

Humahuaca é muito bacana, é a cidade que mais gostei desta quebrada. Tem uma feira legal e um clima muito bacana. A partir daqui vc pega o onibus para Iruya ( o onibus já é uma atração, o que saiu enquanto eu estava na rodo era antigão e levava as malas no teto. Muito legal). Eu optei por conhecer ruínas indigenas "não turísticas" e fui de coletivo junto com os nativos até um vilarejo de nome Coctaca. Lugar excelente para ver Cardones (aqueles cactos imensos). Não tinha absolutamente ninguem no lugar e foi um bom passeio. As ruínas são muito extensas. É bem perto de Humahuaca, uns 15 minutos de viagem. Se alguem quiser ir a Coctaca se informem sobre o horário da volta com umas três pessoas. Me disseram a hora errada e eu quase sobrei, voltei de carona em uma ambulância do posto de saúde, que só vai até lá uma vez por semana. O onibus de Coctaca deve ser pego na ponte que dá acesso a esta cidade, uma caminhada curta a partir da rodoviária e de frente a uma feira de frutas (compre umas empanadas e frutas por lá).

 

Tilcara: A feira é muito legal e a cidade um pouco menos bacana que Humahuaca, mas é imperdível devido ao seu museu (na mesma praça da feira), jardim botanico de altitude e o pucara, repleto de ruínas e parcialmente restaurado. O mesmo ingresso dá direito a visitar as três atrações. Cidade boa para sair para comer a noite. OBS: O pucara é imperdível MESMO.

 

Purmamarca: Muito legal também, a menor das três cidades. Também é importante a visita para ver o cerro de siete colores, e para pegar uma van e conhecer as Salinas Grandes e Cuesta del Lipan. Fica muito mais barato fazer esse passeio a partir daqui do que contratar em Humahuaca ou Salta, por exemplo.

 

Jujuy: Cidade totalmente dispensável na minha opinião. Fui para conhecer as Lagunas Yala e me arrependo (deveria ter ido a Iruya). Mas pode ser que vc consiga aqui o seu transporte para o Atacama, seria uma grande jogada, e acho que vc consegue.

 

Salta: Ótimo, tem vários museus, cafés, duas livrarias legais e uma praça das mais agradáveis que já vi. O cheiro de flor de laranjeira é um espetáculo a parte (a praça tem citricos plantados por toda a volta). Se stiver de boboeira a noite vá passear na calle Balcarce, umas oito quadras a partir da praça, é bonito também. Se precisar sacar dinheiro vá ao caixa rápido do banco masventas próximo a praça.

 

 

Estimativa de noites: 2 em Humahuaca (um dos dias em Iruya), 1 em Tilcara, 1 em Purmamarca, 2 em Salta. Ou seja, no minimo 6. Na minha viagem que foi exclusivamente noroeste argentino, eu fiquei 17, mas incluindo Cafayate e sua quebrada, Cachi, parque nacional Los Cardones e San Antonio los Cobres.

 

Custo médio de hospedagem: Depende do nivel que vc aceita, eu pagava entre R$8 e R$15 em quase todas as cidades que passei (exceto Tilcara, que fiquei em um hostel de altissimo nivel e paguei cerca de R$20 com café). O preço de R$8 é para os residenciais, que consegui em Purmamarca e Cachi. Banheiro, com exceção de Tilcara, eram sempre compartilhados. O quarto só não foi compartilhado uma vez.

 

Qualquer duvida estou a disposição. Abraços.

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Sueli agora não está mais sozinha, chegou mais um conhecedor do Noroeste ::otemo:: .

TROSKO, vamos aproveitar! rs

 

Rulius, lá vai... gosto da idéia de conhecer lugares fora de rota e, depois do que disse, vou tentar encaixar Coctaca no roteiro. Já sabe qual horário o ônibus volta de Coctaca? Tem transporte com frequência? Se é uns 15 minutos de ônibus talvez dê para voltar cominhando, o que acha?

 

Como fez para ir até San A. de los Cobres? Estou pensando em ir lá para ver o viaduto, mas pelo tren fica impossível ($), sabe horários de ônibus?

Cafayate e Cachi, excursão a partir de Salta ou independente?

 

Tem os nomes dos lugares que ficou hospedado? Menos o de luxo de R$20,00 ::lol4:: .

Para finalizar, por enquanto, quando esteve por lá?

 

abraços e obrigado.

  • Membros
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trosko,

 

Residencial é a hospedagem em casa de familia, geralmente com um quarto ou dois, compartilhados e sem a estrutura de um albergue (como lockers e cozinha disponivel). O banho, também compartilhado, pode ser frio, mas nos dois que fiquei era quente (mas tinha que avisar ao proprietario para ele esquentar a água). Em um deles acho que o gás era compartilhado com o fogão, no outro o chuveiro era ligado em uma bacia e ele colocava uma espécie de ebulidor pra aquecer a água. Aí vc tomava banho vendo a água na bacia. Chegou na metade, comece a enxaguar, rsrsrsrs.

 

Tem vários desses residenciais pé duro por lá, e podem até custar menos de R$8,00. O que fiquei em Cachi foi AR$15, deve dar uns R$7,00.

  • Membros
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Taciano,

 

Acho que o onibus voltava 14:30 e 15:30 (ultimo), e haviam me dito 16:30. Mas não deixe de confirmar isso por lá. Só para esclarecer um pouco mais, não imagine ruinas em bom estado. São apenas centenas de muros até a altura da cintura, e muitos cardones enormes, os maiores com uns 10 metros. Claro, dá para imaginar onde ficavam casas, plantações, etc. Lá você não consegue comprar nem água, é fora da rota turistica mesmo. Mas no meu ponto de vista vale a pena. As ruínas estão atrás do vilarejo de Coctaca (não deve ter nem 200 habitantes), e a partir do lugar que o onibus te deixa é preciso ainda andar mais alguns minutos.

 

Dá pra voltar a pé sim, devem ser no máximo uns 10km.

 

San Antonio de los cobres: Fui de excursão. Essas excursões são uma chatice, tocam musica chata o dia inteiro e as explicações as vezes são interessantes mas cansam. As vantagens é que eles param nas ruínas de Tastil, que é um passeio bacana. Em termos de ruínas, elas são no estilo Coctaca, mas cheias de turistas. Eles também te levam pra comprar folhas de coca, se vc tiver algum interesse em experimentar. Acho desnecessário, e na minha excursão rolou um chazinho (tb de coca) em um vilarejo no caminho. Esse eu encarei, pela experiencia. OBS: Certifique-se que o passeio vá te levar ao viaduto antes de contratar.

 

Cachi: Fui de onibus. O motorista parou no parque los cardones para que eu pudesse fotografar. Gente boa. A estrada é muito bonita e a cidade também. Como o pessoal citou acima, alguns ribeirões atravessam a estrada. O onibus é muito tosco e velho, e o povo leva de tudo lá dentro. Minha mochila foi no porta malas e chegou simplesmente lotada de terra. Este foi o lugar que mais gostei ao sul de Salta (bem mais que Cafayate). Pena não ter ficado mais. Não deixe de ir ao mirante ver o nevado de Cachi, a segunda maior montanha da américa (mais de 6.000 metros) com neve no topo. É muito bonito e dá pra ir a pé.

 

Cafayate: Se for de excursão, tranquilo. É bom para ir parando nos lugares mais bacanas da quebrada, como o anfiteatro e a garganta do diabo. Também já te levam nas bodegas. Mas se quiser conhecer as ruínas de Quilmes (eu recomendo), vá com sua mochila na excursão e fique por lá ao invés de regressar a Salta. Excursões com Quilmes incluído são mais raros e vc pode conseguir em Cafayate mesmo (mas tb é caro, eu cheguei em uns turistas na porta da agencia careira, juntei um povo e rachamos um remís até lá. ficou muito barato).

 

Se vc tiver bom preparo vc pode pegar um bus normal até Cafayate e lá vc aluga uma bike e volta até os pontos da quebrada que falei acima. Algumas pessoas do albergue fizeram isso.

 

 

Hospedagem

 

Salta:

1) Residencial Viena (quarto exclusivo). Bom e com ótima localização.

2) Hostel Terra Oculta. Muito bom, com lockers, internet e uma mini biblioteca.

3) Exxes Hostel. Bom também, o de cima é melhor, mas este é mais barato e mais perto da rodoviária.

 

Humahuaca:

Hostal El Farolito - Barato e quebra o galho. Quartos com duas camas. A porta do banheiro não fecha.

 

Tilcara:

Malka Hostel. O tal albergue de luxo. Vc fica em uma cabana que tem cozinha e banheiro próprios. Café da manhã incluído. É realmente muito bom.

 

Purmamarca:

Residencial do Hugo. Não tem placa, só uma folha de caderno colada na janela. Descendo do Onibus vire a primeira rua a direita e siga até o fim. A casa dele é a ultima e está ao lado de um mini mirante para o Cerro de siete colores. Esse hugo tem cara de doido mas foi gente boa. Moram ele e o filho, ambos são musicos e o filho toca em um boteco da cidade a noite, pelo que ele me explicou.

 

Jujuy:

Hotel Rio de Janeiro. uma das piores espeluncas que se pode encontrar. Quarto com banheiro mas sem janela, parece um porão. Lugar muito tosco, mas pelo menos a atendente era legal. Mas se puder evitar não perca tempo em Jujuy.

 

Cachi:

Residencial La Mamama. Donos simpáticos. Ao descer do onibus, vá para a direita uns 40metros e atravesse a rua.

 

Cafayate:

Hostel el Balcon. Bastante ruim, fique no outro da rede HI. Esse fedia mofo e eu acabei passando meio mal lá. Tem no minimo mais dois hostels por lá.

 

Eu estive na região em agosto/2008

Abraços.

  • Membros
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Rulius, excelentes informações. Parabéns pelos detalhes ::cool:::'> . Eu, TROSKO e os viajantes agradecemos.

 

Só faltou eu perguntar uma coisa: que horas tem ônibus para Coctaca? Pela imensa população e por ser fora de rota só deve ter um por dia. Estou certo?

Ainda não sei se dará para ir nessa metrópole rs, vou tentar encaixar na programação da quebrada.

 

Pra San Antonio de los Cobres estou pensando em fazer independente, quando chegar em Salta me informo dos horário de ônibus pra ver se é possível, senão é o jeito ir por agência mesmo. Quanto tempo de duração e preço (lembra)?

Chá de coca eu tomava quase todo dia quando estive na Bolívia e Peru, mascar é muito ruim ::bad:: .

 

abraços

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