Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado
Carrijo

sei que tem agencia em Tupiza (Bo) que faz excursao ao salar. Mas de Salta ou Jujuy nao sei dizer.

[]s

Valeu nhioka. Tupiza é perto da fronteira né? Só mais uma coisa, na sua opinião vale a pena agendar nessa cidade ou serisa melhor chegar direto em uyuni e ver por lá mesmo? abs, tudo d bom.

• Membros
Postado

Não vale a pena ir p/ Tupiza, qnto menos andar de onibus na Bolivia melhor. o melhor é tentar reservar o trem p/ Uyuni. De Salta não deve ter passeios ao salar mesmo, e se tiver vai ser bem mais caro, vale mais a pena cruzar a fronteira.

• Membros
Postado

Olá,

Discordo sobre a opinião que na Bolívia quanto menos andar de onibus melhor...

Ao meu ver é um transporte super barato, que está presente em todo território boliviano, ligando varias partes do país, com mais linhas e empresas, ao contrário do transporte ferroviário.

Ana, quanto a sua pergunta, pra mim a melhor forma de se conhecer é dispor de tempo, principalmente para viajens distantes.

Sugiria o seguinte:

Chegar em San Miguel de Tucuman (via Posadas, Corrientes...), dar um role pela praça, ir na secretaria de turismo no centro pegar mapas e informações e subir de onibus até Tafí del Valle. Uma cidade bem bonitinha, uma mini Monte Verde, só que com um dique ("lagoa") no meio e montanhas de 3.500 ao redor. Clima alí já é diferente em relação a San Miguel, mais frio e no inverno mais seco. Essa cidade Tafi é muito turistica, então se quiser economizar fique em El Mollar do outro lado do dique com preços mais acessíveis. Tem campings e hostels.

De lá siga norte e aproveite para ficar em Amaicha (se tiver pouco tempo prefira Amaicha a Tafi/Mollar). Amaicha é bem pequena, uma pracinha central, alguns restaurantes, um povo com traços andinos bem marcados, muito hospiraleiros, lugar tranquilo. Lá tem uma caminhada para o reservatório de água da cidade. O caminho é facil, duas horas andando, terreno pedrogoso, muito seco, vegetação arbustiva com cactos. Em janeiro faz muito calor, por isso um passeio ate uma pequena cascata é um refresco sensacional. Na cidade tem um museu com artesanatos e reconstituição de artefatos, roupas, artes, pré-colombianas (museu pachamama, se não me engano).

Logo mais ao norte, uns 10 km de Amaicha tem a conhecida Ruinas Quilmes. Era um povo que conseguiu resistir por muito tempo as invasões espanholas, principalmente pela localização no vale, encosta acima. Lá você pode caminhar pelas ruínas e quando subir a montanha apreciar a paisagem fenomenal do vale extenso.

Uns 40 km norte você encontra a cidade famosa por suas vinículas de altitude (como Etchart, Michel Torino, entre outros..aqui vc acha nos grandes supermercados). Cafayate já é um pouco maior, tem uma infra de pousadas, hostels, campings e restaurantes. Bom passeio por lá tambem são as caminhadas pela montanha, com contato com cachoeiras...água pra aliviar o calor. A gente acostumado com o litoral, calor, mas muita água, por lá a água é escassa, o clima é seco, a vegetação rasteira, muito pedregulho, areia, cactos...muito massa! ::mmm:

Depois de Cafayte siga pela Quebrada (não me recordo o nome) até Salta capital. Vai passar por uma das paisagens mais bonitas do norte argentino (procure por Alemania...um povoado) . Também não se encontra vegetação exeberante, somente pequanos arbustos, umas gramíneas nas margens dos rios (estarão secos em janeiro) e muito vermelho, muito. AS montanhas, creio que de arenitos, todas retorcidas, foram formadas por depositos horizontais e agora após a elevação dos andes, chegam a mais de 70º de inclinação. Muitons tons de laranja, marrom, vermelho..lindo!

Siga para Salta, suba o teleférico, tome uma gelada na praça central e boa. Daí tem onibus facil para San Salvador. Nem perca seu precioso tempo por lá, já compre uma passagem para Purmamarca.

Purmamarca é incrível, fique quantos dias você puder ficar. De uma volta caminhando ao redor do Cerro Colorado. Tambem, muita areia, pedregulhos, vermelhos, laranja. Facil, duas horas, só o sol que merece uma atenção especial. Suba uma pequana montanha do outro lado da pista que fica na entrada da cidade para apreciar o Cerro de Las Siete Colores. Lá tambem tem opções para camping, hostels, feiras artesanais. Assim como todas as outras cidades que te falei e as cidades da Quebrada de Humauaca, que recebem em janeiro milhares de porteños que vão até lá, ou passam e seguem para Bolivia/Peru.

Rumo norte, com a Ruta 40 cortando tudo, você chega de onibus em qualquer umas das cidadezinhas da Quebrada. Tilcara realmente é cheia de mochileiros e porteños vendendo seus artesanatos. Minha dica, suma de lá. Vá para Humauaca, pequana cidade, com camping e hostels. O melhor passeio deve ser até Iruya, busão da rodoviária de manhã (já deve ser comprada a volta, se não me engano). Até Iruya vai levar 3 horas ou menos, numa estrada que corta um rio expressivo (o onibus corta o rio consequentemente, literalmente, de boa..) uma subida até a divisa Jujuy/Salta em 4.000m e depois uma descida serpenteando a escarpa rumo a Iruya. Lá tem um mirante legal, restaurante e montanhas com tons de azul, verde, laranja, marrom, vermelho...muito lindo.

Também nessas cidades (Purmamarca, Humauaca) tem se opções de visitar outros lugares próximo, salares, ruínas, trens...vale a pena e muito.

Boa viajem a todos!

Viva a psicodelia visual !

• Membros
Postado
Não vale a pena ir p/ Tupiza, qnto menos andar de onibus na Bolivia melhor. o melhor é tentar reservar o trem p/ Uyuni. De Salta não deve ter passeios ao salar mesmo, e se tiver vai ser bem mais caro, vale mais a pena cruzar a fronteira.

Valeu Liebman, valeu Natividade.

Pelo visto, a melhor opção seria cruzar a fronteira e ir de trem direto p lá e agendar com uma agencia local o passeio ao salar.

Outra coisa, existem agncias nas cidades menores como purmamarca, humauaca ou tilcara que também realizam pela região da quebrada humauaca e alugam bikes, ou só em salta e jujuy mesmo?

Obrigado.

• 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado

fala galera,

queria saber da opiniao de vcs (principalmente vc natividade q parece conhecer a regiao melhor dq a minha mae de mim)

eu vou descer de La quiaca voltando de MP pra salta, eu tava pensando em fazer o passeio do trem das nuvens mas ja li por aq so na mao das agencias cambistas... logo vou ganhar o dia q eu reservei pra ele, vcs acham q vale mais a pena gastar ele em salta ou Purmamarca/Humauaca?

fiquei com esse dia livre e com a grana (+/- obvio) do trem disponivel.

algo raro nessa trip q eu inventei de fazer!

hahahha

valew!

abraco a todos q deixaram tantas dicas aq!

fiquei ainda mais ancioso pra conhecer a regiao!

• Membros
Postado

Olá NoisCasa !!!

Minha viajem foi esquisita. Entrei por Foz do Iguaçu para chegar em Sta Fé...Desviei um pouco minha rota para Tucuman (não conhecia, nem tinha informação nenhuma, apenas dumas montanhas coloridas..). Em Tucuman soube que minha carona de Sta Fé para o Brasil não ia rolar, decidi voltar pela Bolivia, e assim foi. Fui "subindo"...

Essa escolha é muito pessoal, se prefere uma cidade maior, com mais opções de restaurante, passeio de teleférico para cima da montanha, uma praça com barzinhos com cadeiras na frente, então vá para Salta.

Se preferir conhecer um vilarejo, muito pequeno, menor que a Unicamp, patrimonio da Unesco, prefira Purmamarca, tem o Cerro de las Siete Colores que vale demais a pena. Muito mesmo!

Eu prefiro conhecer cidades menores, mais tranquilas, menos agitadas. Na verdade prefiro paisagens mesmo.

Você mora ai em Campinas, tem o maravilhoso Giovanetti e tantas outras opções... Vá por mim, fique em Purmamarca que não irá se arrepender.

Boa viajem meu amigo !

• Colaboradores
Postado
Olá NoisCasa !!!

Em Tucuman soube que minha carona de Sta Fé para o Brasil não ia rolar, decidi voltar pela Bolivia, e assim foi. Fui "subindo"...

Essa escolha é muito pessoal, se prefere uma cidade maior, com mais opções de restaurante, passeio de teleférico para cima da montanha, uma praça com barzinhos com cadeiras na frente, então vá para Salta.

Se preferir conhecer um vilarejo, muito pequeno, menor que a Unicamp, patrimonio da Unesco, prefira Purmamarca, tem o Cerro de las Siete Colores que vale demais a pena. Muito mesmo!

Eu prefiro conhecer cidades menores, mais tranquilas, menos agitadas. Na verdade prefiro paisagens mesmo.

Você mora ai em Campinas, tem o maravilhoso Giovanetti e tantas outras opções... Vá por mim, fique em Purmamarca que não irá se arrepender.

Boa viajem meu amigo !

rapaz,

minha preferencia pessoal e bem parecida com a tua, prefiro mais calmaria e sossego, como vc mesmo disse aq em campinas tem muita coisa pra qm gosta de muvuca, so q por eu ja ter isso aq nao e o q eu vou buscar numa trip dessas, logo vou tentar seguir de La quiaca para Purmamarca e ai para Salta, quero ver as belezas paisagisticas da regiao (sei q salta e linda tambem), e agitacao nao vai ser o foco, qndo chegar la eu vou me informar direito como faco pra descer ate la e passar um dia na regiao pelo menos,

sera q consigo montar algo pra passar por la e ir ate Humauaca, ou Iruya, pra ver as montanhas coloridas, sera q consigo fazer algo como passar em Purmamarca/Humauaca e Iruya em 1 dia? acho dificil ne!? em 2 eu acho q consigo, so tenho q arrumar esse dia pra nao perder Salta q ai eu so passaria pra ver por cima... o duvida cruel e falta de grana cruel! ahahahaha

valew pelas dicas!

• Membros
  • Colaboradores
Postado
NoisCasa !

Saindo de La Quiaca creio que você deve pegar um onibus para Humauaca para chegar em Iruya. Não sei se tem muitas opções de horários para onibus. Me recordo que eles saiam bem cedo pela manhã.

Como pode ver que não conheço mesmo as coisas por lá, a Rota 40 NÃO corta a quebrada de Humauaca.

http://www.camdipsalta.gov.ar/latitudcero/info/map_topo/Jujuy.jpeg

Ela vai até San Antonio de Los Cobres. É uma idéia você pesquisar essa opção também!

Ir de La Quiaca até San Antonio de Los Cobres, dormir lá e dia seguinte chegar em Salta.

Eu como conheço muito pouco falaria para você ir de La Quiaca até Purmamarca, chegar lá no almoço, de tarde dar um passeio e admirada no Cerro de Las Siete Colores, dormir lá e dia seguinte de manhã ir para Salta. Em Salta irá pegar um avião para Buenos Aires? Pois esse caminho Salta - Cafayate é muito interessante e ficaria inviável você ir até Cafayate e voltar para Salta pois seu tempo é curto.

http://www.camdipsalta.gov.ar/latitudcero/info/map_topo/Salta.jpeg

Grande Abraço!

entao, como o fator tempo sera cruscial pra mim, provavelmente eu vou ter q pesquisar pra ver o q fica mais facil pra mim... so teria 1 dias no roteiro original pra ir de la quiaca-salta (se eu nao conseguir bus) e ver a city de salta em 2 dias... eu pensei em destinar 1 dia pra salta de outro pra outra city pq o trem das nuvens nao vai rolar (nem pelo preco nem pela disponibilidade) logo qndo li aq pensei q Purmamarca ou Humauaca seria legal so nao sei escolher?????????????????????????????????????????????????????????? (alguma sugestao? ou preferencia baseado no q viu!?)

tenho q me decidir pq tenho tantas coisas pra ver nesse caminho doido q eu fiz e vou ter q priorizar... pq nao vou ter tempo pra tudo... ja tenho voo de volta comprado e nao consigo pelo mesmo preco pra uns 3 dias depois... so uma semana dpois... mas ai a grana vai ter acabado....

de salta ate BsA eu vou de bus mesmo... aviao so no brasil pq eu pego uma promocoes...

abraco!

e valew pela ajuda!!!

• Membros
Postado

Olá!

Alguém poderia comentar com mais detalhes qual o melhor caminho entre Santiago e Salta (ou Jujuy)? É melhor subir pelo litoral do Chile (La Serena, Antofagasta) depois Calama, San Pedro de Atacama e Salta? Ou ir de Santiago para Mendoza e de lá para Salta? Não saberia quais cidades passar indo pela Argentina. Pretendo ir de carro (4x4) e gostaria de dicas do caminho e cidades mais legais entre Santiago e Salta.

Valeu,

Rodrigo.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...