Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Viagem para buenos Aires

Sai de vila velha no ES  dia 25/04/22 as 22:40 de buser para o Rio de Janeiro, porque a passagem sairia mais barata saindo de lá.  A viagem foi em um ônibus bem legal da KHARISMA, o horário previsto para chegar na URCA no RJ era as 07:30, porém chegamos bem mais cedo, por volta das 05:50. Pensei, até meu vôo sair às 12:50 do Santos Dumont faltavam muita coisa, então pedi um 99 POP que deu 16,00 até o hostel Discovery que fica na Glória, região central do RJ, lá pedi para deixar uma bagagem menor que usaria na volta de Buenos Aires, eles cobraram 25,00 para deixar dez dias lá guardada em uma sala. Aproveitei a gentileza do recepcionista Fábio e pedi para tomar um banho e ele muito cordialmente deixou. Então começou minha saga. 

Fui até uma padaria próxima, tomei um café e comprei uns biscoitos para me manter alimentada entre as conexões. Logo depois pedi novamente um 99 POP até o aeroporto Santos Dumont, onde fui diretamente para a área de embarque porque já havia feito check in em casa, por lá esperei das 9 até 12:50 para pegar um voo até o aeroporto de Guarulhos.

Chegando em Guarulhos descobri que não conseguiria fazer o check in por conta própria, teria que desembarcar e ir até o salão de embarque fazer o check in com todas as documentações que estão exigindo depois da PANDEMIA. Então sofri mais um pouco andando com meu mochilão de 50 L e mais uma mochila de 20 L que foram comigo no primeiro voo dentro da aeronave, sem precisar despachar, além disso, com medo da minha RG de 2003 não passar pela imigração. Então esperei o voo pela AEROLÍNEA das 14 até 17, foi quando começou o novo check in, agora definitivamente para Buenos Aires. Então a moça da empresa pediu para vê a RG, seguro de saúde que abarca a COVID e uma declaração jurada no máximo com 48 horas.

Este era o momento de cujo medo eu estava, pois sou militar e não uso minha RG civil e ela estava um pouco deteriorada e tinha sua expedição em 2003, contudo a moça da empresa aérea falou que poderia ter problema na imigração, mas deixou eu passar. Segundo medo foi meu seguro, que tinha cobertura para covid, mas não estava nas novas exigências que era Seguro COVID-19 com cobertura de serviços de internação, isolamento e/ou traslado sanitário, pois o mais barato custa mais de 600, para nós que estamos viajando ali na risca, fica puxado. Então fiz um mais em conta e eles não olharam nada destas exigências, apenas que tinha cobertura simples da doença. Ufa!!! Bem, assim pude ir para o portão de embarque internacional onde meu vôo só sairia as 20 horas. Chegando em BA por volta das 23 horas, mais um sufoco, porque passa no guichê de imigração novamente e mais uma vez tudo foi positivo e eu pude entrar no país sem problema. 

Primeira dica: tome cuidado com os taxistas. Fui ludibriada. O taxista não quis receber em pesos e paguei 95,00 em reais e ele voltou o troco em pesos que e uma moeda muito desvalorizada. O valor naquele horário foi taxada por ele sem ligar o taxímetro, falou um monte de lorota. Enfim, quase meia noite eu só queria descansar.

Chegando no Hostel Che Juan onde fiz minhas reservas já estavam esperando. Este estabelecimento e muito bom no aspecto organização, localização, limpeza. Eles pecam na ajuda com informações e dúvidas dos hóspedes, pelo menos dos e das brasileiras. Eles parecem que não sabem nada do que acontece na cidade para quem está lá como turista. Mas no geral nota 9,0 para eles.

Primeiro dia livre em BA, de fato, fui de manhã tomar um café , fiquei perdida nos pesos, a conversão em real. Ah!! Eu ainda teria que ir a uma agência da Wester union para retirar o dinheiro que enviei para BA.

Segunda dica: não envie muito dinheiro, se precisar vai enviando porque transferi um valor e não tava conseguindo gastar os pesos, pois sou econômica, mas como nunca havia viajado para fora do Brasil achei que estava me precavendo. Evite trocar real na rua florida por exemplo, dizem que não e muito seguro, corre risco de pegar notas falsas. Nada de aeroporto, a melhor cotação e da Wester union.  Em BA eles são ávidos por real e dólar.

Meu primeiro dia, tomei um café reforçado e caro, mas não sabia muito se era caro ou barato, descobri depois . Passei na rua florida, casa Rosada, praça de maio , obelisco. Como fiquei hospedada no centro eu fiz tudo a pé com tranquilidade. Passei o dia no microcentro resolvendo alguns assuntos burocráticos como de dinheiro. A tarde voltei ao hostel e estava com a barriga bem cheia do almoço caro que fiz na Lavalle onde foi que fiquei. Gasto do dia 3000 pesos. Em uma cotação que comprei 41. Então o gasto em real foi aproximadamente 74,00. Ah. Conheci duas brasileiras que me juntei e fizemos programas juntas.

2° dia já havia pago um passei guiado de 2 mil pesos. Eu gostei, valeu a pena . Conhecemos superficialmente os pontos importantes : casa Rosada, praça de maio, catedral metropolitana de buenos Aires, flor de metal, faculdade de direito, recoleta , ateneu livraria , San Telmo, estádio do boca, porto Madero, finalizamos a tarde em um restaurante sugerido pelos guias da viagem. Pagamos 2000 pesos argentinos . Estava incluso comida, entrada, sobremesa. Tudo pela agência connecttour. Contato da dona ( brasileira ) Jany 5491127391097.  Depois deram o valor do táxi para nós voltarmos para o hotel/hostel. Cheguei morta de cansada e só queria me preparar para o outro dia. Porém me animei de ir ao tango com a brasileira de Santos, então antes comemos uma pizza e uma cerveja artesanal e gastamos 850 pesos cada mais 4000 do tango portenho. Este tango foi o mais em conta, não dava direito a mais nada além do show de uma hora e meia. Adoramos. Queríamos apenas contemplar a dança mesmo, sem gastos onerosos.

3° dia marquei com as meninas que uma era de Brasília e a outra de Santos para irmos ao café Tortinho, havia uma fila por causa ainda dá PANDEMIA, mas ao entrar nos deliciamos com as guloseimas . Recomendo os churros com achocolatado. Valor acessível. Depois eu e a santista fomos andando até recoleta, mas não entramos no cemitério porque hoje em dia estão cobrando e um valor salgado para um cemitério mesmo onde está enterrada evita Perón. Fui novamente com a colega no Atendeu, próximo do cemitério fomos a um museu , passamos na flor novamente , mas a cereja do bolo foi ir ao museu malba, onde se encontra o Abapuru da Tarcila do Amaral , uma obra de Frida falo, de ? . Encantador, mas também paga para entrar, não me lembro direito o valor mas foi uns 300 pesos. Depois de lá partimos para Palermo para tirar foto de uma pintura de Frida belíssima e aproveitamos para conhecer o mercado das Pulgas. Ah, até tentamos entrar no jardim japonês mas tava uma fila e cobrava. 

As praças são lindas , os jardins , ruas largas , muito florida.  Neste dia , que era sexta, compramos queijo, macarrão e um molho no Carrefour e fizemos um macarrão no hostel e dormimos cedo para no outro dia bater mais perna. 

4° dia fomos ao Ele Rosedal em Palermo, vale muito a pena, lá e lindo e fica num parque lindo, onde aos finais de semana as pessoas andam de bike e patins,, fazem exercícios,lá tem uns lanches, choripan, desenrolando comida lá. Antes fomos ao hipódromo que não tem nada de mais. De lá partimos para o Museu da evita, mas para entrar e mais de mil pesos então só tiramos fotos da frente . De lá fomos a feirinha de Palermo, nada barato, feirinha chique mas com artesanatos bem legais. Seguimos para Porto Madeiro e comemos bem num rodízio chamado Siga Lá Vaca, pagamos em torno de 1500 pesos, não me lembro ao certo.A noite demos umas voltas pelo obelisco e como estava chegando o 1° de maio a cidade já estava havendo várias manifestações na semana e no sábado ainda mais, com eventos de sindicatos. A cidade estava polvorosa , muita gente pelas ruas. Como era de costume, dormia cedo para os dias renderem .

5° dia e último antes de partir para Colônia Del Sacramento. Ah! Detalhe que fiquei mais um dia em Buenos Aires por causa do domingo que sabia que acontecia a feirinha de San Telmo. Foi a melhor decisão porque a cidade estava movimentada e Colônia não tem nada. Porém o Hostel Che Juan não tinha mais vaga então tive que pagar uma fortuna no Hostel Palermo que me cobrou 6 mil pesos, porém era isso ou rua. E o local não era dos melhores, bem bagunçado, ambiente da galera que gosta de balada e pouco se importa com limpeza. Mas era o que tinha. Acordei e marquei com a colega de irmão a feira , as 10 ainda estavam montando as barracas. Mas fizemos o passeio, não achando nada tão barato como haviam falado. Mas vacilei poderia ter comprado um casaco numa feirinha que encontramos de brechó, mas enfim , fomos até o mercado de São telmo, muito bacana, muita gente. Prosseguimos para um kiosko onde colocamos crédito no cartão de ônibus Súber, e de lá partimos para o estádio do Boca. Ah! Dica: estes kioskos onde coloca crédito nós cartões de ônibus porque lá não se paga com dinheiro. Não se vende mais os cartões mas nós conseguimos com as pessoas de lá emprestado. Outra dica, chegando lá coloquei o chip da claro e crédito numa loja da própria claro, porque se não ficará sem internet como eu fiquei. Passei sufoco sem internet para pedir Uber para ir pegar o barco para Colônia.

Continuando, no 1 de maio em Buenos Aires estava tudo fechado, as ruas, e os uberes não aceitavam as corridas, os táxis cheios, enfim, pedi ajuda a um guarda de transito muito gentil e ele pediu um táxi que me levou há tempo para pegar o barco no colônia express, cujo valor fica em torno de 100 e pouco. Eles pedem a autorização jurada para embarcar, seguro de vida que é o mesmo no qual eu entrei em BA passaporte ou RG em bom estado, como a minha não estava eles pediram a minha habilitação e deu certo. No Uruguai pareceu que as coisas são mais fáceis para os brasileiros. Um acordo acredito, porque até em português o Bem vindo é escrito no porto quando se vai pegar o barco . Eles querem real e aceitam cartão perfeitamente e em restaurantes e bares dão desconto se 16,17% para incentivar o turista a pagar com a tarjeta.

ate.

Cheguei em Colônia Del Sacramento por volta das 21:30 pois o barco saiu às 20, não sei se é somente no final de semana, mas no domingo só tem dois horários para colônia que seria as 8 da manhã e as 20. Fui andando até o Hostel Viajeiro, sem nenhum perigo, pois dizem que o Uruguai é muito seguro, então fui tranquila mesmo sendo mulher e estando sozinha a noite. O Hostel é simples, mas para passar uma noite apenas estava de boa.

6° dia já em terras uruguais. Acordei e pensei que precisava comprar minha passagem o quanto antes para Montevideo, arrumar um chip da claro porque sozinha eu não resolveria nada sem uma internet. Então pedi informações na recepção e fui, e tudo muito pequeno e perto então a moça da recepção foi apontando tudo e onde eu precisava ir. A rodoviária e ao lado do porto onde chegam os barcos de BA para Colônia, então fui até lá e comprei minha passagem por uns 50,00 , não me lembro mais valor muito bem, paguei em cartão e foi mais ou menos isso. Fui pela viação COT, pois e a mais famosa e tem ônibus toda hora. Então, fui andando pela cidade e aí depois fui a Claro para comprar um chip, só que quando fui pagar não recebia em cartão e real, apenas em pesos uruguaios, e eu ainda não tinha. Mas eu tenho tanta sorte que o rapaz que estava esperando para ser atendido era brasileiro e logo ofereceu emprestado, daí surgia uma amizade hahaha. Depois disso, voltamos juntos a rodoviária pois ele também iria para Montevideo,então ele comprou no mesmo horário. Depois disso ficamos livres para tirar foto e para eu conhecer Colônia, mas antes transferi 300 para a western union para eu não passar dificuldade e pagar o Thiago, o baiano que me salvou para comprar o chip. Então quando estávamos tirando fotos apareceu uma brasileira pedindo para que tirassemos foto dela pois ela tbm estava viajando sozinha. Logo, surgiu mais uma amizade. A cearense prosseguiu conosco no mesmo ônibus e em Montevideo fizemos os passeios juntos. Neste dia dividimos o Uber que pagamos com cartão e cada um foi para sua hospedagem. A viagem durou 3 horas de colônia a Montevideo.

7° dia em Montevideo fui fazer um passeio guiado free que a minha nova colega cearense me indicou. Vou colocar o link da empresa no final do relato. Marcamos o horário das 10:30 com encontro do guia na praça da Liberdade, no centro , próximo ao Palácio do governo, teatro sollis. Você pode escolher o idioma que quer a visita guiada, no meu caso teve que ser em Portunhol. O passeio foi muito bacana, passamos nos principais lugares no centro: praça, museus, igrejas, mercado,onde o guia ia contando a história de cada lugar. No final todos deram um valor que considerava que podia pagar ao guia. No final do passeio, estávamos em um grupo de cinco brasileiros, casa um de um canto do Brasil, então almoçamos no mercado mesmo, num restaurante que consideramos em conta, mediante os valores, dava para pagar, 500 e pouco pesos, no final deu uns 60,00 com bebida e tal. Vc tem direito a sobremesa neste valor e uma bebida típica de entrada. Foi um dia bem legal. De lá caminhamos pelo centro e paramos na Cafeteria Brasileira onde Eduardo Galeano escreveu suas obras. Tem fotos dele por todo lado. Os valores não são os mais atrativos. Detalhe que no Uruguai não e barato comer como em Buenos Aires. O custo lá e mais oneros, então tome cuidado. De lá fomos andando ate o Ramblas (Orla) e de lá ao Mirador Intendência ( vista perfeita). O por do sol em Montevideo estava escadalasoso. Dizem que e bem legal vê o por do sol no final da Rambla, mas de qualquer parte dela esculachou. Depois que vimos o por do sol, caminhamos até a orla novamente e de lá pegamos um Uber até o nome Montevideo que fica na Orla também, em República Del Perú. Já estava a noite e de lá partimos para uma indicação do guia, no bairro DURAZNO Onde já ensaios de um coletivo feminista de Candombé, não confunda com candomblé, pois e totalmente diferente. O Candombé e uma dança, com tambores típicos. As meninas tocavam e outras dançavam. Parecia um bloco de carnaval. Não sei se elas fazem isso todos os dias ou naquele dia específico. Antes do ensaio começar, ficamos ouvindo jazz e tomando uma cerveja no bar El Mingus. Ótimo bar, bem sofisticadinho e valor considerado caro. Ficamos um pouco no bloquinho e depois cada um foi para seu hostel/hotel. 

8° dia em Montevideo, engraçado, neste dia já não tinha tanta coisa para fazer porque lá em muito menor que Buenos Aires. Mas mesmo assim, passei nós lugares onde não entramos no primeiro dia e outros eu conheci. Fiz praticamente tudo andando e um pouco de ônibus, usei meus pesos uruguaios, valor de 42 pesos, algo em torno disso . Neste dia entrei no Palácio do Governo e vale a pena ouvir sobre os presidentes e como o Uruguai se constituiu , aula de história e é free. O teatro Sollis abre de graça as quartas mas apenas as 16 e eu não cheguei há tempo. Depois peguei um ônibus e fui até obelisco, nada demais, mas não custa, porque já que não tem muito o que fazer. De lá peguei outro ônibus até o Parque Rodó, lá encontrei o baiano e a catarinense. Andamos um pouco pelo parque , olhamos o museu aberto do carnaval e depois almoçamos Chuveiro, que consiste em pão,carne deles , ovo,papa frita(bata),salada, ou seja, um grande hambúrguer. Tudo e muito servido desde Buenos Aires quanto o Uruguai, muita carne, muita batata. Eu me alimentava bem uma vez apenas. O resto do dia ficava beliscando. De lá cada um seguiu seu rumo porque era o último dia de todos. Entao andei dali até o museu da cannabis, isso mesmo, lá a maconha e comercializada até 40g por mês para uruguaios,  então lá e muito normal vê as pessoas consumindo em qualquer espaço. De lá andei até o Museu ao lado do Morador, tem peças pré colombianas, africanas  etc. Vale super a pena. Caminhei mais um ponto e fui até a fonte dos cadeados e de lá o mercado de artesanato e de lá um ônibus, desnecessariamente até o centro, era muito perto. No caso praça da Liberdade, aí tentei ir ao MAPI(museu de artes pre colombianas) mas havia fechado. Então dei umas voltas. Comprei uma água e biscoito. Depois no por do sol fui até a Rambla contemplar o lindo por do sol e de lá retornei ao hostel para arrumar minha bolsa para partir de manhã para colônia e de colônia a buenos Aires.

8° dia em Montevideo/Colônia/BA - Acordei cedo para fazer as coisas com calma, então pedi um Uber para ir para o Terminal Três cruzes, onde pegaria um ônibus até colônia as 11:30. Já havia comprado minha passagem de volta quando cheguei pelo terminal vindo de colônia, passagem por volta de 50 e pouco. Então a viagem dura em torno de 3 horas, o ônibus e confortável, possui wi-fi. Chegando em colônia comi um sanduíche do tamanho do mundo com meus últimos pesos. De lá já me encaminhei para fazer o check in , porém ainda estava fechado porque cheguei antes do horário, mas aguardei e ao iniciar já fui posteriormente para a imigração. Detalhe, eles são muito chatos, em BA e tranquilo mas lá elas pegam no pé. Quase não consigo voltar porque a mulher encasquetou com minha RG que era de 2003. Aí perguntou por onde entrei e como tinha a passagem de entrada por BA, ela deixou passar, mas com aquele ar de que não faria isso de novo. Mandou eu trocar minha RG. Primeira coisa que farei chegando ao ES. Então a viagem dura em torno de 1 hora e meia , super tranquila e teve um por do sol magnífico. Neste dia não estava quente como nos anteriores já fazia até um calorzinho. Saindo de Colônia as 18 chegamos por volta das 19:30. Aff que saco, uma fila gigantesca para passar novamente pela imigração. Detalhe que o pessoal da imigração mal olhou a RG, não pediram o documento jurado e nem seguro. Acho que eles sabem como no Uruguai é puxado então eles ficam de boa. Peguei um táxi até o Hostel Che Juan e ainda fui ao mercado Dia comprar vinhos para levar , pasmem, muito barato, em um paguei 199 pesos o que equivale a quase 5,00 , chocada. Só não sei se é bom, mas deve ser melhor que gallioto. Então dormi e cedo sai para aeroparque junto com uma francesa para dividir o táxi que deu na madrugada fixo 1080 pesos. Este foi o relato !!!

Detalhes: 

• Empresa para ir a Punta , não fui mas uma colega de viagem foi: Get your guide

• Antes de ir baixe o aplicativo da WESTER UNION e mande um pix para você, não precisa ser muito. Mas depende da forma de consumir. Eu enviei mil e eu acabei gastando os mil, mas não foi necessário, pode fazer isso ao longo da viagem porque tem uma agência em cada esquina. Em Colônia fiz isso também, mas de pouco, apenas 300,lá eu usei cartão porque há desconto se usar. E a melhora cotação!!!

• A empresa mais em conta para o translado para Colônia é o Colônia express. Ótima empresa. Mas a viagem não e barata. Ida e volta mais de 700,00. Compre pela internet. Mas lá vc consegue comprar tbm. Mas tem que vê os horários, não tem toda hora.

• Evite levar RG mais de dez anos ou então passará pelo transtorno que passei. Ideal é ir com passaporte, mas não tendo RG mais nova.

• Prepare-se para passar pela migração , eu passei sete vezes porque fui ao Uruguai. Eles estão exigindo o documento jurado e fuma cobram seguro. Não fiz o seguro completo mas apenas que abarca o covid sem isolamento e ninguém questionou;

• A empresa que fui de Colônia até Montevideo é a COT, passagem em torno de 50,00, tem toda hora.

• Uruguai e muito mais caro que BA, cuidado!!

•  Em BA os homens são para frente, então mulheres cuidado.

IMG-20220502-WA0034.jpg

IMG-20220502-WA0044.jpg

IMG-20220502-WA0075.jpg

IMG-20220502-WA0078.jpg

IMG-20220502-WA0110.jpg

IMG-20220503-WA0011.jpg

IMG_20220502_111741.jpg

IMG_20220528_191312.jpg

• Amei! 2
  • Membros
Postado
Em 25/06/2022 em 21:47, Ludmila Rodrigues disse:

Antes de ir baixe o aplicativo da WESTER UNION e mande um pix para você, não precisa ser muito. Mas depende da forma de consumir. Eu enviei mil e eu acabei gastando os mil, mas não foi necessário, pode fazer isso ao longo da viagem porque tem uma agência em cada esquina. Em Colônia fiz isso também, mas de pouco, apenas 300,lá eu usei cartão porque há desconto se usar. E a melhora cotação!!!

Ludmila explica melhor sobre o aplicativo, e mandar dinheiro, taxas, etc. Estou pensando em ir em novembro.

• Amei! 1
  • 2 meses depois...
  • Membros
Postado
Em 28/06/2022 em 14:22, Roberto Brandão disse:

Ludmila explica melhor sobre o aplicativo, e mandar dinheiro, taxas, etc. Estou pensando em ir em novembro.

Olá, bom dia!
Estou com a mesma duvida de como trocar dinheiro no Uruguai. Vou de barca também para Colônia e ficarei nesse mesmo hostel. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...