Membros Janinha01 Postado Junho 23, 2022 Membros Postado Junho 23, 2022 Pessoal, estou programando uma viagem no início de setembro/ 22 para Cusco c/ Machu Picchu. Irei sozinha. Não tenho problema algum de viajar só, mas estou receosa com medo de passar mal (soroche) estando sozinha. Alguns amigos que já foram me alertaram sobre esse "perigo", pois chegaram a desmaiar. Queria ouvir relato de quem já passou por esse tipo de situação. Obg Citar
Membros Crom Postado Junho 23, 2022 Membros Postado Junho 23, 2022 Para tentar driblar a situação, o que você pode fazer é tentar chegar uns dias antes e ir se acostumando com o ambiente. E, também, já fazer algum preparo físico por aqui mesmo, para que o seu corpo fique melhor condicionado. Quando fui para Cuzco/Machu Picchu confesso que não senti nada. E subi aquelas escadarias com degraus altos e foi de boa. 1 Citar
Colaboradores Juliana Champi Postado Junho 23, 2022 Colaboradores Postado Junho 23, 2022 1 hora atrás, Janinha01 disse: Pessoal, estou programando uma viagem no início de setembro/ 22 para Cusco c/ Machu Picchu. Irei sozinha. Não tenho problema algum de viajar só, mas estou receosa com medo de passar mal (soroche) estando sozinha. Alguns amigos que já foram me alertaram sobre esse "perigo", pois chegaram a desmaiar. Queria ouvir relato de quem já passou por esse tipo de situação. Obg Tive algumas experiências em altitude e via de regra te digo pra ir despreocupada. O mal da montanha ou soroche pode ocorrer acima dos 2.400m e nos atinge indistintamente e com diferentes graus, um gordinho sedentário pode não sentir nada enquanto um atleta pode ter problemas, mas a aclimatação é essencial para todos. Subir aos poucos, evitar alimentos “pesados” (carnes vermelhas, comer demais, etc), evitar álcool e claro, tabagismo além de prestar atenção aos sinais do corpo. Dores de cabeça, cansaço e náusea são comuns e podem ser aliviados/atenuados com os chás de coca, ingestão de muito líquido e movimentos lentos. Sangramentos, desmaios e outros sintomas mais graves devem servir de alerta imediato para deixar a altitude. Tanto o edema pulmonar quanto o cerebral são quase sempre fatais. E deixe os passeios de maior altitude para os últimos dias. Um remedinho comum que muita gente usa quando vai se expor a altitude é a acetazolamida, conhecida pelo nome comercial mais comum: DIAMOX. Tive indicação do meu endocrino, ele mesmo usou quando foi pra MP, e nós usamos em altitude, incluindo meu filho que na época tinha 12. Este remédio serve pra uma série de doenças e é diurético (vasodilatador), o que previne as complicações mais graves do mal da montanha: edema pulmonar e cerebral. É bom começar a tomar uns 2 dias antes da exposição, mas consulte seu médico. Mas como ele é diurético tem que tomar muuuuuita água! As balinhas de coca tb ajudam bem! Boa trip! 2 Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Junho 23, 2022 Colaboradores Postado Junho 23, 2022 4 horas atrás, Juliana Champi disse: O mal da montanha ou soroche pode ocorrer acima dos 2.400m e nos atinge indistintamente e com diferentes graus, um gordinho sedentário pode não sentir nada enquanto um atleta pode ter problemas, mas a aclimatação é essencial para todos. Obrigado @Juliana Champi, descobri porquê nunca sofro disso 2 1 Citar
Membros Janinha01 Postado Junho 23, 2022 Autor Membros Postado Junho 23, 2022 Obrigada a todos pelos comentários. Vou consultar meu médico e ver se ele me prescreve esse remédio, além de todos os demais cuidados indicados. Citar
Membros de Honra Luka Izzo Postado Junho 23, 2022 Membros de Honra Postado Junho 23, 2022 6 horas atrás, pmichelazzo disse: Obrigado @Juliana Champi, descobri porquê nunca sofro disso Sempre aparece alguém revelando nossos segredos!!! Que chatice! kkkkk 2 Citar
Membros Janinha01 Postado Junho 23, 2022 Autor Membros Postado Junho 23, 2022 Ainda bem @Luka Izzo !!!! Assim ajuda nós marinheiro de primeira viagem.. kkkk... 1 Citar
Colaboradores Juliana Champi Postado Junho 23, 2022 Colaboradores Postado Junho 23, 2022 52 minutos atrás, Luka Izzo disse: Sempre aparece alguém revelando nossos segredos!!! Que chatice! kkkkk quem vê pensa que nosso alta montanha do grupo é fora de forma, humpf! rs 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.