Membros Este é um post popular. felipe.gonzales Postado Junho 2, 2022 Membros Este é um post popular. Postado Junho 2, 2022 (editado) Olá mochileiros! Hoje vou relatar e deixar algumas dicas à vocês sobre a minha viagem para Foz do Iguaçu, com visita à Puerto Iguazú (AR) e Ciudad del Este (PY). Realizei um roteiro de 6 dias, partindo de São Paulo no dia 26/05 e retornando no dia 31/05. O tempo foi suficiente para conhecer boa parte dos atrativos da região sem muita correria. DIA 1 - Chegada a Foz e visita ao Parque das Cataratas - lado Brasileiro Embarquei no vôo em Guarulhos (SP) em um horário super cedo: 06:15 da manhã! Porém foi o melhor preço que encontrei, então valeu o sacrifício de acordar de madrugada rs. Desembarquei no Aeroporto de Foz do Iguaçú por volta de 08:00, e seguindo a dica de outro colega do fórum optei por utilizar ônibus na minha locomoção até o hostel Tetris, onde fiquei hospedado. Bastou seguir as placas em direção à saída do aeroporto, e na saída virar a esquerda, e ali já vi o ponto. (bem em frente as janelas da lanchonete Nescafé). *DICA: Neste ponto para a linha 120 - Cataratas - Terminal Urbano Esta linha é uma mão na roda para quem quer ser deslocar de forma econômica pela cidade, pois passa por vários pontos turísticos: Parque das Cataratas, Parque das Aves, Aeroporto, Dream Parks (onde fica o Museu de Cera, Bar de gelo, etc.), e leva até o centro de Foz. Se quiser economizar ainda mais, ao lado do terminal urbano é possível fazer um cartão Turístico que dá direito a integrações gratuitas quando se pega mais de um ônibus. Ao pegar o ônibus no aeroporto é importante prestar atenção no sentido em que ele está indo (Centro ou Cataratas), pois a linha para no mesmo ponto para os dois sentidos. O ônibus levou cerca de 20 minutos até o hostel Tetris (hostel muito bacana por sinal!), e após deixar minhas coisas saí para almoçar e aproveitei para trocar algum dinheiro para pesos e guaranis na casa de câmbio do supermercado Muffato, próximo ao hostel. - Parque Nacional do Iguaçu - Cataratas lado Brasileiro. Na parte da tarde fui ao parque das cataratas - lado brasileiro. Eu já havia adquirido os ingressos antecipadamente pelo site, então no horário marcado só cheguei e fui até a fila para embarcar no ônibus que leva para as trilhas das quedas. Foi um dos lugares mais bonitos e impressionantes em que já estive. *DICA: É interessante levar capa de chuva e capa protetora para o celular para acessar a passarela da segunda foto. A queda das águas forma uma espécie de garoa bem forte no local, e você pode acabar se molhando bastante! hehe Em cerca de 3 horas consegui visitar o parque todo, exceto o passeio de barco "Macuco Safari", que optei por não fazer. ________________________________________________________________________________________________________________________________________ DIA 2 - Parque das Cataratas - lado Argentino No dia seguinte, acordei cedo para ir ao Parque Nacional Iguazú (Cataratas lado Argentino). Havia combinado na noite anterior de ir com 2 franceses e 1 sul-coreano que conheci no hostel, e resolvemos dividir um táxi para nos levar até a Argentina. Às 08:00 o táxi chegou e nos levou primeiro a uma casa de câmbio para que eles trocassem o dinheiro, e em seguida seguimos para a Argentina. *DICA: No parque só aceitam pesos argentinos e cartão para a venda do ingresso e alimentação no parque. Após comprar os ingressos do parque fomos até a estação de embarque do trenzinho. O trenzinho possui três estações: Estação Central (próxima á entrada do parque), Estação Cataratas (dá acesso às trilhas superior e inferior) e Estação Garganta (dá acesso a trilha para a famosa Garganta del Diablo!). Fomos primeiro até a garganta, e depois retornamos até a estação Cataratas para realizar as outras trilhas. Recomendo reservar um dia todo para este parque, pois há muitas trilhas e quedas para visitar. Por volta das 15:00 terminamos a visita e mandei mensagem para o taxista vir nos buscar. ________________________________________________________________________________________________________________________________________ DIA 3 - Usina de Itaipú e visita à cidade de Puerto Iguazú (AR) - Usina de Itaipú Neste dia mais uma vez acordei cedo para ir à Usina de Itaipú. Comprei o ingresso pelo site para as 10:00. Peguei o ônibus 120 até o terminal urbano e de lá a linha 101-102 até o centro de recepção de visitantes da usina. *DICA: Recomendo muito que façam o passeio "Especial", que te leva para conhecer a parte interna da usina, o centro de controle e os mirantes. Leva cerca de 3 horas o roteiro. Que lugar impressionante! - Puerto Iguazú (AR) Após a visita, havia planejado ir novamente à Argentina para conhecer o centro de Puerto Iguazú, pois como estava chovendo muito no dia anterior acabamos não visitando a cidade. Porém tive um pequeno imprevisto: *DICA: Fui até a Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu para pegar o ônibus até a Argentina, porém chegando lá descobri que de lá partem apenas os ônibus para o Paraguai! Os ônibus para Argentina partem de um ponto do lado de fora do terminal urbano de Foz, e são operados pelas empresas Rio Uruguay e Crucero del Norte. Devido a isso acabei chegando em Puerto Iguazú só às 16:00, já morrendo de fome, pois não tinha almoçado ainda! kkk Para piorar, ao chegar lá descobri que o último ônibus para o Brasil partiria às 18:30, então tive pouquíssimo tempo para passear. Apenas almocei e dei uma volta pela cidade, aproveitando para comprar doce de leite e alfajores que não podem faltar hehe. Obs.: Não se esqueçam de levar o RG ou passaporte para dar entrada na Argentina. ________________________________________________________________________________________________________________________________________ DIA 4 - Parque das Aves e Marco das Três Fronteiras - Parque das Aves No domingo a tarde fui ao Parque das Aves, que também já havia comprado o ingresso pela internet. Recomendo muito a visita a este parque. Há viveiros em que você consegue ver de pertinho as araras, papagaios e outras aves que ficam soltas e voando ao seu redor. Muito legal mesmo. - Marco das Três Fronteiras Bem no local onde os rios Iguaçu e Paraná separam os três países (Brasil, Argentina e Paraguai), foram instalados por cada país tótens para demarcar as três fronteiras. No lado brasileiro este local que antes era uma praça aberta, foi fechado e reformado para receber shows culturais mediante a cobrança de ingressos para a entrada. Particularmente, apesar de serem legais os shows, achei o valor do ingresso muito alto pelo o que o lugar oferece, assim como o preço da alimentação no local. *DICA: Os shows começam sempre às 18:30, porém não ocorrem se estiver chovendo no dia. ________________________________________________________________________________________________________________________________________ DIA 5 - Ciudad del Este Na segunda-feira, acordei cedo para ir à Ciudad del Este com dois colegas curitibanos que conheci no hostel. Resolvemos chamar um carro de aplicativo para nos levar até a famosa Ponte da Amizade e de lá atravessamos a pé para o Paraguai. Acredito que está é a melhor opção pois estava tinha bastante trânsito na região da fronteira e levaríamos um tempão para conseguir atravessar de carro ou ônibus. No Paraguai o trânsito é livre entre os países na região próxima a fronteira. Ou seja, você só precisa dar entrada oficialmente no posto de imigração caso decidir viajar para outras partes do páis. Mas não deixe de levar o RG ou passaporte para caso resolvam te revistar. Lá visitamos desde as galerias menores até os grandes shoppings Monalisa e Paris, onde se acha todo tipo de coisa para comprar. Porém é importante ter cuidado para não cair em golpes com os caras que ficam perguntando o que você procura e se oferecem para te levar até as lojas, e também ter cuidado com carteira e celular, como em todo lugar muito movimentado. *DICA: Em Ciudad del Este não é preciso se preocupar tanto com câmbio de dinheiro, pois a maioria das lojas aceita Real, Dólar e Guarani Na volta retornamos da mesma forma: Atravessamos a pé para o Brasil e chamamos um carro de aplicativo até o hostel. ________________________________________________________________________________________________________________________________________ DIA 6 - Retorno à São Paulo Acabou o passeio! dia de retornar para São Paulo logo pela manhã. Foz do Iguaçu é uma cidade muito legal de se visitar. Na mesma viagem você consegue estar em contato com a natureza e visitar grandes centros comerciais. Também é uma boa oportunidade de conhecer outros países para quem ainda não fez viagens internacionais. Espero que meu relato possa ajudar a outros viajantes, assim como já me ajudaram muitas dicas que vi neste fórum! Editado Junho 4, 2022 por felipe.gonzales 6 Citar
Membros felipe.gonzales Postado Junho 2, 2022 Autor Membros Postado Junho 2, 2022 (editado) Cataratas - lado brasileiro: ________________________________________________________________________________________________________________________________________ Cataratas - lado argentino: ________________________________________________________________________________________________________________________________________ Usina de Itaipú: ________________________________________________________________________________________________________________________________________ Parque das Aves: ________________________________________________________________________________________________________________________________________ Marco das Três Fronteiras: ________________________________________________________________________________________________________________________________________ Puerto Iguazú (AR): ________________________________________________________________________________________________________________________________________ Ciudad del Este (PY): Editado Junho 4, 2022 por felipe.gonzales 2 Citar
Membros D FABIANO Postado Junho 3, 2022 Membros Postado Junho 3, 2022 @felipe.gonzalesSaudades de Foz,cidade que fui várias vezes.No parque argentino não desceu na 1 parada do trenzito?Na minha opinião é a melhor, e o passeio Dr barco ali,denominado grande aventura é muito melhor e mais barato que o tal de Macuco.O circular entre Foz e Puerto nunca foi a rodoviária.Foi minha 1 viagem Internacional andar nele,há 21 anos. 1 Citar
Membros felipe.gonzales Postado Junho 4, 2022 Autor Membros Postado Junho 4, 2022 Em 02/06/2022 em 23:52, D FABIANO disse: @felipe.gonzalesSaudades de Foz,cidade que fui várias vezes.No parque argentino não desceu na 1 parada do trenzito?Na minha opinião é a melhor, e o passeio Dr barco ali,denominado grande aventura é muito melhor e mais barato que o tal de Macuco.O circular entre Foz e Puerto nunca foi a rodoviária.Foi minha 1 viagem Internacional andar nele,há 21 anos. Opa, descemos sim na primeira parada, depois de voltar da garganta!. (acrescentei isso lá no relato😅). Citar
Membros leandroalvez Postado Junho 12, 2022 Membros Postado Junho 12, 2022 Ótimo relato, Felipe. Estou indo para Foz agora em julho, ficarei 6 dias inteiros. Estou montando meu roteiro, e pretendo ir conhecer as Cataratas da Argentina. Estou em dúvida entre ir de ônibus ou taxi. Quanto você pagou na corrida de taxi ida e volta? Na Argentina sua rede de celular funcionou normalmente? 1 Citar
Membros felipe.gonzales Postado Junho 13, 2022 Autor Membros Postado Junho 13, 2022 (editado) 8 horas atrás, leandroalvez disse: Ótimo relato, Felipe. Estou indo para Foz agora em julho, ficarei 6 dias inteiros. Estou montando meu roteiro, e pretendo ir conhecer as Cataratas da Argentina. Estou em dúvida entre ir de ônibus ou taxi. Quanto você pagou na corrida de taxi ida e volta? Na Argentina sua rede de celular funcionou normalmente? Olá Leandro! O taxista cobrou R$ 350 para nos levar e trazer do parque das cataratas. Dividindo por 4 ficou R$ 87,50 para cada. Para chegar de ônibus até as cataratas atualmente você gasta R$ 18,00 no ônibus de Foz até o terminal de Puerto Iguazú e R$ 12,00 no ônibus do terminal até o parque. Ou seja, R$ 60,00 ida e volta. Sobre o celular: No centro de Puerto Iguazú meu celular da claro tinha sinal em alguns pontos, ainda que fraco. Já nas cataratas sem chance. Porém o parque tem Wi-fi livre nas áreas de alimentação e na entrada do parque. Editado Junho 13, 2022 por felipe.gonzales 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Junho 13, 2022 Membros Postado Junho 13, 2022 Lembrando que o circular para em frente ao Terminal de integração de Foz, não dentro e vai até a rodoviária de Puerto. Lá mesmo,tem o que vai ao parque e te deixa na porta. Muito fácil! 1 Citar
Membros Patrícia Ito Postado Junho 21, 2022 Membros Postado Junho 21, 2022 Uauull adorei, quanto ficou mais ou menos?? Citar
Membros Odranoel 8791 Postado Junho 3, 2024 Membros Postado Junho 3, 2024 Alguem tem dica de hostel em Foz? Citar
Colaboradores Rezzende Postado Junho 3, 2024 Colaboradores Postado Junho 3, 2024 Eu fiquei no Che Lagarto Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.