Membros Este é um post popular. felipe.gonzales Postado Junho 2, 2022 Membros Este é um post popular. Postado Junho 2, 2022 (editado) Olá mochileiros! Hoje vou relatar e deixar algumas dicas à vocês sobre a minha viagem para Foz do Iguaçu, com visita à Puerto Iguazú (AR) e Ciudad del Este (PY). Realizei um roteiro de 6 dias, partindo de São Paulo no dia 26/05 e retornando no dia 31/05. O tempo foi suficiente para conhecer boa parte dos atrativos da região sem muita correria. DIA 1 - Chegada a Foz e visita ao Parque das Cataratas - lado Brasileiro Embarquei no vôo em Guarulhos (SP) em um horário super cedo: 06:15 da manhã! Porém foi o melhor preço que encontrei, então valeu o sacrifício de acordar de madrugada rs. Desembarquei no Aeroporto de Foz do Iguaçú por volta de 08:00, e seguindo a dica de outro colega do fórum optei por utilizar ônibus na minha locomoção até o hostel Tetris, onde fiquei hospedado. Bastou seguir as placas em direção à saída do aeroporto, e na saída virar a esquerda, e ali já vi o ponto. (bem em frente as janelas da lanchonete Nescafé). *DICA: Neste ponto para a linha 120 - Cataratas - Terminal Urbano Esta linha é uma mão na roda para quem quer ser deslocar de forma econômica pela cidade, pois passa por vários pontos turísticos: Parque das Cataratas, Parque das Aves, Aeroporto, Dream Parks (onde fica o Museu de Cera, Bar de gelo, etc.), e leva até o centro de Foz. Se quiser economizar ainda mais, ao lado do terminal urbano é possível fazer um cartão Turístico que dá direito a integrações gratuitas quando se pega mais de um ônibus. Ao pegar o ônibus no aeroporto é importante prestar atenção no sentido em que ele está indo (Centro ou Cataratas), pois a linha para no mesmo ponto para os dois sentidos. O ônibus levou cerca de 20 minutos até o hostel Tetris (hostel muito bacana por sinal!), e após deixar minhas coisas saí para almoçar e aproveitei para trocar algum dinheiro para pesos e guaranis na casa de câmbio do supermercado Muffato, próximo ao hostel. - Parque Nacional do Iguaçu - Cataratas lado Brasileiro. Na parte da tarde fui ao parque das cataratas - lado brasileiro. Eu já havia adquirido os ingressos antecipadamente pelo site, então no horário marcado só cheguei e fui até a fila para embarcar no ônibus que leva para as trilhas das quedas. Foi um dos lugares mais bonitos e impressionantes em que já estive. *DICA: É interessante levar capa de chuva e capa protetora para o celular para acessar a passarela da segunda foto. A queda das águas forma uma espécie de garoa bem forte no local, e você pode acabar se molhando bastante! hehe Em cerca de 3 horas consegui visitar o parque todo, exceto o passeio de barco "Macuco Safari", que optei por não fazer. ________________________________________________________________________________________________________________________________________ DIA 2 - Parque das Cataratas - lado Argentino No dia seguinte, acordei cedo para ir ao Parque Nacional Iguazú (Cataratas lado Argentino). Havia combinado na noite anterior de ir com 2 franceses e 1 sul-coreano que conheci no hostel, e resolvemos dividir um táxi para nos levar até a Argentina. Às 08:00 o táxi chegou e nos levou primeiro a uma casa de câmbio para que eles trocassem o dinheiro, e em seguida seguimos para a Argentina. *DICA: No parque só aceitam pesos argentinos e cartão para a venda do ingresso e alimentação no parque. Após comprar os ingressos do parque fomos até a estação de embarque do trenzinho. O trenzinho possui três estações: Estação Central (próxima á entrada do parque), Estação Cataratas (dá acesso às trilhas superior e inferior) e Estação Garganta (dá acesso a trilha para a famosa Garganta del Diablo!). Fomos primeiro até a garganta, e depois retornamos até a estação Cataratas para realizar as outras trilhas. Recomendo reservar um dia todo para este parque, pois há muitas trilhas e quedas para visitar. Por volta das 15:00 terminamos a visita e mandei mensagem para o taxista vir nos buscar. ________________________________________________________________________________________________________________________________________ DIA 3 - Usina de Itaipú e visita à cidade de Puerto Iguazú (AR) - Usina de Itaipú Neste dia mais uma vez acordei cedo para ir à Usina de Itaipú. Comprei o ingresso pelo site para as 10:00. Peguei o ônibus 120 até o terminal urbano e de lá a linha 101-102 até o centro de recepção de visitantes da usina. *DICA: Recomendo muito que façam o passeio "Especial", que te leva para conhecer a parte interna da usina, o centro de controle e os mirantes. Leva cerca de 3 horas o roteiro. Que lugar impressionante! - Puerto Iguazú (AR) Após a visita, havia planejado ir novamente à Argentina para conhecer o centro de Puerto Iguazú, pois como estava chovendo muito no dia anterior acabamos não visitando a cidade. Porém tive um pequeno imprevisto: *DICA: Fui até a Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu para pegar o ônibus até a Argentina, porém chegando lá descobri que de lá partem apenas os ônibus para o Paraguai! Os ônibus para Argentina partem de um ponto do lado de fora do terminal urbano de Foz, e são operados pelas empresas Rio Uruguay e Crucero del Norte. Devido a isso acabei chegando em Puerto Iguazú só às 16:00, já morrendo de fome, pois não tinha almoçado ainda! kkk Para piorar, ao chegar lá descobri que o último ônibus para o Brasil partiria às 18:30, então tive pouquíssimo tempo para passear. Apenas almocei e dei uma volta pela cidade, aproveitando para comprar doce de leite e alfajores que não podem faltar hehe. Obs.: Não se esqueçam de levar o RG ou passaporte para dar entrada na Argentina. ________________________________________________________________________________________________________________________________________ DIA 4 - Parque das Aves e Marco das Três Fronteiras - Parque das Aves No domingo a tarde fui ao Parque das Aves, que também já havia comprado o ingresso pela internet. Recomendo muito a visita a este parque. Há viveiros em que você consegue ver de pertinho as araras, papagaios e outras aves que ficam soltas e voando ao seu redor. Muito legal mesmo. - Marco das Três Fronteiras Bem no local onde os rios Iguaçu e Paraná separam os três países (Brasil, Argentina e Paraguai), foram instalados por cada país tótens para demarcar as três fronteiras. No lado brasileiro este local que antes era uma praça aberta, foi fechado e reformado para receber shows culturais mediante a cobrança de ingressos para a entrada. Particularmente, apesar de serem legais os shows, achei o valor do ingresso muito alto pelo o que o lugar oferece, assim como o preço da alimentação no local. *DICA: Os shows começam sempre às 18:30, porém não ocorrem se estiver chovendo no dia. ________________________________________________________________________________________________________________________________________ DIA 5 - Ciudad del Este Na segunda-feira, acordei cedo para ir à Ciudad del Este com dois colegas curitibanos que conheci no hostel. Resolvemos chamar um carro de aplicativo para nos levar até a famosa Ponte da Amizade e de lá atravessamos a pé para o Paraguai. Acredito que está é a melhor opção pois estava tinha bastante trânsito na região da fronteira e levaríamos um tempão para conseguir atravessar de carro ou ônibus. No Paraguai o trânsito é livre entre os países na região próxima a fronteira. Ou seja, você só precisa dar entrada oficialmente no posto de imigração caso decidir viajar para outras partes do páis. Mas não deixe de levar o RG ou passaporte para caso resolvam te revistar. Lá visitamos desde as galerias menores até os grandes shoppings Monalisa e Paris, onde se acha todo tipo de coisa para comprar. Porém é importante ter cuidado para não cair em golpes com os caras que ficam perguntando o que você procura e se oferecem para te levar até as lojas, e também ter cuidado com carteira e celular, como em todo lugar muito movimentado. *DICA: Em Ciudad del Este não é preciso se preocupar tanto com câmbio de dinheiro, pois a maioria das lojas aceita Real, Dólar e Guarani Na volta retornamos da mesma forma: Atravessamos a pé para o Brasil e chamamos um carro de aplicativo até o hostel. ________________________________________________________________________________________________________________________________________ DIA 6 - Retorno à São Paulo Acabou o passeio! dia de retornar para São Paulo logo pela manhã. Foz do Iguaçu é uma cidade muito legal de se visitar. Na mesma viagem você consegue estar em contato com a natureza e visitar grandes centros comerciais. Também é uma boa oportunidade de conhecer outros países para quem ainda não fez viagens internacionais. Espero que meu relato possa ajudar a outros viajantes, assim como já me ajudaram muitas dicas que vi neste fórum! Editado Junho 4, 2022 por felipe.gonzales 6 Citar
Membros felipe.gonzales Postado Junho 2, 2022 Autor Membros Postado Junho 2, 2022 (editado) Cataratas - lado brasileiro: ________________________________________________________________________________________________________________________________________ Cataratas - lado argentino: ________________________________________________________________________________________________________________________________________ Usina de Itaipú: ________________________________________________________________________________________________________________________________________ Parque das Aves: ________________________________________________________________________________________________________________________________________ Marco das Três Fronteiras: ________________________________________________________________________________________________________________________________________ Puerto Iguazú (AR): ________________________________________________________________________________________________________________________________________ Ciudad del Este (PY): Editado Junho 4, 2022 por felipe.gonzales 2 Citar
Membros D FABIANO Postado Junho 3, 2022 Membros Postado Junho 3, 2022 @felipe.gonzalesSaudades de Foz,cidade que fui várias vezes.No parque argentino não desceu na 1 parada do trenzito?Na minha opinião é a melhor, e o passeio Dr barco ali,denominado grande aventura é muito melhor e mais barato que o tal de Macuco.O circular entre Foz e Puerto nunca foi a rodoviária.Foi minha 1 viagem Internacional andar nele,há 21 anos. 1 Citar
Membros felipe.gonzales Postado Junho 4, 2022 Autor Membros Postado Junho 4, 2022 Em 02/06/2022 em 23:52, D FABIANO disse: @felipe.gonzalesSaudades de Foz,cidade que fui várias vezes.No parque argentino não desceu na 1 parada do trenzito?Na minha opinião é a melhor, e o passeio Dr barco ali,denominado grande aventura é muito melhor e mais barato que o tal de Macuco.O circular entre Foz e Puerto nunca foi a rodoviária.Foi minha 1 viagem Internacional andar nele,há 21 anos. Opa, descemos sim na primeira parada, depois de voltar da garganta!. (acrescentei isso lá no relato😅). Citar
Membros leandroalvez Postado Junho 12, 2022 Membros Postado Junho 12, 2022 Ótimo relato, Felipe. Estou indo para Foz agora em julho, ficarei 6 dias inteiros. Estou montando meu roteiro, e pretendo ir conhecer as Cataratas da Argentina. Estou em dúvida entre ir de ônibus ou taxi. Quanto você pagou na corrida de taxi ida e volta? Na Argentina sua rede de celular funcionou normalmente? 1 Citar
Membros felipe.gonzales Postado Junho 13, 2022 Autor Membros Postado Junho 13, 2022 (editado) 8 horas atrás, leandroalvez disse: Ótimo relato, Felipe. Estou indo para Foz agora em julho, ficarei 6 dias inteiros. Estou montando meu roteiro, e pretendo ir conhecer as Cataratas da Argentina. Estou em dúvida entre ir de ônibus ou taxi. Quanto você pagou na corrida de taxi ida e volta? Na Argentina sua rede de celular funcionou normalmente? Olá Leandro! O taxista cobrou R$ 350 para nos levar e trazer do parque das cataratas. Dividindo por 4 ficou R$ 87,50 para cada. Para chegar de ônibus até as cataratas atualmente você gasta R$ 18,00 no ônibus de Foz até o terminal de Puerto Iguazú e R$ 12,00 no ônibus do terminal até o parque. Ou seja, R$ 60,00 ida e volta. Sobre o celular: No centro de Puerto Iguazú meu celular da claro tinha sinal em alguns pontos, ainda que fraco. Já nas cataratas sem chance. Porém o parque tem Wi-fi livre nas áreas de alimentação e na entrada do parque. Editado Junho 13, 2022 por felipe.gonzales 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Junho 13, 2022 Membros Postado Junho 13, 2022 Lembrando que o circular para em frente ao Terminal de integração de Foz, não dentro e vai até a rodoviária de Puerto. Lá mesmo,tem o que vai ao parque e te deixa na porta. Muito fácil! 1 Citar
Membros Patrícia Ito Postado Junho 21, 2022 Membros Postado Junho 21, 2022 Uauull adorei, quanto ficou mais ou menos?? Citar
Membros Odranoel 8791 Postado Junho 3 Membros Postado Junho 3 Alguem tem dica de hostel em Foz? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.