Membros Este é um post popular. wealsi Postado Junho 2, 2022 Membros Este é um post popular. Postado Junho 2, 2022 (editado) Fiz uma viagem a Bolivia de 10 dias ao todo, de mochilao. Na ocasião eu vinha planejando fazer um mochilao com alguns amigos, mas os dias foram se passando e todos foram dando pra trás. No final fiquei sozinho para viajar. Fiquei meio desanimado com isso, pois estava esperando aquela viagem top com os amigos, e ai um a um deles foi desistindo (como sempre acontece qdo vc conta com os outros) e minhas férias compulsórias estavam chegando... No final, fui obrigado a sair de ferias e nao tinha planejado nada praticamente pra viajar, pq dei aqueeeela desanimada... Decidi viajar mesmo assim, sozinho. Decidi ir pra Bolivia pois era um destino que eu tinha muita vontade de conhecer e que sabidamente era mais em conta do que outros paises, pela questao da moeda deles... Ate mesmo pq como organizei de ultima hora, as coisas acabam sempre ficando mais caras. Decidi ficar 10 dias na Bolivia, começando meu tour por La Paz e encerrando em Santa Cruz de La Sierra. Comprei a passagem de ida a La Paz e a de volta partindo de Santa Cruz. Segue meu relato: LA PAZ - 3 DIAS Comprei uma passagem aérea para La Paz, capital da Bolívia. Na verdade, quando cheguei lá descobri que a Bolivia tem 2 capitais: uma é La Paz, que é apenas uma capital histórica e a outra é Sucre, que é a verdadeira capital do país (sempre estudamos na escola que a capital é La Paz, mas na verdade é Sucre). Quando voce chega em La Paz, na verdade desembarca no aeroporto de uma cidade vizinha, chamada El Alto. Voces ja devem ter pesquisado ai, mas La Paz é a capital mais alta do mundo com 3600m de altitude e El Alto fica a 900m acima de La Paz (por isso o nome "el alto"), então é muito alto mesmo! Essa cidade é meio que um favelao de La Paz, é muito feia, com construções quase todas somente no tijolo. Ela fica a uns 15 minutos de carro até La Paz. Eu moro em Cuiabá e viajei a Bolívia na época de abril, quando o calor por aqui está começando. Assim que desembarquei no aeroporto pude sentir o frio que é a uma altitude daquelas... a mais de 4000m de altitude o frio é brabo, então aconselho a ir bem agasalhado. La Paz tambem, obviamente é bem fria. Nessa epoca do ano lá nao faz aquele frio de nevar, mas a noite vc sempre pegará temperaturas abaixo de 10 graus. Durante o dia faz um solzinho, mas venta gelado... é aquela combinação boa pra vc se queimar sem nem perceber, entao meu conselho pra La Paz é: leve e use protetor solar e também sempre ande com roupas que voce pode ir tirando ao longo do dia e depois colocando novamente, pq qdo sai cedo vc irá pegar o frio, durante o dia sente calor e ao entardecer o frio vem novamente. Fiquei hospedado no hostel LOKI. Sempre que viajo eu vejo se tem algum hostel dessa rede para a cidade em que vou, particularmente eu gosto bastante pq sempre tem um bar bem animado onde os hospedes fazem a fesssta a noite, entao vc sem sair do hostel pode curtir uma noitada bem bacana. Alem disso o LOKI LA PAZ está em uma localização ótima, a poucas quadras da rodoviaria e a estrutura é muito boa também, é um prédio alto, bonito até e com uma vista realmente privilegiada da cidade. O meu quarto mesmo era todo de vidro, com uma vista maravilhosa da cidade. O bar a noite tem sinuca, beer pong, uns pega-varetas com toras de madeira (nunca tinha visto) e outras coisas para vc interagir com gente do mundo todo, muito bom mesmo! Nao é uma rede de luxo, mas é bem estruturada e conhecida. La Paz é uma cidade antiga, entao é charmosa mas também meio feia, pois como em toda america do sul tem lixo nas ruas, o transito é caótico, gente pedindo dinheiro na rua, vendedores te abordando a todo momento, enfim, os mesmos problemas de toda grande cidade brasileira. No geral a cidade é tranquila em termos de assalto, mas é claro que voce nao pode vacilar, andar por locais ermos e tal. Eu particularmente adoro esse tipo de cidade, me lembra muito aquelas cidades do oriente médio. A cidade tem muitas opçoes de tours para voce fazer ao redor dela, como o Huayana Potosi (uma montanha nevada a 6000m que voce pode subir em uma escalada que dura 3 dias) que é um passeio que nao fiz por nao ter tempo (só tinha 10 dias pra conhecer a bolivia), eu recomendo realmente que você faça (se gosta desse tipo de tour), fica pertinho de La Paz. Outro passeio bacana que eu fiz é ir subir a montanha Monte Chacaltaya, que tem 5200m. É um passeio legal, vc faz em um período do dia. Sempre que viajo para uma cidade procuro saber se tem algum walking tour pra fazer. Geralmente nos hosteis loki sempre eles tem emalgum horario do dia. Fiz um em La Paz também, que foi sensacional. Voce percorre uma serie de lugares a pé e pode conhecer melhor a cidade, vários pontos turisticos, costumes, comidas, bebidas, etc etc etc... No meu tour peguei até o teleférico que liga La Paz a El Alto - um passei que voce também deve fazer, pois a vista é simplesmente impressionante. Ah, outra coisa: La Paz é muito alta mesmo. Eu já havia ido pra outras cidades de montanha no Equador e no Peru, mas nenhuma a mais de 3000 metros. Em nenhuma delas eu tinha sentido o mal de altitude. Em La Paz eu senti e muito. Imediatamente ao chegar na cidade nao senti nada de diferente, mas depois que me instalei no hotel e comi algo decidi dar um role ali nos arredores (isso umas 6h apos chegar) e ai comecei a passar mal, senti falta de ar, ansia, mta dor de cabeça e um pouco de desorientaçao e eu tenho um preparo físico bom. Eu achava que essa historia de mal de altitude era conversa fiada pq nunca tinha sentido, mas lá me pegou de jeito. Recomendo que se hidrate muito e que as primeiras 12h faça apenas coisas leves, nao chegue igual louco, deixe seu corpo se aclimatar. Eu ficava no hostel e toda hora na recepçao chegava gente chorando, passando mal, sendo carregada, ai como o pessoal ja esta acostumado ja tem tanques de oxigenio lá (todos hoteis tem, ate mesmo em alguns onibus eu vi) pra socorrer os turistas. Eu nao precisei de oxigenio, mas tive que voltar ao hotel e dormir, pq realmente estava muito mal. Basicamente nesses 3 dias eu fiz passeio ali ao redor mesmo e pela cidade. Depois disso, decidi ir ao Salar de Uyuni SALAR DE UYUNI - 3 DIAS A viagem entre La Paz e Uyuni leva cerca de 10h. Voce pode ir de onibus partindo da rodoviária (opçao mais barata), mas eu optei por ir em um onibus de turismo que o hostel tinha contato. Como eu estava com meus dias contados, nao podia perder muito tempo. Acabei pagando mais caro (cerca de 90 pesos, uns R$ 45,00), mas até que valeu a pena, pois era um onibus bem ajeitado e como voces podem perceber foi muito barato (uma viagem de 10h R$ 45,00???). Para ir ao Salar voce chega em um vilarejo e lá voce consegue contratar uma empresa para te levar ao salar. Como eu estava com tempo contado, já sai do hostel com uma empresa contratada. Voce pode inclusive contratar pela internet com antecipação, mas se chegar lá tambem pode negociar com as diversas empresas que tem. O vilarejo é bem pequeno e rústico, é bonitinho. Se voce puder passar uma noite la acho que será legal. Eu viajei de La Paz ao vilarejo pela noite, entao otimizei meu tempo e dormi no onibus. Cheguei bem cedinho no vilarejo e meu 4x4 partiu algumas horas depois. Existem basicamente 2 tipos de tours ao salar: o de 1 dia e o de 3 dias. O de 1 dia é bem suscinto, voce vai ao salar, conhece, tira inumeras e belissimas fotos, mas ao final do dia retorna ao vilarejo. A opcao que fiz era de 3 dias e nela vc viaja o tempo todo pelo salar e pelo deserto que o cerca. Simplesmente deslumbrante! No passeio ja estao inclusas as 3 refeicoes bsicas do dia e as hospedagens tambem. Lembrando que o passeio e no meio do deserto, entao as opcoes de hospedagens sao bens rusticas, nao tem luxo. Ate tem uma opcao de viagem que vc faz com mais luxo, mas é bem mais cara, na minha avaliacao nao compensa. Meu passeio foi incrivel, o guia era sensacional e a turma com a qual viajei tambem super bacana (1 chines, 1 brasileira, 1 francesa, 1 irlandesa, 1 alema). Foi muito divertido, ao longo do trajeto voce para em variooos lugares fantasticos, voce ira tirar as melhores fotos da vida. Esse tour ao Salar de Uyuni é imperdível! Voce ira almocar em um deserto todo de sal, se hospedar em um deserto todo de sal, parar para fazer refeicoes no meio do nada, só voce e sua equipe... Sao basicamente 2 dias de passeio mesmo e o dia 3 é o dia em que acorda mais cedo, bem de madrugada para ir aos geisers e depois tomar banho numas piscinas naturais de agua termal extamente na fronteira com o chile. Resumindo: este passeio voce tem que fazer. Se nao fizer, nao foi a Bolivia. Depois disso retornei a La Paz, para terminar de fazer os tours que havia programado, mas que nao deu pra fazer nos 3 primeiros dias. Retorno no mesmo onibus de turismo, contratado ja anteriormente e viajando tb pela noite. Recomendo muito o tour de 3 dias pelo salar. Se voce puder, ao retornar se hospede uma noite no vilarejo, tem um ambiente bem legal e muita gente se hospeda por lá... Nao tem muito o que fazer lá, é mais para descansar e curtir aquele ambiente maravilhoso do vilarejo. No salar entao ao todo acho que 3 noites (incluindo ficar a ultima hospedado no vilarejo) sao suficientes. LA PAZ - 2 DIAS Pela minha falta de planejamento previo, fiquei com a viagem picada e fui fazendo os tours conforme conseguia encaixar na minha programacao. Retornei a cidade para fazer o tao famoso downhill pela estrada da morte. Esse é outro passeio imperdível. Se for a Bolivia, tem que fazer! Na verdade, isso se vc curtir esse tipo de passeio, pois é bem radical. Basicamente voce pega um onibus que sobe uma cordilheira levando voce até a 4700m de altitude. Lá voce e seu grupo se reunem, recebem instrucoes, equipamentos de seguranças e uma bike de downhill. De lá, vc vai partir para uma descida de mais de 3000 metros, indo parar em 1200m de altitude... isso mesmo, vc desce mais de 3000m por um trecho de 65km. É um tour que leva um dia todo entre voce se encontrar com a equipe cedinho, percorrer a subida no onibus, descer todo o trajeto e depois retornar com o onibus à cidade. A descida começa pos uma rodovia, asfaltada, mas toda sinuosa e o mais espetacular é que a via nao é fechada, entao voce desce a sei lá 60km/h na sua bike e vai ultrapassando caminhoes, onibus, topando de frente com carros, etc... vc vai descendo como se estivesse numa moto, em alta velocidade, muito emocionante mesmo, só descida. Vc percorre muitos km nessa descida na rodovia. Depois, o trecho final de alguns KM é feito pela estrada da morte, que é uma estrada de chao, onde voce vai andar sempre beirando o precipicio, também em descida em alta velocidade. Mas esse trecho é muito mais perigoso. Dezenas de pessoas já morreram em acidentes ali. O trajeto, assim como na rodovia não é fechado, entao voce ira transitar tambem lidando com onibus, vans, caminhoes, carros... todo mundo disputando espaço numa estrada onde só passa um carro por vez. A estrada é muito traiçoeira, cheia de pedras, curvas fechadissimas, cascatas (vc passa por baixo de algumas), riachos (vc atravessa de bike), enfim, toda dificuldade possivel. Muita gente desiste, pq apesar de topissimo o passeio, é muito perigoso e cansativo (no trecho de chao, minhas maos nao aguentavam mais segurar o guidao). O final do passeio é em um restaurante onde voce pode comer, tomar um bom banho, beber uma Paceña e ficar na piscina...Na minha avaliacao, vale muito a pena. Se voce gosta de futebol como eu, e tiver a oportunidade, vá a um jogo no estádio Hernando Siles, que é onde a selecao boliviana sempre joga pra castigar o adversario. É um estádio clássico, bem bacana. Eu tive a sorte de estar ocorrendo a Copa Libertadores e fui assistir Bolivar x Atletico Nacional da Colambia... Fiquei na torcida do Bolivar, claro e o Bolivar ganhou de 1x0... Outro tour que fiz foi ir a cidade de Copacabana. É um tour que levará um dia se fizer um bate-volta, mas se voce puder eu recomendo que se hospede 1 noite nessa cidade. É uma cidadezinha bem charmosa, pequena, com turistas transitando pra todo lado. Fica no lago Titicaca, um verdadeiro mar de agua doce (o lago navegavel mais alto do mundo). Voce fica lá nessa cidadezinha e é como se estivesse numa cidade turistica pequena de praia, é gente andando pra todo lado, de bermuda, chinelo, enfim. De lá parte o passeio pra tal Ilha do Sol, que é um povoado numa ilha, tambem muito bonito o local. Voce pode ir para Copacabana de onibus partindo da rodoviaria de La Paz mesmo pra chegar até o lago. Em certo ponto do trajeto voce pega uma balsa que atravessa um trecho do lago e o onibus vai numa balsa separada, ai depois o onibus desembarca e vc entra nele novamente para chegar até o ponto final de Copacabana, que fica bem no centro do povoado. Eu fiz um bate-volta, porque nao queria sair da bolivia sem conhecer o famosissimo Lago Titicaca, entao foi bem cansativo, se puder recomendo que passe uma noite na cidadezinha, acho que vale muito a pena. A noite ali deve ser fantástica, ótima para relaxar, tomar uma gelada e ter uma boa prosa. Entao meus dois dias apos o retorno a La Paz foram esses. Depois, parti para Santa Cruz de La Sierra. Um outro erro do nao-planejamento. 5 dias em La Paz sao suficientes para voce fazer todos os passeios mais conhecidos ali aos arredores e conhecer bem a cidade. Se voce, assim como eu gosta de tirar um dia pra andar meio sem rumo pela cidade, 5 dias estao ótimos, da pra fazer tudo sem pressa. SANTA CRUZ DE LA SIERRA - 2 DIAS Minha viagem de La Paz a Santa Cruz de La Sierra acabou sendo um erro de planejamento. Ao sair do Brasil, eu olhei as distancias entre as cidades que eu queria visitar na bolivia e, em geral, as distancias sao pequenas, o país nao e muito grande. De La Paz até lá, por exemplo, sao 850km, o que aqui no Brasil seria uma viagem de umas 10h (entao estimei que poderia viajar em uma noite). O problema é que a Bolívia está na cordilheira dos andes, entao os onibus trafegam naquelas rodovias totalmente sinuosas, perigosissimas e muito lentamente. Resumo: a viagem leva cerca de 22h. Ou seja, perdi um dia da minha viagem nessa brincadeira. Eu ainda tentei economizar burramente e nao comprei uma passagem de onibus leito (que era 10 pesos a mais, R$ 5,00), entao minha viagem foi um horror. Viagei num busao desses normais de viagem, mas ja antigao e vc via que praticamente nao entrava turista, era só boliviano mesmo. Aquelas viagens cabulosas, com o povo te encarando, os locais de parada também eram em umas lanchonetes muito estranhas, com todo mundo te encarando como se vc fosse um gringo... O motorista muito mal educado e ainda pra piorar, o bagageiro do meu onibus estava totalmente lotado de sacos de batata, entao tive que viajar com meu mochilao no colo ou na minha frente, ou do lado (quando nao tinha ninguem do meu lado)... foi uma daquelas viagens de filme americano satirizando as viagens aqui na america do sul... Toda hora parava pra entrar vendedor... o troço foi punk. Viajei muito mal. Santa Cruz já é uma cidade com altitude normal, o clima lá é bem ameno, me lembrou o clima de Belo Horizonte +-. Em todo lugar que vai, voce topa com brasileiro, até hippie brasileiro eu topei. Gostei bastante da cidade, tem muitos locais históricos pra visitar, tem modernidade, tem gente tambem do mundo todo. Só que como é uma cidade meio normal, nao muito folclorica como La Paz, nao topei com muita gente de fora da america do sul. Pode ser tambem que que seja por conta da cidade ser grande e ai o povo ficar espalhado... A cidade tem 1,5 milhao de habitantes, então é bem grandinha. La Paz é menor e mais compactada no meio das montanhas. Santa Cruz é mais espalhada. Na minha avaliação vale a pena voce conhecer a cidade. 2 ou 3 dias são suficientes. Parti de Santa Cruz de volta pro Brasil. ************************ INFORMACOES DIVERSAS: - MOEDA E CUSTO GERAL: Peso Boliviano. Vale +- R$ 0,50. Essa cotação varia, mas gira em torno disso. Além do fato da moeda nossa ser mais valorizada, o país é mais pobre, então a viagem pra lá costuma ser muito barata. Por exemplo, o passeio ao salar de Uyuni, que foi de 3 dias com guia, me custou cerca de R$ 850,00. O tour da estrada da morte que é praticamente 1 dia todo custou cerca de R$ 350,00 com tudo incluso. As passagens de onibus sao ridiculamente baratas, nao dá nem pra acreditar. Na minha ida de La Paz a Santa Cruz paguei algo como R$ 25,00 (+- 50 bolivianos), é ridiculo. Se voce planejar sua viagem certinho, consegue fazer bem barato. Eu ainda paguei mais caro por grande parte dos passeio porque contratei quase tudo pelo hostel, devido a minha falta de planejamento e tempo. - HOSPEDAGEM: Tanto em La Paz como em Santa Cruz fiz pelo booking e nao tive problema algum. Tente sempre se hospedar bem perto do centro, ou nos bairros mas turisticos pra voce nao ficar muito deslocado e nao ficar dependendo muito de taxi. Alem do mais, essas areas sao mais seguras. - PLANEJAMENTO: Planeje sua viagem certinho antes de ir, pois como disse acima, todo trajeto entre cidades na bolivia leva o dobro do tempo que aqui no Brasil devido a geografia do pais. A nao ser, claro, que voce esteja disposto a viajar sempre de aviao entre as cidades, o que ai lhe custar muito mais caro. Na minha opiniao, se fizer tudo bem planejadinho, 10 dias sao suficientes para conhecer bem o país. Se voce quiser dormir uma noite na cidadezinha de Uyuni e uma em Copacabana, adicione 2 dias na viagem, o que eu acho que vale muito a pena (principalmente se estiver em casal). - ALTITUDE: Nao a subestime na Bolivia. Lá é verdadeira. Eu acompanho muito futebol e toda vez que tem jogos em La Paz, quem acompanha futebol sabe que os visitantes sofrem muito e olha que estamos falando de atletas de alto nivel, com preparo fisico muito melhor que o nosso. No jogo que fui, deu pra ver nitidamente como os atletas do time adversario sofriam, praticamente nao corriam em campo enquanto os bolivianos estavam brincando... Se puder, leve remedio pra dor de cabeca e enjoo. - COMIDA: A comida boliviana eu gostei, tem muita carnde de porco, mas tambem muita carne boniva, o que é meio dificil de encontrar em outros paises de de altitude aqui da america do sul. - CLIMA: Nas cidades de altitude, basicamente faz frio. A noite é muito frio e durante o dia comeca frio, esquenta e no final da tarde vem o frio forte. Leve e use protetor solar, ira precisar. No Salar especificamente o frio a noite é cruel, no ultimo dia estava abaixo de zero, senao me falha a memoria -5 graus... Durante o dia é meio frio tambem, mas tem o sol, entao vc queima mesmo com o friozinho. Fundamental se hidratar em altitude. Ande sempre com uma garrafa bem generosa de água. Em Santa Cruz já tem um clima mais normal, tambem ameno a noite. - O QUE DEVO CONHECER NA BOLÍVIA: o roteiro básico de quem viaja para lá é esse - LA PAZ (pesquise os tours que tem aos arredores da cidade, são muitos) / SUCRE (belíssima cidade, está no roteiro de todo viajante na Bolívia, não fui por falta de tempo) / COPACABANA, ILHA DO SOL, LAGO TITICACA (tudo é no mesmo passeio - se possível se hospede uma noite em Copacabana) / SALAR DE UYUNI (se puder, passe a ultima noite no vilarejo) / COCHABAMBA (outra cidade grande, muito bonita e integra muitos roteiros) / SANTA CRUZ DE LA SIERRA. 10 dias ao todo no país, se bem planejadinhos voce consegue encaixar tudo. O passeio ao salar que acaba tomando bastante tempo, mas vale muito a pena. Ah, se conseguir e se gostar, escale o Huayna Potosi, que fica perto de La Paz. Como a escalada tradicional leva 3 dias, nesse caso adicione mais esses dias a sua viagem - eu nao fiz pelo tempo, mas ainda pretendo voltar la para fazer. Editado Junho 2, 2022 por wealsi 10 1 Citar
Colaboradores Juliana Champi Postado Junho 2, 2022 Colaboradores Postado Junho 2, 2022 Muito legal seu relato, e fotos lindas! Obrigada por compartilhar! 1 Citar
Membros SilviaAlves Postado Junho 2, 2022 Membros Postado Junho 2, 2022 Massa o relato, suscinto, mas com várias informações relevantes. Deu mais vontade de conhecer a Bolívia, quero muito conhecer o Salar! Você comentou alguma coisa sobre alimentação, além da carne, você sabe dizer se é tranquilo encontrar outras variedades de alimentos, tipo grãos, legumes, verduras (sou vegetariana 🙃). E esse rolê doido esse de bike? Apenas para os destemidos, fiquei curiosa, porém deixo para os corajosos kkk 2 Citar
Membros wealsi Postado Junho 3, 2022 Autor Membros Postado Junho 3, 2022 (editado) 19 horas atrás, SilviaAlves disse: Massa o relato, suscinto, mas com várias informações relevantes. Deu mais vontade de conhecer a Bolívia, quero muito conhecer o Salar! Você comentou alguma coisa sobre alimentação, além da carne, você sabe dizer se é tranquilo encontrar outras variedades de alimentos, tipo grãos, legumes, verduras (sou vegetariana 🙃). E esse rolê doido esse de bike? Apenas para os destemidos, fiquei curiosa, porém deixo para os corajosos kkk Obrigado! Entao, sobre a alimentação, eu nao sou vegano, mas comida para mim tem que ter salada. Se nao tiver salada, pra mim nao é comida. Me alimentei muito bem na viagem, procuro nao mudar muito o meu estilo de alimentaçao normal pra nao ter risco de passar mal e estragar a viagem... Tinha muita opcao de verduras, vegetais e tal. Hoje muita gente é vegetariana, principalmente esse povo europeu, e como tem muito turista europeu transitando aqui pelos paises que falam espanhol na america do sul, acredito que nao deva ter problemas pra fazer uma boa alimentaçao. Claro que numa viagem fica tudo mais limitado... O Salar é imperdível, de verdade! Aliás, dos paises que ja visitei, a Bolivia foi o mais fascinante, digo em termos gerais, é tudomuito diferente. Voce anda no deseerto e tem pedras gigantescas jogadas no meio do nada... eram pedras que os vulcoes guspiam a quilometros de distancia... tem muita coisa desse tipo por lá, vale muito a pena conhecer. Editado Junho 3, 2022 por wealsi 3 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Junho 4, 2022 Membros Postado Junho 4, 2022 @SilviaAlvesNão sou vegetariano, muito pelo contrário, mas posso te dizer que nos Andes tem muita quinua que conheci lá na época em que diziam ter alimentado os astronautas de então. Diziam que era muito bom,mas não vi graça naquilo, como não vejo em vegetal algum.Mas,para eles,é orgulho ter o vegetal mais nutritivo do mundo. Batatas, também, é originária do Peru aonde há espécimes que nem sonhava que existia. A comida deles dá água na boca em lembrar, até da sopa de macarrão que comia todos os dias na UTI de La Paz. 1 Citar
Membros lobo_solitário Postado Junho 4, 2022 Membros Postado Junho 4, 2022 @wealsi Parabéns pelo relato, me fez lembrar do meu primeiro mochilão por essas bandas há 12 anos. 1 Citar
Membros edufehrer Postado Junho 4, 2022 Membros Postado Junho 4, 2022 parabéns pelo relato, sensacional! a forma mais fácil de ir pro Salar é essa partindo de La Paz mesmo? 1 Citar
Membros de Honra MariaEmilia Postado Julho 4, 2022 Membros de Honra Postado Julho 4, 2022 Parabéns pelo relato. Mais, posso fazer uma correção???? viajo para a Bolívia há pelo menos 15 anos e tanto La Paz quanto Santa Cruz, ainda não conheço tudo, então 3 dias é muito pouco. Maria Emília 1 1 Citar
Membros de Honra Pericles David Postado Julho 14, 2022 Membros de Honra Postado Julho 14, 2022 Parabéns pelo relato! Concordo com a Maria Emília aí acima! Três dias são pouco tempo para La Paz! Passei por lá algumas vezes, bem menos que a Emília, e também não consegui conhecer muitos lugares que ainda estão em minha lista! Eu diria que uma semana é um tempo razoável. Abraços! 1 Citar
Membros wealsi Postado Agosto 5, 2022 Autor Membros Postado Agosto 5, 2022 Em 14/07/2022 em 16:24, Pericles David disse: Parabéns pelo relato! Concordo com a Maria Emília aí acima! Três dias são pouco tempo para La Paz! Passei por lá algumas vezes, bem menos que a Emília, e também não consegui conhecer muitos lugares que ainda estão em minha lista! Eu diria que uma semana é um tempo razoável. Abraços! Em 04/06/2022 em 10:32, edufehrer disse: parabéns pelo relato, sensacional! a forma mais fácil de ir pro Salar é essa partindo de La Paz mesmo? Depende de onde vai partir seu tour. No meu caso eu estava em La Paz, entao nao tinha outro jeito pra mim. Na vdd é possivel partir de sucre tambem, que fica mais proxima ao salar. Se vc partir de La Paz ou Santa Cruz de La Sierra o tempo de viagem e praticamente o mesmo. Se tiver tempo, vá a sucre tambem, valera a pena ate mesmo por estar mais proxima ao salar. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.