Ir para conteúdo

El Calafate, Torres del Paine, Punta Arenas e Ushuaia em dezembro de 2011

Posts Recomendados

• Membros

Olá MMAlbertini,

O clima no Torres del Paine é imprevisível e muda o tempo todo. Um dia fez tanto calor que todos andavam pelo ecocamp de short e camiseta sem manga, mas em geral fazia um friozinho razoável mas com muito vento. Tipo, 10 graus com sensação térmica de 0.

Eu também morro de medo de frio, então entendo a sua pergunta. A resposta é não. Não passei frio porque, primeiro, levei as roupas adequadas (na verdade, levei roupas demais por não saber como me vestir pro frio, mas acabei descobrindo), e segundo, as camas do ecocamp tinham lençóis de fleece e edredom térmico. Melhor cama que eu já dormi, uma delícia! Quem estava em barraca normal passou frio. Até nevou alguns dias antes da minha viagem.

As "roupas adequadas" não eram nada de muito sofisticado. Eu aprendi bastante sobre como evitar o frio nessa viagem, e passei a adotar o seguinte conjunto: calça térmica embaixo da calça de trekking, meias de lã, e camadas de casaco: camiseta com manga comprida, colete de fleece e casaco de chuva forrado. Gorro, cachecol e luvas na mochila.

Se você for pra lá e quiser mais dicas pra fazer a sua mala, me escreve!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Betabeta,

Muito bom o seu relato, claro e objetivo. Estamos programando uma viagem parecida e gostaria de saber como vc fez o translado El Calafate - Torres del Paine. Estamos procurando alguma empresa de transporte regular, mas ainda não encontramos nenhuma. E Torres para Punta Arenas?

Obrigado.

Daniel

Link para o comentário

• 1 ano depois...
  • 10 meses depois...
  • Membros

Pessoal, fiquei mais de um ano sem entrar aqui, então desculpem a demora na resposta! Poderá ser útil para os próximos viajantes...

O transporte El Calafate - Torres del Paine pode ser feito em ônibus até Puerto Natales ou num transporte particular (Jipe ou van). Eu contratei com o EcoCamp um transporte em grupo e basicamente o que eles fizeram foi me buscar no albergue de El Calafate e me levarem até a rodoviária (eu podia ter ido a pé, era no meio da cidade), e depois me buscarem de novo em Puerto Natales. Não lembro quanto tempo demorou, umas 4 ou 5 horas até Puerto Natales em estrada asfaltada - e de lá até TDP demora mais pelo menos 1 hora numa estrada de pedrinhas.

A passagem de ônibus era fácil de comprar lá - só precisava de uma antecedência de 1 ou 2 dias. De Puerto Natales tem outro ônibus ou van que te leva até um ponto meio estranho no TDP e tem que fazer uma boa caminhada até chegar num camping ou refúgio. É uma viagem bem preparada pra mochileiros, e na saída do ônibus tinha umas vans oferecendo o transporte. Quem estiver com bastante tempo e no esquema de acampar pode ir por conta própria. Quem tiver pouco tempo ou for ficar em hotel, melhor entrar em contato com o hotel de El Calafate ou do TDP e comprar o transporte com eles.

Boas viagens pra todos!

Link para o comentário

• 3 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...