Membros elsns Postado Maio 14, 2022 Membros Postado Maio 14, 2022 Olá, Alguém já foi impedido de embarcar em uma viagem internacional? A companhia aerea impediu um amigo meu de fazer uma viagem para o Brasil, alegando que ele poderia não voltar ao país de origem, mesmo com a passagem aerea de volta. Alguém já passou por isso? Foi reembolsado integralmente o valor da passagem? Citar
Membros D FABIANO Postado Maio 15, 2022 Membros Postado Maio 15, 2022 Em outubro de 2021,fui impedido por um preposto da Swiss de embarcar em Zurich em voo para o Brasil na porta do aviao.Ele falava em alemão, não entendi nada.Só vim saber o que acontecia quando ele chamou o atendente da empresa que fala português. Fui de volta com esse rapaz e ele me disse que era melhor fazer exames gerais no hospital de Zurich, pois o cara alegava que eu não aguentaria o vôo. Imagine,voar para mim é o mais normal do mundo apesar do problema na perna que não posso tentar esconder de ninguém. O seguro pagou tudo:3 dias a mais de hotel,a comida e os exames.Foi até bom,pois fiz check-up geral em um dos melhores hospitais do mundo, e de graça.Levei o documento que a Swiss exigia,esperei mais um dia e voltei normalmente. Citar
Membros de Honra Luka Izzo Postado Maio 15, 2022 Membros de Honra Postado Maio 15, 2022 Se esse amigo seu não é brasileiro, pode ter seus motivos de não ser aceito aqui, mas se ele é brasileiro, com exceção ao período de protocolo da Covid, nenhum brasileiro pode ser impedido de retornar a seu país de origem. Quanto ao reembolso de passagens, toda documentação de viajante, vistos e autorizações são de total responsabilidade do passageiro. A companhia aérea nada tem a ver com isso e não faz reembolsos em casos de pontuais impedimentos. Citar
Membros D FABIANO Postado Maio 15, 2022 Membros Postado Maio 15, 2022 @Luka Izzo Errado. NA época que aconteceu comigo entrei em contato com o consulado. Informaram que o país não tem nada a ver com companhia aérea e,por isso, fui ao hospital mesmo sabendo que o seguro podia não pagar.Não tive opção, ou fazia o que a Swiss exigia ou ficava lá, já que Suiça é monopólio do grupo Lufthansa e teria que sair com eles,mesmo pagando milhões em outra passagem. E se não tivesse dinheiro para pagar ao hospital?Foi o que fiquei pensando, mas aí entra outra vantagem da Suiça: Lá se paga um montante fixo na entrada do hospital,na época se me lembro bem 800 francos, para ver um médico e/ou fazer quantos exames necessários. Todos os locais tem plano de saúde e,para serem atendidos em hospitais públicos, pagam essa taxa fixa.Por isso fiz tudo que podia, arrependo-me de não ter inventado mais exames a fazer.Fiz tudo que faço no Brasil. Aqui, o plano paga muito mais que lá eu paguei e,para minha sorte, o seguro entendeu como atendimento de urgência, FOI MESMO, e cobriu tudo recebendo o reembolso menos de 1 mês depois. Citar
Membros de Honra Luka Izzo Postado Maio 15, 2022 Membros de Honra Postado Maio 15, 2022 1 hora atrás, D FABIANO disse: @Luka Izzo Errado. NA época que aconteceu comigo entrei em contato com o consulado. Informaram que o país não tem nada a ver com companhia aérea e,por isso, fui ao hospital mesmo sabendo que o seguro podia não pagar.Não tive opção, ou fazia o que a Swiss exigia ou ficava lá, já que Suiça é monopólio do grupo Lufthansa e teria que sair com eles,mesmo pagando milhões em outra passagem. E se não tivesse dinheiro para pagar ao hospital?Foi o que fiquei pensando, mas aí entra outra vantagem da Suiça: Lá se paga um montante fixo na entrada do hospital,na época se me lembro bem 800 francos, para ver um médico e/ou fazer quantos exames necessários. Todos os locais tem plano de saúde e,para serem atendidos em hospitais públicos, pagam essa taxa fixa.Por isso fiz tudo que podia, arrependo-me de não ter inventado mais exames a fazer.Fiz tudo que faço no Brasil. Aqui, o plano paga muito mais que lá eu paguei e,para minha sorte, o seguro entendeu como atendimento de urgência, FOI MESMO, e cobriu tudo recebendo o reembolso menos de 1 mês depois. Falhei ao deixar a possibilidade de casos emergenciais de saúde de fora, que juridicamente é justificado, e sim, você tem esse direito. Mas fugindo a isso, não conheço outra justificativa que leve a companhia ao ressarcimento. abçs. 1 Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Maio 15, 2022 Colaboradores Postado Maio 15, 2022 19 horas atrás, elsns disse: Olá, Alguém já foi impedido de embarcar em uma viagem internacional? A companhia aerea impediu um amigo meu de fazer uma viagem para o Brasil, alegando que ele poderia não voltar ao país de origem, mesmo com a passagem aerea de volta. Alguém já passou por isso? Foi reembolsado integralmente o valor da passagem? Mais comum do que imagina. Já vi isso acontecer em Guarulhos pelo menos 3 vezes, com brasileiros indo (ou tentando ir) aos EUA. Normalmente não existe reembolso nestes casos, porém algumas companhias podem ser "legais" e fazer o mesmo. 1 Citar
Membros elsns Postado Maio 16, 2022 Autor Membros Postado Maio 16, 2022 Em 15/05/2022 em 02:21, Luka Izzo disse: Se esse amigo seu não é brasileiro, pode ter seus motivos de não ser aceito aqui, mas se ele é brasileiro, com exceção ao período de protocolo da Covid, nenhum brasileiro pode ser impedido de retornar a seu país de origem. Quanto ao reembolso de passagens, toda documentação de viajante, vistos e autorizações são de total responsabilidade do passageiro. A companhia aérea nada tem a ver com isso e não faz reembolsos em casos de pontuais impedimentos. A companhia aérea nem deixou ele embarcar da Tailândia, o processo de imigração é no Brasil, se ele fosse barrado pela imigração do Brasil, aí sim não caberia reembolso. Citar
Membros elsns Postado Maio 16, 2022 Autor Membros Postado Maio 16, 2022 23 horas atrás, pmichelazzo disse: Mais comum do que imagina. Já vi isso acontecer em Guarulhos pelo menos 3 vezes, com brasileiros indo (ou tentando ir) aos EUA. Normalmente não existe reembolso nestes casos, porém algumas companhias podem ser "legais" e fazer o mesmo. Muito chato se eles não reembolsar... já que é a companhia aérea que se nega à prestar o serviço e não tem nenhuma prova para isso, apenas uma alegação. Mas, amanhã teremos um retorno da companhia Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Maio 16, 2022 Colaboradores Postado Maio 16, 2022 15 minutos atrás, elsns disse: Muito chato se eles não reembolsar... já que é a companhia aérea que se nega à prestar o serviço e não tem nenhuma prova para isso, apenas uma alegação. Mas, amanhã teremos um retorno da companhia Não necessariamente elsns. No caso dos EUA, as companhias aéreas são obrigadas pela lei americana a enviar com antecedência o manifesto de voo ao CBP ( U.S. Customs and Border Protection). Mesmo com um visto válido, a palavra final é do CBP que simplesmente pode dizer "não entra" e quando você chega no aeroporto, bingo! Está lá seu nome na lista de quem não vai embarcar. Sim, é chato não reembolsar. Se foi da Europa para o Brasil, sugiro que acesse a página https://europa.eu/youreurope/citizens/travel/passenger-rights/air/index_en.htm Lá estão listados os direitos e como pedir compensação ou mesmo fazer uma consulta sobre se é possível ou não receber reembolso. O sistema europeu funciona bem. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.