Ir para conteúdo

Ubatuba cobrará taxa de turistas a partir de junho.


Posts Recomendados

  • Membros

O turista que pretende curtir as praias de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, a partir de junho, pode preparar o bolso. A prefeitura criou uma taxa de preservação ambiental que será cobrada de todos os veículos motorizados que adentrarem a cidade. Os valores vão de R$ 3,50 para motos a R$ 92 para ônibus. Os carros vão pagar R$ 13,00.

Fonte: 

https://www.uol.com.br/nossa/noticias/agencia-estado/2022/05/12/ubatuba-cobrara-taxa-de-turistas-a-partir-de-junho-carros-vao-pagar-r-13.htm

  • Amei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Que beleza, agora vamos pra outro lugar! Que coisa mais absurda, um município que recebe um monte de impostos oriundos do pobres coitados dos turistas,  que já sofrem imensamente com os altos tributos (municipais/estaduais/federais), pedágio caríssimos, gasolina......agora mais um imposto "disfarçado ". Daqui a pouco vamos trabalhar para pagar imposto!

Devem tá alegando que turista sujam a cidade, ok, realmente é verdade, então vamos punir a todos? Não podem fazer isso. Então é melhor.educacar a população, ou até criar multa para coibir esse tipo de coisa(difícil de administrar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Como toda moeda, a questão possui dois lados.

Um deles, o lado do turista, que reclama, com razão, do custo da taxa. Ninguém deseja pagar impostos mas temos que fazê-lo, infelizmente (neste momento estou respondendo essa mensagem para desanuviar minha cabeça do maldito IR que preciso preencher e estou tentando há 7 horas)

De outro lado, os cidadãos da cidade e a cidade em si. O excesso de turistas não somente suja uma cidade, mas trás problemas como estresse no sistema de transporte, sistema de abastecimento, trânsito, barulho, aumento do custo de vida e etc, tanto para a cidade em si quando para seus moradores. Somente quem já viveu em cidades turísticas (meu caso, em Florianópolis, João Pessoa, Bali, Malta e Amsterdam) sabe o quanto as "temporadas" são sofridas.

IMHO, a resposta simples é que não, a taxa não resolverá nenhum desses problemas (como não está resolvendo em Amsterdam, Veneza ou Barcelona) em curto prazo. Acho que a taxa não deveria ser simplesmente uma "taxa", mas vir com um estudo completo sobre que tipo de turista que a cidade deseja, levando em consideração ambos os lados (o turista e o morador). 13 reais a mais para um carro não resolverá o overcrowding de Ubatuba, que já sofre com isso há pelo menos 30 anos, "punirá" o turista e não trará nenhum benefício adicional pois, certamente, o valor pago não será revertido como deveria ser para os locais.

Também, em IMHO, a redução de opções de hospedagem, a limitação (e não taxação) do número de carros/ônibus por dia e a limitação do número de turistas, espalhando-os em diferentes datas, seria uma decisão mais acertada onde todos poderiam ganhar: o turista com um ambiente mais propício para aproveitar seu descanso e os locais com um ambiente mais tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, pmichelazzo disse:

Como toda moeda, a questão possui dois lados.

Um deles, o lado do turista, que reclama, com razão, do custo da taxa. Ninguém deseja pagar impostos mas temos que fazê-lo, infelizmente (neste momento estou respondendo essa mensagem para desanuviar minha cabeça do maldito IR que preciso preencher e estou tentando há 7 horas)

De outro lado, os cidadãos da cidade e a cidade em si. O excesso de turistas não somente suja uma cidade, mas trás problemas como estresse no sistema de transporte, sistema de abastecimento, trânsito, barulho, aumento do custo de vida e etc, tanto para a cidade em si quando para seus moradores. Somente quem já viveu em cidades turísticas (meu caso, em Florianópolis, João Pessoa, Bali, Malta e Amsterdam) sabe o quanto as "temporadas" são sofridas.

IMHO, a resposta simples é que não, a taxa não resolverá nenhum desses problemas (como não está resolvendo em Amsterdam, Veneza ou Barcelona) em curto prazo. Acho que a taxa não deveria ser simplesmente uma "taxa", mas vir com um estudo completo sobre que tipo de turista que a cidade deseja, levando em consideração ambos os lados (o turista e o morador). 13 reais a mais para um carro não resolverá o overcrowding de Ubatuba, que já sofre com isso há pelo menos 30 anos, "punirá" o turista e não trará nenhum benefício adicional pois, certamente, o valor pago não será revertido como deveria ser para os locais.

Também, em IMHO, a redução de opções de hospedagem, a limitação (e não taxação) do número de carros/ônibus por dia e a limitação do número de turistas, espalhando-os em diferentes datas, seria uma decisão mais acertada onde todos poderiam ganhar: o turista com um ambiente mais propício para aproveitar seu descanso e os locais com um ambiente mais tranquilo.

Imposto criado sem um estudo prévio como você comentou não vai trazer tantos ganhos para a cidade, mas o município pode aplicar bem esse imposto caso queira contratar uma consultoria  ou um bom estudo técnico feito pelos servidores pode sim reordenar o uso da cidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
22 horas atrás, Roberto Brandão disse:

Imposto criado sem um estudo prévio como você comentou não vai trazer tantos ganhos para a cidade, mas o município pode aplicar bem esse imposto caso queira contratar uma consultoria  ou um bom estudo técnico feito pelos servidores pode sim reordenar o uso da cidade. 

Penso o mesmo. Porém, não é o que vemos acontecer, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...