Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Parabéns pelo relato, ficou muito bom mesmo!

E os preços de hospedagem, refeição.... se tiver, por favor, poste aí  para todos nós. 

Tenho a intenção de um dia conhecer Cuba. 

• Amei! 1
  • Membros
Postado

@wealsi Em que época você foi?Eu fui em 2019,fiz um relato aqui,para voltar em 2021 mas não pude devido ao fechamento do país. Ao que sei, os CUC não existem mais e todos os preços estão em CUP.Uma coisa que não soube é que só os táxis amarelos são do governo, por isso estão relativamente novos. Os outros são da pessoa. O motorista de um deles contou-me que era engenheiro elétrico,ganhava o tabelado, ou seja em CUP.Pôs o carro de um parente velho para rodar,esse ano 1950.Reformou ele todo,o carro hoje tem ar,vidro automático, som,motor moderno e ganha muito mais que na profissão de formação dele.Saudade do povo mais feliz do mundo aonde nem a polícia comum usa armas.

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado

@wealsiFala cara. Valeu pelo relato! ::otemo::

Se nada de errado acontecer com o Hurb, lá será meu próximo destino internacional!

Não sei se eu que não encontrei no texto, mas quando você foi para lá? Eu tinha lido que as duas moedas não existiriam mais a partir desse ano e usariam apenas uma. Ainda existem as duas então?

Como funciona os taxis compartilhados? É um negócio fácil de arrumar? Você acha que é viável fazer um bate e volta de Havana para Varadero no esquema de taxi compartilhado, saindo bem cedo e voltando de noite? O Google Maps mostra uma viagem de pouco mais de 2 horas, mas não sei se na prática é isso mesmo.

E como funciona esse esquema de aluguel dos carros antigos arrumadinhos? Qualquer um pode alugar? Você sabe o preço?

Valeu pela ajuda!

Abraço!

• Amei! 1
  • Membros
Postado
9 horas atrás, casal100 disse:

Parabéns pelo relato, ficou muito bom mesmo!

E os preços de hospedagem, refeição.... se tiver, por favor, poste aí  para todos nós. 

Tenho a intenção de um dia conhecer Cuba. 

Entao, pro relato nao ficar muiiiito extenso tentei sintetizar ao maximo (oque é dificil, porque aquele país é muito diferente de todos os outros).

A hospedagem eu atualizei agora no post, mas como em toda vigem depende do seu objetivo. Eu nao ligo muito pra onde vou dormir, só quero que seja bem localizado, higienico e seguro. Tento ficar em hostel, mas em Cuba eu preferi me hospedar em casas de cubanos. A hospedagem nessas casas fica ali na faixa dos 10 ou 12 CUC (+- o mesmo em dolares), eu consegui chorar e paguei cerca de 10 nas casas que fiquei. Em varadero choreeeeeeeiiiii e paguei 12, era 20 senao me engano e como cheguei la ja durante a noite, na propria rodoviaria veio uma galera me abordar, acho que como era a noite e ainda tinham quarto vazios abaixaram o preco pra mim no meu chororo.

Em relacao a refeicao, isso varia muito mesmo. Eu, como curioso que sou, busquei encontrar lanchonetes onde os cubanos comiam e onde eu podia usar CUPS e era extremamente barato. Tudo que é só pra cubano é muito barato. Nao sao coisas das melhores qualidades, mas é de qualidade aceitavel. Eu tento ter essas experiencias, mas claro que nao fico somente nelas. Tambem comi em restaurante chique ali na frente do capitolio, fiz um almoco digno de qualuqer restaurande chique aqui no Brasil. 

As refeicoes nas lanchonetes normais ficam na casa dos 8 CUC, 9 CUC... sempre depende muito de onde voce vai comer. Quanto mais afastado dos locais onde borbulha de turista, voce consegue comer mais barato e ali em Habana Vieja vc vai comer na casa dos 10 CUCs, se nao for esbanjar. Cuba, como em qualquer lugar tem turismo pra mochilheiro, pra casal, pra gente rica, pra tudo, entao, vale muito ver o seu orçamento e quanto voce pretende gastar. 

Tomei muita cerveja la kkk, era 1,50 CUC, 2 CUC...

• Amei! 1
  • Obrigad@! 1
  • Membros
Postado
7 horas atrás, D FABIANO disse:

@wealsi Em que época você foi?Eu fui em 2019,fiz um relato aqui,para voltar em 2021 mas não pude devido ao fechamento do país. Ao que sei, os CUC não existem mais e todos os preços estão em CUP.Uma coisa que não soube é que só os táxis amarelos são do governo, por isso estão relativamente novos. Os outros são da pessoa. O motorista de um deles contou-me que era engenheiro elétrico,ganhava o tabelado, ou seja em CUP.Pôs o carro de um parente velho para rodar,esse ano 1950.Reformou ele todo,o carro hoje tem ar,vidro automático, som,motor moderno e ganha muito mais que na profissão de formação dele.Saudade do povo mais feliz do mundo aonde nem a polícia comum usa armas.

Fui em 2019 tb... Eu lembro desses taxis amarelos, eles ficavam lotadosssss de gente, mas geralmente eram cubanos. Como esses taxis amarelos sao do governo, vc pode pagar com CUP, entao é baratiiiisssimo. Ja os taxis que o povo faz la por conta propria voce pagava em CUC, ai naturalmente era mais caro, mas nao tinha como andar desses amarelos, sempre cheios.

Ah, andei de onibus lá tambem, lembro que paguei 1 CUPPPPPP, coisa de louco, seria equivalente a R$ 0,20. Pode isso? Claro que os onibus sao do governo tambem, mas o legal é que voce praticamente nao ve turistas neles, somente cubanos, o que achei mais legal ainda.

Sobre os carros eu nao sei como funciona o lance, se o governo doa pra eles depois de algum tempo, mas sei que a maioria só tem esses carroes antigos e geralmente muito estourados. Eles adptam tudo la, trocam motor, fazem toda gambiarra possivel porque e muito dificil eles comprarem algo novo.

Sobre as profissoes, eles sao muito mal remunerados se agente for converter o salario pra dolares ou reais. Eu lembro que conversei com um um professor universitario, ele ganhava 1000 CUP, ou seja, cerca de 40 dolares por mes... Um absurdo! Masss, se agente considerar que eles tem saude, educacao, pagam muito mais barato pra comprar nos mercdos do governo, o onibus custa 1 CUP, etc... eles conseguem viver razoavelmente com o salario la. Se precisarem comprar qualquer coisa alem desse basico ai é inviavel, porque 40 dolares nao da pra nada.

• Amei! 1
  • Membros
Postado
1 hora atrás, felipenedo disse:

@wealsiFala cara. Valeu pelo relato! ::otemo::

Se nada de errado acontecer com o Hurb, lá será meu próximo destino internacional!

Não sei se eu que não encontrei no texto, mas quando você foi para lá? Eu tinha lido que as duas moedas não existiriam mais a partir desse ano e usariam apenas uma. Ainda existem as duas então?

Como funciona os taxis compartilhados? É um negócio fácil de arrumar? Você acha que é viável fazer um bate e volta de Havana para Varadero no esquema de taxi compartilhado, saindo bem cedo e voltando de noite? O Google Maps mostra uma viagem de pouco mais de 2 horas, mas não sei se na prática é isso mesmo.

E como funciona esse esquema de aluguel dos carros antigos arrumadinhos? Qualquer um pode alugar? Você sabe o preço?

Valeu pela ajuda!

Abraço!

Bom, vi o pessoal comentando que acabou o CUC, agora é so o CUP. Fui em 2019, em 2020 o pais fechou por causa da pandemia entao nao sei como andaram as coisas por lá, mas provavelmente teve muita mudanca.

Os taxis compaartilhados é assim: O cara tem um carro proprio (geralmente antigao), ele usa esse carro pra trabalhar de taxi e geralmente os proprios hoteis, hosteis e casas de hospedagens tem contato de varios desses taxis. Entao voce pergunta ao seu hospedeiro se ele tem contato com taxi compartilhado caso queira ir a alguma cidade. O proprio taxista junta as pessoas que podem ser do mesmo local onde vc ta hospedado ou de outros na regiao. Ai vc viaja de carro, que e mais rapido, vai conversando com gente de todo mundo, ouvindo musica, etc, é uma experiencia mais rica do que ir de onibus. É facil de arrumar.

Essa viagem de bate-volta eu acho que nao vale muito a pena, porque fica a umas 3h de distancia de onibus. Se for de taxi, vc vai gastar umas 2h, considerando ida e vinda sao no minimo 4h perdidas. O problema é que os onibus la nao sao igual aqui no brasil que vc vai na rodoviaria e tem um monte de empresa, saindo em varios horarios do dia, la e uma empresa unica e os horarios sao meio restritos. Os taxis compartilhados voce teria que ver onde vc estiver hospedado se voce conseguiria bolar essa logistica antes de ir, porque la em varadero a cidade e meio espalhada e nao e muito movimentada como Habana, entao pode ser que vc chegue ate la, mas nao consiga voltar no mesmo dia - por isso, se quiser fazer esse bate-volta, tente ja deixar tudo ajeitado antes.

Os carroes antigos voce paga um valor pra voce andar neles, eu disse alugar, mas na verdade nao chega a ser um aluguel porque voce nao dirige, vai o motorista com voce. Vc vai so curtindo. É muito facil de alugar, la no centro de habana vieja tem varios. Eu nao fiz o passeio porque achei que seria possivel eu alugar pra dirigir, mas era so passeio mesmo. Era algo como 15 ou 20 CUC por pessoa ou voce podia alugar em grupo que saia mais barato. Esses carros antigos la eles chamam de AUTOS CLASSICOS, mesmo os arrebentadoes rsssss. Particularmente eu acho que vale a pena sim, se voltasse la eu faria. Na ocasiao eu  achei que nao valia entao nao fiz.

• Amei! 1
  • 1 ano depois...
  • Membros
Postado

Muito bom teu relato, irei em julho e ficarei 10 dias na ilha e me ajudou bastante. Acha que o roteiro mais indicado seria Havana + Trinidad + Varadero? Queria muito conhecer Viñales, mas creio que com apenas 10 dias ficaria corrido né

• Membros
Postado
3 horas atrás, ricardocardozo disse:

Muito bom teu relato, irei em julho e ficarei 10 dias na ilha e me ajudou bastante. Acha que o roteiro mais indicado seria Havana + Trinidad + Varadero? Queria muito conhecer Viñales, mas creio que com apenas 10 dias ficaria corrido né

Ricardo, eu fui a Cuba este ano e fiquei 12 dias. Fiz exatamente esse roteiro, e acho que incluir outra cidade no meio vai deixar sua viagem corrida e, infelizmente, arriscada. Lembre-se que as questões logísticas em Cuba podem não ser tão simples.

Fiz este relato abaixo sobre minha viagem, dá uma olhada. Se eu puder te ajudar em algo, dá um toque.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...