Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

@Juliana ChampiFoi a 1 vez sua na terra que me adotou,né?Sempre falo aqui em todos os relatos ou pedidos de dica que vejo:Se querem trocar moeda,deem preferência a qualquer casa da capital,o câmbio é livre,então varia o valor a cada instante e de casa por casa.É historinha de quem não conhece a de que Agustinas é mais vantagem.NÃO É.Outra que sempre digo é comer,no dia a dia,todos os chilenos comem na rua. Por isso há o menu del dia na grande maioria dos restaurantes comuns de 3000 a 5000 pesos,inclui entrada, prato principal e postre ou bebida. Mais que isso está caro.

Esperando a continuação, nunca fui a maioria das vinícolas,não gosto, então vou conhecer também, pois só conheço Concha y Toro,Undurraga e o Trem de Viño com o Museu de Santa Cruz. 

  • Silnei featured this tópico
  • Membros
Postado

Quando falo em terra que me adotou,falo em Santiago.Desde 2019 não vou lá por causa da dificuldade para entrar,mas já tinha esses protestos. Como líder comunista que sou,participei de vários deles,sobretudo em 2017,quando eram contra Piñera.Você mesmo diz que centavos não fazem diferença, é o que digo,Agustinas é conversa de turista,pois o preço em uma casa de lá é praticamente o mesmo de outra em um ponto qualquer da cidade, menos no Aeroporto, que é para não usar mesmo.No interior sempre foi mais caro.

  • Colaboradores
Postado

DIA 4 da TRIP (17.04.22 – DOMINGO): Santiago > Pucon

Depois da andança do dia anterior, o corpinho deu glória ao saber que passaria o dia sentado dentro do carro, hahauaha. De Santiago a Pucon foram mais ou menos 800km, quase todos na Ruta 5, a lendária Panamericana (foto 9). Levamos umas 11h pra chegar.

9.thumb.jpeg.46fe5bf3691dee234b37c5ab74419c44.jpeg

Foto 9: Ruta Panamericana

A ruta 5, neste trecho, é duplicada, variando de ótimo a bom estado, mas com inúmeros pedágios... os mais próximos de Santiago debitados na TAG que já vinha no carro, e os demais pagos na guarita.

Foram pelo menos 8, mas talvez 9, pedágios, variando de 2400 a 2900 pesos. Gente, é muita grana! O litro da gasolina mais barata, a 93, variou de 1100 a 1250 pesos em toda a viagem, o que tb é bem caro (mais de 7 reais por litro), mas como ela tem melhor qualidade que a nossa, o rendimento era um pouco melhor!

A estrada tem lá seus atrativos, mas não é impressionante aos olhos (a não ser que vc tb seja apaixonad@ pelo outono) - fotos 10 e 11! Se vc for fazer esse trecho de busão a noite, vá sem arrependimento de estar perdendo algo! As principais plantações eram de pinus, pera, eucalipto, uva e milho.

10.thumb.jpeg.1f8b46af627792854bae29cd8c250646.jpeg

Foto 10: Cores do outono!

11.thumb.jpeg.980b6d7a474b71ffee0026b204521ab0.jpeg

Foto 11: amo!

Comemos várias tranqueiras como donuts, vários cafés, coca, bolachas trazidas de casa e o típico hot dog que tem em toda parte, que é o pão, uma salsicha esquisita (tipo as nossas enlatadas), maionese, creme de abacate, tomate e alface. Vc coloca o que quiser (eu coloquei tudo, hahauaha).

As opções de “comida” nos postos de gasolina (Petrobras, Shell e COPEC os mais comuns) eram isso aí de cima e as empanadas. Comida mesmosó em eventuais restaurantes de beira de estrada, super caros.

Uma coisa triste é o grande número de animais atropelados na via. A velocidade máxima permitida é de 120km/h (talvez por isso, e pela falta de travessias especiais tantos morram) e a gente deu uma mancada, olha essa: numa pista duplicada parecendo um tapete com um carro molinho o carro vai que a gente nem vê. A 100km/h parece que a gente tá a pé de tão devagar! Apesar de ficarmos de olho na velocidade, daqui a pouco o seu guarda mandou encostar (seu guarda = CARABINEIROS... eita porra).

Pediu documentos do carro, carteira de motorista. Apresentamos a brasileira, que é válida, mas ele pediu a PID. Olha só, em tese não é obrigatório ter... mas o seu guarda pediu. Na locadora perguntamos se precisavam da PID e disseram que não, que ela seria necessária apenas em controles policiais... e dito e feito, o moço pediu mesmo.

O policial perguntou se sabíamos a velocidade máxima da via, dissemos que sim, 120km/h... aí ele mostrou o radar móvel e perguntou pq então a gente tava a 137km/h. Ele só não viu a gente corar pq estávamos de máscara. Mas ele notou que ficamos sinceramente constrangidos. Pedimos desculpas, dissemos que foi um descuido, e ele deu uma bronca, dizendo que não podia descuidar. Aparentemente ele teve alguma dificuldade em entender que o carro era alugado, tivemos que mostrar os documentos de novo e falar em inglês. Ele deu mais uns esculachos e nos desejou boa viagem, não nos multou! FOFO.

Nós já tínhamos dirigido no Chile antes... em julho de 2019 fomos ao Atacama de carro... mas praquelas bandas não vimos nem fomos parados por nenhuma polícia do Chile. Os carabineiros têm fama de sérios, muito corretos e bravos, e nosso primeiro e único contato endossou a fama, ele deu bronca real na gente, mas foi muito gente fina em não multar.

Outra coisa, era domingo de Páscoa, as estradas estavam ULTRA movimentadas. Depois dessa parada não vimos mais “blitz” nem fomos parados novamente em nenhum momento, em nenhuma estrada.

Sustinho tomado com sucesso, fomos chegar em Pucon já bem de noitinha por causa do movimento extremo. Entre Villarrica e Pucon, já fora da Ruta 5, chegamos a ficar parados no trânsito. Mal sabíamos nós que aquele movimento todo seria “comum”.

Chegando então em Pucon fomos ao nosso HOSTAL, que super recomendamos. O Rodrigo, proprietário, é super gente fina! Deixamos as coisas e saímos dar uma voltinha em Pucon e jantar. TUDO CARO PRA CARALEEEOOO já disse muito isso né? Uma jantinha bem normal nos custou 26 mil pesos! Cansadinhos que estávamos, partiu naninha!

GASTOS

Deslocamento: pedágio - CLP21.700,00 (cerca de 145 reais) + gasolina – CLP37.700,00 = CLP: 59.400,00

Alimentação: CLP: 37.640,00

CONTINUA.

  • Amei! 4
  • Colaboradores
Postado
23 minutos atrás, pmichelazzo disse:

Curioso com o preço do vinho chileno.. .no Chile.

Duas coisas, e apenas estas duas, achei "vantagem" comprar no Chile, mais pela variedade do que pelo preço em si: vinho e chocolate. Os preços são bons, mas não são de graça igual na Argentina, haha! 

Encontrei lá muitos vinhos que tb encontro aqui, e os preços são melhores... uns 30-40% mais baratos. Eu não comprei estes, comprei os que não conhecia, alguns excelentes, outros ok, por preços muito bons... falando em reais, de 35 a 70. Isso no mercado. Aqui custariam de 50 a 120.

Já nas vinícolas que fomos os preços eram mais altos, mas tb eram vinhos muito mais "complexos". Conto certinho quando o relato chegar lá! :D

 

  • Amei! 2
  • Membros de Honra
Postado

Muito bom o relato, que saudade daquelas bandas! 

Você disse sobre protestos, o que está acontecendo por lá? Teve uma quebradeira lá a um tempo atrás. 

 

  • Obrigad@! 1
  • Colaboradores
Postado
21 minutos atrás, casal100 disse:

Muito bom o relato, que saudade daquelas bandas! 

Você disse sobre protestos, o que está acontecendo por lá? Teve uma quebradeira lá a um tempo atrás. 

 

Pelo que entendi, tem protesto pra todo gosto, rs! Em Santiago, na semana antes da nossa viagem estavam rolando protestos pró e contra o novo presidente, e tb contra a nova constituição que está sendo elaborada. Como estivemos em Santiago no feriado de Páscoa, os protestos não estavam acontecendo.

Sofremos com os protestos de caminhoneiros, eles protestam contra os aumentos, inflação e etc. São super organizados, pois como não podem travar totalmente a rodovia, eles viajam em comboio e andam muito devagar, emparelhados, causando km e km e horas e horas de congestionamento, tanto nas principais rodovias quanto no acesso a todas as cidades. Se comunicavam por sinais de luz, era engraçado, estavam andando normal, aí passava alguém e sinalizava, eles começavam a andar a 20km/h.

Quando eles paravam as duas pistas, logo chegava a polícia e liberava uma, mas até chegar ficávamos parados, chegamos a ficar quase duas horas parados num ponto por exemplo.

 

  • Amei! 2

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...