Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado
9 horas atrás, Lucascomics disse:

Isso me tranquiliza muito. Como eu disse, agente de imigração nunca me aparece simpático e por isso eu simplesmente tenho medo de ser aquele sorteado da vez pra ser feito de trouxa, pq parece que isso acontece, mas podem ser só histórias mal contadas.

@Lucascomics,

Pense racionalmente. Imagine num aeroporto que recebe +- 20 milhões de passageiros/ano de dezenas de diferentes países, o quanto de "prática" e experiência os oficiais de imigração tem em "pescar" pilantra. Você realmente teme que encrencariam justo com um cara acompanhado com pai e mãe para uma viagem de turismo? Vão perder tempo para levá-los à uma sala reservada para fazer pergunta se querem imigrar, onde vão ficar, o que vão fazer e ainda fazer fact-check com tudo o que falaram? Não existe "sorteio" na imigração. Se solicitam para alguém acompanhar um oficial, a probabilidade de ter algo errado é enorme pois a história apresentada deve estar muito mal contada.

Oficial de imigração não está lá para ser simpático ou ferrar a vida de ninguém (ok, tem exceções para ambos os casos). Está fazendo um serviço (que deveria ser feito com mais critério no Brasil) para manter o(s) país(es) seguro(s), ou ao menos ajudar a atingir este objetivo. Você e seus pais certamente não fazem parte de nenhum "grupo de risco" (acredite, isso existe) e não terão nada mais que uma ou duas perguntas, se tiverem.

Venha em paz.

• Amei! 2
  • Membros
Postado
9 horas atrás, pmichelazzo disse:

@Lucascomics,

Pense racionalmente. Imagine num aeroporto que recebe +- 20 milhões de passageiros/ano de dezenas de diferentes países, o quanto de "prática" e experiência os oficiais de imigração tem em "pescar" pilantra. Você realmente teme que encrencariam justo com um cara acompanhado com pai e mãe para uma viagem de turismo? Vão perder tempo para levá-los à uma sala reservada para fazer pergunta se querem imigrar, onde vão ficar, o que vão fazer e ainda fazer fact-check com tudo o que falaram? Não existe "sorteio" na imigração. Se solicitam para alguém acompanhar um oficial, a probabilidade de ter algo errado é enorme pois a história apresentada deve estar muito mal contada.

Oficial de imigração não está lá para ser simpático ou ferrar a vida de ninguém (ok, tem exceções para ambos os casos). Está fazendo um serviço (que deveria ser feito com mais critério no Brasil) para manter o(s) país(es) seguro(s), ou ao menos ajudar a atingir este objetivo. Você e seus pais certamente não fazem parte de nenhum "grupo de risco" (acredite, isso existe) e não terão nada mais que uma ou duas perguntas, se tiverem.

Venha em paz.

Tenho certeza que existem os "grupos de risco", já ouvi falar disso, outra coisa que me deixa temeroso quanto a imparcialidade dos critérios deles. Mas realmente sou muito privilegiado, não posso negar

• Membros de Honra
Postado

Deixa eu dar uma dica importante:

"Nos aeroportos os policiais/receita federal.., estão lá para fiscalizar tráfico de drogas/pessoas/animais/metais preciosos....., contrabando,  fugitivos da justiça,  documentos fraudados, etc. Eles tem mecanismos de fiscalização: cachorros, raio-x, câmeras de segurança (são elas que ajudam os policiais a identificar pessoas suspeitas(pessoas que chegam bem em cima do embarque,  nervosas, com muito volume no corpo......). São policiais a paisana que recebem informações dos operadores dessas câmeras e abordam os suspeitos. Esses mesmos policiais se cismarem com alguém no saguão do aeroporto, vão levar o passageiro para averiguação" 

Portanto, eles não têm um público alvo, ou pessoas alvos, mas tem grupos de pessoas que, pelo histórico que eles têm, são mais visados,(latinos com muita bagagem, e sem comprovação de renda e se manter...).

Mas aquelas pessoas que viajam constantemente para por exemplo, Peru, Colômbia, Paraguai, Bolívia,  e vão muito para Europa, são pessoas visadas, pois as polícias de vários países estão conversando entre si, cruzando várias informações, e esse grupo é visado, pois podem estar traficando drogas.

Se tiver dúvida a respeito, assistam alguns programas nos canais TV fechados sobre esse tema.

Então, quando for viajar,  sempre mantenha a calma nos aeroportos, pessoas tensas podem ser vistas como suspeitss.

• Amei! 2
  • Membros de Honra
Postado (editado)

Vou dar um exemplo pessoal:

Minha primeira viagem "internacional" de avião foi para a Colômbia, como todos sabem é um país visado. Chegando lá, deixei  minha mochila na esteira do Rx, nisso um policial me abordou perguntando algo, aí eu vendo minha mochila saindo do RX, corri para pegar a mochila, pronto o policial (com toda razão), veio atrás meio puto(com razão de novo), dizendo que não poderia pegar a mochila(ele queria me revistar pois corri para pegá-la), ele ficou cismado comigo(com toda razão), revistou a mochila, meu corpo, ate minha carteira de dinheiro ele abriu e conferiu tudo.

Como ele viu que eu não carregava nada ilícito,  me liberou. Pedi mil desculpas a ele, pois agi precipitadamente, então neste caso eu fui considerado (com toda razao) suspeito. Aí começou uma série de coincidência, pois peguei alguns voos internos lá,  teve um na volta de San Andres que cheguei em cima do horário de partida do avião (mudaram o horário e eu não vi o e-mail, por sorte chego sempre bem mais cedo no aeroporto) fizeram várias perguntas para mim...revistaram minha bagagem..... parabéns a policia da Colômbia. 

Sobre ingresso na Europa vindo a América do Sul ou regiões suspeitas,  eles têm que considerar que muita gente estar carregando algo ilícito, portanto quando for abordado seja calmo, entenda o lado do policial, nas verdade estão lá para nos.proteger.

Editado por casal100
  • Amei! 1
  • Membros de Honra
Postado
1 hora atrás, Lucascomics disse:

Engraçado que da PF eu nunca tive medo, a parte alfandegária ou criminal nunca me meteu medo. Mais uma vez: privilegiado kkkk

Lucas, é o seguinte, tente ficar tranquilo quando for viajar,  as vezes chegamos no destino e mostramos um certo nervosismo. E, nós latinos carregamos conosco alguns "empecilhos" aos olhos dos agentes estrangeiros(principalmente na Europa e Estados Unidos):

.A América do Sul produz muito entorpecente, e exportam para essas regiões,  tem muitas mulas(via aérea)levando drogas para esses lugares, portanto, todos nós (de todas idades..) somos "suspeitos", uns mais, outros menos.

.Muita gente tentam entrar nesses lugares como turista e na verdade estão querendo migrar para lá, sem contar os fugitivos da justiça.....

.

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado (editado)

Sobre a comprovação de meios financeiros.... O acordo Schengen fala em comprovar meios de subsistência, simples assim. Alguns países estipulam suas regras próprias baseados na exigência do tratado. A Espanha por exemplo como voce mesmo constatou vai além do Tratado Schengen e já estipula um valor mínimo para entrada e um valor mínimo por dia.

O outro lado da moeda, sem trocadilhos, é que mesmo com regras mais especificas estabelecidas por alguns países, a subjetividade do Agente impera. Ja brinquei aqui sobre o cara que apresenta um Mastercard do azulzinho e o outro que apresenta um Visa black para comprovar os tais meios de subsistência... Voce acha que para o Agente é indiferente um ou outro cartão?

O que significa dizer que o cara também não é obrigado a pegar extrato bancário em Português, traduzir e converter saldo em Euros ou checar se realmente é possível fazer uma transferência internacional a partir dessa conta. O Agente não é obrigado a verificar disponibilidade de limite em fatura de cartão de crédito.

O que gostaria que percebesse com essas colocações é que a subjetividade de juízo do Agente prevalece no final das contas (Contas, sem trocadilhos novamente!). Portanto, quanto mais portas voce abre a subjetividade e fecha para objetividade... mais nas mãos do "humor"do Agente voce fica... Falando Português claro, se voce sacode um maço de 1000 Euros na cara dele, pelo motivo de falta de grana ele não tem como te devolver. Se voce apresenta um extrato do BB com 10 milhoes de reais na conta, pode não significar nada se ele implicar com óculos do camelo que estiver na sua cara ou um casaco da Zara que ele julgue incompatível com o saldo da sua conta.

Editado por Rafael_Salvador
  • Amei! 1
  • Membros
Postado
15 horas atrás, Rafael_Salvador disse:

Sobre a comprovação de meios financeiros.... O acordo Schengen fala em comprovar meios de subsistência, simples assim. Alguns países estipulam suas regras próprias baseados na exigência do tratado. A Espanha por exemplo como voce mesmo constatou vai além do Tratado Schengen e já estipula um valor mínimo para entrada e um valor mínimo por dia.

O outro lado da moeda, sem trocadilhos, é que mesmo com regras mais especificas estabelecidas por alguns países, a subjetividade do Agente impera. Ja brinquei aqui sobre o cara que apresenta um Mastercard do azulzinho e o outro que apresenta um Visa black para comprovar os tais meios de subsistência... Voce acha que para o Agente é indiferente um ou outro cartão?

O que significa dizer que o cara também não é obrigado a pegar extrato bancário em Português, traduzir e converter saldo em Euros ou checar se realmente é possível fazer uma transferência internacional a partir dessa conta. O Agente não é obrigado a verificar disponibilidade de limite em fatura de cartão de crédito.

O que gostaria que percebesse com essas colocações é que a subjetividade de juízo do Agente prevalece no final das contas (Contas, sem trocadilhos novamente!). Portanto, quanto mais portas voce abre a subjetividade e fecha para objetividade... mais nas mãos do "humor"do Agente voce fica... Falando Português claro, se voce sacode um maço de 1000 Euros na cara dele, pelo motivo de falta de grana ele não tem como te devolver. Se voce apresenta um extrato do BB com 10 milhoes de reais na conta, pode não significar nada se ele implicar com óculos do camelo que estiver na sua cara ou um casaco da Zara que ele julgue incompatível com o saldo da sua conta.

era exatamente disso que eu falava kkkkk, a subjetividade e a babaquice de alguns me dá medo

• Colaboradores
Postado
3 horas atrás, Lucascomics disse:

era exatamente disso que eu falava kkkkk, a subjetividade e a babaquice de alguns me dá medo

Porém, como sempre é dito, para um Agente chegar nesse nível de pedir p ver a comprovação financeira, normalmente,  ele já tem outros indícios q o chamaram a atenção. 

Todavia, existe também a amostragem,  as operações especiais, as operações padrões... De repente o cara pode pedir as comprovações sem qualquer motivo, sim! Nada impede. Mesmo em 99% dos casos não pedindo. 

Sim 99% das pessoas vão dizer que o cara faz 3 perguntinhas e solta o welcome. Mas a possibilidade de pedir EXISTE! Vai arriscar? Vai de cada um... 

• Amei! 1
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...