Ir para conteúdo

CIRCUITO W Sozinha – Torres Del Paine – Patagônia Chilena - Março 2022

Posts Recomendados

• Membros
Postado
4 horas atrás, Roberto Brandão disse:

Que relato maravilhoso, isso ajuda várias pessoas ( PRINCIPALMENTE MULHERES) a perder o medo e fazer um percurso tão maravilhoso como esse. Parabéns!

Obrigada Roberto! Esse é o objetivo, mostrar que desejando, é possível! :D

• Obrigad@! 1
  • 1 ano depois...
  • Membros
Postado
Em 26/04/2022 em 12:49, Ana Caroline Cunha disse:

DIA 01 – SAÍDA DE PUERTO NATALES ATÉ CAMPING GREY

IMG_7079.thumb.jpeg.aecb70d526e74c2187a99678660930ef.jpeg

As 06:40h peguei (e quase perdi) o ônibus em Puerto Natales para o Parque Nacional Torres del Paine. Nessa época do ano, amanhece as 8h e foi da estrada que já percebi o quanto essa experiência seria importante. O céu estava rosa, montanhas ao redor e um dia limpo me permitia ver, já de longe, as torres que dão nome ao parque.

O ônibus chegou as 08:30h na portaria para conferência das entradas (comprei on-line), quem começa o “O” ou faz o bate e volta até as Torres é nessa portaria, da Laguna Amarga, que a trilha tem início.

Quem, assim como eu, começa em Paine Grande/Grey, retorna ao ônibus para mais quase 1h de trajeto até onde saí o catamarã.

As 09:40h cheguei, já sentindo os fortes ventos da Patagônia. O céu continuava azul e sem chuva (a previsão, que nunca é confiável, me indicava fortes chuvas para todos os dias, o que já estava me dando muito medo antes de começar a trilha). Mas a Patagônia é assim, o clima lá é próprio e dificilmente você vai saber o que vai encontrar, tem que ir aberto e preparado pra absolutamente tudo.

Percebi que eu era uma das poucas, senão única, mulher/pessoa sozinha. Eu observei muito quem estava no catamarã: todas as nacionalidades, casais, grupos, mochilas grandes, pequenas, carregando muita coisa ou quase nada.

Cerca das 11h cheguei em Paine Grande. O catamarã para muito perto do Camping, então aproveitei e comi meu sanduiche, peguei os bastões de trekking, fui ao banheiro, fiz toda a organização até sair as 11:45h para oficialmente começar o circuito W.

Nesse dia são 11km até o Camping Grey. Aos poucos você já começa a ver o Glaciar Grey, gigante, lindo, o desgelo no lago que se forma. A caminhada fica leve simplesmente pela paisagem, para todos os lados que você olha, você se impressiona. Parece uma pintura. Entre um pouco de ganho e perda de elevação, as horas foram passando de maneira muito tranquila.

Cruzei com pessoas em ambos os sentidos, acho que se eu passava 10 ou 15 minutos andando sozinha e sem ver pessoas, era muito.

Parei uma vez para lanches e descanso, mas em geral meu corpo estava respondendo bem a trilha. O caminho é bem demarcado, impossível se perder. Peguei bastante vento, mas zero chuva. Concluí os 11 km as 15:30h.

Fiz o check in no Camping Grey, a barraca estava montadinha com uma montanha maravilhosa de fundo. Me organizei, tomei banho (banheiros limpos, chuveiro quentinho) e aguardei o horário da janta que foi servido as 18h. Tinha uma sopa sem graça de entrada, uma salada esquisita, arroz com uma carne dura e sobremesa. Hahahahah ou seja, pelo valor que é pago, a comida não é muito elaborada. Eu compreendo por ser um lugar de difícil acesso.

Por volta as 20h eu já estava na barraca, quentinha, li um pouco no meu Kindle e dormi.

Nesse primeiro dia me senti bem introspectiva, não interagi muito com as pessoas e acredito que estava me situando em como os dias iam funcionar.

IMG_7051.thumb.jpeg.6aad8bb6c3ee2acfe3f220eb9d7324d0.jpeg

IMG_7067.thumb.jpeg.5523486981e99111b1d7a787f17fadc6.jpeg

IMG_7072.thumb.jpeg.e6cc01be43a87948b1aefa72b2302790.jpeg

IMG_7108.thumb.jpeg.e9f67cc66989f9a1519355fb9b91baee.jpeg

IMG_7143.thumb.jpeg.532e51848e6a49a78b968bce09441e8a.jpeg

IMG_7152.thumb.jpeg.05c13064dc015aacc7a74be8f165868a.jpeg

IMG_7154.thumb.jpeg.803874ba6cb9733ce723da66291b6b35.jpeg

Olá Ana Caroline. Belo relato e fotos.

Você lembra em quanto tempo fez o trajeto Paine Grande - Refúgio Grey? Estou pensando em fazer a caminhada no glaciar e, no meu planejamento, tenho que fazer a ida nas mesmas 3 horas e meia que o pessoal relata fazer a volta. Você acha possível, se não parar em lugar algum e caminhar rápido?

• Membros
Postado
9 horas atrás, eMeneses disse:

Olá Ana Caroline. Belo relato e fotos.

Você lembra em quanto tempo fez o trajeto Paine Grande - Refúgio Grey? Estou pensando em fazer a caminhada no glaciar e, no meu planejamento, tenho que fazer a ida nas mesmas 3 horas e meia que o pessoal relata fazer a volta. Você acha possível, se não parar em lugar algum e caminhar rápido?

Oiee, acabei de puxar os registros da época. 

Eu saí as 11h45 de Paine Grande e cheguei as 15h30 no Camping/Refugio Grey. Fiz paradas pra fotos, vídeos acho que pra descansar nem parei muito então considerando as 3h30 imagino que você consiga sim :)

Vale ressaltar que o mês do ano pode te dar mais tranquilidade no tempo. Eu fui em março e amanhecia as 8h e escurecia as 19h. Conversei recentemente com outra viajante e ela pretende ir em novembro - nesse época o sol nasce as 6h e se põe as 21h30... ou seja, ela vai ter muito mais luz do dia do que eu tive (4 horas a mais!!!!) :)

Só jogar no google "por do sol puerto nalates" e "nascer do sol puerto natales" + a data que você estiver por lá. 

• Obrigad@! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...