Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Rapaz, eu acredito que a maioria esmagadora dos que já fizeram algumas big trips são adeptas ao mais tempo em cada cidade e menos deslocamentos. Porque no geral, muita gente manda o roteiro ultra fast aqui e não muda.

Na verdade o menos é mais. Ver para crer!

Menos cidades, menos deslocamentos, menos grana, menos desgaste fisico, mais imersão na cultura local, mais conforto.

Vou até além, hoje nem sou tão fan de trips longas. Ja fiz mais de 30dd e nos ultimos 7 dias já estava era com vontade de voltar.Acho uns 20dd o tempo top!

Mas muita gente curte o pinga pinga.

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado
6 horas atrás, Rafael_Salvador disse:

Vou até além, hoje nem sou tão fan de trips longas.

Eu tb tô nessa fase, hahauaha! As coisas vão enjoado, a gente vai cansando... Atualmente eu tiro dois períodos de férias por ano, uma de 2 semanas, uma de 3, e emendo elas com feriados, então fica uma trip de 16-17 dias e uma de 22-23 dias e tá ótimo, as vezes até volto um dia antes pra descansar kk. Tb aproveito feriados e fins de semana pra trilhas e campings por perto!

Se for pra fazer trip longa só se for de sabático, que daí vc pode fazer tudo com a maior calma do universo... mas não está nos meus planos por hora.

• Amei! 2
  • Membros
Postado

Voltando aqui para contradizer o que eu comentei uma semanas atrás 😁 (apesar de eu ter comentado sobre viagem estilo CVC)

Eu sou adepto a tempo mais curto na cidade. Percebi isso essa semana pois estou fazendo um roteiro pelo leste Europeu de 25 dias. Como viajo sozinho, eu prefiro estar ocupado quase o dia todo, pois estar um dia extra na cidade sem muito o que fazer me dá muito tédio. Como a grande maioria de nós, tenho um numero limitado de dias de férias ao ano, então é perda de tempo passar 1 semana em Praga, por exemplo, sendo que eu poderia dividir esse tempo com Viena ou Berlin.

Porém eu coloco como uma regra minha ficar no mínimo 2 dias, pois ficar se locomovendo todo dia é realmente desgastante. Exceto quando é só pra quebrar uma viagem longa.

Por exemplo, minha viagem será da Estônia até Praga, passando por Tallinn, Riga, Vilnius, Varsóvia, Gdanks, Cracóvia, Kosice, Budapeste, Bratislava e Praga. Veja que são cidades e países pequenos (exceto Polônia), o que eu faria 4 dias em Riga por exemplo? Em um dia se conhece a cidade, no outro visito alguma cidade por perto. Se fico um terceiro dia, o que faço, revisito os locais? Vou pro interiorzão fazer nada? Então prefiro seguir pra próxima cidade.

Kosice é a única cidade que coloquei para ficar 1 dia apenas, pois a viagem de Cracóvia a Budapeste seriam cerca de 8h, então quebro em 2 viagens de 4h.

Como a Juliana falou, trip sabática já é diferente, pois também é impossível fazer uma viagem em que esteja com o dia ocupado quase 100% do tempo por muitas semanas. Além de que a vibe é outra.

• Colaboradores
Postado
4 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

Voltando aqui para contradizer o que eu comentei uma semanas atrás

Davi, mas não achei que suas colocações sejam uma contradição ao que estamos defendendo no geral. Uma coisa é otimizar o tempo, outra coisa é fazer tudo correndo. Várias pequenas cidades na "Europa" são visitáveis em meio dia, um dia no máximo, outras em dois dias. Até grandes cidades, dependendo do que se quer visitar... E acho que tá tudo certo.

Como eu tenho muita preguiça de ficar trocando de hospedagem, muitas vezes uso uma base de 3-4 dias pra conhecer o entorno, sejam outras cidades ou atrações de natureza. Tb preencho bastante o tempo pq as férias são curtas.

Mas geralmente o que acontece, especialmente com a galera que tá começando a viajar por aí, é falar que vai conhecer "a França, a Espanha e Portugal" ou "Uruguai, Argentina e Chile" em 15 dias, aí não rola né. São países inteiros... deslocamentos longos... com MUITAS opções de coisas pra fazer e etc!

Eu tento imaginar um europeu falando assim "vou viajar pra américa do sul, vou conhecer Brasil, Argentina e Chile em duas semanas" hahahauaha, não dá né!

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado
1 hora atrás, Juliana Champi disse:

Eu tento imaginar um europeu falando assim "vou viajar pra américa do sul, vou conhecer Brasil, Argentina e Chile em duas semanas" hahahauaha, não dá né!

Ontem estávamos 3 casais amigos jantando e um deles do Uzbequistão me disse: "cara, estou querendo conhecer São Paulo, Rio, Fortaleza, a floresta amazônica e também ir para o Chile nas montanhas. Você acha que uns 15 dias dá". Olhei para cara dele e perguntei: "anda tomando vodka bichada é?" e emendei "o máximo que dará para fazer é conhecer Rio e SP".

Ele só entendeu depois que disse que, para chegar em Fortaleza de São Paulo é quase a mesma coisa que sair de Bruxelas e chegar em Moscou :-)

• Colaboradores
Postado
40 minutos atrás, pmichelazzo disse:

Ontem estávamos 3 casais amigos jantando e um deles do Uzbequistão me disse: "cara, estou querendo conhecer São Paulo, Rio, Fortaleza, a floresta amazônica e também ir para o Chile nas montanhas. Você acha que uns 15 dias dá". Olhei para cara dele e perguntei: "anda tomando vodka bichada é?" e emendei "o máximo que dará para fazer é conhecer Rio e SP".

Ele só entendeu depois que disse que, para chegar em Fortaleza de São Paulo é quase a mesma coisa que sair de Bruxelas e chegar em Moscou :-)

Além de sudeste, norte e nordeste do Brasil, "o Chile nas montanhas" tb é bem divertido... uns 5000km mais ou menos de norte a sul! hahahauahauahauaha... 

Mas tenho interesse nesse seu casal de amigos, kkk, coloquei o Uzbequistão há uns dias na minha lista de desejos! kk

• Colaboradores
Postado
9 minutos atrás, Juliana Champi disse:

Além de sudeste, norte e nordeste do Brasil, "o Chile nas montanhas" tb é bem divertido... uns 5000km mais ou menos de norte a sul! hahahauahauahauaha... 

E não é? Olhei para a cara dele assim "doido, tu trabalha comigo há mais de 5 anos e ainda não aprendeu o que é Brasil e tampouco o que é América do Sul? Tá achando que é Benelux?" kkkkk

11 minutos atrás, Juliana Champi disse:

Mas tenho interesse nesse seu casal de amigos, kkk, coloquei o Uzbequistão há uns dias na minha lista de desejos! kk

É só falar. na falta de um, tenho dois de Tashkent que trabalhamos juntos (só os mano, as mina não :) ).

• Obrigad@! 1
  • Colaboradores
Postado
4 horas atrás, pmichelazzo disse:

me disse: "cara, estou querendo conhecer São Paulo, Rio, Fortaleza, a floresta amazônica e também ir para o Chile nas montanhas. Você acha que uns 15 dias dá"

Mas tem que traduzir o que ele quer, kkk. “Floresta amazônica” leia-se Manaus com 2 ou 3 passeios + vista do avião. “Montanhas no Chile”, leia-se Santiago com passeio ao Valle Nevado + turbulência sobrevoando montanhas. Eu já fiz esses, com 4 noites em cada, em viagens separadas (gostei mas não pretendo voltar, foi suficiente), mas cada um chama e inclui o que quiser. Um roteiro Manaus, Fortaleza, RJ, SP, Santiago, não me parece tão absurdo, em talvez 20 noites. O conceito não é tão diferente de minha primeira viagem para Europa, muito tempo atrás: Paris, Londres, Roma, Munique e Interlaken.

Com relação ao tópico e exemplo "8 paises em 10 dias", não consigo defender, considero intensivão em curso de "balcões de check-in + como arrumar mala + meios de transporte". Mas... O que é "conhecer"? Eu apenas visito... Um casal em hotel, sem dominar o idioma e sem amigos locais, tem como conhecer de verdade?

Em uma viagem "menu degustação", se bem programada a logística de transporte e hospedagem, o tempo pode ser melhor aproveitado em outra cidade. Se gostar muito de algum local, depois volta e fica mais. Conheço algumas pessoas que fizeram diploma sanduiche e visitaram praticamente a Europa inteira, no esquema de viagens de fim de semana para 1 destino por vez. Depois de formado, volta e fica 1 ou 2 semanas na Grécia ou outros.

Até hoje, tem coisas que faria diferente, mas não me arrependo de viagem alguma! Conheço Stuttgart? Não... mas visitei o museu da Porsche. Conheço Ulm? Só visitei o centro e Ulm Minster (visito qualquer coisa que estiver a menos de 200km e pertencer a listas de "tallest buildings in history"). Conheço Liechtenstein? Só almocei e passei uma tarde... Conheço Paraguai? Já visitei 3 cidades na fronteira, mais de 20x as principais lojas, além de Itaipu, mas nunca dormi lá e nem passei por imigração. Isso sem contar coisas que são destinos turísticos como castelos e vaticano. Além de tantos outros exemplos onde fiquei apenas horas em cada visita.

Entendo que ambos os estilos de viagem possuem seu público. Pessoalmente, minhas viagens sempre muito bem programadas, nas primeiras nunca ficava mais de 4 noites no mesmo local. De uns 7 anos para cá, geralmente apenas 1 ou 2 países, ficando na cidade principal no mínimo 6 noites, as vezes apenas 1 cidade até 2 semanas, mas costumo parar 1 noite em pelo menos um local, que está aproximadamente no caminho entre cidades maiores, e que nunca escutei falar antes de montar minha programação (faço muita viagem alugando carro).

Pior que falo isso, mas tem uma viagem que quero muito fazer, ainda programando, para China e Taiwan (só eu quero 😢), onde não irei alugar carro e que para visitar tudo que quero teria que ficar mais tempo do que possível! Máximo 3 semanas e não sei como farei com a região de Hong Kong/Macau/Shenzhen, e outras. Vai ter local que vai acabar sendo corrido, por total falta de tempo para fazer como quero! Se gostar muito de uma cidade, incluo volta quando algum dia visitar Arábia ou Japão.
  • Colaboradores
Postado
Em 08/03/2022 em 13:14, BanditHawk disse:

Pessoal tudo bem?

Há vários amigos que resolvem fazer mochilão e escolhem visitar 8 países em 10 dias num eurotrip por exemplo, chegam no ponto turístico e dão mais valor a foto do que a imersão cultural. Ou até america latina, 5 países em 14 dias. 

Passam muito tempo em deslocamento e pouco desfrutando o lugar.

Na opinião de vocês é valioso tirar um tempo a mais nos lugares e países visitados? Ou será que estamos supervalorizando imagens depois dizendo "já estive lá, é lindo"?

É bastante pessoal e relativo, vale o questionamento.

É um bom questionamento!

Acho que cada um sabe bem o que está procurando quando sai de casa. Ou pelo menos tem uma boa ideia!

Quando eu monto meus roteiros eu sempre penso: Quantas vezes vou ter chance de voltar nesse lugar nessa vida? 🧐

Quando a resposta é "muito poucas", ou algo parecido, eu acho que uma correria para ver o máximo possível do lugar é bem justificada.

Realmente penso que lugar de descansar é na minha casa e não pagando hotel (normalmente em moeda estrangeira). Viajando tem que acordar cedo e dormir tarde, independente de quantos lugares vai conhecer na viagem.

Tempo e dinheiro são 2 coisas escassas e que precisam ser bem gerenciadas!

Abraço!

• Colaboradores
Postado
45 minutos atrás, felipenedo disse:

Realmente penso que lugar de descansar é na minha casa e não pagando hotel

Concordo demais, haha! Mas mais uma vez vou defender que otimizar o tempo não significa viajar com pressa. Imagine uma situação pela qual eu passei: eu fui ao Japão... um destino para o qual dificilmente eu voltarei.

Eu tinha 2 semanas e uns dias pra ficar por lá, e as cidades que eu mais tinha interesse eram Osaka, Kyoto e Tokyo. De Kyoto rolam alguns daytrips. Eu tinha a opção de fazer estas 3 regiões de forma mais completa, ou cortar dias de Tokyo e Kyoto e incluir o sul (Hiroshima e etc).

Eu preferi deixar o sul de fora e aproveitar mais de Tokyo e zerar Kyoto, rs. Foi bem mais barato (pq transporte no JP é caro pacarai, especialmente em família, rs) e menos cansativo. Não me arrependo.

Eu não descansei nem nada, pelo contrário, morri de tanto andar e com sono, kk, mas viajei "devagar" no sentido de não deixar tanta coisa legal pra trás numa cidade que eu tava só pra bater ponto em outra.

Então a questão não é ficar 5 dias em Bruxelas sem nada pra fazer por exemplo, mas faz sentido ficar 2 dias em Paris, 2 em Londres, 1 em Amsterdã e sei lá, 1 em Bruxelas quando tem coisa muito legal pra fazer em 6 dias em Londres e arredores? Pra mim não rola ir adiante sem ver quase nada só pra literalmente bater foto do cartão postal da cidade seguinte. 

Lembrando sempre que cada um viaja do jeito que quer, não tem certo e errado, só estamos trocando figurinhas!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...