Membros D FABIANO Postado Fevereiro 16, 2022 Membros Postado Fevereiro 16, 2022 Esse é mais um relato do miqueiro pelo mundo,que está quase terminando de conhecer a América Espanhola,com o país no qual o cumprimento entre os ticos(locais)é "Pura Vida"baseado em um filme mexicano que era assim,ao contrário do Equador, país no qual o "Pura Vida"era lema de governo, na época Rafael Corrêa,que muito levou ao país,mas não escrevi relato até hoje. Vôo para aqui é qualquer um de Copa Airlines com escala em Panamá e rapidamente estamos no vizinho Aeroporto Juan Santamaria, o herói nacional. Imigração é fácil, tive apenas que apresentar a passagem de saída do país com 90 dias,porém o transtorno é feito no embarque A primeira coisa que há de apresentar é o comprovante válido de imunização contra a febre amarela.Depois, mais complicações no check-in propriamente dito.Vacinas aqui estão um pouco atrasadas em relação a países mais desenvolvidos,então está em vigor o Pase de Salud,que lhe faz todas as perguntas sobre sua saúde e há que inserir o comprovante de 2 doses tomadas,mesmo em português pode. Acontece, que a COPA deu para cobrar tudo, então também cobra a marcação antecipada de assento,ao menos no Brasil. Sem número de assento, tive que ir solicitar a emissora da passagem e terminar de preencher o tal pase de salud ali no balcão mesmo.Dali fui embarcar,e o sujeito estava abrindo bagagem de todos. Diz ele que estavam em operação padrão.Por mim,problema dele,só levo roupas e medicamentos mesmo.Quero viajar leve e não pagar bagagens. Mas é mais tempo perdido, sorte que prefiro aeroporto menor, se tenho a opção, do que Cumbica de onde saem grande parte dos vôos.Aqui,o aeroporto também é pequeno,como pequeno é o país, porém muito bonito, visitado e caro,como conto a seguir. Citar
Membros D FABIANO Postado Fevereiro 23, 2022 Autor Membros Postado Fevereiro 23, 2022 Alajuela Primeira cidade visitada por mim,fica a 2 km do aeroporto. Aqui foi o primeiro contato com os ticos que se mostram pessoas amigáveis e tem o péssimo costume de falar inglês com todos estrangeiros. Digo logo, não me vendi ao Império, por isso vamos conversar em espanhol. A maioria deles fica muito curiosa ao saber que sou do Brasil, pois aqui veem muito poucos, quase sempre a trabalho,e a relação deles é com o Norte. Mas,chegando ao aeroporto, fui recebido na imigração "com mucho gusto" expressão usada por todos aqui e o policial uniformizado, só pediu a passagem de volta. Liberado, fui aos táxis aonde começou a americanizaçao a se mostrar. 10 dólares queriam para levar-me.Foi aí,que apareceu um rapaz que trabalha na COPA,ao menos estava uniformizado e disse que havia um conhecido dele que fazia corridas em colones,tinha ido levar uma pessoa e já voltaria. Como o aeroporto de Curitiba, lá há isso, com o fim do ônibus Aeroporto Executivo. Esperei, chegaram 2 carros e fui com um deles,me cobrou 2000 colones.Chegando ao hotel,fui muito bem recebido por um dos filhos dos proprietários, depois soube que o marido da senhora é um advogado, ficamos conversando um tempo,ele me deu dicas da cidade e de San José e fez várias perguntas sobre o Brasil,totalmente desconhecido para ele.Vendeu um tour ao Volcan Poas,no outro dia, fui ao mercado almoçar e dormi,após quase 1 dia sem.A noite fui jantar em 1 chinês antes das 21.30h,pois a partir das 22h começava o toque de restrição veicular.Como aqui não há casas noturnas ou bares abertos, era uma medida até um tanto desnecessária, que foi revogada na semana passada.No outro dia, veio um senhor de um táxi muito bom levar-me ao vulcão e na volta passamos pela finca Alsácia,única de Starbucks na América segundo eles,para aprendizagem da produção de café. Após,fui almoçar outra vez no mercado e o dia estava terminado, ainda sob efeito de 4h de fuso horário. Citar
Membros D FABIANO Postado Fevereiro 27, 2022 Autor Membros Postado Fevereiro 27, 2022 San José Hora de ir a capital.Estava com a ideia que seria mais desenvolvido, mas me enganei profundamente. Esgoto a céu aberto e péssimo transporte continuam.Tenho que me resignar porque terei 40 dias para curtir isso. Fazia uma ideia completamente diferente do país, mas a verdade via a cada esquina.Aqui só andei uma avenida, o calçadão central, só até as 19-20h no máximo, depois fecha tudo, eu que não fico na rua por aqui.Sou 1000 vezes Rio de Janeiro. Mas,no calçadão Central há 3 museus sensacionais. Visitei -os em 2 dias, e também o pequeno Teatro Nacional e a Catedral, aonde não há santos. Para quem não é detalhista como eu,1 dia está bom para visitar os museus do Ouro e de Numismática(juntos no subsolo do Teatro com ingressos a 9000 colones),o Histórico Nacional(conta a história do país em todas as etapas, porém antes da chegada de Cólon está em reforma, ao custo de 5400 colones, não sei se devido a reforma é mais barato)e o de Jade( também 9000 colones,esse completo com a história do jade influenciando o pré colombiano em 4 andares,como um museu europeu).Teatro é pequeno como disse e sem grandes atrativos, mas a visita também é cara (7000 colones).Além disso há a sujeira do mercado, aonde entrei 2 vezes para comer e fui embora, mas os locais me perguntaram depois:"Você, um cara da elite,gostou dali?" Resposta -"E não é que gostei!".Uma das coisas que vou sentir saudades do país são as comidas,caras,se paga pelo menos 3000 colones por prato em lugares bem simples,mas todas muito boas. Citar
Membros D FABIANO Postado Março 2, 2022 Autor Membros Postado Março 2, 2022 (editado) Quepos Uma das cidades mais visitadas do país por ser o local do Parque Nacional ManuelAntonio, o mais famosode muitos existentes. É mpressionante ver o número de europeus que vão ali diariamente, é eu nem sabia de sua existência. Há uma linha de bus que faz San José-Quepos diretamente em alguns horários pela TRACOPA.Lembre-seque o país está na idade da pedra dos ônibus,mas esse é razoável, só é mais caro,valia cerca de 5000 colones. Há também um ônibus a Puntarenas que visitei também é relato um pouco mais para frente. Porém, Quepos tem o que ver.Fiz tours com maior agência da cidade, talvez do país, com qualidade, mas também com preços caros, Ela tem um catamarã que faz passeio toda a tarde e que é sensacional, sobretudo para quem ainda não conhece as belezas do país e a natureza que,nele,dói extremamente bondosa.Foi meu 1 passeio, eu um casal local e inúmeros falantes do idioma do mal.Outro dia fui ao parque com guia e me arrependi.Pensava que era difícil chegarsem a presença deles,mas não é.Existe um ônibus que te deixa na entrada do parque,aonde paga a entrada,tem as coisas revista das para não entrarem com comida e pronto. Rumo ao paraíso. Há uma trilha principal, que é cansativa, embora estruturada para receber até cadeirantes e outras secundárias, que o guia não te leva, e que são sem infraestrutura e dão voltas no parque em meio a natureza.Mais um dia?Coloco minhas coisas no carro da agência e,antes de ir,faço o tour do mangue de Manuel Antonio, também muito interessante e diferente, mesmo para quem cresceu vendo um mangue em sua respectiva cidade.O censo de preservação nunca tivemos no Brasil,eles tem no país deles e usam o mangue para estudos, ao contrário de nosso país, que sempre permitiu a destruição. Editado Março 2, 2022 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Março 6, 2022 Autor Membros Postado Março 6, 2022 Jacó Famosa no Império por ser lugar aonde mulheres "fazem a vida",muitos deles vão ali atrás disso e elas ficam ricas logo, pois dizem cobrar 200,300 dólares por hora. Mas agora, com as casas noturnas fechadas e o toque de recolher, a grande maioria das senhoras da vida fácil, foram a Colômbia ou outros países muito pobres de onde vêem. Jacó está um lugar excelente sem essas tais.Os fins de semana são puro divertimento na praia, aonde o esgotose mistura com surfistas e em outros passeios. Há,o Rio Tarcoles, aonde acaba um Parque Nacional com um mangue totalmente diferente, embora também preservado e crocodilo, muito crocodilo que pensava só ter na Austrália, porém aqui também tem.Eles ficam sob a ponte do Tarcoles tomando sol.Dezenas deles,é as pessoas admirando. Também há um teleférico chamado de da natureza, por te levar ao meio da floresta. Ao comprar o passeio é obrigatório a presença de um guia. Fui sozinho com um,falamos muito das eleições que já ocorrerá há 1 semana e não havia resultado ainda e ele estava bobo,como a temivel direita quer levar esse sistema antigo de volta ao Brasil,que em outro aspecto está a anos luz a frente deles.Queria ter gravado a conversa dele, totalmente diferente de um brasileiro, é um sonhador jovem como foi a minha geração nos anos 80 no Brasil.Disse-lhe que não adianta sonhar, mas conscientizar as pessoas, pois no dia em que o país mudar não pode voltar ao passado. Há também arvorismo e tirolina,para quem gosta e pode fazer.Outros passeios requerem mais tempo e esforço, o que não tinha,passei apenas um fim de semana, e não tinha tempo para fazer. Citar
Membros D FABIANO Postado Março 8, 2022 Autor Membros Postado Março 8, 2022 (editado) Puntarenas Lugar sem graça e com potencial mal explorado. Localizada numa península cercada pelo mar deveria ter muita opção de passeio, que não tem. Apenas um barco que te leva a um passeio de dia completo por ilhas do Pacífico.Não o fiz,banho de mar não é comigo.A cidade tem um museu pequeno,acho que deveria ser mais aproveitado e diversificado. O Parque Marinho do Pacífico tem pouco a mostrar, cobra muito, e pouco contribui ao maior desarrolo turístico da região. As ruas estão em "petição de miséria",como dizia minha vó.Outro lugar muito mal aproveitado fica no Centro,em volta da Catedral há um espaço de restaurantes em área de grande visibilidade, mas... O que há é ver o por do sol no farol,isso eu fiz e achei bonito.Fica perto do centro,fui de onibus,poderia ter ido a pé,mas chegando lá só ver o farol e mais nada.O por do sol acontece ali.A cidade é um lugar perfeitamente dispensável,em minha opinião,mas em um país aonde transporte é muito difícil, pode ser obrigatório passar ali,pois há ônibus ou transfer para várias partes. Editado Março 20, 2022 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Março 9, 2022 Autor Membros Postado Março 9, 2022 Monteverde A ida a Puntarenas foi apenas para tomar o ônibus da Transmonteverde a Monteverde. São pouco mais de 80 km, sai as 14.30h e chega cerca de 18h.Pensei que tinha ouvido errado, mas aqui começa a Costa Rica profunda de grande fazendeiro,muito verde e péssimas estradas(quando existem).O ônibus, em péssimas condições como a grande maioria no país, ia cortando as montanhas e parando muito. Eu torcendo para não quebrar até que chegamos já noite. Os hotéis são pequenos, tinha reservado com um francês que vive ali há anos. Um quarto moderno, mas sem nada de conforto. Ali,é chegar cansado e dormir muito. Foi o que fiz. No outro dia, parecia que havia mudado de país pelo clima ameno que conheci.Era dia de ir as atrações turísticas. Começar pela melhor, pois o tempo é curto, só tenho 3 noites, então SkyAdventures e suas pontes colgantes. Conjunto de 9 pontes no meio de uma exuberante vegetação. Clima muito chuvoso, levei Guarda chuva e não me arrependi.Tambem tem teleférico lá,é muito caro, tomei,mas me arrependi,pois ver o parque de cima com chuva é desperdiçar tempo e dinheiro.Há restaurante no parque que cobra caríssimo. Como o transporte vem incluso e sai a cada hora,deixei para almoçar na cidade. No outro dia fui conhecer a famosa aqui plantação de café de D Juan.Tem transporte também, ao contrário da véspera o tempo estava bom e o tour leva 2h.Você vê todo o plantio e a cadeia feita da lavoura até o ensacamento da planta para exportação, bem como do cacau e da cana também. Esses 2 últimos com menos ênfase do que o primeiro. Para a minha surpresa, o velhinho milionário apareceu, disse estar verificando a produção e foi simpático com todos. Hora de um momento curioso da viagem. Ir de Monteverde a La Fortuna em barco,pois não há estradas,devido ao lago do Vulcão Arenal no meio. Passeio é realizado em uma tarde,sai as 14h e chega depois das 17.30h.Paisagens fantásticasjá no percurso da van até a margem do lago, que não é muito diferente dos outros que conheço e ficam perto de vulcão. A outra parte até La Fortuna tem menos atrativos. Citar
Membros D FABIANO Postado Março 13, 2022 Autor Membros Postado Março 13, 2022 La Fortuna Aqui começa a chamada Costa Rica profunda. Acabou a estrada,só há caminho de terra para chegar a cidade e,no meio,uma travessia no barco que há foto acima.Há que contratar um transfer,não há ônibus, nem caminho para ele passar.Pois bem,se tenho que gastar tempo e dinheiro, vamos lá. Gastei os primeiros 30 dólares(transfer no país é muito mais),o carro atrasou e passou quase 15h.O tempo estava nublado, depois chuviscos, mas nada que atrapalhasse a bela viagem pelos campos. Chegamos ao Porto e o barco não estava.Ao que entendi,faz várias viagens em um dia. Uma dela foi só com o pessoal que estava comigo na van.O vulcão estava coberto, este lago deve ser lindo,mas como era o fim de uma tarde nublada,não deu para ver muito. Se o primeiro "porto" é no meio do Mato,o segundo é no meio da lama.Caminhar um pouco para chegar ao micro ônibus. A segunda parte do transfer é rápida, já chegamos aos arredores de La Fortuna e fomos aos hotéis. Há vários gigantescos, que eu odeio,na estrada,mas fui a um pequeno no Centro.O melhor da viagem.No outro dia, a única funcionária de lá,a faz tudo uma grande amiga,mostrou-me o que havia para fazer ali.É muito, escolhi 3 atividades, ir ver a Cascata de La Fortuna e andar de quadriciclos no 1 dia, no outro ver o Natural Park(uma espécie de mariposário,sedentário,mini zoo e jardim botânico juntos em um mesmo espaço e no último ir ao Parque Místico que é semelhante ao Sky(há um aqui também),porém com outro clima, vegetação e pontes suspensas tornando-o único. Aí entra o imponderável, reservei 3 dias e fiquei preso,sem saída de La Fortuna por só ter transfer em mais 2 dias. O hotel era pequeno, estaria lotado, então a "faz tudo"arranjou outro para mim.Em frente a praça e mais barato. Me levou lá e tive mais um dia de passeio. Dessa vez fiz uma trilha, a das preguiças e as vi em suas árvores aonde vivem. Enfim,no outro dia, o transfer me levaria ao lixo,ou melhor, ao hotel de Tamarindo, já que fiquei 2 duas a mais, tive que cancelar minha reserva de Libéria. O que sempre digo aqui,não reservem e paguem hotel,ninguémsabe o que vai acontecer. Citar
Membros D FABIANO Postado Março 14, 2022 Autor Membros Postado Março 14, 2022 (editado) Tamarindo Só há ônibus comum,de cidade, que circula pela região. Mais uma vez,o transporte em Costa Rica é péssimo. Só há esse a Libéria e outro a San José pela Puente da Amistad,doação de Taiwan.Fui obrigado a pagar 70 dólares para chegar lá em transfer e me arrependi amargamente. Tamarindo é cidade de surfistas, e também de fumantes de marijuana, vendida livremente nas ruas e usada por muitos.Problema deles!O que reclamo é do valor cobrado por hotéis. Um simples hostal, que está mais para espelunca, teve a ousadia de me cobrar 65 dólares a noite, sendo que no booking havia reservado por 50.Cidade lotada, fim de semana, podemos abusar desse aí,devem ter pensado. Vamos falar de coisa boa?Tamarindo tem um passeio de catamarã que é sensacional. Parada para banho e mergulho para ver estrelas do mar,almoço delicioso e um por do sol dos mais lindos que já vi.São 85 dólares o custo, mas esse muito bem pago.Há também um passeio em um mangue preservado.Fui com um casal de polacos.O guia e barqueiro,ao mesmo tempo, também é sensacional. Falou sobre diversos tipos de mangue,que vivendo anos em uma cidade que os contém, não tinha ouvido nunca esses termos. Também há um passeio realizado no escuro,em praia deserta, para ver o nascimento de tartarugas. Esse não fiz,estava muito cansado, é uma oportunidade única ver o que o projeto Tamar parece não ter interesse em divulgar no Brasil.Enfim, como meu humor estava péssimo graças a hospedagem não ser como gosto e ia embora no outro dia,preferi descansar, pois terá transfer outra vez.Só que,infelizmente, não para continuar a Península de Nicoya até Montezuma,mas sim para ir ao Caribe. Já dispunha de pouco tempo,tive que escolher. Editado Março 20, 2022 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Março 20, 2022 Autor Membros Postado Março 20, 2022 Limon Para chegar foi quase 1 dia.Não há ônibus, muito menos transfer do Pacífico ao Caribe.Estradas tem,mas outra vez falta transporte público. Peguei um transfer de volta a La Fortuna e,no outro dia, outro a Limon.Cheguei cansado, mas com viagens a tarde foram 2 dias com belas paisagens e praticamente com motorista particular. NA 1 parte a Fortuna haviam outras pessoas, mas falantes de outra língua. Era o único hispanohablante.Fui na frente da van e o motorista foi muito gente fina,como todos da Interbus. No outro dia fui sozinho.Aí foi particular mesmo.Conheci muito nesses 2 transfer,não sabia que ia me decepcionar com a famosa Limon,tão falado pelos cruzeiros da CVC.Pensava ser uma cidade capital grande e cheia do que fazer.Pode ser grande, mas não há quase nada o que ver. No outro dia,dei uma volta pelo pequeno Museu regional que é bom,mas a visita é rápida e,seguindo a dica de uma garota linda que conheci aqui,fui ver as praias da cidade. Cheguei e também chegaram nuvens de tormenta. Quando voltei, ainda bem,caiu o temporal e choveu a noite toda. Faltava ir a C ahuita,mas é longe,dá para ir de Puerto Viejo também. Porém, fui logo e adorei. Talvez seja o passeio que mais gostei, disputando com o vulcão. Melhor, a entrada do parque é uma contribuição. Você dá o que quer e a trilha é maravilhosa. Encontrei mapache, que nunca tinha visto, preguiça e macaco. São paisagens belíssimas, mas fecha as 15h, o que para mim é revoltante. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.