Membros HyagoSM Postado Fevereiro 3, 2022 Membros Postado Fevereiro 3, 2022 Olá, obrigado a todos que tirarem um tempo para me ajudar, peço perdão pela inocência e desconhecimento nesse tópico. Estou aguardando resultado da seleção de universidades, e nesse meio tempo de estudo, gostaria de tirar cerca de 15/20 dias para me desconectar dos computadores, e conhecer pessoas, outras histórias, me aventurar na mata quando desse. Nisso, minha vontade era, no inverno/outono (não obrigatório, mas depois de junho não consigo mais), fazer um mochilão pelo sul do país (próximo a registro, e descendo até encontrar neve), ou pelo literal do nordeste. Nisso, é importante ressaltar que este é o início de minhas ideias, apenas, e gostaria de uma referência. Vou tentar trabalhar quanto conseguir até esse período, para juntar o dinheiro necessário. Meu plano era andar por quase todo o percurso (utilizando ônibus quando necessário), e até mesmo acampar na minha própria barraca, ou em hostels onde não fosse possível. Eu gostaria de uma referência de como começar a planejar isso, o dinheiro que seria necessário, quantas pessoas seria indicado procurar para viajar com (quanto fica, por exemplo guias turísticos, pois planejava fazer muitas trilhas, especialmente em Registro/Curitiba), e até mesmo se alguém já fez algo parecido. Valeu! Citar
Membros Roberto Brandão Postado Fevereiro 3, 2022 Membros Postado Fevereiro 3, 2022 Tem uns tutoriais de mochilão aqui no site. Mas primeiro defina quando, para onde e quanto tempo e dinheiro você vai ter, depois é planejar e executar. Sucesso no seu mochilão! Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Fevereiro 3, 2022 Colaboradores Postado Fevereiro 3, 2022 47 minutos atrás, HyagoSM disse: Olá, obrigado a todos que tirarem um tempo para me ajudar, peço perdão pela inocência e desconhecimento nesse tópico. Estou aguardando resultado da seleção de universidades, e nesse meio tempo de estudo, gostaria de tirar cerca de 15/20 dias para me desconectar dos computadores, e conhecer pessoas, outras histórias, me aventurar na mata quando desse. Nisso, minha vontade era, no inverno/outono (não obrigatório, mas depois de junho não consigo mais), fazer um mochilão pelo sul do país (próximo a registro, e descendo até encontrar neve), ou pelo literal do nordeste. Nisso, é importante ressaltar que este é o início de minhas ideias, apenas, e gostaria de uma referência. Vou tentar trabalhar quanto conseguir até esse período, para juntar o dinheiro necessário. Meu plano era andar por quase todo o percurso (utilizando ônibus quando necessário), e até mesmo acampar na minha própria barraca, ou em hostels onde não fosse possível. Eu gostaria de uma referência de como começar a planejar isso, o dinheiro que seria necessário, quantas pessoas seria indicado procurar para viajar com (quanto fica, por exemplo guias turísticos, pois planejava fazer muitas trilhas, especialmente em Registro/Curitiba), e até mesmo se alguém já fez algo parecido. Valeu! Hmmmm.... não. A distância entre Registro e o local que neva no Brasil (com raríssimas exceções de alguns outros), São Joaquim em SC, é de aproximadamente 600Km. Para percorrer isso à pé, com uma média muito boa de 25km/dia, levará... 24 dias. Diante disso, nada de mato, nada de neve, nada de trilhas mas em compensação, um monte de bolhas no pé. Sugestão à você: faça algo curto, fácil, simples. Não invente moda enquanto não está preparado para a moda. Caminhar acaba com o corpo e com a mente e, para a primeira vez, não é legal. Vai acabar se frustrando, deixará isso de lado e vai voltar para o computador para jogar. Quer uma dica legal? Compre uma passagem de ônibus para... João Pessoa! Lá tem praias mais afastadas que pode sair da cidade e ir caminhando até elas; tem história, tem Lucena que precisará atravessar o canal, tem bastante coisa bacana, tem sotaque diferente, comida diferente (precisa provar uma buchada de bode) e tem até a barraca do pau mole! Acha pouco? Ok! Pegue um busão até Curitiba e, de lá, desça a serra até Antonina, Morretes e Paranaguá pela Graciosa. É uma viagem curta, descida (muito importante isso), muito mato, rios, caiçaras e coisas diferentes. E quando chegar em Morretes, pegue suas economias e coma um barreado. É algo que só encontrará lá. Eu sei, eu sei... está na fase que dá aquele tesão de égua para meter o pé na jaca e sair na louca. Calma, devagar se ajeita. Não faça algo puxado como isso em sua primeira jornada. Sua vida está só começando e terá muita estrada pela frente. Aprenda com os erros e, sempre que precisar, venha aqui que ajudamos. Só não faça merda, ok? 1 Citar
Membros de Honra casal100 Postado Fevereiro 3, 2022 Membros de Honra Postado Fevereiro 3, 2022 1 hora atrás, HyagoSM disse: Olá, obrigado a todos que tirarem um tempo para me ajudar, peço perdão pela inocência e desconhecimento nesse tópico. Estou aguardando resultado da seleção de universidades, e nesse meio tempo de estudo, gostaria de tirar cerca de 15/20 dias para me desconectar dos computadores, e conhecer pessoas, outras histórias, me aventurar na mata quando desse. Nisso, minha vontade era, no inverno/outono (não obrigatório, mas depois de junho não consigo mais), fazer um mochilão pelo sul do país (próximo a registro, e descendo até encontrar neve), ou pelo literal do nordeste. Nisso, é importante ressaltar que este é o início de minhas ideias, apenas, e gostaria de uma referência. Vou tentar trabalhar quanto conseguir até esse período, para juntar o dinheiro necessário. Meu plano era andar por quase todo o percurso (utilizando ônibus quando necessário), e até mesmo acampar na minha própria barraca, ou em hostels onde não fosse possível. Eu gostaria de uma referência de como começar a planejar isso, o dinheiro que seria necessário, quantas pessoas seria indicado procurar para viajar com (quanto fica, por exemplo guias turísticos, pois planejava fazer muitas trilhas, especialmente em Registro/Curitiba), e até mesmo se alguém já fez algo parecido. Valeu! Olha, a primeira coisa a fazer é ler bastante relatos de viagem. Fiz várias caminhadas longas(500, 800, 1000 e 1350 kms), te garanto que foram as melhores que fiz. Mas para isso tem que se preparar, principalmente emocionalmente, pois a coisa não é tão simples. A parte física é importante, mas resolvia essa questão caminhando pouco no início, no máximo 20 kms/dia, e vai aumentando gradativamente. As dores vão aparecer, para isso se prepare antes. Para grandes caminhadas, procure comprar boa mochila, tênis ou bota de qualidade, usar bastante filtro solar Resumindo: antes de se aventurar por aí à pé se prepare bem! Tenho alguns relatos aqui, inclusive pelo sul do Pais: 3 Citar
Membros HyagoSM Postado Fevereiro 3, 2022 Autor Membros Postado Fevereiro 3, 2022 1 hora atrás, pmichelazzo disse: Hmmmm.... não. A distância entre Registro e o local que neva no Brasil (com raríssimas exceções de alguns outros), São Joaquim em SC, é de aproximadamente 600Km. Para percorrer isso à pé, com uma média muito boa de 25km/dia, levará... 24 dias. Diante disso, nada de mato, nada de neve, nada de trilhas mas em compensação, um monte de bolhas no pé. Sugestão à você: faça algo curto, fácil, simples. Não invente moda enquanto não está preparado para a moda. Caminhar acaba com o corpo e com a mente e, para a primeira vez, não é legal. Vai acabar se frustrando, deixará isso de lado e vai voltar para o computador para jogar. Quer uma dica legal? Compre uma passagem de ônibus para... João Pessoa! Lá tem praias mais afastadas que pode sair da cidade e ir caminhando até elas; tem história, tem Lucena que precisará atravessar o canal, tem bastante coisa bacana, tem sotaque diferente, comida diferente (precisa provar uma buchada de bode) e tem até a barraca do pau mole! Acha pouco? Ok! Pegue um busão até Curitiba e, de lá, desça a serra até Antonina, Morretes e Paranaguá pela Graciosa. É uma viagem curta, descida (muito importante isso), muito mato, rios, caiçaras e coisas diferentes. E quando chegar em Morretes, pegue suas economias e coma um barreado. É algo que só encontrará lá. Eu sei, eu sei... está na fase que dá aquele tesão de égua para meter o pé na jaca e sair na louca. Calma, devagar se ajeita. Não faça algo puxado como isso em sua primeira jornada. Sua vida está só começando e terá muita estrada pela frente. Aprenda com os erros e, sempre que precisar, venha aqui que ajudamos. Só não faça merda, ok? Obrigado pmichelazzo! Sim sim, nem tinha pensado muito nisso. Minha intenção na verdade era aproveitar um pouco de cada cidade no Sul durante um dia, e depois pegar um ônibus até o RS. Suas dicas são muito valiosas, vou me cuidar! Sobre as economias, tem alguma referência sobre cada um desses planos que você comentou sobre? Citar
Membros gtudella Postado Fevereiro 3, 2022 Membros Postado Fevereiro 3, 2022 2 horas atrás, pmichelazzo disse: Hmmmm.... não. A distância entre Registro e o local que neva no Brasil (com raríssimas exceções de alguns outros), São Joaquim em SC, é de aproximadamente 600Km. Para percorrer isso à pé, com uma média muito boa de 25km/dia, levará... 24 dias. Diante disso, nada de mato, nada de neve, nada de trilhas mas em compensação, um monte de bolhas no pé. Sugestão à você: faça algo curto, fácil, simples. Não invente moda enquanto não está preparado para a moda. Caminhar acaba com o corpo e com a mente e, para a primeira vez, não é legal. Vai acabar se frustrando, deixará isso de lado e vai voltar para o computador para jogar. Quer uma dica legal? Compre uma passagem de ônibus para... João Pessoa! Lá tem praias mais afastadas que pode sair da cidade e ir caminhando até elas; tem história, tem Lucena que precisará atravessar o canal, tem bastante coisa bacana, tem sotaque diferente, comida diferente (precisa provar uma buchada de bode) e tem até a barraca do pau mole! Acha pouco? Ok! Pegue um busão até Curitiba e, de lá, desça a serra até Antonina, Morretes e Paranaguá pela Graciosa. É uma viagem curta, descida (muito importante isso), muito mato, rios, caiçaras e coisas diferentes. E quando chegar em Morretes, pegue suas economias e coma um barreado. É algo que só encontrará lá. Eu sei, eu sei... está na fase que dá aquele tesão de égua para meter o pé na jaca e sair na louca. Calma, devagar se ajeita. Não faça algo puxado como isso em sua primeira jornada. Sua vida está só começando e terá muita estrada pela frente. Aprenda com os erros e, sempre que precisar, venha aqui que ajudamos. Só não faça merda, ok? Sempre contribuindo de maneira exemplar!!! Entrei neste tópico para ver se encontrava uma resposta talvez até mais básica, que seria? Estou indo passar 2 meses no EUA, vou viajar muito de carro mas pegarei alguns voos, questiono; Vale a pena ir de mochilão? como é pegar voos com esse acessorio? as vezes que utilizei, basicamente ia para algum país e lá rodava de ônibus ou trem, ou seja apenas embarcava e desembarcava no país de origem com a mochila não tinha o problema do volume para despachar no avião... Agora fico na duvida, será que consigo colocar a mochila na parte superior do avião? principalmente nos EUA... Alguem me ajuda, pq parece que vou ter que carregar mala Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Fevereiro 4, 2022 Colaboradores Postado Fevereiro 4, 2022 8 horas atrás, HyagoSM disse: Obrigado pmichelazzo! Sim sim, nem tinha pensado muito nisso. Minha intenção na verdade era aproveitar um pouco de cada cidade no Sul durante um dia, e depois pegar um ônibus até o RS. Suas dicas são muito valiosas, vou me cuidar! Sobre as economias, tem alguma referência sobre cada um desses planos que você comentou sobre? @HyagoSM Feliz ou infelizmente, perdi a referência de custos no Brasil por estar há bom tempo fora do país e por causa da situação econômica atual. Neste ponto então prefiro me abster de comentar para não passar informação errada. Porém acredito que colegas aqui poderão lhe passar uma ideia mais certeira que qualquer uma que eu possa lhe dar. Citei estes lugares pois os conheço bem. Morei em João Pessoa e andei muito no litoral entre Recife e Natal. De outro lado, minha família de mãe vem de Paranaguá e a região do litoral paranaense é minha conhecida "desde pequenininho". Já as dicas sobre a caminhada/mochila e tudo no meio, vem de experiência. Fiz muita mochila na vida (hoje é raro botar a cargueira nas costas) e aprendi muito na estrada. Mas tem gente muito mais qualificada que eu aqui. O @casal100 por exemplo deixou-lhe dicas valiosíssimas no post que deve seguir à risca e reforço: o psicológico é muito mais importante que o físico. Como seres humanos usamos a regra do mínimo esforço (o que é lógico) e seguir em frente depende muito mais da força de vontade que do corpo em si. Absorva os conhecimentos já relatados aqui no fórum. Extrairá muita informação útil. Planejamento é o segredo. Sorte! Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Fevereiro 4, 2022 Colaboradores Postado Fevereiro 4, 2022 7 horas atrás, gtudella disse: Sempre contribuindo de maneira exemplar!!! Entrei neste tópico para ver se encontrava uma resposta talvez até mais básica, que seria? Estou indo passar 2 meses no EUA, vou viajar muito de carro mas pegarei alguns voos, questiono; Vale a pena ir de mochilão? como é pegar voos com esse acessorio? as vezes que utilizei, basicamente ia para algum país e lá rodava de ônibus ou trem, ou seja apenas embarcava e desembarcava no país de origem com a mochila não tinha o problema do volume para despachar no avião... Agora fico na duvida, será que consigo colocar a mochila na parte superior do avião? principalmente nos EUA... Alguem me ajuda, pq parece que vou ter que carregar mala Agradeço as palavras @gtudella. Décadas atrás era possível levar até um elefante na cabine. Hoje, se levar um isqueiro maior que um "mini-bic", vão te cobrar. Mas como dizem que a necessidade faz um homem, precisa-se de adaptação e aqui um pouco de experiência pessoal nestes tempos de cobrança por pum: Muitos acreditam que precisam levar a casa nas costas ou que devem estar preparados para qualquer coisa, desde um lanche na praça até uma catástrofe nuclear. Aprendi que, em viagens longas, levar roupa para mais de uma semana é desperdício de espaço e peso. É preferível parar numa lavanderia automática e lavar a fedentina que pagar o "excesso de bagagem" (como se uma mala fosse excesso, pqp!); Eu viajo com somente uma calça (a que estou usando no voo) e normalmente não é jeans, mas de material sintético para ser folgada e fácil de lavar. Há muito tempo liguei o "foda-se" para o que pensam quando me veem. Não estou saindo para ir num concerto na Ópera de Viena, mas sim, "mochilando". Óbvio que isso não se aplica quando vou para um destino onde a temperatura está rondando os negativos ou quando vou à ópera ou teatro mas, em seu caso que deve ir na primavera/verão bater perna, pode fazer algo do tipo. O mesmo vale para camisetas. Se você não é alérgico a materiais sintéticos, hoje existem camisetas levíssimas e que em qualquer torneira pode lavar que seca rápido e sai o cheio de suvaco (mas pelo amor, cueca não tá, troque-as). Mochila é algo muito bom porque você coloca nas costas e lhe deixa as mãos livres para qualquer outra coisa, além de não precisar se preocupar onde está sua bagagem. Em seu caso, se você viajará muito de carro, não vejo muita diferença entre mochila ou mala. O que vejo de problema é colocar uma cargueira dentro da cabine. Se estiver cheia, gorda, inchada, certamente mandarão despachar e cobrarão por isso. Se consegue uma mochila pequena, não vejo problema. O que deve fazer para decidir é olhar seu roteiro, ver quais seriam os voos que faria, ver quais companhias fazem as rotas e verificar os limites de bagagem. Posso falar sobre a Delta com a qual costumo voar: uma mala de 56 x 35 x 23 sempre é permitido mesmo nas tarifas mais baixas, exceto em voos com aeronaves pequenas. Outras companhias tem suas próprias regras mas este tamanho de mala é +- padrão no mundo todo. Há algum tempo comprei uma mala "de cabine" pois dentro da Europa uso trem ou faço voos curtos e normalmente minhas viagens são de uma semana. Acredite, consigo enfiar tudo o que preciso, inclusive um aparelho de CPAP dentro dessa mala e fico na boa durante uma semana, 10 dias. Até mesmo minha mulher "aprendeu" a usar essas malas de cabine, colocando tudo o que uma mulher precisa dentro dela (é incrível como o ser humano se adapta ). Não digo "faça isso", mas digo "pense nisso". O que economiza com "excesso de bagagem", poderá comer uns hambúrgueres a mais. Uma mochila como essa aqui penso que lhe atenderia e estaria dentro do permitido pelas companhias. Pesquisar é a melhor dica. Citar
Membros AlissonSerro Postado Fevereiro 4, 2022 Membros Postado Fevereiro 4, 2022 4 horas atrás, pmichelazzo disse: Agradeço as palavras @gtudella. Décadas atrás era possível levar até um elefante na cabine. Hoje, se levar um isqueiro maior que um "mini-bic", vão te cobrar. Mas como dizem que a necessidade faz um homem, precisa-se de adaptação e aqui um pouco de experiência pessoal nestes tempos de cobrança por pum: Muitos acreditam que precisam levar a casa nas costas ou que devem estar preparados para qualquer coisa, desde um lanche na praça até uma catástrofe nuclear. Aprendi que, em viagens longas, levar roupa para mais de uma semana é desperdício de espaço e peso. É preferível parar numa lavanderia automática e lavar a fedentina que pagar o "excesso de bagagem" (como se uma mala fosse excesso, pqp!); Eu viajo com somente uma calça (a que estou usando no voo) e normalmente não é jeans, mas de material sintético para ser folgada e fácil de lavar. Há muito tempo liguei o "foda-se" para o que pensam quando me veem. Não estou saindo para ir num concerto na Ópera de Viena, mas sim, "mochilando". Óbvio que isso não se aplica quando vou para um destino onde a temperatura está rondando os negativos ou quando vou à ópera ou teatro mas, em seu caso que deve ir na primavera/verão bater perna, pode fazer algo do tipo. O mesmo vale para camisetas. Se você não é alérgico a materiais sintéticos, hoje existem camisetas levíssimas e que em qualquer torneira pode lavar que seca rápido e sai o cheio de suvaco (mas pelo amor, cueca não tá, troque-as). Mochila é algo muito bom porque você coloca nas costas e lhe deixa as mãos livres para qualquer outra coisa, além de não precisar se preocupar onde está sua bagagem. Em seu caso, se você viajará muito de carro, não vejo muita diferença entre mochila ou mala. O que vejo de problema é colocar uma cargueira dentro da cabine. Se estiver cheia, gorda, inchada, certamente mandarão despachar e cobrarão por isso. Se consegue uma mochila pequena, não vejo problema. O que deve fazer para decidir é olhar seu roteiro, ver quais seriam os voos que faria, ver quais companhias fazem as rotas e verificar os limites de bagagem. Posso falar sobre a Delta com a qual costumo voar: uma mala de 56 x 35 x 23 sempre é permitido mesmo nas tarifas mais baixas, exceto em voos com aeronaves pequenas. Outras companhias tem suas próprias regras mas este tamanho de mala é +- padrão no mundo todo. Há algum tempo comprei uma mala "de cabine" pois dentro da Europa uso trem ou faço voos curtos e normalmente minhas viagens são de uma semana. Acredite, consigo enfiar tudo o que preciso, inclusive um aparelho de CPAP dentro dessa mala e fico na boa durante uma semana, 10 dias. Até mesmo minha mulher "aprendeu" a usar essas malas de cabine, colocando tudo o que uma mulher precisa dentro dela (é incrível como o ser humano se adapta ). Não digo "faça isso", mas digo "pense nisso". O que economiza com "excesso de bagagem", poderá comer uns hambúrgueres a mais. Uma mochila como essa aqui penso que lhe atenderia e estaria dentro do permitido pelas companhias. Pesquisar é a melhor dica. Aproveitando o tema,,,,,,,pretendo comprar uma mochila forclas scape 50l com Dimensões: 56 x 39 x 26cm um pouco acima do especificado por vc,, acha possivel leva la na cabine? Citar
Colaboradores StanlleySantos Postado Fevereiro 4, 2022 Colaboradores Postado Fevereiro 4, 2022 (editado) 1 hora atrás, AlissonSerro disse: Aproveitando o tema,,,,,,,pretendo comprar uma mochila forclas scape 50l com Dimensões: 56 x 39 x 26cm um pouco acima do especificado por vc,, acha possivel leva la na cabine? É aquela com bolsa extra, certo? É bom tirar ela, só para constar, na hora do vôo. Olha, em termos técnicos, essas dimensões ultrapassam o definido pelas principais companhias brasileiras. Mas assim, só se ela estiver cheia. Não costumam te encher o saco se vc não aparentar estar levando a casa inteira nas costas, rs. Para vc ter ideia, eu entro no avião com uma NTK cargueira de 60L, e uma quechua 30L como item pessoal, sem despachar. Nunca tive problemas. Uma coisa que costuma ocorrer atualmente no Brasil é a chamada de última hora para despacho gratuito, para apressar o embarque. Caso vc se sinta inseguro, é uma oportunidade para evitar perrengue. Agora em vôo internacional, a rigidez costuma ser maior. Há quem diga que conseguiu enfiar uma cargueira de 50L embaixo do banco, mas assim, já fique avisado de antemão. Editado Fevereiro 4, 2022 por StanlleySantos Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.