Membros MochileiroRootsBrasil Postado Janeiro 23, 2022 Membros Postado Janeiro 23, 2022 Olá pessoal... Então, ja comentei anteriormente sobre fazer um mochilao no modo roots ( a pé) Eu to pesquisando as possibilidades, roteiros e etc.. É algo a ser feito mais pra frente..eu ainda estou na parte de planejar... E nesse processo, parece que vao surgindo novas ideias, caminhos, direções... Comecei a pensar na possibilidade de ir de bicicleta. ( ai to pesquisando varias paradas sobre o assunto) Com o "primeiro" distino final sendo proximo a Brasilia.. Quero sair do RJ Passando por Seropédica, Resende, passar em Sao tomé... Qual a rota mais indicada para essa parte? Pela 354? Pela SP que Vira MG? Ou pela 267? Desculpa se parecer muito ignorante a pergunta.. Citar
Membros de Honra casal100 Postado Janeiro 23, 2022 Membros de Honra Postado Janeiro 23, 2022 (editado) 1 hora atrás, MochileiroRootsBrasil disse: Olá pessoal... Então, ja comentei anteriormente sobre fazer um mochilao no modo roots ( a pé) Eu to pesquisando as possibilidades, roteiros e etc.. É algo a ser feito mais pra frente..eu ainda estou na parte de planejar... E nesse processo, parece que vao surgindo novas ideias, caminhos, direções... Comecei a pensar na possibilidade de ir de bicicleta. ( ai to pesquisando varias paradas sobre o assunto) Com o "primeiro" distino final sendo proximo a Brasilia.. Quero sair do RJ Passando por Seropédica, Resende, passar em Sao tomé... Qual a rota mais indicada para essa parte? Pela 354? Pela SP que Vira MG? Ou pela 267? Desculpa se parecer muito ignorante a pergunta.. Conheço a 254 e a 354, mas vc precisa definir se vai querer aproveitar o caminho, pois ambos têm vários atrativos e se prefere andar em estradas asfaltadas ou de terra(apesar que no final, se vc não for passar por três Corações - MG, vai pegar um bom trecho em estrada de terra). O mais perto ate São Tome é pela 267, mas tem que considerar que a subida da serra até Bocaína de Minas é em estrada de terra com muitos buracos e pedras quando eu fiz ela de carro(tem a vantagem ou desvantagem de ter pouco movimento de veículos). E não tem muitas atrações (tem Aiuruoca e suas cachoeiras e o pico do papagaio. Neste roteiro vc tem estrutura de hospedagem/refeições e estrutura de apoio. Pela 354, você irá em estrada asfaltada até Caxambu e depois pegará trecho de estrada de terra. Depois da cidade de Itatiaia, vc pega linda estrada asfaltada pista simples com lindo visual de alguns picos do PN do Itatiaia, cuidado em alguns trechos devido às curvas na subida da serra. Depois você pega forte trecho de descida até Itamonte. Nesta região tem algumas cidades do circuito das águas de MG, São Lourenço, Caxambu..... Vc tem outras opções, mas são mais longe(por Passa Quatro) ou sem grandes estruturas por Bom Jardim de Minas. Editado Janeiro 23, 2022 por casal100 1 Citar
Membros MochileiroRootsBrasil Postado Janeiro 23, 2022 Autor Membros Postado Janeiro 23, 2022 47 minutos atrás, casal100 disse: Conheço a 254 e a 354, mas vc precisa definir se vai querer aproveitar o caminho, pois ambos têm vários atrativos e se prefere andar em estradas asfaltadas ou de terra(apesar que no final, se vc não for passar por três Corações - MG, vai pegar um bom trecho em estrada de terra). O mais perto ate São Tome é pela 267, mas tem que considerar que a subida da serra até Bocaína de Minas é em estrada de terra com muitos buracos e pedras quando eu fiz ela de carro(tem a vantagem ou desvantagem de ter pouco movimento de veículos). E não tem muitas atrações (tem Aiuruoca e suas cachoeiras e o pico do papagaio. Neste roteiro vc tem estrutura de hospedagem/refeições e estrutura de apoio. Pela 354, você irá em estrada asfaltada até Caxambu e depois pegará trecho de estrada de terra. Depois da cidade de Itatiaia, vc pega linda estrada asfaltada pista simples com lindo visual de alguns picos do PN do Itatiaia, cuidado em alguns trechos devido às curvas na subida da serra. Depois você pega forte trecho de descida até Itamonte. Nesta região tem algumas cidades do circuito das águas de MG, São Lourenço, Caxambu..... Vc tem outras opções, mas são mais longe(por Passa Quatro) ou sem grandes estruturas por Bom Jardim de Minas. Oi @casal100 Assim, eu não preciso fazer o roteiro correndo. Eu levaria barraca, comida, bike com alforges. Nesse esquema. Acho q eu to mais intrigado é qual é o caminho mais seguro e o que eu encontro pessoas pelo caminho? Eu nao quero morrer no rolê. Eu nao sei se é normal esse pensamento... mas é isso. Eu quero aproveitar o caminho, mais ir pelo que tem menos chance da carreta passar por cima. Principalmente nas curvas. ( eu ja dei uns roles de bike até campos, rio das ostras, cabo frio) mas isso nao faz de mim tao experiente até pq foram roles menores e mais rapidos. Eu tenho habito de pedalar diario. Posso ir sem precisar correr, com calma. Preciso de pessoas pelo caminho sempre que possivel ( pro mangueio dos artesanatos). Posso empurrar a bike quando precisar... Citar
Membros MochileiroRootsBrasil Postado Janeiro 23, 2022 Autor Membros Postado Janeiro 23, 2022 Achei 2 mapas de gps salvos na internet. Citar
Membros de Honra casal100 Postado Janeiro 23, 2022 Membros de Honra Postado Janeiro 23, 2022 (editado) Sua preocupação é coerente, eu nunca viajei de bike, portanto é só uma opinião ok: Se eu fosse vc faria, também a Estrada real - caminho velho + Diamantes. Como está no Rio, pode ir até Paraty (aí tem o problema da Rio-Santos que é muito perigosa), mas vc pode pegar a Dutra e Começa em Guaratingueta e subiria pela ER. Fiz a ER 3 vezes, para mim esse é o trecho mais bonito, é menos perigoso, ainda por cima vc vai passar em algumas cidades turísticas (São Lourenço, Csxamhu, Carrancas, São João Del Rey, Mariana, Tiradentes, Ouro Preto, Diamantina, Milho verde.....), com certeza será uma viagem incrível. No Caminho velho e Diamantes da ER vc pegará muita estrada de terra, passará por várias cidades turísticas onde poderá vender seus produtos, terá um visual estonteante..... vale muito a pena!! Obs.: Em caxambu vc pode desviar da ER e ir conhecer São Thome das Letras, e volta para ER. Pode desviar e conhecer a gruta maquiné, linda... Como terá muito tempo, sugiro desviar ir ir conhecer o parque Inhotim em Brumadinho(tem um dia da semana que não cobram ingresso, tem que verificar, pois fui lá a uns 3 anos atrás). ER é Show. Editado Janeiro 23, 2022 por casal100 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 24, 2022 Membros Postado Janeiro 24, 2022 @casal100Gruta de maquiné e Inhotim estão próximos a BH,não a Estrada Real, aonde eu não vejo nada,só as cidades de Paraty, São João, Tiradentes e Diamantina. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.