Membros Yuji Kodato Postado Fevereiro 2, 2011 Membros Postado Fevereiro 2, 2011 Salve salve, pessoal! To aqui pra pedir opiniões e conselhos do pessoal mais experiente. A minha situação é a seguinte. Em abril de 2010 eu tirei as minhas certificações (OW e AOW) lá em Koh Tao, na Tailândia. Foram os primeiros mergulhos que eu fiz. De lá pra cá eu registrei 15 mergulhos no meu log book (11 na Tailândia, contando os check-outs dos cursos e 4 no Brasil). Eu senti bastante essa transição entre mergulhar lá e aqui. Não só pelas diferenças de fauna e flora, mas também pelas condições e dificuldades. Foi aqui no Brasil que eu fui perceber que na verdade eu era um novato muito novato e que tinha MUITO a aprender. E eu sou muito preocupado com isso, de tal forma que quero planejar os meus mergulhos com a intenção de sempre melhorar e me tornar mais seguro e confiante. Dai vem a dúvida. Eu tenho muitos e muitos lugares no mundo que eu adoraria conhecer e grande parte deles com sonhos de mergulho. Desde moleque eu sou fascinado por tubarões baleias e esse é um objetivo de vida pra mim. A questão é: com quanta sede eu devo ir ao pote? Tenho milhas e uma grana guardada esse ano, de tal forma que to planejando uma viagem aqui nas américas. De cara, tenho 3 viagens na cabeça que eu tenho que fazer algum dia na minha vida, por aqui. Uma ir pras Antilhas Holandesas e fazer todas as ilhas do ABC. Outra é ir pro México e pra Belize. E outra é ir pra Galapagos. Quais os conselhos vocês me dão, referentes à esses 3 destinos? Atualmente to pensando em ir pro México e pra Belize. ABC eu penso em deixar pra outra chance, porque agora eu não tenho nenhum companheiro de viagem pra mergulhar comigo (e eu não queria ir pra Bonaire e ficar dependendo de operadoras e saidas de barco). Galapagos me dá uma impressão de ser um lugar que exige mais experiência, conhecimento e técnica do que eu tenho - no sentido de que sendo novato eu não aproveitaria tanto quanto poderia. Agora, e o México e Belize? Quem tiver experiências, conselhos e dicas pra partilhar, vai ser muito valioso.
Colaboradores andre amaral Postado Fevereiro 4, 2011 Colaboradores Postado Fevereiro 4, 2011 Yuji, legal a consciência que você tem muito a aprender, todos nós temos. Sujeito descer com excesso de confiança, pensando que sabe tudo é o primeiro passo pra fazer bobagem. Não sou dos mais experientes aqui pra dar pitaco, mas vamos lá: Acho que a ordem que você colocou faz muito sentido. Legal agora é fazer saídas guiadas que não sejam perrengue, como o caso do Mexico, que você cita ou de outros como San Andrés, Noronha, etc... Uma semana caindo na água direto já dá pra sentir uma evolução nítida. Senti isso quando fiz Noronha e após 11 mergulhos seguidos (tinha uns 25 logados) melhorei pacas minha flutuabilidade e minhas pernadas. Bonaire, recomendo fortemente ir com um dupla e fazer mergulhos sem guia. Fui pra lá com uns 40 mergulhos logados, com minha mulher de dupla, é foi onde nosso mergulho mais evoluiu; baita escola! Você aprende a se virar sozinho, mas num ambiente sossegado. Galápagos, não conheço, mas os relatos de quem já foi é que é um pouco mais perrengue: correntezas, refluxo, tem que ter bem mais controle do seu ar e do seu gasto de energia. Se for pra lá verde, pode se meter em alguma aflição. Mas, pra pegar um relato de uma amiga, em 27 mergulhos que ela fez lá, pegou Tubaleia em 22, além de ter hora que conseguia enquadrar 20-30 tubarões martelos numa olhada só. É um dos meus sonhos de consumo ira pra lá. Agora, imagino o choque que foi sair da Tailândia pra mergulhar em Parati ou Ilhabela. É pra ver que mergulho tem que gostar mesmo pra seguir em frente...
Membros Yuji Kodato Postado Fevereiro 5, 2011 Autor Membros Postado Fevereiro 5, 2011 Cara. Eu fico com frio na espinha só de pensar em ver um tubarão baleia. Imagine ver tantas vezes! Putz. E tubarões martelo? Eu tenho um primo que já foi mergulhar lá e contou maravilhas e maravilhas também. Tá ai um plano pros próximos anos! Obrigado pelas dicas!
Colaboradores andre amaral Postado Fevereiro 9, 2011 Colaboradores Postado Fevereiro 9, 2011 Prepare o bolso. Como Galápagos só faz com live aboard, o preço é salgado: na faixa de US$ 5.000 por um pacote de 10 dias (incluindo voo). Não sei se rola um esquema low cost, mas acho pouco provável.
Membros de Honra murillus Postado Março 27, 2011 Membros de Honra Postado Março 27, 2011 Prepare o bolso. Como Galápagos só faz com live aboard, o preço é salgado: na faixa de US$ 5.000 por um pacote de 10 dias (incluindo voo). Não sei se rola um esquema low cost, mas acho pouco provável. sai caro mesmo... HOTEL QUITO e GALAPAGOS C/ mergulho Swisshotel 5* e Finch Bay 4*) U$ 3755 C/ mergulho Swisshotel 5* e Royal Palm Galapagos 5*) U$ 4655 Programa inclui: * 03 noites em Quito no hotel selecionado com café da manhã. * Taxas hoteleiras. * City tour e metade do mundo com entradas e almoço sem bebidas (privado) * Vulcão Cotopaxi com entradas e Lanche (privado) * Aéreos Quito/ Galapagos/ Quito * Traslado in/ out os destinos (privado) * 05 noites de acomodação em Galapagos no hotel selecionado com café, almoço e Jantar * Taxas hoteleiras 04 saídas para mergulho, incluindo equipamentos nos diferentes passeios * Guia Naturalista Bilíngüe * Não inclui: Aéreos Brasil / Quito / Brasil Taxas de embarque e segurança dos aeroportos - Taxa dos parques locais, Taxa de Ingala, seguros, gorjetas - despesas de caráter pessoal - equipamentos de mergulho refeições no hotel, bebidas alcoólicas.
Membros de Honra Sandman Postado Abril 2, 2011 Membros de Honra Postado Abril 2, 2011 Paralelo ao assunto: Estou pensando em dar um pulo em Belize, e gostaira de aproveitar para fazer mergulhos lá. Vcs acham que vale a pena fazer um curso aqui? Pergunto pq lá a maioria dos pacotes inclui mergulhos em piscina antes, e eu realmente n queria gastar meu tempo lá com isso. O certificado sempre tem validade internacional? Eu dura quanto tempo?
Colaboradores andre amaral Postado Julho 27, 2011 Colaboradores Postado Julho 27, 2011 Capaz de vc já ter ido, mas antes tarde do que mais tarde. Se vc pensa em seguir mergulhando, faça o curso aqui, pois economia tempo e mergulho, já que seus primeiros mergulhos de check out são fazendo exercícios, etc, numa viagem a Belize, seriam "jogados fora". Se pegar as principais certificadoras (PADI, Naui, CMAS,...) vale em praticamente qualquer lugar do mundo. Sobre validade, ao menos da PADI, não tem. Paralelo ao assunto:Estou pensando em dar um pulo em Belize, e gostaira de aproveitar para fazer mergulhos lá. Vcs acham que vale a pena fazer um curso aqui? Pergunto pq lá a maioria dos pacotes inclui mergulhos em piscina antes, e eu realmente n queria gastar meu tempo lá com isso. O certificado sempre tem validade internacional? Eu dura quanto tempo?
Membros the.alien Postado Outubro 13, 2011 Membros Postado Outubro 13, 2011 Olá mergulhador, não vá para Galápagos. Nem te aceitariam. Certos lugares exigem um número mínimo de mergulhos para que se possa participar de liveaboards, etc. Outros lugares, não "exigem", mas se você chegar com pouca experiência, não te levarão aos sites mais difíceis. Às vezes isso não atrapalha, mas em alguns lugares, entre os sites mais difíceis se encontram alguns dos melhores (não é sempre o caso). Você disse que gosta de baleias. Neste caso, só tem um lugar do mundo para você: Tonga! Em Tonga você poderá fazer snorkeling com baleias (humpback whales, não sei o nome me português). Foi uma das coisas mais emocionantes que já fiz na vida, absolutamente fantástico. Um país entre meus preferidos para o mergulho e legal para um principiante: Filipinas. Em diversidade, nunca vi lugar que se comparasse. É muito fantástico: polvos em quantidade, moréias/enguias (incluindo a blue ribbon eel), tubarão "thresher shark" (aquele cuja a cauda é tão longa quanto o resto do corpo: Malapáscua é o único lugar do mundo onde se pode marcar um encontro com esse peixe magnífico), peixe mandarin, dezenas de espécies de nudibranch, peixe sapo, caverna cheia de tubarão (ponta branca), várias espécies de carangueijos e camarões, seacrates (é como uma cobra marinha, muito legal), e tanta coisa mais... ah, last, but not least, tem hipocampo pigmeu (pigmy seahorse). Além de uma multitude de espécies de hipocampo.... ah, também tem pegasus (um peixe raríssimo!), toda a família do hipocampo (pipefish, ghostpipe fish, etc)... tanta coisa... e corais magníficos... e um povo muito simpático... e Dumaguete, lugarejo que adoro. Se for na época certa, pode aproveitar para ver tubarão baleia. Lugar à evitar até ter experiência: Polinésia Francesa, pois os franceses discriminam muito os mergulhadores sem experiência e não vão te levar para os melhores lugares. Tem muito lugar bom de mergulho. Quando for para um continente específico, escreva mais e tentarei ajudar.
Membros nandatj Postado Setembro 28, 2012 Membros Postado Setembro 28, 2012 Pretendo fazer o curso da padi para certificação internacional em novembro e em março viajar para o Caribe para mergulhar. Por isso gostaria de dicas para saber qual lugar posso ir para aproveitar minha viagem. Obrigada.
Membros de Honra murillus Postado Novembro 17, 2012 Membros de Honra Postado Novembro 17, 2012 Pretendo fazer o curso da padi para certificação internacional em novembro e em março viajar para o Caribe para mergulhar. Por isso gostaria de dicas para saber qual lugar posso ir para aproveitar minha viagem. Obrigada. tente mergulhar o maximo possivel por aqui antes de ir... para se acostumar com equipamento e etc...
Posts Recomendados