Membros Este é um post popular. Nique Varela Postado Dezembro 15, 2021 Membros Este é um post popular. Postado Dezembro 15, 2021 Este ano fiz um mochilão pelo México e Guatemala. No total, foram 75 dias de muito autoconhecimento, aprendizado, diversão e perrengue. Especificamente nesse relato, quero chamar a atenção sobre um golpe que sofri na travessia terrestre México x Guatemala. Estava em San Cristobal de Las Casas para atravessar a fronteira fui a Comitan e de lá para La Mesia. Passar na imigração foi bem tranquilo, não havia ninguém para sair do méxico. Dali, pega-se um taxi compartilhado até a imigração do lado da Guatemala, são uns 20 minutos de carro. Chegando ali, novamente passar na imigração foi bem tranquilo. Peguei um tuck tuck até a "rodoviária". Aqui o medo começa. São aqueles ônibus escolares onde as mochilas vão na parte de cima. Já tinham me avisado (mexicanos amigos) que se caísse lá de cima, o motorista não para pra buscar. Mas percebi que foram bem amarradas, Minha primeira parada na Guatemala seria Quetzaltenango, mas o bus não iria direto, então a gente para num cruzamento e Huehuetenango para tomar outro bus. Desci do primeiro bus, a mochila estava lá. Fiquei aliviada. De turista somente eu e mais dois gringos que tb estavam de Mochilão. Tomei o segundo onibus, os gringos entraram tb. Dessa vez, jogaram a mochila lá em cima de qualquer forma. Onibus cheio, uma banda da bunda no banco e outra fora. No banco que cabem 2 tava cabendo quase 3. Fui conversando com alguns locais, troquei facebook, onibus esvaziando, os gringos desceram. Dois pontos depois chegou a minha vez. Já descendo do bus pedi minha mochila pro ajudante do onibus e pasmem... ele disse que não havia mais mochila lá em cima. Entrei em desespero! Disse que tinha deixado minha mochila com os gringos pq achou que estávamos juntos. Entrei no bus de novo e disse que não sairia dali sem minhas coisas. Vale ressaltar, que a mochila de ataque estava comigo, então dinheiro, documentos, celular, tudo... estavam em segurança. Na mochila grande, apenas roupas, produtos de higiene para uma viagem q ainda tinha 45 dias pela frente. A mochila Deuter novíssima. O ajudante desceu comigo, o motorista seguiu viagem. Comecei uma corrida louca pelas ruas junto com o cara. Primeiro a pé e depois com um taxi. O objetivo era chegar no ponto dos gringos. Chegamos e eles já não estavam lá. Nisso...o ajudante para outro bus e diz pra eu seguir nele, pois estava fazendo o mesmo caminho dos gringos que iriam pra Cidade de Guatemala. Entrei no onibus sem esperança. O bus parava pra pegar pessoas, descer pessoas, nunca iria alcançar outro. Então, o motorista desse onibus para numa esquina , chama um cara e diz pra eu seguir viagem com ele. De carro seria mais rápido , mas isso custaria dinheiro. Entrei no carro e começamos a ir rápido. Ele disse que se iríamos até certo ponto e se ali não estivesse o onibus, no outro dia conseguiria trazer a mochila de volta. Enquanto dirigia, ele fala com outras pessoas. Em resumo, ele tb trabalhava como ajudante nos onibus e conhecia o ajudante do onibus q estava com minha mochila. Disse que voltaríamos dali ,mas que no outro dia, às 9:30 devolveria minha mochila pq o onibus estaria voltando da cidade de Guatemala. Porém, disse que eu precisava ficar num hotel perto, pq o meu era muito longe. Já percebia más intenções... me levou no hotel, fez questão de me levar até a porta do quarto e pediu pra usar o banheiro. Eu só entrei no quarto depois que ele foi embora. O hotel não era dos piores, tinha uma família hospedada. A viagem de carro me custou 400 Quetzales. Estava morta de cansada, fechei tudo, coloquei meu canivete debaixo do travesseiro... Lembra que falei que troquei facebook com um local? Então, ele me mandou uma msg que só fui ver no hotel por conta do wifi. Agradeceu por ter add e perguntou se estava tudo bem. E eu contei sobre a mochila e toda a historia. Ele pediu pra mandar uma foto da mochila. Mandei! Ele disse: sua mochila esta aqui no msm onibus que estou os gringos tb estão aqui e não estão entendendo nada... pqp... Mas já falei com o ajudante e ele já sabe que a mochila é sua... eu tava movimentando as coisas.. que meeerrrda. Dormi... No outro dia, ansiosa, acordei cedo e fui procurar um lugar pra tomar café e o tempo passar. O cara do carro ligou pro hotel e falou com o recepcionista. Disse que passaria às 10:30. Depois ligou de novo deixou 2 números de telefone que seriam do escritório do onibus onde estava minha mochila e do ajudante que estava no onibus. eu não tinha como ligar, não tinha chip. Pedi ajuda pra dona do hotel que chegou cedo ali. Prontamente ela ligou, viu meu desespero. O cara disse que passaria perto do hotel, às 12:00 , mas que queria 100 QTZ pra entregar a mochila. Conversando com ela, chegamos a conclusão que era melhor ir até a "rodoviária", pois lá teria o escritório e policia. Assim o fiz. Peguei um onibus e assustada cheguei no meu destino. Mais uma vez o desespero! Aquilo era uma loucura, muitos onibus, muita gente, nenhum escritório. Pedia ajuda a um senhor que veio no msm onibus que eu, ele ligou para o numero que eu tinha recebido e nada. Então me mostrou a cabine de policia e lá fui eu. Expliquei tudo o que tinha acontecido. O policial ligou para o numero se identificou. O cara disse que chegaria às 12h. eu cheguei ali por volta das 10:30. Fiquei conversando com os policias, tensa. O que fez o contato me ofereceu uma cerveja..kkk... lá fui eu, no meio de uma feira, num quadrado tampado por lençol velho, cheio de bebado lá dentro. Bebi a cerveja e uma cachaça que um bebado me ofereceu. Eu precisava! Dada a hora, o policial fez novo contato. O cara disse que chegaria as 13h. Esperei... Novo contato, e o cara disse que chegaria às 14:30 e ainda falou como policial que eu tinha prometido 100QTZ pela mochila. Diante da espera, lá fomos nós novamente beber uma cerveja. Agora eram 2 policiais. Chegou a hora!!! o onibus estava ali, e logo desceram minha mochila. Que emoção! O policial desenrolou o lance do dinheiro. Claro que eu não daria 1 centavo!. Peguei a mochila e ali mesmo, tomei um outro onibus pro próximo destino. Não queria ficar mais naquela cidade. O ajudante do onibus queria levar minha mochila pra cima. Pergunta se deixei? O preju foi de mais ou menos... Corrida de carro = $50 dolares Hospedagem que já tinha pago = $15 dolares Hotel = $10dolares 1 4 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.