Colaboradores andreantunes Postado Dezembro 20, 2013 Colaboradores Compartilhar Postado Dezembro 20, 2013 Sovietzer, sempre é impossivel prever riscos. Geralmente não acontece nada quando a cada mil metros de mudança de altura (subindo), vc pernoitar, ou seja ficar 48 horas neste intervalo. Idealmente subindo em torno de 400 metros por dia. Geralmente o mal pode acontecer a partir de 3 mil metros. Voce ficará um bom tempo em torno de 2800 metros (vai ajudar), e depois pula para quase 4mil metros (3900 metros). Leia as recomendações do forum (hidratar, evitar muito movimentos no primeiro dia, etc). E vai. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Montanhista-SP-BR Postado Dezembro 21, 2013 Membros Compartilhar Postado Dezembro 21, 2013 Galera, vou ficar 3 dias em Cochabamba, depois 2 em Sucre para depois ir para Potosi. Vocês acham que é um bom periodo de adaptação ou ainda é arriscado?Eu estava pensando em nem tomar nada aqui antes de ir, só comprar as Soroche Pills lá e tomar chá de coca continuamente mesmo. Olá! Faça ao dowload do livro que postei no forum! É um excelente livro sobre o Mal de Montanha! download/file.php?id=18626 Abração Cristhian Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores PPMV Postado Dezembro 26, 2013 Colaboradores Compartilhar Postado Dezembro 26, 2013 Caro Andre Antunes, Li todas as páginas deste fórum.Já estou armado até os dentes para minha viagem em Março para o Peru. Contudo, estarei viajando com minha esposa, o bem mais precioso que tenho na vida. Meu receio consiste no fato de que minha esposa não tem um bom preparo físico e além disso, tem asma. Sei que não irei fazer nenhuma escalada e nem mesmo estar em altitudes extremas, mas estou realmente preocupado com ela. Iremos de avião até Arequipa, ficaremos uma noite e seguiremos para mais uma noite em Chivay (Colca), voltamos para mais uma noite em Arequipa. Seguiremos de ônibus para Cusco, 1 noite, e trem para Águas Calientes, mais uma noite e retorno a Cusco.2 noites em Cusco e ônibus para Puno. Acha que ela sofrerá com esse roteiro? Obrigado de antemão amigo. PPMV. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores andreantunes Postado Dezembro 26, 2013 Colaboradores Compartilhar Postado Dezembro 26, 2013 Caro Andre Antunes,Li todas as páginas deste fórum.Já estou armado até os dentes para minha viagem em Março para o Peru. Contudo, estarei viajando com minha esposa, o bem mais precioso que tenho na vida. Meu receio consiste no fato de que minha esposa não tem um bom preparo físico e além disso, tem asma. Sei que não irei fazer nenhuma escalada e nem mesmo estar em altitudes extremas, mas estou realmente preocupado com ela. Iremos de avião até Arequipa, ficaremos uma noite e seguiremos para mais uma noite em Chivay (Colca), voltamos para mais uma noite em Arequipa. Seguiremos de ônibus para Cusco, 1 noite, e trem para Águas Calientes, mais uma noite e retorno a Cusco.2 noites em Cusco e ônibus para Puno. Acha que ela sofrerá com esse roteiro? Obrigado de antemão amigo. PPMV. Olá, Vamos ao seu roteiro: -Arequipa: 2,335 m, chegada súbita (de avião) e pernoite. Razoável, diria que tem que chegar mesmo. Tem que ter o primeiro degrau para subir, e Arequipa é o primeiro degrau. -Dia seguinte, Chivay: 3,635 m, com pernoite. (não gostei: subiu mais de mil metros num dia !!). Não conheço a região, mas procuraria um lugar para dormir mais uma noite abaixo de 3000 mil metros, ou em torno desta altitude. Lembre-se que o IDEAL é subir mil metros em 2 ou 3 dias. Pernoitar uma noite a cada 300 a 400 metros da subida, e pernoitar duas noites quando chegar em 3 mil, 4 mil, 5 mil metros. -3ª noite desce para Arequipa (o que é bom). -Depois sobe "devagar" (onibus) para Cusco: 3,399 m (tudo bem, já pernoitou em 3.600 m duas noites antes...). -Dorme alto e desce para dormir baixo em Águas Calientes, 2,040 m (o que é bom). -Sobe para Cusco (3399 m) por duas noites (tranquilo, já havia dormido aí, e prepara para Puno com 3,830 m). NINGUÉM consegue prever mal de altitude. O super atleta passa mal, e o sedentário passa bem. Esta parte OLHANDO SÓ ALTITUDE, eu ficaria uma noite a mais em Arequipa, ou em algum lugar com altitude intermediária. Sou precavido. Não gosto de remediar. Quanto à ASMA, é outro capítulo: TEM que levar as bombinhas, etc, os medicamentos habituais, e HIDRATAR BEM, pois se perderá muita água, devido o AR MAIS SECO, seja no verão ou na neve. Só respirando normal, sem exercícios já perde. E este ar seco pode irritar as mucosas das vias aéreas. E se tiver com ar frio, pode irritar mais ainda. A hidratação ajuda a manter as mucosas mais úmidas. Tem pessoas que pioram a asma quando respiram muito rápido, como rindo demais, dando gargalhadas por minutos. Então tem que ser mais precavido ainda. E evitar esforços que farão ela respirar muito rapidamente!! (você e ela já estarão respirando mais rapidamente um pouco, como forma de adaptação). É conveniente ela visitar seu médico pneumologista, e pedir para fazer uma receita completa, em caso de piora. Para não falar só coisa ruim, nas montanhas, o ar mais puro geralmente tem menos alergenos (pós, etc), então alguns asmáticos até melhoram quando mudam para as altitudes elevadas. E toda essa conversa acima é se sua esposa tem asma controlada. SE tive Asma severa, de difícil controle, ela terá problema, pois aqui no Brasil, ela já estaria com baixa oxigenação, e lá nas montanhas, iria complicar. Os outros medicamentos (diamox, etc) são atenuantes dos sintomas do mal, não estão relacionados diretamente com a melhora da Asma. Espero ter ajudado! :'> boa viagem... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores PPMV Postado Dezembro 26, 2013 Colaboradores Compartilhar Postado Dezembro 26, 2013 Obrigado.Sua ajuda é fundamental. infelizmente não tenho como acrescentar mais dias na viagem. Na sua opinião seria melhor ficar 2 noites em Arequipa, uma em Chivay, e depois seguir para cusco. Ou não mudaria praticamente nada? Abs, PPMV. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores PPMV Postado Dezembro 26, 2013 Colaboradores Compartilhar Postado Dezembro 26, 2013 Outra opção seria pernoitar em Yanque ( 3417 metros). Mas não sei se 250 metros a menos muda algo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores andreantunes Postado Dezembro 27, 2013 Colaboradores Compartilhar Postado Dezembro 27, 2013 Obrigado.Sua ajuda é fundamental.infelizmente não tenho como acrescentar mais dias na viagem. Na sua opinião seria melhor ficar 2 noites em Arequipa, uma em Chivay, e depois seguir para cusco. Ou não mudaria praticamente nada? Abs, PPMV. Olá, Se olharmos só as altitudes, fica mais fácil. Como disse, não conheço a região para "roteirar" pensando em "atrações, hospedagem, distãncia, etc). Estou olhando só as Altitudes, usando as cidades que vc citou. Vamos ver: 1ª Sugestão: Seria dormir duas noites em Arequipa (2800 m). E depois se vocês vão para Chivay 3,635 m. Está melhor assim. 2ª Sugestão: A outra opção de Arequipa duas noite, (2800 m), depois Yanque ( 3417 metros) é interessante, depois Chivay (3.635 m). . Então seria Arequipa 2 noites, Yanque, depois Chivay... Daí você pode reduzir um dia em Cuzco, na parte final da viagem, onde estava previsto duas noites, porque já estarão aclimatados por vários dias antes de ir a Puno. PODE fazer diferença sim, e lógico, para melhor. Vocês vão subir 600 metros após duas pernoites em 2800 m. Está mais próximo dos 300 a 400 metros de ascenção por dia. E como disse, prefiro sempre prevenir que remediar. E remediar é ficar mais um dia na mesma altitude, ou, em situação pior, ter que descer. Aí acaba todo o roteiro... Acho a 2ª sugestão melhor: Arequipa 2x, Yanque 1x, Cusco 1x, Aguas Calientes 1x, Cusco 1x e Puno. Abç. :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores PPMV Postado Dezembro 27, 2013 Colaboradores Compartilhar Postado Dezembro 27, 2013 Valeu pela ajuda!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Luciopmd Postado Dezembro 27, 2013 Membros Compartilhar Postado Dezembro 27, 2013 Bom dia! Aos glutoes de plantao é aconselhavel alimentacao mais leve principallente nos primeiros dias. Se abusar é dor abdominal na certa e doi muito vai por mim. Abcs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros alefemaiike Postado Agosto 26, 2014 Membros Compartilhar Postado Agosto 26, 2014 Gostaria de perguntar ao pessoal que já foi ao CHILE se vocês passaram muito mal lá por conta da altitude? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.